Olá!

Apesar de toda a correria, nada como uma boa leitura e uma boa resenha para relaxar. Quando eu era pequena, assisti Carrie a Estranha no SBT e tinha adorado, mas só recentemente descobri que o filme (eu assisti o de 2002) era baseado em um livro. De Stephen King. Aqui na blogosfera, perdi a conta de quantas resenhas de livros do King eu li, mas prometi pra mim mesma que, antes de ler qualquer coisa, eu leria Carrie a Estranha. Finalmente li. E King ganhou mais uma leitora e fã.

Como já sabemos, Carietta White, a Carrie, é uma menina que a sociedade julga esquisita. Filha de uma fanática religiosa, Carrie mais parece uma carola: é proibida de fazer praticamente tudo o que uma adolescente faz. O que muitos não sabem, é que ela tem poderes telecinéticos.

A história começa quando, após uma aula de Educação Física, durante o banho, Carrie acaba tendo sua primeira menarca. E sofre bullying por isso. Até porque a mãe jamais falou com ela sobre seu corpo, então a menina achou que estivesse morrendo. Uma das professoras vê a cena e ao invés de punir as garotas, pune Carrie (deu na cara dela, que absurdo!). Mas ao ver o estado da menina, beirando o desespero, a professora acaba se solidarizando.

Então, até chegar ao famoso baile de formatura, o autor vai falando sobre a vida de Carrie, mesclando com alguns textos acadêmicos da "Comissão White", grupo de pessoas que resolveram pesquisar sobre nossa protagonista, além de livros sobre o tema. E não, não é um livro de terror, tá mais para um thriller de suspense sobrenatural e epistolar. Ninguém vai ter pesadelos se ler.

Bem, como tem três versões cinematográficas de Carrie a Estranha, então meio que todo mundo já sabe como a história vai acabar. Ou não, a versão de 2002 é diferente do livro, eu não vi as versões de 1979 (com John Travolta) e a mais recente, com Grace Chloe Moretz e Julianne Moore. O livro é dividido em três partes, é bem curtinho e você lê em dois dias.
Há tempos que não vejo um sumário...
A edição da Suma de Letras até que está bonita, apesar dos vários erros de português que achei durante a leitura. Como já sabem (e se não sabem, vão saber agora), não gosto de rostos na capa muito menos de pôsteres de filmes como capa, muito menos acho a Grace boa atriz, mas tenho que admitir que essa capa está muito bonita. Simples e transmite a mensagem do livro.

Como eu disse, já virei fã do cara, com sua escrita simples, objetiva, detalhista sem ser modorrento e com uma história maravilhosa - que segundo o autor, foi baseado numa história real (não de telecinesia, mas de bullying contra uma menina, filha de uma fanática religiosa). Aliás, leiam a introdução, por favor, é muito engraçada!

Ah, faltou dizer que telecinesia é, segundo nosso amigo Google "é o movimento de objetos a distância, sem intervenção direta ou contato físico de alguém e supostamente devido a poder paranormal."

Então. se você ainda não leu Carrie a Estranha, vale muito a pena, depois pode ver os filmes, são bons, cada um tem sua particularidade, mas todos seguem bem à história. E sim, dá mais medo a mãe da Carrie do que da própria. Aliás, Carrie a Estranha foi o primeiro livro publicado por King, mas não o primeiro. Antes de Carrie, o autor tinha escrito outros quatro livros.


18 Comentários

  1. Olá Kamila,
    Tenho muita curiosidade em conhecer a escrita desse livro. Só vi os dois últimos filmes lançados, mas sem que o livro é uma experiência a parte. Pretendo ler em um dia e conhecer mais detalhes sobre Carrie.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  2. Oi Kamilla, tudo bem?
    Adorei a sua resenha, mas sem sombra de dúvidas esse livro não é para mim... Sou muito medrosa sabe?

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oie, nossa, eu nunca tinha visto nenhuma resenha desse livro mas você conseguiu me convencer a adicioná-lo na minha lista de futuras leituras, mesmo que eu esperava um terrorzinho, ainda quero descobrir os livros do king bem pesados no terror. E quero conhecer toda a história de bulling contra a carrie, ainda mais pelo autor ter dito que é história real, fiquei mais que interessada e espero ler em breve. Muito obrigada pela dica, amei a resenha.

    ResponderExcluir
  4. O primeiro King ninguém esquece, o meu foi o primeiro volume da série A Torre Negra e nunca mais larguei, amo esse cara. Todas as introduções dele são maravilhosas, trazem um pouco sobre ele e são sempre divertidas é o nico autor que eu leio a introdução... rsrs... Ele falando como começou a escrever a torre negra é hilário. Sempre vi várias pessoas falarem que já sonharam com os livros que liam e tal, mas eu mesma nunca passei por isso... até ler Carrie, A Estranha. Sempre que eu estava lendo e parava para um cochilo, lá estava eu sonhando com a trama, tudo explodindo pegando fogo. Morri de pena dela do inicio ao fim.

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
  5. Oi, Kami! Tudo bem??
    Eu já era fã do filme antes de saber que existia (SE existia) um livro rsrs Gosto mais da versão de 2002. O da Chloe até que foi divertido, pois tínhamos ambientes novos, mas pra mim foi a mesma coisa, a mesma sensação. Para mim, o filme não conseguiu se inovador. Bjs,

    www.estranhoscomoeu.com

    PROMOÇÃO NO BLOG: Ganhe um Livro da Jamie McGuire ---> http://estranhoscomoeu.com/2016/07/28/concurso-cultural-ganhe-um-livro-de-jamie-mcguire/

    ResponderExcluir
  6. Eu nunca li nada do King até pq sou mega medrosa e o cara é conhecido como o rei do terror. Claro que lendo uma resenha aqui e ali, muitos confirmam que dá pra ler que tem livros que não são tão assustadores assim, tanto é que na última bienal eu comprei o primeiro livro da série A Torre Negra, que meu namorado ama e não vê a hora de eu começar a ler. Enfim, nunca vi os filmes da Carrie por ser medrosa, logo, não tive menor interesse em ler. Mas, como vc falou que é tranquilo de ler, quem sabe, né?
    Bjo
    www.viciadosemleitura.blog.br

    ResponderExcluir
  7. Oiii Kamila, como vai?
    Eu realizei a leitura desse livro ano passado e confesso que realmente me apavorei pela quantidade de coisas diferentes que a obra possui em relação ao filme, quero reler com toda certeza, mas esperarei alguns anos, pois ainda lembro todos os detalhes. Parabéns pela incrível resenha.
    Beijinhoss

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Ótima sua resenha.
    Sou apaixonada por King desde criança e nem sempre as histórias dele é de terror.
    E o negócio é viajar na imaginação dele, pq ele não é muito dado a explicações. rs
    Bjs
    mundoliterando.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá
    eu tenho o livro aqui e espero muito ler em breve pois sinceramente não curti nenhuma das adaptações de Carrie, são filmes que não vejo nada demais

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá! Eu já assisti todas as versões e gostei mais da última. É uma história bem interessante, devido o conflito psicológico que a personagem vive. KIng sempre dando show! Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Sou muito fã de King e já li e gostei muito de Carrie. Recomendo muito que você assista a versão de 1979, é um clássico e muito sinistro.
    Um abç,
    Ale

    ResponderExcluir
  12. Oi kamila, sua linda, tudo bem?
    Vi o filme quando era mais nova e fiquei com medo, risos... Nunca cheguei a ler o livro porque não me adapto a narrativa do autor. Mas todos elogiam. Que bom que gostou e virou fã. Gostei muito da sua resenha.
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
  13. Oi linda,

    Já li Joyland do King e gostei bastante da escrita dele.
    Assisti a versão de 2002 faz um tempinho há atrás e gostei bastante da história, mas ainda não li o livro. Corrigirei esse erro em muito breve.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem?

    Eu sou super fã de Stephen King e comecei a ler por Carrie, por ser o primeiro livro dele. APesar de não ser meu favorito, tenho um carinho por este livro por gostar muito da personagem Carrie. Já vi as três versões cinematográfica e curtir. Apesar que a mais recente descaracterizou um pouco a Carrie, por colocar uma atriz que continuou fofinha ao invés de estranha.

    beijos
    http://chalecult.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Olá,

    Também vi o filme a muitos anos e só soube recentemente do livro. Fiquei com muita vontade de ler. Parabéns pela resenha!

    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Olá,

    Embora eu conheça a famosa história da Carry, nunca li o livro, só assisti as adaptações e confesso que me arrependo de ainda não ter dado uma chance para o exemplar. Eis que sua resenha me motivou e espero em breve colocar isso em prática.

    Abraços
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  17. Oi Kamilla!
    Eu li Carrie a Estranha na adolescência e foi o meu primeiro contato com Stephen King, e afirmo que já comecei bem, até hoje não li mais nada dele que superasse esse livro! E acho que por gostar tanto do livro nunca consegui gostar dos filmes, nem mesmo esse mais recente com a Chloe Moretz.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  18. Gente, eu queria mesmo conseguir ler esse tipo de livro. Eu assisti ao filme - só até a metade - mas fiquei com muito medo. Infelizmente não faz mesmo o meu tipo de leitura.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir

Olá!!

Fortaleça este humilde blog, deixe seu comentário e seu link para eu retribuir sua visita!

Se quiser, entre em contato através do email resenhaeoutrascoisas@gmail.com :)