Olá!

O resenhado de hoje é um livro que foi muito aclamado quando virou filme. Quando Se Eu Ficar foi lançado, virei o nariz para ele, o classifiquei como "modinha" (preconceito é errado, mas fazer o quê), então nem me importei. Só fui conhecer a escrita da Gayle Forman quando li Eu Estive Aqui (resenha aqui) e me apaixonei. Depois de muito tempo - e de ter lido O Que Há de Estranho em Mim (resenha aqui), consegui o empréstimo de Se Eu Ficar - e não vi nada demais na história.
Se Eu Ficar começa com Mia, uma jovem violoncelista, filha de pais roqueiros, tomando café da manhã com sua família em mais um dia de inverno nos EUA (#invejaeterna). O pai de Mia decide que eles vão visitar Henry e Willow, amigos de longa data da família. Porém, o que seria mais um passeio em família, acaba virando um grave acidente. Basicamente, um caminhão se choca com o carro da família, matando instantaneamente os pais de Mia. Teddy, o irmão menor, vai para o hospital. Aparentemente, Mia está bem, porém, ela percebe que algo está errado quando se vê estirada no chão.

Ela vê os bombeiros a resgatando, a levando ao hospital e nada pode fazer. Ela terá 24 horas para tomar uma decisão crucial. Enquanto o prazo não expira, ela está no hospital, vendo sua amiga Kim, seu namorado Adam e vários de seus parentes. Ela começa a rememorar vários momentos da sua vida, que vai intercalando com os momentos de tensão que vive no hospital.

Pois bem, a história é só isso. Nada muito profundo. Aliás, profundo mesmo são só os pensamentos da Mia. Como o livro se passa em 24 horas, não dá pra acontecer muita coisa no presente, mas, Mia relembra de muita coisa no seu curto passado - ela só tem 17 anos - mas é como se tivesse uns 30, porque ela tem muitos momentos para contar.

Enfim, não é o primeiro livro que a Gayle escreveu, mas esse não tem uma mensagem tão forte como os outros que ela escreveu, mas até que tem sua beleza. O jeito como Adam se sacrifica para vê-la no hospital, a bonita amizade de Mia e Kim, seu amor pelo violoncelo, como sua família a trata... A forma como as enfermeiras cuidam do corpo de Mia, acreditando que ela pode melhorar, dando o melhor de si.

A capa até que é bonita, apesar de ser o pôster do filme. O que mata no filme é só a Grace Chloe-Moretz. Gente, a menina é muito fraca, mas foi uma escolha pessoal da autora, fazer o quê. O ator eu não conheço. No fim do livro, tem uma entrevista com os atores, feita pela própria Gayle, mas que só recomendo ler depois de ler a continuação, Para Onde Ela Foi, porque as perguntas têm spoiler - quem avisou foi a autora!

Eu não sei se leria Para Onde Ela Foi, história não me convenceu, mas o melhor ficou para depois, porque o livro acabou num momento que eu li e fiquei boquiaberta: o que aconteceu?! Cadê o final? Pode ser que eu leia, pode ser que não. Mas isso não significa que você não deva ler, pelo contrário, leia e venha conversar comigo, quem sabe você viu algo que eu não vi! 

No mais, continuo fã da Gayle, mas pelos livros que citei lá no início do post, não por este. Mas, se você já leu, vamos conversar, quero saber se você concorda ou não, e se você não leu, leia, pode ser que suas impressões sejam diferentes da minha.


22 Comentários

  1. Olá
    Gostei bastante da resenha e realmente tem livros de autores, que amamos, que não conseguem chegar lá. Sobre o livro achei essa história um bom filme, mas sei lá acho que não um livro, então vou procurar o filme mesmo.
    Beijinhos

    www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Já li esse livro e concordo com você, não vi nada demais nele e nunca entendi o porquê de as pessoas gostarem tanto dele. Já li faz mais de um ano e ainda tô enrolando para ler o segundo - até comecei, mas, não curti. Quem sabe mais pra frente eu não tente novamente? Adorei a sua resenha :)

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá!

    Eu já imaginava que esse livro não tinha nada demais. Assisti ao filme e fiquei boba de como foi uma história sem graça. Acho que é um bom livro para vender, mas sem enredo.
    É engraçado como os primeiros livros dela, que foram trazidos depois, são bons né?

    Gostei da sinceridade.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Oi..
    Você descreveu bem esse livro..
    Achei tão "sem sal", ahhh.. mas para onde ela é foi é um pouco melhor, um pouco..
    Meu livro preferido dela foi Eu estive aqui.
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Oii Kamila, tudo bem?
    Eu já realizei a leitura deste livro, só que ano passado e realmente me apaixonei de vez sabe? Chorei no filme no livro <3 eu tive medo de que o livro sia péssimo. Mas, me surpreendi e amei, sua resenha está maravilhosa.
    Beijão

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Eu também li esse livro e não achei lá essas coisas. Me emocionei em várias partes e me diverti muito, mas ainda faltou aquele "Bam!" entende? Mas enfim...
    Sobre o filme, eu gostei no mesmo nível do livro. Não achei a atriz tão fraca assim, mas vamos combinar aqui que poderia ter sido melhor...
    Adorei a resenha!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Oie!
    Sabe que eu gostei desse livro? Achei a história bem delicada, e esse detalhe da escolha dela, do que é melhor para a vida dela foi algo bem interessante de acompanhar. COmo foi o primeiro livro que eu li da autora, eu gostei bastante.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  8. Cara, eu realmente não consegui me apegar nessa leitura, não sei o que de fato aconteceu mas achei meio méah. Acho que deve ser isso mesmo, sem sal.
    Beijos

    EuVocê&oslivros

    ResponderExcluir
  9. Eu queria muito ler esse livro, mas acabei vendo o filme primeiro e gostei muito. Então não me senti interessada para ler porque sempre que vejo o filme primeiro, não consigo gostar do livro, infelizmente. Por isso eu prefiro ler antes de ver o filme

    ResponderExcluir
  10. Oi Kamila!
    Olha, eu não ligo pra coisa de modinha, na verdade nunca me prendo a isso e como estou sempre enrolada e atrasada nas leituras, é muito raro eu conseguir ler um livro quando ele bomba hahaha sempre vou ler depois, então a coisa do momento do livro já passou quando eu consigo pegar nele. Enfim, quanto a história, eu tenho vontade de conferir, tanto que comprei o livro ano passaaaado e ainda não li (viu como sou a atrasonilda haha). Pena que você não tenha curtido como os outros livros da autora, eu preciso ler pq ainda não li nada dela.
    Beijinhos
    www.viciadosemleitura.blog.br

    ResponderExcluir
  11. Olá , tudo bem ?
    Eu optei por primeiro vê o filme, por que minha amiga havia me falado que o filme era melhor que o que o livro então fiz o que ela me disse , até que gostei do filme ,mas quando fui pegar o livro para ler não senti aquela vontade toda em querer saber mais detalhes do livro e acabei largando o livro pela metade :(

    ResponderExcluir
  12. Oi,
    Eu li esse livro e gostei bastante, sobre o final também fiquei sem entender e queria saber mais. Eu não aguentei e li o segundo livro, olha que me surpreendeu viu? Gostei mais ainda dele.
    Beijos e parabéns pela resenha

    ResponderExcluir
  13. Oi! Eu n sou muito ligada nessas coisas de modinha ou não, pq to sempre correndo atrás de leituras, nunca leio quando são lançados... Sobre o livro, eu não li, só vi o filme. Achei uma história interessante, do ponto de vista da escolha: ela tinha q escolher entre ficar viva e aguentar todas as dores, ou desistir de tudo. Até entendi o final: cada leitor monta na sua imaginação o que aconteceu depois da escolha. Espero ler od 2 livros em breve (assim que minha amiga devolve-los... rs). beijo!

    ResponderExcluir
  14. Oi Ka, tudo bem??
    Eu não tenho vontade de ler os livros... assisti o filme e achei super bonitinho e vontade de ler o livro esvaiu-se e terminei colocando meu exemplar para sorteio.... a história do livro parece ser bem simples mesmo... afinal tudo acontece em um curto espaço de tempo, então também não dá para se esperar muita coisa... mas de qualquer forma, mesmo assim, vale a experiência... Xero!

    ResponderExcluir
  15. Olá, ainda não li esse livro, mas já assisti o filme e confesso que não me surpreendi. A trama é bem articulada, mas o quera pra passar emoção não convenceu. Alguns amigos que já leram a obra tiveram a mesma reação que você..."Mas cadê o final?", kkkk

    Abraços

    ResponderExcluir
  16. Oi. eu adoro esse livro, assim que li virei fã da autora. Logo em seguida li o segundo e também adorei. Muito bom os dois livros. Estou com mais dois livros da autora pra ler.

    ResponderExcluir
  17. Oi Kamilla!
    Se Eu Ficar foi o primeiro livro da Gayle que eu li, e eu amei. Agora que conheço outras obras dela, concordo com vc que esse tem uma história meio fraquinha, mas mesmo assim eu fiquei bastante impressionada com ele, chorei pra caramba. Lei o segundo livro sim, é muito melhor do que o primeiro.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  18. Só pela sinopse provavelmente já não gostaria do livro, depois da sua opinião e das opiniões nos comentários, vi que realmente não iria gostar da leitura.

    ResponderExcluir
  19. Ah, leia o segundo sim! É bem mais adulto do que esse, é tão bonitinho...eu achei!

    hehe

    adorei a resenha, eu adoro a forma sincera e objetiva que tu escreve!

    bjs

    ResponderExcluir
  20. Oi Kamilla, então eu gostei do livro, não é espetacular, mas é bom. Já o segundo... Bem.... Se você não curtiu a vibe desse amiga e quer ler só pra saber o que houve depois, tenho que dizer que talvez vá se decepcionar. Os personagens mudam muito e quase não dá para ver os adolescentes do primeiro livro.
    Enfim, eu li, e não curti muito.
    Mas gosto é gosto, teve gente que amou.
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  21. Oi Kamilla, então eu gostei do livro, não é espetacular, mas é bom. Já o segundo... Bem.... Se você não curtiu a vibe desse amiga e quer ler só pra saber o que houve depois, tenho que dizer que talvez vá se decepcionar. Os personagens mudam muito e quase não dá para ver os adolescentes do primeiro livro.
    Enfim, eu li, e não curti muito.
    Mas gosto é gosto, teve gente que amou.
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  22. Eu queria ler o livro desde que ele foi lançado pela Rocco, por causa da capa, mas aconteceu de só conseguir ler na época do filme. Gostei, mas nem tanto. Para mim, o segundo foi mais interessante.
    Tenho um relacionamento de altos e baixos com a Gayle, não consegui terminar eu estive aqui, mas amei o que há de estranho em mim...
    Esse ficou no meio termo, e super entendo essa coisa de achar que um livro virou modinha, tenho muito disso mesmo achando errado....rs
    Beijinhos,
    Lica

    ResponderExcluir

Olá!!

Fortaleça este humilde blog, deixe seu comentário e seu link para eu retribuir sua visita!

Se quiser, entre em contato através do email resenhaeoutrascoisas@gmail.com :)