Olá!

Terceira resenha de nacional seguida no blog! Eba! E o de hoje, mesmo com esse nome pesado, não tem nada de mais. Pode ser lido por todos - inclusive pra quem faz parte da família tradicional brasileira. Minhas Conversas com o Diabo, de Mário Bentes, é mais uma grata surpresa para os fãs de literatura fantástica e para quem curte histórias mais sombrias...
Apesar do nome e da capa indicarem algo tenebroso, Minhas Conversas com o Diabo aborda temas totalmente terrenos. São sete contos em que cada história tem um personagem que sofre problemas mundanos, mas, com uma ajudinha lá de baixo, cada um resolve sua situação de acordo com seus desejos. Até porque, nem todo mundo sonha com poder, dinheiro. Assim como os protagonistas deste livro, muita gente só quer o suficiente para ser feliz.

Como são só sete, dá pra eu fazer um breve resumo de cada: o primeiro, "Eu corrompi homens santos", o padre Pedro se vê tentando desvendar a mensagem que seus sonhos transmitem, ao passo que sua fé é posta à prova. "Topa um acordo, menino" conta a história de um menino que aguarda ansiosamente o retorno de seu pai, que é caixeiro-viajante. O pai foi embora há meses. Durante uma tempestade, uma certa ave visita o garoto, e lhe propõe um acordo que, a princípio, é maravilhoso para a criança.

O próximo é o "Esquecer de viver", em que a jovem Maria sofre por ter sido abandonada pelo pai de sua filha. Por viver em uma família conservadora e em uma vizinhança mais conservadora ainda, ela sofrerá todos os tipos de julgamento. Ao som de Julio Iglesias, ela descobrirá que a vida não é só chorar escondida. "A Mulher que me Amou" conta a história de Bartolomeu, um garoto que, junto com sua amiga Estefânia, cria uma cápsula do tempo: enchem uma mala com pertences dos dois, que só poderá ser aberta depois de 50 anos. Porém, quando o prazo está para se encerrar, Bartolomeu não sabe se conseguirá reencontrar sua amiga.
Em seguida, "À Espera da Próxima Carta", Maximiliana é uma costureira que segue à risca sua rotina. Até receber uma carta, em que sua vida íntima é detalhada. A partir disso, ela passará a trocar cartas com seu novo amigo. O penúltimo conto é o "A Mulher da Capa de Couro", em que a jovem Iracema é obrigada a se casar com um fazendeiro de Pernambuco. O novo casal parte para o Piauí em busca de riqueza, porém, uma tragédia faz com que a moça volte à sua terra natal. Por fim, "Diga-me tu, filho do homem: qual o teu sonho?" mostra um jornalista recém desempregado e escritor fracassado, que tem como único desejo ser reconhecido por sua literatura. Entre idas e vindas a um bar da região, descobre que é possível realizar seu desejo, basta fazer a coisa certa.

Particularmente, me interessei mais pelo último conto, por motivos de: sou (quase) jornalista como o personagem. Mas isso não significa que eu não gostei dos demais, pelo contrário, curti todos. De escrita fluida, Mário Bentes convida o leitor a questionar seus medos e falhas enquanto lê.
Apesar de se chamar Minhas Conversas com o Diabo, não tem nada de satânico, aliás, é até uma aula de História, em que o prefácio começa explicando sobre o Inferno, o demônio e seus vários nomes - e parando pra pensar, são muitos mesmo. E a capa, em alguns deu medo, outros, como minha mãe, a acharam horrorosa. Eu, particularmente, gostei. Bem original.
Já conhecia a escrita do Mário através de seu conto "Manaos Railway", da antologia Quando a Selva Sussurra, também da Lendari (resenha aqui). Mas é a primeira vez que leio um livro de sua autoria. Aliás, tive o prazer de conhecê-lo pessoalmente na Bienal deste ano, em que aproveitei e pedi uma entrevista para meu TCC. Muito simpático, autografou meu exemplar.

Sou suspeita para falar, mas recomendo sim este livro. Aliás, a vantagem dos livros de contos é que podem ser lidos super rápido, o que é o caso deste. Pena que, ainda não sei quando sairá o livro dois (e espero que saia). No mais, quando você ler este livro, não dará uma força apenas à literatura nacional, dará uma força extra a literatura feita na região Norte do país, comumente negligenciada pelo eixo Rio-SP.

P.S.: quem está na capa deste livro é o Buer, que na hierarquia demoníaca, é um Presidente. Sim, no Inferno não tem só um Demônio nem tem bagunça, todo mundo é separado por funções. E a função de Buer é ensinar Medicina e Filosofia Moral e Lógica. Até Buer gosta de filosofia e o Temer não. Vai entender...



27 Comentários

  1. Olá Kamila,

    Do jeito que minha mãe é conservadora, teria que ler esse livro escondido, se ela visse era capaz de queimar só por causa do titulo hehe

    Eu nunca tive a oportunidade de ler livros de contos, seria como se estivesse assistindo episódios de Black Mirror. Adoro esse tipo de livro porque você pode ler com calma, já que você termina uma história e pode começar outra quando quiser. A que mais me chamou atenção foi a do Jornalista mesmo. Deu até vontade de ler rsrs

    ResponderExcluir
  2. Oi, Kami!
    Obrigada por esclarecer mais sobre o livro, apesar disso passaria a leitura. Adorei sua resenha! Beijos,

    Lu - www.estranhoscomoeu.com

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Kamila! Eu seria uma das pessoas assustadas com a capa. A trama parece bem interessante. Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  5. Nossa que capa heim, eu não conhecia o livro, infelizmente ele não faz meu gênero. O que é uma pena mesmo pois sua resenha me deixou um tanto curiosa. Mas deixarei a dica passar. Obrigada e parabéns pelo trabalho.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Camila!
    Que capa que dá medo!
    Como diz minha prima, eu sou a maior Maria Pesadelo e medrosa, hahahaha.
    Não faz muito meu estilo, principalmente por ser contos. Eu gosto de prosa, histórias longos.
    Mas eu sou suuuuper a favor da literatura brasileira, apoiá-la e saber que tem gente escrevendo (e escrevendo bem!) todos os gêneros.

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  7. Olá,

    Achei esse título muito impactante, mas entendo o porquê da escolha, já que causa um certo auê em quem ainda não conhece a obra. Enfim, não leio contos e apesar de você ter falado muito bem sobre a obra, não conseguiu me atrair :/

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oie!
    Confesso que não fiquei interessada no livro, por ser de contos. Confesso que sempre tenho dificuldade para gostar de livros de contos, pois sempre sinto que está faltando algo.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  9. Não é todo mundo que consegue ler e curte uma coletânea. Eu , particularmente, adoro, me apresenta vários autores (quando é antologia) ou várias visões ou gêneros de um mesmo autor. Achei este livro com um título bem inusitado e a capa, apesar de parecer meio chocante, até combina com o conteúdo, coisa que entendi pela sua explicação. A dica está anotada, gostei do seu texto! E, sim, também estou pasma pq Temer não acha filosofia importante. ;)

    ResponderExcluir
  10. Olá! Nossa, achei bastante interessante o livro de contos. Realmente, o título nos leva a pensar algo dark. Legal os temas surpreenderem. Seria um livro que leria. Beijo s!

    ResponderExcluir
  11. Simplesmente chocante essa capa. Eu até curto uma literatura "tenebrosa", mas sinceramente, desse livro eu passaria longe! Mesmo assim, foi bem esclarecedor ler sua resenha, não é um livro que eu compraria, mas se ele aparecesse para mim, eu leria.

    ResponderExcluir
  12. Oi, Kamila ^^
    Que nome assustador esse livro tem! Gostei! ahushauas
    De cara esperei ler uma resenha a cerca de uma possessão demoníaca. Você deve imaginar a minha grande surpresa em ver que a obra é somente uma antologia de contos. kkk
    O resumo que você deu de cada conto me animou bastante, principalmente o último por causa de eu estar cursando jornalismo e ter deixado engavetado um livro para escrever. kkk
    Que felicidade ver que você também será jornalista e está mais perto ainda do que eu (agora que estou no segundo semestre). <3
    É sempre bom divulgar a literatura nacional. Sou um grande apoiador da nossa literatura e sempre vou defendê-la. A alegria é maior quando vejo autores da região nordeste e norte, pois sempre é divulgado os do sul/sudeste/centro-oeste e se esquece dessas duas últimas regiões onde que em uma delas eu moro (Norte: Amapá).
    Gostei da sacada do autor em fazer um título que muitos adultos passariam longe mas que se revela uma antologia singela.
    Nossa, você conseguiu autógrafo com o autor!!! Que lindo. ^_^ <3
    E ainda por cima entrevista para o TCC. Eita que esse post foi muito bom, hein? Tô querendo fazer uma entrevista sobre as oportunidades de publicação dos autores aqui do meu estado que praticamente não existe. Enfim, falo de mais, já tô pegando o costume dos estudantes de comunicação. ashuahuas
    Parabéns pela resenha e que venha muitas outras nacionais porque literatura brasileira nunca é demais.
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Oii!

    Temos temer na capa então? Hahaha piada ruim, eu sei... Sim, o autor foi um doce conosco! Adorei saber dos contos da obra e esse título ou vai atrair ou vai afastar muito leitores...

    Gostei!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  14. Olá, Kamila.
    É verdade que que esse livro assusta por conta do título, mas a premissa é interessante.
    Eu gosto de livros e conto e achei bacana essa que você trouxe um resumo de canto conto presente no livro. Mais bacana ainda é você ajudar a promover a literatura feita em um estado do Norte do Brasil.
    Adorei a sua observação final sobre o (Fora) Temer!
    Abraços.

    Minhas Impressões

    ResponderExcluir
  15. Também gostei da capa, acho que combina bem com o conteúdo.
    Não conhecia a obra, mas fiquei interessada nos contos. Eu adoro contos, e gostei da temática da obra. Espero que possa ler em breve, e gostar, claro. Fiquei curiosa para ler os contos, pois seu resumo deu aquele gostinho de quero mais, rsrs.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  16. Olá, gostei da sua resenha. Você escreve muito bem mas o livro não me chamou atenção. Achei muito impactante e não é o tipo de livro que eu leria. Vou repassar a dica pra quem gosta desse gênero.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  17. Sim, eu imaginava que viria uma resenha de um livro tenebroso onde eu diria que passaria a dica já que terror não é meu estilo - sou mais do que medrosa...rs
    Gostei de saber que estava enganada e embora não seja de ler muitos contos, o fato de eles terem uma mesma temática e por fugir daquela coisa de que todo mundo só quer fama e dinheiro é um ponto novo e me deixou bem curiosa.
    Curti sua resenha e fiquei com muita vontade de conhecer os contos e seus detalhes :)
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  18. Oii Kamila, tudo bem? Gostei muito da sua resenha e conhecer esse livro. É a primeira vez que leio sobre ele e já fiquei interessada na leitura! Estou dando mais chance aos livros de contos e a premissa desse, super diferente, me cativou. Dica anotada!
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. MElhor parte da resenha "inclusive pra quem faz parte da família tradicional brasileira" hahaha. Ri horrores.
    Eu gostei do enredo, achei os contos interessantes e seus nomes nem se fala, rs.
    Eu leria, vou deixar aqui na lista de desejados.

    ResponderExcluir
  20. Oi Kah

    Nossa muito legal esse livro, gostaria muito de ler. Esse breve resumo que você fez, me instigou ainda mais...
    Adorei a resenha, o livro a capa e seu blog
    Beijuh

    ResponderExcluir
  21. Oi, Kamila
    O livro não faz muito meu estilo então não leria, mesmo você dizendo que não é muito pesado. Estou com sua mãe, essa capa é horrorosa hahah

    ResponderExcluir
  22. Helloo, tudo numa nice?!
    Eu acho que já devo ter visto por aí esse livro, mas nunca tinha me interessado. Porque com essa capa com certeza eu passaria longe ahahah e o título e o tema. Bem, eu não me interessei muito e sou medrosa e paranoica e não me daria na leitura desse livro. Enfim, que bom que você gostou.

    ResponderExcluir
  23. Oi Kamila!
    Menina, eu jurava que o livro fosse daqueles de terror bem dark, com sangue jorrando e a gente fechando o livro com os olhos esbrugalhados de terror e medo. kkkkkkkkkkkkk O nome e a capa ajudam bastante na hora de fazer essa imagem.
    Gostei bastante da proposta dele, ainda mais por ser um livro de contos. Sou apaixonada por contos, gosto da forma como a história é contada, da fluidez e agilidade que eles geralmente tem.
    Gostei da temática, as histórias parecem ser bem interessantes. A Mulher da Capa de Couro foi o que mais me chamou atenção.
    Beijos

    ResponderExcluir
  24. "Até Buer gosta de filosofia e o Temer não".. Kkkkkk
    Ultimamente eu tenho curtido bastante contos, justamente pelo fato de que são leituras rápidas, que nos tiram de ressacas literárias e nos fazem ler o livro mais rápido.
    O livro me interessou em partes.. Acho interessante olhar esse lado dos desejos das pessoas e tal...
    Como vc disse que não tem nada sombrio eu vou arriscar ler futuramente.
    A capa, apesar de condizer com o título, é meio medonha.. Haha

    ResponderExcluir
  25. Pelo titulo imaginei uma historia completamente diferente do você resenhou, estes contos terrenos. Gostei de como cada conto nos passa uma reflexão e até mesmo mostra aonde o ser humano é capaz de chegar para alcançar o que deseja.

    ResponderExcluir
  26. Olá!
    Adorei o título, para causar mesmo! hahahaha Que pena que o título e o conteúdo não sejam ligados e apesar de gostar muito de contos, acho que se fosse com o outro tema chamaria muito mais a minha atenção.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  27. Adorei! No início pensei que fosse um livro de terror ou algo assim, mas o título é bem pesado, depois que lendo sua resenha que vi ser uma obra de contos, amo contos e já quero ler esse livro. Ri demais pelo seu comentário "Até Buer gosta de filosofia e o Temer não. Vai entender...".

    ResponderExcluir

Olá!!

Fortaleça este humilde blog, deixe seu comentário e seu link para eu retribuir sua visita!

Se quiser, entre em contato através do email resenhaeoutrascoisas@gmail.com :)