Olá!

Mais uma resenha de autor nacional aqui no blog! Fechei parceria com o Paulo Mateus em fins de março, mas só agora pude trazer a resenha. Paulo, desculpe a demora em ler, mas trago minhas impressões. Espero que gostem da resenha de "Os Antigos".

Skoob | Amazon | Instagram Paulo Mateus

A história de "Os Antigos" começa no vilarejo de Vila Rica. Lá, Nornas vive com sua sobrinha Alice. de 11 anos. A vida é tranquila, até que uma criatura esquisita ataca sua primeira vítima, uma criança. O rei da região vai até a vila e conversa com frei Marco, uma pessoa de sua extrema confiança, transmitindo-lhe uma péssima notícia. Enquanto isso, Alice conhece Vitória, uma coleguinha de escola que passará a ser uma grande amiga. 

Depois de um novo ataque de várias dessas criaturas, somente Nornas, Alice, Vitória e frei Marco sobrevivem. Os quatro farão uma longa viagem para descobrir como parar esses seres e evitar que façam mais estragos por toda a região.

Eles precisavam chegar em Alquiméra, onde encontrariam um sábio, que contaria a verdadeira história da origem dessas criaturas - demônios - e quando a líder deles atacaria - sete anos. Os quatro primeiros anos se passaram. Alice e Vitória cresceram e se tornaram exímias lutadoras. Nornas e frei Marco continuaram aprimorando suas técnicas de magia. 

Vieram novos ataques dos demônios. Algumas vidas humanas foram perdidas, porém, os quatro melhoraram e muito suas técnicas de defesa e ataque. Os três anos restantes se passaram e por fim, a grande líder dos demônios apareceu. E esse encontro de poderes rendeu um final eletrizante, porém, inacreditável.

Fantasia não é meu forte, não é um gênero literário que eu leia com frequência, porém, quando o Paulo me procurou para formalizar a parceria, me surpreendi com a sinopse, tanto que precisei perguntar se ele escrevia como Neil Gaiman. Perguntei porque não tive uma boa experiência de leitura com Neil. Eu li O Oceano no Fim do Caminho (resenha aqui) e, desde então, não queria ler nada parecido. Mas o Paulo disse que seu livro estava mais para o estilo do George R.R. Martin e J.R.R Tolkien, então fechei a parceria de bom grado.

É verdade que demorei um pouco para ler o e-book, por causa da faculdade. Me arrependo. Apesar de ser uma história crua, é muito boa. Porém, ele ainda precisa amadurecer sua escrita. Não perguntei se esse é o primeiro livro dele porque logo menos pretendo entrevistá-lo. Mas pude notar que faltam alguns detalhes para deixar a história tinindo.

Começando pela região: quando eu li na sinopse que se tratava de Vila Rica, achei que fosse a cidade (atual Ouro Preto, MG), porém, quando mergulhamos na história, damos de cara com um vilarejo medieval - pelo menos foi essa leitura que eu tive logo que visualizei os primeiros parágrafos da trama. Nada contra o nome, mas não dá pra saber se a história realmente se passa no Brasil - e seria muito mais legal se ela se passar por aqui mesmo.

Outra coisa que notei foram as justificativas, os motivos para os demônios atacarem a região. Não dá pra contar o motivo porque seria contar O spoiler. Mas posso dizer que o motivo é simplório demais. Eu li e me perguntei: ué, é por isso mesmo????
(sdds colocar gifs rs)

Uma coisa legal nesse livro é que eu aprendi uma palavra nova. Eu nunca tinha ouvido falar em "acólito", "que significa na Igreja católica, ministro que acompanha e auxilia o celebrante a conduzir os atos litúrgicos". Sério, nem sabia que existia.

Apesar de eu ter lido a versão digital (ainda não há versão física), percebi muitas falhas de revisão. Quando lemos em e-book, não podemos falar muita coisa sobre diagramação e revisão geral, mas percebemos claramente erros de digitação. Eu não sei se a configuração na hora de subir o arquivo na biblioteca da Amazon deu algum problema, mas não é normal não ter hifens em todo o livro. Seria legal ele dar uma olhada com muito carinho nessa parte e subir novamente o arquivo na Amazon.

A capa está bem legal, condizente com a trama. Simples, possui poucas informações, e apesar da caveira, não dá medo, ao contrário, instiga o leitor a encaixar as peças dessa história. 

Pode ser que eu tenha deixado de informar algo importante da obra. Como eu disse lá em cima, fantasia não é meu forte, me esforço ao máximo para compreender a história. Paulo, você tem uma ótima história, até incomum para a literatura brasileira atual, mas seria legal se você pudesse dar uma olhada com carinho nesses detalhes que eu citei.

Adorei conhecer a história de Nornas, Alice, Vitória e frei Marco e, mesmo sendo fantasia, mesmo tendo encontrado esses detalhes, foi uma leitura agradável, saí da zona de conforto, devorei esse livro rapidamente. Espero que o Paulo continue escrevendo histórias tão maravilhosas como essa!




17 Comentários

  1. Eu amo fantasia, mas não do tipo medieval, acho que porque a maioria lembra muito outras histórias, sei lá. Gostei da sua resenha, das críticas, é sempre bom pra nós autores melhorarmos.
    Espero que ajude o autor também.
    Um beijão, Mari Scotti

    ResponderExcluir
  2. Ual, que resenha.
    Apesar de não me ver lendo esse livro tenho que concorda que é ótimo ver uma boa resenha e o que as pessoas acham dele. A capa e bem instigante, gostei bastante, irei indicar para alguns amigos, parabéns.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Kamyla.
    esse livro por ser de fantasia, passo longe. Não me me chamou atenção, principalmente na capa.
    É uma pena que os erros no livro foram muitos :( Quando é demais in comoda bastante

    ResponderExcluir
  4. Eu gosto muito de fantasia e se houvesse livro físico a capa seria um dos principais fatores determinantes para eu comprar... rrs... uma pena que a leitura não tenha atingido altos níveis na sua opinião, acho que me incomodaria um pouco com os motivos que ressaltou.

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
  5. Oiii Kamyla, tudo bem?
    Realmente gostei muito dessa história, faz tempo que não leio algo assim então com toda certeza despertou meu interesse! Sua resenha está esclarecedora, e fico triste que tenha tantos erros de digitação. Mas, posso dizer as vezes por mais que ficamos lendo milhares de vezes acabamos sempre deixando algo escapar de errado na escrita.
    Beijinhos, com toda certeza irei ler.

    ResponderExcluir
  6. Eu sou uma apaixonada por literatura fantástica, então já me interessei só lendo o plot. Nunca havia ouvido falar antes do livro ou do autor, mas fiquei bem interessada e amei a capa, achei muito massa. Erros de digitação são tão comuns, e o pior é que os autores pagam muito caro pelas revisões.

    ;D
    Nelmaliana Oliveira

    ResponderExcluir
  7. Oie! O enredo super me interessou, lembrou um pouco o último livro do raphael montes e adorei a sua resenha sincera também. Acho que me incomodaria esses errinhos de digitação que ficaram e eu também estava cheia de esperanças que se passasse em minas gerais, assim como você, mas o enredo deo as menininhas e os poucos sobreviventes lutarem contra os demônios ficou ótimo e acho que eu daria uma chance para o livro.

    ResponderExcluir
  8. Quando li Vila Rica também pensei na atual Ouro Preto! hehe... Que chato que não dá para definir exatamente o local, e que o motivo dos demônios atacarem a região é tão simplório. Apesar de amar fantasia, não me interessei pela leitura, principalmente pela presença dos erros. E a capa pode não dar medo em você, mas foi a primeira coisa que causou em mim! rs...

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  9. Oie!
    Eu ainda não tive a oportunidade de ler esse livro, e fiquei curiosa sobe o motivo para o ataque dos demônios. Como sou uma pessoa ansiosa, fiquei tentando imaginar o que era. Espero conferir logo a entrevista para saber mais sobre o autor, e o que teremos em seguida de futuros projetos.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  10. Oi.
    vou deixar esse passar Kami..
    não gostei muito da premissa.
    bjs

    ResponderExcluir
  11. Apesar de gostar de ver séries e filmes de fantasia nessa linha aí, ler livro ainda é bem raro para mim também, mas nem por isso deixo de achar interessante... Sendo nacional ainda, é bem legal de se ver. Que bom que você curtiu.
    Bjo
    www.viciadosemleitura.blog.br

    ResponderExcluir
  12. Menina que capa mais sombria, adorei! Kkkkkk
    Adoro fantasias e fiquei bastante interessada nessa obra, parabéns pela resenha.

    Abraços

    ResponderExcluir
  13. opa!!!

    fantasia é o meu forte!!! hehe...ao contrario de ti, é meu gênero preferido!!

    amei a sua resenha e essa capa...nossa....

    bjs

    ResponderExcluir
  14. Olá Kamila!!!
    Já faz um tempo que li fantasias, mas gosto muito desse gênero.
    Assim que vi a capa do livro, ele me chamou bastante atenção e sinceramente me despertou uma certa curiosidade pois até hoje só um autor brasileiro que li vai nesse gênero que me atraiu :)
    Espero poder conhecer mais dessa história e saber mais um pouco dela ;)

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Oie
    eu evito bastante o gênero fantasia pois tem que ser um enredo muuuuuito bom pra me atrair, parece ser bem legal o livro e até chamou minha atenção, pena que ando tão sem tempo haha bela resenha

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Parece ser uma história bem movimentada! Gosto muito de fantasia, e já fiquei curiosa para saber mais sobre essas criaturas assassinas. Já anotei, farei a leitura assim que tiver uma oportunidade.

    Tatiana

    ResponderExcluir
  17. Olá Kamila, tudo bem?

    Não só o título como também a capa logo me chamaram a atenção. Após ler a resenha corri para acrescentá-lo em minha lista. Fantasia são um dos enredos que mais gosto de ler! Sem contar a curiosidade que fiquei de ler a parte das batalhas contra os demônios!

    Beijos,
    Gabriel Albuquerque

    ResponderExcluir

Olá!!

Fortaleça este humilde blog, deixe seu comentário e seu link para eu retribuir sua visita!

Se quiser, entre em contato através do email resenhaeoutrascoisas@gmail.com :)