Olá!

Depois de falar de Marcella e Wallander (falei deles aqui e aqui), trouxe mais uma série policial made in Netflix (ou BBC, cada lugar diz uma coisa). River é aquele tipo de série que você não dá um centavo por ela, mas quando começa a assistir, só para quando acaba. E por ser uma temporada única, com apenas seis episódios, isso ajuda bastante.
A série conta a história do inspetor John River (Stellan Skarsgård*), que está investigando o assassinato de sua colega, a sargento Jacqueline Stevenson (Nicola Walker), ou simplesmente Stevie. Até aí, nada de mais, só que ele fala sozinho (quem nunca?). Mas ele não fala sozinho, e sim com... Stevie! Eles eram parceiros - e apaixonados - mas ela tomou um tiro na cabeça e, desde então, encontrar o assassino tornou-se uma obsessão para ele.

Tendo como plano de fundo a Londres comum (aquela que não vemos nos filmes, com o metrô e uns prédios e só, como se fosse a zona leste de São Paulo), River vai lutar com seus próprios demônios, tendo em vista que ele é visto como doido por alguns, mas em contrapartida o cara é o melhor que a polícia londrina tem. Ainda por cima, desde que Stevie foi morta, ele é obrigado a passar por uma avaliação psicológica, o que o incomoda mais ainda. 

O básico na função de ator é convencer o espectador. E isso, Stellan Skarsgård faz magistralmente. Ele interpreta de uma maneira tão real os sentimentos do personagem que a gente jura que é o ator que tá passando por tudo isso. Mas, além de falar sozinho com os mortos (não só com Stevie, aliás), o ator favorito do diretor Lars von Trier e pai do Alexander, do Bill e do Gustav mexe com o psicológico do espectador a partir do momento em que vai desenterrando novos detalhes, seja a respeito da família (disfuncional) de Stevie, seja a respeito de alguns casos paralelos que ele vai resolver ao longo da série.
Além de falar sozinho, ele precisa enfrentar alguns medos de seu passado, principalmente a partir do momento em que nos é revelado que ele emigrou de um certo país - que não é falado mas sabemos que se trata da Suécia porque... Stellan é sueco, rs. Ele sabe o que é ser rejeitado, não à toa, mantém-se afastado de praticamente todo mundo. Menos de seu parceiro Ira (Adeel Akhtar), a Faixa de Gaza original, segundo ele mesmo. Ira vai fazer de tudo pra impressionar o chefe, mas River é irredutível em seu jeito de ser.

Apesar de ter apenas seis episódios (uma hora cada um), a série aborda vários temas atuais, como depressão, famílias disfuncionais, imigração e por aí vai. E falar desses temas é muito importante, assim conseguimos entender (pelo menos um pouco) pessoas que estejam passando por isso. Mas, não é porque tem temas pesados que River é triste, pelo contrário, tem várias passagens engraçadas, que, obviamente não contarei, mas quem dá o toque de humor é a Nicola Walker. Stevie contrabalanceia os momentos de tensão da trama com revelações a conta-gotas sobre seu passado.

Para encerrar, deixo a única trilha possível dessa série. Ela não tem um tema de abertura (sequer tem abertura), mas essa música aparece em vários momentos da série e não tem como não cantar junto com a Stevie - sem falar que é bem o tipo de música que gosto (inclusive estou viciada). Essa cena é do comecinho do primeiro episódio, então deixo como um aperitivo.

Infelizmente, até onde pesquisei, não há notícias de uma segunda temporada. Se precisa ou não, vai de cada um. Ainda não sou capaz de opinar, mas se 13 Reasons Why vai ter, por que River não pode? Então aproveita e devora essa série, principalmente se você curte um bom romance policial!

*A propósito, o sobrenome do ator se pronuncia algo como "Skarsgôrd".


30 Comentários

  1. Eu não conhecia essa série!!! Obrigada pela dica. Vou correr para assistir.
    Aproveitar as férias rsrs.
    Parabéns pelo post!
    ateoriadaslaranjas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem?
    Eu não conhecia a serie, mas me interessei bastante por ela. Além de ser uma policial com uma pitada de drama e suspense o fato de ser poucos episódios e uma temporada me agrada bastante. Não curto ficar esperando séculos por uma temporada seguinte.
    Amei a dica
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi, Kamila:)
    Já tinha visto essa série na lista das policiais da Netflix é devo te confessar que não me chamou atenção mesmo após ler as suas impressões.
    Vai ver eu esteja saturado de romances policiais televisivos. Ainda procuro um que sai da "receita certa" pra se fazer sucesso, sabe.
    6 episódios é muito tenta porque dá para maratonar numa boa, mas essa dica hoje passo. O dia que ver essa minissérie corro aqui pra compartilhar minhas impressões com você. :)
    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Oiii tudo bem?
    Eu nunca sou muito chegada em séries assim, antes eu era viciada em csi e creio que por isso eu tenha enjoado tanto, gosto de terror mesmo. Fico feliz que tenha trazido a dica para nós e sei que muitos irão gostar de assistir.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Heiii, tudo bem?
    Adoro indicações de séries, ainda mais no netflix.
    Esse River ainda nao conhecia e eu adoro séries policiais e esse parece ser um dos bons.
    Achei legal o enredo, vou ver se assisto esse fds.
    Espero gostar.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  6. Essas dicas da netflix me deixam doida... quero sempre ver tudo que falam! Hahahaha! Acho que meu emprego dos sonhos seria passar o dia assistindo netflix!
    Bjos

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Já fui mais fã de séries policiais, hoje nem tanto. Vou adicionar essa na minha lista caso resolva voltar a esse gênero. Valeu a dica, Kamila!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem?

    Eu não conhecia essa série, parece ser de fato bem legal. Vou anotar a sua dica e pesquisar mais sobre River. O ator é famoso, inclusive esteve nos filmes do Thor!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Não dou conta com tantas séries boas. Adoro seriados investigativos.
    Vou ja separar pra assistir assim que puder.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  10. Oi, Kamila
    Adoro séries assim, com esse enredo investigativo. Gostei de saber de sua recomendação e assistiria com certeza. Só não sei quando, se você soubesse a lista de séries que quero ver e o tempo escasso, você chorava comigo kkkk a louca.

    Livros, vamos devorá-los

    ResponderExcluir
  11. Oi Kamila, não tenho costume de ver netflix, por isso estas series acabam sendo desconhecidas para mim. Esta me parece boa, e vou anotar a dica para o meu filho, este sim, assiste direto.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  12. Olá
    No momento eu estou deixando passar qualquer dica de novas série kkk. Preciso urgentimente terminar as minhas UE estão mais do que em atraso. Gosto de sérias na pegada dessa e sem dúvidas um pouco mais para frente irei vê lá. Até mais vê.
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Oie, esse post foi perfeito para mim, estava procurando séries novas para assistir e como sou fã de suspense policial, irei assisti-lá.
    bjs

    ResponderExcluir
  14. Olá, eu ainda não conhecia essa série mas depois do seu post, já quero assistir! Achei a premissa super interessante, e esse protagonista que fala com os mortos, gente?! Preciso conhecer!

    ResponderExcluir
  15. olaaaa
    não conhecia a série, achei bem legal pois estou de repouso e queria umas dicas de séries, adorei essa
    irei ver em breve
    beijos

    ResponderExcluir
  16. Uau, como é que eu não conhecia essa série antes? Amo romances policiais e com o Stellan Skarsgård como protagonista só aumentou a minha curiosidade haha. Achei a história bastante interessante e divertida em alguns momentos. Vou assistir com certeza, obrigada pela dica. Bjss!

    ResponderExcluir
  17. Gostei muito da dica e vou tentar assistir. Ah, e provavelmente a série é da BBC, mas a Netflix comprou os direitos exclusivos para passar aqui no Brasil, por isso parece como da Netflix também. Pelo menos, é o que acontece com The Expanse e Orphan Black, por exemplo.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  18. Eu não conhecia a série e fiquei curiosa, mas ando com tanta coisa que me falta tempo para ver as séries que eu quero muito ver na Netflix. Gostei da sua dica e dou anotar pra quanto tiver um tempinho.

    ResponderExcluir
  19. Olá Kamila! Obrigada pela dica, não conhecia a série mas curti demais a premissa. Agora fiquei curiosa sobre como ele conversa com a parceira dele: é coisa da cabeça dele ou ela aparece mesmo? Vou procurar para assistir, beijos!

    ResponderExcluir
  20. Oi, tudo bem?
    Adorei a dica, estou sempre procurando séries novas para ver na Netflix e já vou colocar essa na minha lista!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  21. Oi Ka, tudo bem???
    Você sempre trazendo indicações de séries policiais pra gente adoroo!!
    Curti muito a premissa desta série, até porque adoro o ator que faz o papel principal.

    Te indiquei numa tag lá no blog, depois passa lá Xero!

    https://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/2017/08/tag-47-mistery-blogger-award.html

    ResponderExcluir
  22. Oii Kamila, tudo bom?? Que dica fantástica! Sou apaixonada por séries policiais, e essa parece bem diferente da "fórmula" utilizada nas que assisto no momento, então já coloquei na minha lista! Vou assistir na próxima folga que tiver. Algo me diz que irei adorar, só de assistir esse vídeo e escutar essa trilha (já viciei na música também!). Adorei seu post!

    Beijoos

    ResponderExcluir
  23. Oi, tudo bem?
    Eu confesso que não costumo ver séries nesse estilo, mas gostei dessa por ela ser mais curta e achei a premissa interessante, sem contar que é uma história que aborda bons assuntos, por isso vou marcar a dica e tentar ver.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  24. Oi, tudo bem?

    Romances policiais me convencem quando em movimento (filmes e seriados), então, já quero assistir, sim! Li sua resenha de Wallander, que me convenceu igual a esta! Você é muito boa nisso, aliás! Hahaha. Me agrada o fato de River ser mais taciturna e rude (é o que o personagem me passa, pelo menos). Tô maratonando Atypical, mas com certeza vou adicionar esta na minha lista, já que tem tão poucos episódios! Obrigada pela dica, arrasou na resenha! *-*

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  25. Olá, tudo bem? Não sou muito fã de romances policiais. Fica para a próxima!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  26. Oii!

    Eu sou das comédias e você sabe disso, né? Maaaaas sempre que posso vejo um outro ep de séries do genero.
    Olha, sobre 13RW, só foi renovada pelo bafafa que deu... Infelizmente a Netflix tá tirando coisa boa e renovando só o que dá lucro. Não os julgo.

    Aaaah sobre ser BBC ou Netflix, provavelmente é da BBC com distribuição da Netflix, por isso cada lugar fala de um jeito.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  27. Oi Kamila, tudo bem?
    Não curto muito séries, mas suas indicações conseguem despertar - muito - minha curiosidade. Adoro tramas que abordam investigações e essa parece ser muito real, por mostrar essa Londres que ninguém conhece.
    Também gostei muito dos temas abordados pela série.
    Espero ter a oportunidade de assistir.
    Beijos

    ResponderExcluir
  28. Olá, tudo bem?
    Quando vi a série, super me empolguei, porém eu não curti muito o enredo e tudo mais, mas pretendo retomar de onde parei em breve.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  29. Olá Kamis!
    Amo série polícia! No momento estou viciada em Grimm e estou adorando! Já vou colocar essa na lista para a próxima!

    Beijokas

    ResponderExcluir
  30. Eu adorei a série. Espero que um dia possa ter uma segunda temporada. Mas já estamos em 2018, então acho que não vai haver continuação.

    ResponderExcluir

Olá!!

Fortaleça este humilde blog, deixe seu comentário e seu link para eu retribuir sua visita!

Se quiser, entre em contato através do email resenhaeoutrascoisas@gmail.com :)