Olá!

Escolhi o best-seller para o penúltimo tópico do Desafio 12 Meses Literários e fui com altas expectativas para a leitura de Caixa de Pássaros, achando que seria um terror bem pesado... que nada. Infelizmente, minhas impressões não são as melhores. Do livro todo só se salvam a dedicatória e os agradecimentos, que são um tanto engraçados.
SKOOB - Caixa de Pássaros começa com uma série de notícias sobre um fato estranho, que vem acontecendo ao redor do mundo e chega nos EUA: basta que as pessoas vejam sabe-se lá o quê, surtam e se matam. Isso mesmo, elas veem, surtam e em seguida cometem suicídio. Logo, as pessoas passam a andar vendadas. Portas e janelas são cobertas com cobertores e colchões. Nada mais pode ser visto. Ninguém quer ser a próxima vítima.

Uma dessas pessoas é Malorie. Quase que ao mesmo tempo, ela perde sua irmã para a tal visão e descobre estar grávida. Quatro anos se passam e seus dois filhos, Menina e Garoto, estão com os ouvidos muito treinados. Eles são capazes de ouvir o mais baixo dos sons. Mas nunca viram nada; seus olhos sempre vendados, foram condicionados para tal.

Malorie e as crianças, devidamente vendados, precisarão chegar até o outro lado do rio, pois é lá que (supostamente) está sua salvação. E sob o ponto de vista de Malorie, vamos percorrer o caminho até o rio e o que levou nossa protagonista a chegar a esse ponto.

Confesso que esperava bem mais da obra. Mas bem mais mesmo. Não vou dizer que foi uma decepção (foi sim, na verdade) total, mas, quando eu esperava que todas as minhas perguntas fossem respondidas... nada feito.

Esse livro me lembrou um pouco Carrie, a Estranha (resenha aqui), porque conseguimos entender o que se passa na mente de Malorie conforme a situação vai piorando – a narração é em terceira pessoa, mas sob a ótica dela – e torcemos para que tudo acabe bem, principalmente pelas crianças, só que, infelizmente, para mim, a obra não cumpre tudo o que promete.
Como me lembrei de Carrie (amo), acredito que muitos fãs de King vão curtir essa leitura, um thriller com bastante ação, principalmente quando a data do parto de Malorie vai chegando. Ainda consegui sacar algumas coisas durante a leitura, mas como já disse, minhas perguntas não foram respondidas.

Sozinha, Malorie vai lutando contra seus próprios demônios, enquanto as pessoas estão morrendo por causa da visão, que atormenta tanto os sobreviventes, quanto àqueles que a veem. O medo é real e palpável durante a leitura, ela não tem muitas armas para se defender, a falta de visão e a audição aguçada dos filhos são tudo o que ela tem.

Os demais personagens da trama são bem construídos, como a irmã de Mal, Shannon, o amigo Tom e Gary, o que me deu mais medo no livro todo, admito. Enquanto os anos vão passando, acompanhamos a deterioração do corpo e da mente da protagonista, ao passo que, mais uma vez, notamos como o ser humano age em situações extremas. A leitura vale a pena para refletir esse ponto: até onde chegamos em nome da sobrevivência?

A edição da Intrínseca está muito bonita, a capa tem uma textura gostosa (para ficar alisando) e o título é bem condizente com a trama, só que não é tão visível assim. A atenção para esse detalhe é redobrada. Como já disse, recomendo a obra para fãs de thriller e de Stephen King, só não vão com muita sede ao pote, a decepção pode ser enorme.

Postagem participante do:













27 Comentários

  1. Eu estava muito ansiosa para ler esse livro, porque os comentários sobre ele estavam bem empolgantes, porém, após a sua resenha, confesso que fiquei um pouco receosa, porque, provavelmente, eu também iria com muita sede ao pote. hahahaha

    ResponderExcluir
  2. Oi, Kamila!
    Esse livro é muito angustiante, né???
    Amei muito esse livro! Li já faz alguns anos e estou até hoje aguardando uma continuação ou um filme. rsrs...
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá! Na realidade, não sou muito fã desse tipo de leitura, mas vi que muita gente esperava muito desse livro! Que pena ter sido uma decepção para você, realmente é muito ruim quando criamos uma expectativa e o livro não chega nem perto, principalmente quando já lemos outra obra do autor que foi maravilhosa! Espero que não tenha tido ressaca literária! Aff! A capa realmente é linda e fiquei curiosa para saber o que tem a ver com a história em si. Beijos!
    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu achei esse livro sensacional! Sendo o primeiro livro do autor, só posso dizer que para mim ele se consagrou a um ótimo autor de thrillers e terror. Eu tive pesadelos com uma cena do final do livro por três dias de tão realista que ficou. E agora quero muito ler piano vermelho. Espero gostar.

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  5. Apesar de achar a capa linda nunca tive curiosidade pra ler. Amo Carrie, A Estranha tbm, mas não sei se leria esse por conta desse quê parecido. Sei lá! Desde o lançamento e o frisson que o povo fez em cima dessa livro sempre me incomodou ao ponto de achar q ele tinha mais marketing q qualidade no enredo... Já tinha um pé atrás, depois da sua resenha vou continuar com ele lá... Kkkk

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
  6. Ola, eu no inicio que esse livro foi lançado eu tive uma pequena vontade de ler mais conforme o tempo foi passando a minha vontade se foi.

    ResponderExcluir
  7. Faz tempo que eu quero ler esse livro, a premissa dele me atrai muito!!! Eu gostei de ver a sua opinião e espero ler em breve para matar a minha curiosidade.

    ResponderExcluir
  8. hahaha... como sempre um livro que dividi opiniões... eu amoooo este livro... foi um dos meus preferidos do ano passado... o que mais gostei neste livro foi justamente a falta de respostas... haha... é como se a gente fosse um dos personagens (cegos... de olhos vendados)... se é q vc me entendi.... hehehe... tem cenas neste livro que são muito angustiantes... eu me sentia como se tivesse na estória... como os personagens... sem ver nada... Realmente, o título tem tudo a ver com a estória e isso só fez eu gostar mais ainda... Gostei tanto que assim que lançou Piano Vermelho, eu comprei, já li e gostei... só que Caixa de Pássaros continuou meu queridinho... hehehe

    Diário de Mãe Leitora

    ResponderExcluir
  9. Eu já ouvi falar bastante sobre esse livro e tenho bastante vontade de ler, apesar da sua crítica negativa. Foi bom ler o post para ter uma noção sobre que realmente há na trama do livro. Boa sorte com o blog!

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Me agrada muito a escrita do Josh. Ele consegue nos transportar para um lugar angustiante e a forma como os personagens seguem e descobrem as coisas dentro da casa é impressionante.
    Uma leitura e tanto...amo!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Oiee
    Já ouvi falar muito bem desse livro e adorei a questão que vc levantou, porque acredito que algumas pessoas são capazes de realizar coisas extremas em nome da sobrevivência, mesmo que isso signifique prejudicar a vida de outro alguém. Esse livro parece ser bem interesse e já quero ler. Adorei a resenha.
    Bjos, Bia!

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bom?

    Nossa, de um livro só se salvar a dedicatória e os agradecimentos... É porque realmente a leitura não foi satisfatória. Eu tenho esse livro, mas ainda não comecei a leitura. Como gosto de thrillers, agora já sei que não poderei ler com muitas expectativas para não me frustrar. Porém, é legal saber que ele explorou esse lado humano diante de situações extremas, gostaria de saber até que ponto chegamos para sobreviver.

    Enfim, adorei a postagem e agradeço a indicação :)
    Abraços.

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem? Tenho interesse em ler esse livro, mas nunca li um thriller, aí fico com um pé atrás. Além do mais, por ser psicológico, eu tenho certo medo - apesar de adorar abordagens assim. Tenho medo de conter gatilhos, e então eu fico meio longe de narrativas desse tipo. Mas ainda fico com muita vontade de ler. Eu conheço a história da Carrie, acho que pode ser uma boa comparação.

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Oi,
    Nossa fiquei super feliz de encontrar alguém com a mesma opinião que eu. Sabe que fizeram um alvoroço por causa desse livro, eu comprei e fui toda animada ler e me decepcionei bastante como você. Acredito que também esperava bem mais da obra principalmente na questão de responder perguntas, que o autor não faz, e lembro que lendo lembrei muito da série TWD que gosto,por causa desse esquema de lutar pela sobrevivência essa parte eu curti. Porém, como você me decepcionei muito com a leitura. Faltou bastante para ser tão recomendada assim.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oii Kamila, tudo bem? Esse livro é um verdadeiro divisor de águas; muita gente ama e muita gente detestou. Eu adoro thriller, é meu gênero favorito, então tenho curiosidade para conferir, mas vou com as expectativas mais baixas para não me decepcionar. Adorei sua resenha!

    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Oiii!!

    Eu queria muito ler esse livro, mas não é algo que faria no momento, mais para frente, quem sabe. Gostei de ler sua resenha e fiquei chateada por não ter todas suas perguntas respondidas. Não vou ler agora, mas em breve!

    Beijinhos,

    ResponderExcluir
  17. Oi Kamila diminui minhas expectativas em relação ao livro depois que várias pessoas reclamaram de seu final. Mesmo assim, ainda quero ler.
    Bjs Rose

    ResponderExcluir
  18. Oie!
    Eu ainda não tive a oportunidade de ler o livro, mas ainda não me inspirei para ler.
    Sei que vai sair um filme sobre a trama, quem sabe fique mais animada para conhecer essa história. QUe pena que não gostou tanto assim dessa leitura.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  19. Kamilaaaaaa, tua resenha está perfeita.... Poxa, o livro nos deixa num ritmo louco que nos conduz a devorar as páginas e quando o final é eminente, o choque... sem explicação para nada... Ridículo... aff... Que decepção, sem chance de eu ler outros do autor... Ele perdeu a oportunidade de me conquistar....


    Nara Dias
    Viagens de Papel

    ResponderExcluir
  20. Oi!
    Sou doida para ler algum livro desse autor.
    Adoro thrillers e esse sempre me é bem recomendado, como na sua resenha, imagino que aflição deve dar no leitor os personagens com os olhos vendados e tals, se eu vivesse nesse universo não ia aguentar fazer tudo isso pela sobrevivencia não rsrsr

    ResponderExcluir
  21. Hellooo!!
    Esse livro é uma controversia, sempre tem gente que ama mtooo e tem gente que acha meio bleh!
    Eu acho que vou ser igual a vc, minhas espectativas estao bem altas e acho que vai rolar uma decepçao pq todo mundo coloca o livro como o melhor trhiller e tal...
    A capa realmente é linda.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  22. Tenho este livro há um certo tempo, mas ainda não consegui tempo para lê-lo. Admito que estou muito ansiosa, mas agora, após ler sua resenha, fiquei com um pouco de receio de acabar me decepcionando.

    ResponderExcluir
  23. Oi, Kamila ^^
    Eita que é a primeira resenha negativa que leio dessa obra, guria!
    Faz tempo que só vejo elogios para o triller criado e como o autor soube mexer com todos os nervos dos personagens e logico do leitor que está imerso na história.
    Fiquei curioso para saber quais questionamentos você se fez durante a leitura para ter tanta decepção com esse enredo. Mas creio que nos apresentar poderia fazer você correr altos riscos de soltar spoiler.
    Parabéns por nadar contra a corrente e ter coragem de apresentar a sua opinião, Kamila. :)
    Abraços.

    ResponderExcluir
  24. Oi Kamila,
    Fiquei receosa e surpresa quando disse que só poderia salvar a dedicatória e os agradecimentos. Esse é um dos gêneros que mais gosto, que pena que o livro não cumpriu com a proposta. E olha que o autor teve uma ideia bem original e que mexe com nossos outros sentidos ao nos colocar no lugar da personagem.
    bjs.
    Pri.
    http://nastuaspaginas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  25. Oi Kamis!
    Tinha muita curiosidade com esse livro de tanto ouvir falar, mas confesso que esse negócio de terminar a leitura e ficar sem respostas não me agrada.
    Uma pena mesmo que ele não tenha alcançado suas expectativas.

    Beijokas

    ResponderExcluir
  26. Confesso que estou louca para ler esse livro mais ainda não tive tempo. E minha expectativa está alta, espero não me decepcionar.


    Bjs
    Suka
    http://www.suka-p.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  27. Oie!
    Então, já tentei ler esse livro e não rolou, sabe?
    É aquele tipo de de gênero que não fala com você.
    E você também não teve suas expectativas supridas, talvez seja algo que falte no livro, né? Kkkkkkk
    Beijos
    www.manuscritoliterario.com.br

    ResponderExcluir

Olá!!

Fortaleça este humilde blog, deixe seu comentário e seu link para eu retribuir sua visita!

Se quiser, entre em contato através do email resenhaeoutrascoisas@gmail.com :)