Olá!

Cumprindo o terceiro tópico do Desafio 12 Meses Literários (meu progresso você acompanha na sidebar), o resenhado de hoje é um livro que eu deveria ter lido há muito tempo, mas só agora pude acompanhar essa maravilha de história. Saibam porque o livro de Maurício Gomyde é tão... Surpreendente!
Skoob
Ajude o Resenha a se manter comprando seu exemplar aqui: Amazon
Surpreendente! nos apresenta o jovem Pedro Diniz, recém-formado em Cinema, mas que tem um grande desafio na vida: com apenas 25 anos, ele detém apenas 50% de sua visão, por causa de uma doença degenerativa, uma espécie de "cabresto invisível" que não lhe permite ter a visão periférica. Seu grande sonho é ganhar o "Cacau de Ouro", que é um grande prêmio do cinema brasileiro. O surpreendente é que, em dado momento de sua vida, a doença parou de degenerar, parando na porcentagem citada. Mais surpreendente ainda é o fato de que ele não tem um roteiro.

Tendo como melhor amigo o Fit, que estuda Cinema, Pedro, às noites, comanda um cine clube que fica no subsolo de uma cafeteria, em que exibe clássicos do cinema, mas que sofre com a falta de público. De dia, ele é gerente em uma locadora de DVDs em um bairro pobre de São Paulo - sim, em um passado não tão remoto, podíamos alugar DVDs a um preço bacana. 

Em uma dessas vezes que ele exibiu um filme no cine clube, além dos frequentadores de sempre - entre eles, um senhor de idade que sempre sai ao fim da sessão, sem dizer nada - ele vê uma moça que fica entrando e saindo da sala durante a exibição. Depois ele viria a descobrir que essa jovem, de nome Cristal, é funcionária do local, por isso o entra-e-sai da sala. E claro que ele fica "parado na dela" - uma moça de cabelos vermelhos e olhos verdes.

Pois bem, um certo dia, a locadora onde Pedro trabalha sofre um assalto. Ele é feito de refém e, devido a uma coronhada, a doença volta com tudo e seu médico é categórico: ele perderá a visão em pouco tempo. Por isso, ele se junta com Fit, Cristal e Mayla - que é sobrinha da dona do cine clube - e resolve partir em uma aventura, que consiste em documentar em um filme toda a viagem de São Paulo até Pirenópolis (GO), para encontrar sua avó, pois ela tem um segredo a contar. Aliás, ele ficou sabendo que sua avó tinha algo a lhe contar quando ele tinha 13 anos e ganhou um olho turco dela - esse mesmo que está na capa.
Quem já leu qualquer coisa do Gomyde, sabe como ele é maravilhoso com as palavras. E aqui não é diferente! Apesar de, no início, o Pedro me parecer um pouco prepotente - por querer, de QUALQUER JEITO, o Cacau de Ouro - talvez, por ele ter sido criado em uma boa família e não ter feito tanto esforço para conseguir suas vitórias (ele estudou na USP, só pra começar...). Mas ele se mostrou um cara incrível, que apesar de ter se abalado por causa da cegueira iminente, busca seus sonhos e faz de tudo para alcançá-los. Inclusive, ao saber que não era possível reverter a doença, o rapaz que sempre tinha uma citação na ponta da língua, passou a ser um rapaz amargurado, e isso é bem visível durante a obra.

Além de um lindo romance - o terceiro desafio é um romance escrito por homem - o livro é forrado de citações de obras cinematográficas clássicas, como Oito e Meio, de Fellini (o filme mais maravilhoso e psicodélico da face da Terra, assistam), grandes nomes do Cinema, como o próprio Fellini, Sérgio Leone (diretor), Nino Rota (compositor), além de grandes atores e atrizes, bandas de rock... Enfim, um livro que teve muita pesquisa pra poder citar tanta coisa bacana.

Sobre a edição da Intrínseca: tão azul e linda! É dividido em quatro partes, cada uma com um quote de uma personalidade do cinema. São capítulos curtos e bem narrados, nos inserindo na trama e na São Paulo que tem tanta coisa boa escondida por aí... Não encontrei erros de nenhuma ordem e esse olho turco da capa é uma graça!
O mais engraçado foi a forma como eu adquiri: estava na bienal (sdds), no lotado estande da Intrínseca, quando vejo um cara rodeado de garotas, todos rindo e conversando. Aí eu reparei bem e pensei: "Aquele não é o Maurício Gomyde? É sim!" Fiquei reparando nas promoções e esse livro estava por 20 golpinhos. Pensei, por quê não? E só tinha um exemplar na bancada. E bem na hora que uma das moças que estava com ele fez o movimento de pegar o livro, eu a atravessei e peguei! Ele viu e deu risada - e eu fiquei sem graça, claro. Mas pedi pra ele não sair de lá! Comprei e claro, o tietei, com direito a foto! Fazendo jus ao momento, a dedicatória não poderia ser outra!

No mais, recomendo a leitura a todos!!! Pena que demorei pra ler, mas é uma trama linda, que envolve o leitor num carrossel de sentimentos, com uma premissa linda e uma mensagem acolhedora e maravilhosa! Não à toa, esse livro foi publicado na Espanha e em Portugal!

E os filmes do Fellini são maravilhosos. #pas

Postagem participante do:














25 Comentários

  1. hahahahahah Queria ter visto a cena de você na bienal. Ri aqui. Ah, tudo bom??? rsrs (minha educação mandou lembranças).

    Kami, ele deve ter sido muito simpático mesmo, né? A bienal é uma experiência maravilhosa *.* Já tinha lido sobre o livro, mas nunca tive a oportunidade de ler. Quem sabe, um dia... Beijos,

    www.estranhoscomoeu.com

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Eu acompanhei o lançamento desse livro e fiquei encantado como repercutiu e fiquei muito feliz por ser de um autor nacional. Eu tenho muita vontade de fazer a leitura dessa obra, mas ainda não surgiu uma oportunidade, amei sua resenha e a forma que você nos apresentou o enredo da obra, parabéns! ♥

    → desencaixados.com

    ResponderExcluir
  3. Olá, Kamila.

    Realmente parece ser uma trama linda, envolvida com muito drama e superação. Nunca li nada do autor, uma pena, mas vejo só elogios a respeito.
    A edição realmente está linda e eu sou apaixonada por essa capa.
    Fico muito feliz que tenha gostado do livro, só me deixou mais animada ainda para realizar a leitura. Deu sorte em pegar o último exemplar, hein, hahaha.

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Falou que é cheia de referências já fiquei animada. Além da história parecer bem bonita ter um que de bucólico. Dica anotada.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Kamila
    Que bom que demorou para ler, mas acabou satisfeita com a leitura. Nunca li nenhum livro do autor, mas ele é bastante elogiado. Ainda bem que você conseguiu alcançar o último livro na estande.

    ResponderExcluir
  6. O jeito que tu adquiriu o livro já vale a resenha e o desafio! hahahahaha

    Muito bacana mesmo! Adorei esse livro e adoro quando vejo os autores nacionais desfilando em blogs!

    Bjos

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem?
    Olha eu não gostei desse livro, mas fico feliz que a leitura tenha fluido bem para você!
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  8. Eu tenho tamanha curiosidade em ler esse livro que você nem imagina, fico feliz que a leitura tenha sido tão boa, preciso muito comprá-lo.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Ebaaaa uma resenha do meu desafio é do desafio dá Aninha. Gostei dá resenha. Já li tantas resenhas sobre esse livro mas nunca consegui me conectar para ler. Mas gostei de ver como lhe agrada.

    Beijão.

    ResponderExcluir
  10. Olá linda,

    Eu já estou nesse livro faz um tempo considerável. Sempre compro outro e esqueço de trazer essa maravilha para mim haha.
    Gostei de saber que fala de obras clássicas do cinema, por adoro os filmes de Fellini. <3

    Espero ser conquistada pela obra e saber qual o segredo que a vó de Pedro quer contar a ele rs.

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem?
    Já conhecia o livro e sempre vejo todo mundo elogiando. Mas, apesar de dizerem que é bem comovente e cheia de lições, não consigo me interessar muito pela história e por causa disso acho que não faria essa leitura no momento :/


    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderExcluir
  12. Oi, Bienal realmente nos dá otimas historias e livros maravilhosos. Ainda não li nada do Mauricio, mas sempre que vejo resenhas dele fico curiosa e já vi que vou me emocionra, mesmo ele tendo esse ar prepotente rs Que bom que vc gostou, espero poder ler em breve. Bjs

    ResponderExcluir
  13. Oi, Kamila!
    Essa capa com o olho turco é linda mesmo! Eu até aprendi a fazer um marcador de páginas de olho turco de origami. Surpreendente mesmo é não existir mais locadoras... eu amava.
    Beijos!
    Gatita&Cia.

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Eu conheço a escrita do M Gomide e gosto muito, quase comprei este livro mas o dinheiro tava Conradinho rs
    Adorei saber que vc gostou, logo vou comprar o meu também. Bjs

    ResponderExcluir
  15. Olá Kamila, tudo bem?

    Eu li três livros do autor. Os dois primeiros, lançados de forma independente, foram os que mais gostei. Já quando o Mauricio assinou seu primeiro contato, com a Novo Conceito, senti que o conteúdo decaiu. Infelizmente perdi o interesse nos demais, com medo de que ocorresse o mesmo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Eu já li livros do Gomyde, não curti muito, ele é uma pessoa formidável, conheço o autor de eventos literários, mas os livros não são meu estilo, uma escrita bastante juvenil. Eu ainda não li Surpreendente, mas não havia me interessado por conta da leitura dos outros livros que não estão no meu estilo.

    ResponderExcluir
  17. Olá Kamila,
    Esse livro do Mauricio é muito bom, mas ele tem outros melhores. Acho que o que me incomodou nesse livro foi a prepotência do Pedro. Não consegui, na verdade, me conectar completamente à ele.
    Gostei da forma como você adquiriu o livro e fico contente que a leitura tenha valido a pena.
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Oii!
    Também comprei o livro na Bienal, mas por 9 dilmães, não tenho o autografo, mas de boas. Ele é incrivel, aliás adoro as postagens do autor no facebook.
    Não li o livro, mas tenho curiosidade, dizem que é o melhor dele. Fiquei feliz em saber que você curtiu a obra. AMO livro que se passa em SP :p

    Beijinhos,

    ResponderExcluir
  19. Olá, Kamilla.
    Eu vi esse livro na Bienal no dia em que estava por apenas 9 reais e até hoje me arrependo de não tê-lo comprado!
    Que sorte você ter encontrado o autor. O Maurício, apesar de ainda não ter lido os livros dele, é uma pessoa que admiro muito.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  20. Olá, ainda não conheço a escrita do autor, mas ouço varios elogios, que bom que vc gostou do livro me pareceu ser uma boa leitura.

    Oiee, já li todos os livros do quarteto, e além de estarem lindos ainda é mais um romance da julia que tanto amamos! não se compara aos Bridgertons, mas ainda sim é uma otima leitura.

    ResponderExcluir
  21. Heiii, tudo bem?
    Sempre quis ler algo do Maurício Gomyde e já pensei nesse livro mesmo.
    Achei a proposta interessante e acho que vou ficar com o coração na mao em alguns momentos e outros ficarei feliz pelos personagens.
    A capa tb é linda demais, com esse olho grego, tudo a ver com o tema.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  22. Olá
    kkkkkkk Que louca!! Mas sabe, eu teria feito o mesmo por um livro, me senti representada.
    Esse livro parece ser maravilhosos mesmo, e quero muito ler.
    Ps: Adorei a dedicatória.
    Beijuh

    ResponderExcluir
  23. Oi Ka, tudo bem??
    Comecei a ler este livro, pois o ganhei de presente, mas não consegui me conectar e terminei desistindo... pela sua resenha a história é boa e os personagens bem escritos, mas eu não consegui me prender ou me concentrar, ao contrário do que aconteceu com Máquinas de Contar Histórias, que eu amei de paixão e li rapidamente. O Maurício é uma figura... sua resenha ficou ótima e ainda bem que pra ti a leitura fluiu bem. Xero!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Ola amore,
    Ainda não tive o prazer de ler esse livro, mas vejo bastante resenha bem legal sobre o título e confesso que já está em minha lista de desejos.
    Adorei a escolha para o Desafio, excelente escolha.
    Parabéns pela resenha.
    Beijokas!
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  25. Oi Kamis!
    Já li muitas obras do Mauricio e sempre me surpreendo com seus enredos e suas palavras, ele sem dúvida alguma é um dos melhores autores nacionais que conheço e uma pessoa incrível! Sempre com um sorriso no rosto e dedicado a dar atenção aos seus leitores, um homem e autor incrível que merece todo o sucesso e carinho do mundo, sem dúvida só me falta essa leitura do autor e vou correr para corrigir esse erro.

    Beijokas

    ResponderExcluir

Olá!!

Fortaleça este humilde blog, deixe seu comentário e seu link para eu retribuir sua visita!

Se quiser, entre em contato através do email resenhaeoutrascoisas@gmail.com :)