Olá!

O resenhado de hoje é um livro que aparenta ser voltado para o público infantil. Mas só aparenta, porque a mensagem que ele transmite é tão linda que vale a pena ser lido por todos. É o Infinito Reflexo, lançamento da Empíreo, parceira do blog.
Infinito Reflexo, que tem como subtítulo "Um palácio para Hamid", conta a história real da viagem da autora Cris de Ávila à Índia, onde conheceu um garoto que ela chama de Hamid (porque ela esqueceu de perguntar o nome do garoto). Hamid não é um menino qualquer. Com seu caderno surrado e cheio de orelhas, ele aborda os turistas na porta do Palácio dos Espelhos. 

Hamid vende canetas artesanais, mas não é por isso que aborda os turistas. Ele quer conhecer cada país de onde veio cada um daqueles turistas. Ele resolve conversar com uma mulher loira. Seu nome é Magda, ela é de Berlim e em seu país o beisebol não é famoso, mas são tetracampeões de futebol. E assim, Hamid vai desenhando a Alemanha em seu caderno surrado e cheio de orelhas. O detalhe é que Magda respondeu todas as perguntas do menino em alemão, o que não seria surpreendente, se o menino falasse alemão, o que não é o caso.

Vou parar por aqui para não soltar mais da história. O livro é forrado de ilustrações. O ilustrador é o Leonardo Guidugli, que tem um traço incrível e conseguiu transmitir bem com seus desenhos o que a Cris queria dizer. O livro tem uma escrita bem gostosa, de fácil compreensão e é impossível não querer contar sua história pro Hamid.


Se a escrita e as ilustrações são lindas, o que dizer do trabalho da Empíreo? Revisão, edição e a capa dura estão impecáveis. O único ponto negativo é até inusitado: o cheiro do livro. Não é cheiro de livro novo, o cheiro do papel usado é ruim, não sei explicar, dá um pouco de dor de cabeça e enjoo (principalmente se você ler no transporte coletivo). Mas tirando isso, o livro deve ser lido sim.

Ah, e a renda obtida com os direitos autorais desse livro vai para o projeto "Save the Childrood Movement" (salve o movimento da infância, em português), da Bachpan Bachao Andolan, cujo objetivo é salvar as pessoas do trabalho escravo e exploração infantil. Até hoje, o movimento salvou mais de 80 mil pessoas da degradação humana. Clique aqui para conhecer a BBA. Portanto leiam, é um livro lindo que toda a família vai adorar!


26 Comentários

  1. Oiee

    Fiquei apaixonada por esse livro.
    Desde a capa e ilustrações maravilhosas, a mensagem é linda também.
    Lindo gesto destinar a renda obtida ao projeto!

    bjs
    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Aii que livro lindo, gosto de ler livros para crianças, na maioria das vezes eles possuem mensagens que as crianças ainda não entendem, mas emociona, e muito, nós adultos

    ResponderExcluir
  3. Eu simplesmente AMO livros com esse clima infantil, e capa dura + ilustrações já é jogo baixo, haha! Me pareceu uma leitura bem rapidinha, mas cheia de significados. Mesmo com a minha promessa de não comprar livros (físicos) até o final do ano, confesso que fiquei bem tentado a quebrar ela. Um abraço, e até mais.

    lendocomchuva.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi, kamila! Tudo bem?
    Que livro fofo! Deu até vontade de comprar *.* Bjs,

    www.estranhoscomoeu.com

    ResponderExcluir
  5. Oiee ^^
    Que livro lindo ♥ Tenho visto tantos livros e até mesmo filmes que parecem infantis, mas que possuem mensagens profundas e intensas. Este livro parece ser assim, gostei da premissa dele, e saber que você gostou me deixou curiosa para lê-lo, sem contar o capricho da editora na diagramação, né? Gostei mesmo.
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Que livro lindo <3, a capa e as ilustrações estão incríveis, fiquei bem curiosa para conhecer a história e achei incrível a ideia de destinar a renda obtida para o projeto. =)

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Que show! Que livro top, amei essas ilustrações. Adorei essa obra e vou procurar pra comprar futuramente.

    ResponderExcluir
  8. Oi Ka... tudo bem??
    Eu li o livro, mas ainda não consegui escrever a resenha... tendinite atacada haha... gostei muito da sua visão sobre a história... o livro é lindo... não percebi esse cheiro... mas depende muito de cada um não é mesmo? Que bom que a leitura te contagiou assim como eu... fui totalmente pega de surpresa... Xero!

    ResponderExcluir
  9. Oioi! Tudo bem?
    Muito bacana o livro Infinito Reflexo - Um Palácio para Hamid ainda mais pela ideia dele e de ajudar outras pessoas.
    Sempre gosto de saber desses projetos e adorei conhecer esse.
    Ilustrações muito bem feitas.
    Beijos

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  10. Que livro bonito! A iniciativa de ajudar o projeto Save The Childrood Movement também é belíssima. Parabéns pra Cris. ^_^
    Bjk

    ResponderExcluir
  11. Hey Kamila, tudo bem? Adorei conhecer esse livrinho por aqui! Adoro livros infantis com essas mensagens universais, e esse parece uma verdadeira obra de arte. Obrigada pela dica!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Oi Kamilla!
    Já tinha achado esse livro incrível só de ver a sinopse, sou muito interessada pela Índia, e histórias passadas lá sempre me atraem. Mas saber que a renda do livro vai para uma obra social aumentou muito meu interesse. Quero ler com certeza!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  13. Olá! Que livro lindo! As ilustrações são belas e a história parece ser bem interessante! Beijos!

    ResponderExcluir
  14. oi

    que livro lindo!!!

    que ilustrações mais fofas, adorei! amei a dica, está mais do que anotadinha aqui...

    bjs

    ResponderExcluir
  15. Oie, tudo bem?

    Realmente, o livro parece ser infantil, essa capa e essas ilustrações estão uma lindeza só. O mais legal, é saber que ele ajuda o projeto Save The Childrood Movement. Amei a dica, amei a resenha!

    Um beijo enorme!

    ResponderExcluir
  16. Oi!
    Nossa que coisa legal! Fiquei com vontade de conhecer agora :)
    Ótima resenha!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  17. Olá, a princípio achei que era infantil, mas parece um livro rico em críticas sociais. Gostei muito das ilustrações bem bonitas, e a história parece ser muito gostosa de ler. Que inusitado isso do cheiro, será que foi a tinta da impressão?
    Tomara que não prejudique os leitores.
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Concordo com você, parece um livro infantil, dada as belas ilustrações e o contexto em geral,mas observando bem, vemos que tem uma mensagem bacana a ser passada a adultos também. Amei o trabalho e cuidados da editora, com a finalização da capa. Talvez o cheiro seja de papel reciclado ou da impressão, estranho... E adorei a ideia de doar os direitos a uma associação! Bacana da parte dos autores. bjin!

    ResponderExcluir
  19. Oi,
    Eu amo histórias infantis, sempre leio para o meu filho de quatro anos.
    Bom saber que tem um projeto envolvido e a renda vai servir para ajudar outras pessoas. Estranho sobre o cheiro, deve ser papel reciclado? Pode ser isso.
    beijos e parabéns pela resenha

    ResponderExcluir
  20. Oi Kamilla.
    Confesso para vc que eu não curto muitas histórias infantis, mas esse livro parece ser realmente muito interessante. Gostei da causa dele e o propósito dele, sem contar que pelas fotos os desenhos são lindos realmente.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  21. Ooi! Que bacana as ilustrações :D Eu gosto de livros infantis, ainda mais aqueles que trazem boas reflexões.
    Parabéns pela resenha ^-^
    Bj

    ResponderExcluir
  22. Oi linda,

    Que delicadeza essas ilustrações.
    Viajei olhando as imagens e imaginando um menino surrado desenhando todas as informações que colhia com os turistas e fazia do seu caderno velho, um livro de histórias contadas por suas impressões captadas.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  23. Oie
    sua resenha ficou ótima, parece ser um livro mega interessante, eu amei essa capa, boa dica, espero poder ler em breve e curtir

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Oi. Adorei esse livro logo de cara pelas ilustrações. Adoro livros assim, fica bem mais interessante ler. Adorei tbm a premissa dele. Vou procurar ele para pode ler.

    ResponderExcluir
  25. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  26. Oi Ka,
    Faz muito tempo que não leio um livro ilustrado kkkkk quando era mais nova adorava, fiquei imaginando aqui como o garoto conseguia entender que os turistas diziam e assim desenhar a paisagem... A história parece ser incrível e tocante.

    Beijokas

    ResponderExcluir

Olá!!

Fortaleça este humilde blog, deixe seu comentário e seu link para eu retribuir sua visita!

Se quiser, entre em contato através do email resenhaeoutrascoisas@gmail.com :)