Olá!

Cumprindo o mês de fevereiro do Desafio 12 Meses Literários, o resenhado de hoje é um livro que me surpreendeu positivamente. Achava que era uma coisa mas conforme a história foi se desenvolvendo, fui me envolvendo mais e mais... Confiram a resenha de Colega de Quarto, romance de estreia de Victor Bonini.
A história começa com o estudante de Direito Eric Schatz - carioca radicado em SP - procurando o detetive e advogado Conrado "Lyra" Bartelli em seu escritório. Até aí tudo bem, se não fosse de madrugada e Eric não estivesse beirando o desespero. Eric conta ao detetive que há um "colega de quarto" em seu apartamento, alguém que entra e mexe em suas coisas. Por causa da arrogância do jovem, Conrado decide não pegar o caso, mas logo se arrepende.

Algumas horas depois, Eric aparece morto. Aparentemente, ele se jogou de seu apartamento - no décimo quinto andar. De início, ninguém entendia porque o jovem se matou, já que ele era de boa família e tinha vida de playboy. Após pesquisar na internet, Lyra descobriu que o sobrenome Schatz era bem importante no meio empresarial.

Porém, após conversas com o dr. Wilson, delegado do DHPP, Lyra pressente que há algo muito errado nessa história. Antes de morrer, Eric ainda entrou em contato novamente com Lyra, por telefone, mas aí já era tarde demais. Muitas pessoas sabiam de segredos de Eric, e fariam questão de esconder de todos, até mesmo da polícia.
Como me arrependo de ter demorado pra ler essa maravilha!!! Cumprindo o segundo item do desafio - ler um autor nacional - escolhi Colega de Quarto porque já havia comprado há algum tempo, num evento que fui. Mas, de cara, achei que o livro enveredasse pelo sobrenatural, segundo a sinopse. Mas, conforme você vai lendo, a trama vai se transformando num romance policial de tirar o fôlego!

Lyra Bartelli é um advogado que faz as vezes de detetive particular, então ele sabe ler muito bem nas entrelinhas. E apesar de não ter aceitado o caso de Eric, ele sabia que havia algo de errado com aquele rapaz que, via-se de longe, era bem de vida, mas sem amor. Junto com o dr. Wilson, ele terá um enorme desafio, em que precisará duvidar até do sobrenatural para dar um ponto final no caso da morte do jovem.

O autor simplesmente arrasou em seu livro de estreia! Uma trama bem escrita, sem pontas soltas, personagens bem desenvolvidos e, o mais legal, a história se passa em São Paulo! Então, pra mim, a trama fluiu com muito mais naturalidade porque conheço todos os pontos citados durante a leitura. Exemplo: o Zeca, amigo do Eric (guardem esse nome) mora no bairro do Tatuapé, que é perto do bairro onde moro (Vila Maria). Já o consultório do psicólogo Armando (guardem também) fica no bairro do Pacaembu, há também outras citações, como o shopping Higienópolis, a avenida 23 de Maio e assim por diante.

Os personagens são bem escritos numa trama intrínseca, em que você elege seu suspeito, mas pode ter certeza: você estará muito errado. E você vai saber disso da maneira mais difícil possível. O autor joga as dicas na sua frente, mas passa despercebido, aí quando chega a verdade, a surpresa é grande. Não à toa, li esse livro em um dia só, tanto que fiquei longe do computador, só pra saber do desfecho - e só fui dormir depois das 23h15, que é até um horário cedo, mas não pra mim, que madrugo e trabalho longe.
Primeiro livro que leio da Faro Editorial e apenas elogios. Materiais de praxe para uma leitura confortável (só achei as folhas um pouco grossas demais, rs). Capítulos com nomes simples, porém condizentes. Até onde pesquisei na internet, o autor ainda não publicou outros livros, mas fica um pedido encarecido: por mais histórias com Lyra Bardelli! Ele mora no meu coração e já pode ter sua própria série, como - GUARDADAS AS DEVIDAS PROPORÇÕES - Lisbeth Salander, Hercule Poirot, Sherlock Holmes e tantos outros investigadores que amamos. Cinco estrelas é pouco pra essa maravilha.

P.S.: esse é o primeiro romance policial escrito por um brasileiro que leio. Aceito sugestões de outros nacionais.

Post participante do:











36 Comentários

  1. Olá
    Amo livros policiais, adoro ficar tentando resolver o caso. É essa história me chamou muito a atenção, quero saber o que aconteceu com esse rapaz, que segredo era esse, e o fato de ser aqui em São Paulo dá uma proximidade muito legal a história

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Já tem um tempinho eu li a resenha desse livro e anotei pra ler depois, pois muito me interessou e acabei esquecendo. Quero muito ler, vou procurar em e-book na Amazon agora mesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só pra vc saber já baixei o E-book, será minha próxima leitura, depois te marco contando o que achei! Bjs bjs

      Excluir
  3. Oi Kamila!
    Super adorei essa premissa misteriosa. Isso me atrai!
    Quero muito saber o que ou quem matou Eric e como Lyra vai resolver isso.
    Ficarei de olho no livro.
    Bj

    ResponderExcluir
  4. Confesso que nunca li um romance policial brasileiro, mas amo esse gênero. Fiquei bem interessada nesse livro, tem tudo o que eu gosto!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  5. Gente, cadê a sinopse desse livro? Que história interessante. Nunca li um livro policial, mas acredito que esse seria o livro perfeito pra eu me jogar nesse gênero. Ei, me conta uma coisa. Falar que o Eric morreu não é um baita de um spoiler? kkk
    Adorei a resenha.
    Beijos.
    http://www.livrofilia.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi, que livro é esse, meu Deus. Pela sinopse não sei se leria/compraria, mas pela sua resenha, com toda a certeza, leria. Aparentemente, é uma leitura muito boa e fico muito feliz que isso tenha vindo de um autor brasileiro. Já quero ler!

    http://www.porredelivros.com

    ResponderExcluir
  7. Oi, Kamila
    Voce não é a primeira a se surpreender com esse livro e o autor. Tem sido bastante elogiado.
    Eu tenho imensa curiosidade de ler esse livro, mas ainda não tive chance.
    Feliz que tenha gostado, não vejo a hora de ler.

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem? Confesso que não sou fã de romances policiais, mas por esse ser brasileiro e se passar por aqui, mais do que dica anotada! Espero também gostar e principalmente me apaixonar pelo gênero, como vários. Adorei!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia a obra, nem o autor. Não gosto muito do gênero, mas como estou super aberta a novas aventuras e minha listinha de leituras não para de crescer, me interessei pela obra. Foi uma ótima dica.

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Tenho muita curiosidade para conhecer a história de Colega de quarto. Parece ser uma trama tensa e totalmente instigante, que envolve totalmente o leitor em sua trama.
    Pretendo ler em breve. Espero que a leitura me agrade tanto quanto lhe agradou.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Oi Ka, tenho uma enorme vontade de ler este livro e quase o comprei na bienal haha, mas o dinheiro que ainda tinha não deu, mas ele está na minha lista e sei que qualquer hora dessas vou conseguir comprar nem que seja em e-book. Bom eu adorei o enredo citado e forma como a história caminha, amo uma investigação. Xero!

    ResponderExcluir
  12. Ain meu Deus, adorei o livro, é exatamente o gênero que eu amo, mistérios e investigações, pronto já me ganhou. Não conheço nem o livro, nem o autor e nem a editora, mas já quero comprar e ler! Adorei a resenha e a capa é muito bonita!

    MEMÓRIAS DE UMA LEITORA

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bem?
    Eu amo esse livro, foi o primeiro policial que li, pois não era um dos meus gêneros preferidos, mas depois desse, virou.
    O fato de ser nacional me enche de orgulho, pois o livro é maravilhoso, o Victor soubre sustentar bem o suspense da história.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  14. Oi Kamila, tudo bem?

    Que resenha foi essa? Dizer que quero esse livro é pouco, fiquei totalmente interessada. Eu adoro essa pegada de suspense e mistério que romances policiais trazem para o leitor. Fiquei curiosa para ir desvendando os segredos do livro e dando meus palpites (sempre errado). Você conseguiu ser bem minunciosa na resenha, já me deixou com muita vontade de ler!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Que resenha maravilhosa !!
    Não conhecia esse livro e nem o autor, mas já sei que é um livro que não pode faltar na minha estante! Adoro romances policias (Hercule Poirot e Miss Marple ❤️ Agatha Christie é minha diva do gênero) e ainda não tinha visto um nacional do gênero tão bem elaborado e escrito, com um boa trama e sem pontas soltas. Eu amo os finais surpreendentes e inesperados! Sem dúvida vou procurar o livro! Obrigado por nos apresentar essa obra incrível! A cada dia tenho mais orgulho dos escritores nacionais! Beijos do Wes ^^

    ResponderExcluir
  16. Eu já li alguns policiais nacionais (procura os liros da autora Priscila Ferreira!!) e gostei bastante, esse é um que não conhecia e pela sua resenha tenho certeza que vou adorar! A trama para ter o clima certo de suspense, um toque de ansiedade e muito psicopatia à solta! ;) Dica anotada!!!

    ResponderExcluir
  17. Olá!!

    Nossa é ótimo quando um livro de surpreende positivamente. Confesso que depois que li sua resenha fiquei muito interessada em ler esse livro, fiquei bem curiosa!!Parabéns pelo post eu adorei. Vou ver se encontro esse livro e quem sabe me apaixonar assim como vocês

    ResponderExcluir
  18. Olá Kamila,
    Já vi esse livro várias vezes por aí, mas nunca tinha lido nenhuma resenha dele, até ler a sua. Gostei de saber que ele funcionou bem por ser o primeiro livro do autor e fiquei interessada na leitura. É legal saber que estaremos errados ao pensar em quem é o culpado haha
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Oiii!!!

    Eu não conhecia esse livro, mas lembro quando você comprou. Fiquei feliz em saber que tenha sido uma leitura agradável.
    Gostei da sua resenha

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  20. Oi, Kamila!
    Também tive a impressão, pela sinopse, que tratava-se de um enredo mais puxado para o sobrenatural, mas bom saber que é um romance policial! Ainda que a capa não me atraia muito, a premissa então policial já me deixou instigada a fazer a leitura também, ainda mais sendo de autor nacional. Só muito recentemente comecei a dar mais chance ao gênero e até que fiz leituras muito boas nesse segmento, desde Harlan Coben no cenário internacional, como, também, Bianca Carvalho no nacional, com a Trilogia das Cartas, que estou por concluir ainda esse ano. Já vou acrescentar esse livro na minha wishlist do Skoob, mal posso esperar por lê-lo após sua resenha agora! Valeu muito a dica!
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional.blogspot.com.br ♥

    ResponderExcluir
  21. Oiie, tudo bem? Eu gosto bastaante do gênero e adorei sua resenha, então já anotei a dica! Já tinha visto esse livro em algum lugar, mas não sabia que é nacional. Bom saber disso também :D Espero ter a oportunidade de ler logo :D A edição parece estar bem caprichada.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  22. Olá, tudo bom?
    Adoro romances policiais, então, colega de quarto já chamou minha atenção de cara. Após ler sua resenha, fiquei super curiosa para conferir o livro, ainda mais sabendo que o mesmo te prendeu tanto e que te agradou muito também! Fiquei super curiosa para ler o romance policial de estréia desse autor nacional e espero gostar tanto quanto você! Adorei a resenha e as fotos.


    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  23. Eu já conhecia o livro e realmente me interesso por ele. Gosto muito da premissa, do gênero e dos comentários que já vi sobre.
    Por ser nacional, chama mais ainda minha atenção.
    Espero ter a chance de lê-lo.



    ourbravenewblog.weebly.com
    Participe do nosso TOP COMENTARISTA valendo um livro JANTAR SECRETO, do autor Raphael Montes :)

    ResponderExcluir
  24. Ola Kamila lindona, menina há tempos quero ler esse livro, sua resenha destacando os pontos altos, me deixou ainda mais curiosa. Li muitos elogios a escrita do autor e pelo visto desenvolveu muito bem todo o enredo. Vou ler com certeza. beijos

    Joyce
    Livros Encantos

    ResponderExcluir
  25. Hello, tudo bem?
    Desde o seu lançamento que eu quero ler Colega de Quarto.
    Amo suspense e esse parece ser daqueles que da ate um medinho.
    A capa eu achei meio esquisita, nao é uma que compraria pela capa, mas a premissa me ganhou totalmente e lendo a resenha aumentou a minha curiosidade.
    Sera meu primeiro romance policial escrito por um brasileiro tb.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  26. Olá tudo bem? Uau, adoro livros de investigação policial, este com certeza será o próximo da minha lista.
    Beijos o/

    ResponderExcluir
  27. Olá Kamila,
    adoro um bom romance policial e não conhecia o autor, então foi uma grata surpresa saber que temos essa maravilha aqui no Brasil. Fiquei muito curiosa com a sua resenha, pois adoro ser surpreendida ao final do livro.

    Beijos,
    Anne
    Fadas Literárias

    ResponderExcluir
  28. Oi,
    Não conhecia o autor, mas amei a sua resenha e será um prazer ler ser livro. Adoro um romance policial e melhor ainda bem escrito.
    Até hoje não li nada dessa editora, mas fiquei feliz sobre a qualidade.
    Beijos
    Daya

    ResponderExcluir
  29. Oie!
    Uau, li pouquíssimos livros policiais, mas essa sua empolgação me deixou curiosa. Parece ser bem legal e envolvente a história, e tb achei muito bacana ele se passar em SP. Adoro quando isso acontece, quando o livro ta mais pertinho da gente e a gente reconhece os lugares. Bacana! ;)

    ResponderExcluir
  30. A um bom tempo eu achei esse livro pelo skoob e achei legal essa coisa de romance policial brasileiro pois sempre leio esse gênero voltado para livros estrangeiros, ainda esta la na minha lista e agora com essa sua resenha cheia de elogios não tem como não ficar ansiosa para fazer essa leitura ne

    ResponderExcluir
  31. Não conhecia esse livro mas já fiquei curiosa para descobrir o motivo da morte desse playboyzinho e o que seria esse tal colega de quarto. Vou anotar a dica para ler futuramente. Parabéns pela resenha.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  32. Olá!
    Eu adorei a sua resenha! Ainda não conhecia o livro e também nunca li nada da editora, mas gostei muito de saber que a sua primeira experiência foi positiva e espero que a minha seja também. Dica mais do que anotada.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  33. Oie amore,
    Não conhecia o título até então, mas gostei do que vi por aqui. Parece se tratar de um livro muito bom e intenso...
    Adorei a sua escolha e anotei a dica por aqui já!
    Beijokas!

    ResponderExcluir
  34. Oi Kamila!
    O que eu mais gosto dos livros nacionais é quando o cenário se passa em locais que conheço, parece que traz mais vida para o enredo e acabo me identificando mais com a história.
    Bjs!

    ResponderExcluir

Olá!!

Fortaleça este humilde blog, deixe seu comentário e seu link para eu retribuir sua visita!

Se quiser, entre em contato através do email resenhaeoutrascoisas@gmail.com :)