Olá!

A Ani, do Entre Chocolates e Músicas, tem parceria com a Rocco e me cedeu gentilmente um exemplar de Marlena, primeiro romance da norte-americana Julie Buntin, em que duas personagens que se tornam amigas, mas de uma maneira bem obsessiva. Resenha original no EC&M.
SKOOB - Marlena é um relato autobiográfico da autora, que não é Marlena, mas Cat, uma jovem de 15 anos que acaba de se mudar para Silver Lake, uma cidade interiorana localizada no "polegar" do estado americano de Michigan, com sua mãe e seu irmão depois que foram abandonados pelo pai (que quis ficar com uma mulher muito mais nova).

Cat é uma menina ainda, estudava em escola particular, tinha uma melhor amiga, faziam coisas de adolescente burguesa, etc, até que sua vida mudou da água pro vinho. E conheceu Marlena, que tinha 17 e bebia, fumava, pintava e bordava. Uma vida que, logo de cara, impressionou nossa protagonista.

Marlena tinha vários "amigos", aqueles que só sugavam, quando estavam nas boas. Ela tinha um irmão pequeno, Sal, e seu pai era um traficante. Sua mãe sumira há alguns anos. Bolt, amigo do pai de Marlena, vivia rondando-a. Cat, que estava de saco cheio de ser a boazinha, resolveu ser amiga da jovem, mal sabendo ela que sua vida daria uma reviravolta. Drogas, álcool, problemas na escola foram as novas pautas na vida de Cat.

Tudo ia super bem, até que uma morre (eu até diria quem morreu, já que isso está na terceira página, mas mantenhamos o suspense). E a que fica viva se martiriza com a perda. Então, o livro, contado na primeira pessoa, vai oscilar entre Michigan e Nova York, que é onde a sobrevivente mora atualmente, casada, mas volta e meia caindo no vício.

A história de Marlena é mais comum do que imaginamos. Não que elas não estejam nas famílias ricas, mas é na periferia que meninas como ela (e como Cat também) se perdem nos vícios, nas ilusões, no abandono, seja da família ou do estado. Enquanto eu lia, ia me lembrando de várias coisas que vivi enquanto tinha menos de 15 anos e estudava na escola do bairro (depois me transferi para uma escola técnica estadual e tive um ensino melhor).
O livro em si é bem interessante, porém, senti que faltou algo para a Cat me convencer - da Marlena ora tinha raiva, por sua burrice, ora tinha pena, pois ela era vítima da situação - sei lá, era como se ela tivesse tudo na mão e jogou pro alto por pura birra. Porém, vale ressaltar que ela tem apenas 15 anos, e sua consciência está se formando, ela age sem pensar, da noite pro dia ela perde tudo, todos os seus conceitos sobre a vida sofrem uma cisma praticamente impossível de consertar.

Mas, por outro lado, Cat tinha consciência sim, pois ela via como os vícios destruíam Marlena dia após dia. Nossa protagonista experimentou todo tipo de droga, menos o Oxi, porque sua consciência alertou que, se ela o experimentasse, aí sim o beco não tinha saída. Ela viu isso acontecer com sua melhor amiga.

E o mais incrível nisso é que tudo isso aconteceu mesmo. Como está na capa de trás, é a própria história dela, mas que poderia ter sido minha, pode ser sua, de alguém que você conhece, por aí vai... Ao mesmo tempo que o livro traz à vida a memória de quem morreu, ele também é um alerta para os jovens, de como as drogas são o grande mal da sociedade e a melhor prevenção é não se aproximar (já dizia a apostila do Proerd).

A edição da Fábrica 231, selo da Rocco, está legal, não encontrei erros de nenhuma ordem e a capa, apesar de que a editora tinha capacidade de fazer algo melhor, fez uma arte até bacana, dando o ar de mistério que a obra necessita. Pra tentar entender a mente dos jovens, vale a leitura.



17 Comentários

  1. Olá Kamila;
    Acho um tanto curioso como quando somos adolescentes nos impressionamos com coisas que não são tão boas. Talvez no fundo somos todas meio Cat.
    Eita o livro é bem direto, já na terceira página alguém morre. (roendo as unhas para saber quem rsrs). O enredo me remeteu ao livro Christiane F, então com certeza iria adorar a leitura.
    Beijos.

    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/2017/08/cabine-das-letras.html

    ResponderExcluir
  2. Olá Kamila, tudo bem?
    Primeiro, esse livro tem uma ideia muito diferente, mas vindo de uma biografia (podemos chamar assim né?) eu entendo. Achei fascinante a autora colocar isso da sua vida no papel, muitas das vezes queremos guardar para nós os nossos erros da adolescência (oh fase difícil!). E só por isso ela merece parabéns!
    Apesar dessa ideia genial, eu não leria. Li esses tempos atrás uma história de uma jovem que ficou uma porção de dias num cativeiro (A casa do céu), então todos os livros que vejam em estilo biográfico me dá uma aflição, porque lembro dele. Mas com certeza, já penso em uma ou outra pessoa, adolescente no caso, que deveria ler esse livro.
    Obrigada pela dica de leitura

    ResponderExcluir
  3. Kamila que livro é esse menina, fiquei bem interessada pelo fato de ser a biografia da autora, foi o que percebi. Achei a história fantástica e ela querer nos revelar algo pessoal seu é como se fossemos conhece-la mesmo. Ótima resenha e com toda certeza quero ler.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Eu estou morrendo de curiosidade com esse livro, acho que é uma trama bem diferente e mostra os personagens de uma maneira intrigante. Eu adorei conferir a sua resenha e a sua sinceridade, como sempre.

    ResponderExcluir
  5. Eu já tinha vontade de ler esse livro antes... Mas agora depois da sua resenha fiquei mais interessada. É interessante como essas histórias comuns, que podem ser a história de qualquer uma de nós, chamam a atenção. Bjos

    ResponderExcluir
  6. Oi kamila, adoro quando confundo um enredo como minha história ou de alguém que eu conheça. Isso me deixa ainda mais envolvida no livro.
    Bjs, rose

    ResponderExcluir
  7. Olá Kamila!
    Confesso que não sou adepta das biografias, porém gostei bastante das suas impressões sobre essa trama e pela forma como a narrativa ficou envolvente.
    Acho que se tiver oportunidade de realizar a leitura certamente faria.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  8. Olá! Gostei muito de ler suas impressões sobre esse livro. Acredito que seja uma leitura intensa, já que mexe com assuntos tão sérios!
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  9. Oiii!!

    Fico feliz com essa nossa parceria :)
    Esse não é um livro que eu leria no momento, mas pelo menos não foi uma leitura perdida.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    A premissa me interessou até por ser real.
    Eu queria saber quem morreu, deve ter sido a CAT rs Anotado
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Olá! Tudo bom?
    Eu não conhecia a obra, contudo achei muito interessante, além disso a capa é muito bonita, a resenha ficou excelente, bem explicativa.
    Li poucas biografias ao longo de minha vida de leitora, o que me deixou ainda mais animada para conhecer esse livro.
    Beijos, Joyce de Freitas.

    ResponderExcluir
  12. Bem legal ler seu ponto de vista sobre a obra.
    Não conhecia mas fiquei bem curiosa.

    Beijinhos!

    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  13. Hi baby, tudo bem? nossa que pesado parece ser esse livro hein, ao ler sua resenha fiquei imaginando porque a menina não ajudou a outra, mesmo que elas não tenham ficado muito tempo juntas, mas ai só vou saber se eu ler e com certeza farei isso, fiquei bem interessada, adorei a resenha!

    Lilian Valentim
    https://speakcinema.blogspot.com.br/
    beijinhos

    ResponderExcluir
  14. Oie amore,

    Não conhecia o livro até então, mas a capa já me chamou a atenção logo de cara.
    Vou anotar a dica aqui, adoro livros "Biografias" e esse parece bem bacana!

    Beijokas!

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Não costumo ler autobiografias, mas recentemente li uma e me surpreendi, pois a leitura me prendeu de tal forma que concluí o livro em poucas horas, portanto estou olhando com outros olhos livros do gênero.
    Quanto a esse livro, eu achei a premissa interessante, apesar dos pontos negativos que você mencionou, pretendo ler a obra.
    Abs e parabéns pela resenha ^^

    ResponderExcluir
  16. Oie,
    Não costumo ler muito autobiografias, e biografias. Acho que por isso que não conhecia o livro.
    Gostei muito da sua resenha, mas ainda assim já não sei se leria o livro.
    Beijos

    ResponderExcluir

Olá!!

Fortaleça este humilde blog, deixe seu comentário e seu link para eu retribuir sua visita!

Se quiser, entre em contato através do email resenhaeoutrascoisas@gmail.com :)