Olá!

Aproveitando que ando com uns trocados pra ir ao cinema, e sabendo que Kenneth Branagh está no elenco (talvez eu tenha virado fã, já que a resenha de Wallander saiu nesta segunda, com o link aqui), corri pra ver Dunkirk. E foi tão legal! Poucas vezes vi um filme de guerra tão bem feito.

Título Original: Dunkirk
Elenco: Harry Styles, Tom Hardy, Kenneth Branagh e elenco
Ano: 2017
Duração: 2h

Baseado em um best-seller recém-lançado pela Harper Collins, o filme vai contar a história da batalha da praia de Dunkirk, durante a Segunda Guerra, quando os alemães cercaram o local e os franceses e ingleses, sob cobertura aérea e marítima, ajudaram as tropas a evacuar a praia. Tropa composta por mais de 400 mil soldados.

Basicamente, é isso, mas quando vemos de forma detalhada como aconteceu, percebemos como o processo foi aflitivo, com muitas vidas perdidas, e quem está na posição de comando fica só observando, num primeiro momento, mas quando resolve tomar a decisão crucial, o faz sem temer absolutamente nada.

O filme não tem um protagonista específico, então se você não gosta do One Direction, não precisa torcer o nariz, porque o Harry Styles vai aparecer o mesmo tanto de vezes que os demais atores - ele é um dos soldados. Aliás, se quiser seguir na carreira de ator, vai dar super certo, ele mandou super bem no personagem, talvez algumas aulas pra aprender alguns fundamentos e vá ser feliz na carreira! Aliás (de novo), ele tá tão adulto nesse filme que quase não o reconheci...

Já sabendo que o Oscar de melhor diretor vai pro Christopher Nolan... porque é impossível esse cara não ganhar, o que ele fez como diretor (ele também escreveu o roteiro, segundo os créditos), não vi em nenhum filme deste ano (talvez perca pra Patty Jenkins... ah, dividam o prêmio de uma vez!). O jogo de imagens, a fotografia, as câmeras deixando o espectador em primeiro plano... Outra pessoa que também deve ganhar a estatueta é o responsável pela trilha sonora, o alemão Hans Zimmer. Toda instrumental, cada tema aparecia no momento certo, ditando o sentimento a quem assiste, como o medo e a tensão, presentes em toda a história.
Spoiler: nessa cena, uma pessoa riu. E ninguém vai notar isso na hora, portanto, para ver o momento exato, pesquise na internet por "Dunkirk smiling extra fail".
Kenneth Branagh (minha motivação pra ver o filme) é o Comandante, ou seja, o que olha a merda sendo feita. Assim como os demais personagens, ele aparece o suficiente para sabermos que é ele quem manda... e eu vou dizer o quê desse homem maravilhoso (que precisa de um preenchimento labial urgente), só aplaudir e me deixar seduzir pelo sotaque britânico maravilhoso dele! O outro mais famoso que aparece é o Tom Hardy, que é piloto e passa o filme inteiro pilotando um caça (eu queria, inclusive) e que só tira a máscara nos acréscimos (é um spoiler, mas deve ser difícil atuar e não poder mostrar a cara, rs).

Também teve um monte de tiro disparado. Amei todas as cenas de tiro, porrada e bomba. Na primeira vez que os tiros são disparados, fiquei procurando de onde vinham as balas, porque parecia que tava rolando um tiroteio de verdade, juro! E isso foi possível porque assisti o filme numa sala Cinemark XD e nunca tinha passado por essa experiência - sala aprovadíssima!

Apesar da resposta polêmica recente do Nolan a respeito da Netflix, há que se parabenizar o trabalho dele, ele sabe o que faz e, por se tratar de uma história real, contá-la sem se tornar uma coisa arrastada é uma tarefa difícil. Então, se você gosta do 1D, ou do Kenneth ou de uma boa história de guerra, Dunkirk é uma ótima pedida!


27 Comentários

  1. Olá, Kamila! Tudo bem?
    Fico feliz que tenha gostado do filme, quero ler o livro e assistir ao filme, pois gosto do assunto guerra, principalmente primeira e segunda guerra mundial. Espero assistir esse filme em breve. Gostei das suas impressões!
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Não sabia desse filme ainda, mas curti conhecer. Apesar de gostar do tema segunda guerra mundial em livros, não são todos os filmes que me interessam, mas esse eu gostei, obrigada pela dica!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Não conhecia nem livro nem filme!
    E temas sobre guerra sempre me atraem ainda mais baseado em fatos reais. Valeu a dica!

    ResponderExcluir
  4. Opa, alguém falou em filme baseado em livro? Brotei! Hahahaha. Adorei a sua resenha, que me deixou curioso com o livro é o filme. Até dei uma risada lendo a resenha, kkkkkkkkkkk. E estou curioso para ver como o Harry Stykes se saiu atuando. Mas estou sem dinheiro, triste realidade, kkkkkkkk. Mas se pintar a oportunidade, é quase certo de que vou assistir, seja no cinema ou quando estiver disponível na Internet.

    ResponderExcluir
  5. Olá Kamilla, tudo bem?
    Que máximo que esse filme é baseado em um livro. Só por isso me interessaria em assistir. O fato de ser um ótimo filme sobre guerra me atrai ainda mais. Curti a sua critica e com certeza vou assistir o filme.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. OI, tudo bem?
    Não sabia que era baseado num livro, mas confesso que não sei se assistiria por causa do Harry Styles, não suporto esse garoto.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi, Kamila! Eu não costumo assistir muitos filmes de guerra, mas a história parece ser tão interessante, por se tratar da Segunda Guerra Mundial, que eu acho que vou assistir haha. Sua crítica está ótima, o modo como você mencionou uma parte do elenco e a trilha sonora me deixou mais curiosa ainda. Obrigada pela dica, bjss!

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem?

    Amo filmes de guerra, nem sei quantos assisti. Amo o Nolan, por isso mesmo esse filme dele me decepcionou. Ele vai bem, vai bem e de repente parece que cansou e terminou o filme de qualquer maneira. Sem contar que Zimmer dessa vez resolveu apostar em uma trilha lacrimogênia de dar dó. Eu ia dizer que espero que o próximo filme de Nolan seja melhor, mas já vi, acho que vai ser uma perda de tempo enorme fazer um reboot do seu melhor filme.

    bjss

    ResponderExcluir
  9. Oie, tudo bem?
    Gente não conhecia esse filme e preciso ver urgentemente!!! Adoro filmes de guerra, e com o Kenneth Branagh então? Parece bem interessante esse filme, com certeza vou ver.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Esse filme realmente está chamando muito a atenção das pessoas, né? Eu estou ficando curiosa após ver tanta gente comentando.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  11. Oiii!!!

    Eu nunca assistiria esse filme sem que vc tivesse me falado! Muito obrigada pelo convite!
    A história é incrível e foi muito bem feito!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  12. Eu não me interessava muito por filmes assim, só mesmo por livros (que sempre gostei). Até que vi um que me despertou interesse para ver outros e acabei ficando fascinada. Eu ainda não conhecia Dunkirk, mas fiquei curiosa

    ResponderExcluir
  13. Olha, não vou dizer a você que vou ao cinema, seria mentira, não gosto, mas também não posso negar que suas palavras me deixaram tentada a conhecer o filme, fiquei extasiada, simples assim.

    ResponderExcluir
  14. Confesso que tenho um pouco de aversão a filmes de guerra, é tudo muito real, muito forte... Resumindo, tão bom que me dá medo rsrs Mas pela sua resenha fiquei com vontade de assistir. Ri alto com o comentário do ator que "precisa de um preenchimento labial urgente" uashausha Estou curiosa para ver a atuação dele como Poirot... Enquanto isso vou de Dunkirk :)

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Tenho esse filme na minha lista, mas ainda nao tive tempo para ver!! Vou tentar agora que estou de férias!

    beijos

    ResponderExcluir
  16. Oi Kamila, tudo bem?

    Sou apaixonada por uma boa história de guerra, então, é claro que fiquei muito curiosa com este filme, principalmente por se passar na Segunda Guerra Mundial. Gostei do fato do filme ser muito bem dirigido e ter uma trilha sonora que merece aplausos, estes fatores me deixam ainda mais curiosa!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Adoro filmes que tenham a ver com livros e com relatos reais... Mas sempre gosto de ler o livro antes do filme... principalmente quando é um genero que eu gosto... então acho que espero ler o livro e depois o filme na netflix! hahahaha
    Bjos

    ResponderExcluir
  18. Olá!

    Não sabia que esse filme está em cartaz, curti bastante as suas ponderações sobre o filme, e confesso que gosto de um filme de guerra, baseado em fatos reais mexe com a gente ao assistirmos, né? Bem, indicação super anotada!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  19. Oi linda,

    Estou muito ir no cinema assistir esse filme, porque gosto demais de livros e filmes com temática de guerras e principalmente com a Segunda Guerra Mundial e como vi que tem dois atores que adoro <3...já estou marcando para essa semana mesmo haha.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  20. Oi Kamila.
    Dunkirk é um filme que só estou estou sabendo da existência agora.
    Não sabia que Harry Styles atua no filme, mas que bom que ele se sai bem em seu papel.
    Acho emocionante e ao mesmo tempo angustiante as cenas de tiras, ainda mais quando se trata de guerras.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  21. Olá,
    Tdo bem?

    Sinto em dizer que esse não é o tipo de filme que eu assistiria, não me apego a filmes desse assunto. Mas para quem gosta, não tenho dúvida que será uma boa dica.

    bjs

    ResponderExcluir
  22. Eu fiquei com vontade de ver esse filme justamente por causa da direção ser do Nolan. Parece que o cara não sabe fazer errado né hahaha para complementar sugiro o vídeo do Nerdologia sobre Dunkirk. Foi muito bom.

    ResponderExcluir
  23. Oie! Tudo bem?

    Só leio criticas muito positivas sobre esse filme, mas não sinto vontade de assisti-lo, pois quase sempre que assisto algo relacionado a guerra passo mal, mas com certeza vou querer realizar a leitura do livro!

    Bjss

    ResponderExcluir
  24. Olá! Mas que review gostosa de se ler, arrasou. Quero muito assistir a Dunkirk. Sou sensível para filmes de guerra, mas preciso acompanhar o trabalho de Nolan. Sua resenha só me deixou mais certa a enfrentar o sofrimento da guerra, pra assistir a esperança que só ela trás.
    Bjs

    ResponderExcluir
  25. Olá! Cara, eu amo filmes de guerra, fiquei fascinado quando vi o trailer, o problema? Aqui na minha cidade não tem cinema, vou ter que esperar pra sair em blue ray. Mas vi críticas positivas desse filme e logo estarei assistindo.

    ResponderExcluir
  26. Olá, Kamilla.
    Confesso para você que eu não conhecia o filme. Me surpreendi em saber que o Harry está no elenco, fiquei tipo, que??? Tomara que ele siga essa carreira! A respeito da história do filme, não chamou muito a minha atenção, então é provável que eu não o assista, mas fico feliz que você tenha gostado!

    ResponderExcluir
  27. Boa resenha. Eu também adorei! Dunkirk se tornou em uma das minhas histórias preferidas desde que li o livro, e quando soube que seria adaptado a um filme, fiquei na dúvida se eu a desfrutaria tanto como na versão impressa, mas assisti Dunkirk filme completo dublado e adorei porque tem toda a essência do livro mais uma produção audiovisual incrível. A história é muito interessante, realmente a recomendo.

    ResponderExcluir

Olá!!

Fortaleça este humilde blog, deixe seu comentário e seu link para eu retribuir sua visita!

Se quiser, entre em contato através do email resenhaeoutrascoisas@gmail.com :)