Olá!

Hoje tem mais uma entrevista! E a entrevista é a jornalista, escritora e parceira do blog, a Valéria Martins! Valéria, desde já obrigada pela entrevista! Por favor, não deixem de opinar sobre as perguntas... E os links para segui-la estão no fim do post.
Foto: Facebook A Pausa do Tempo
1 -Diga para os leitores do blog: quem é Valéria Martins?
Valéria é uma valente, uma sobrevivente, mas com muita leveza. Nasci com uma bênção – não sei direito qual – e isso me guiou e ajudou a vida inteira. Sou filha única de pais incomuns – ele, jornalista-intelectual ultra bem sucedido; ela, primeira Miss Brasília 1959, morena de olhos verdes, beleza estonteante – que se separaram quando eu tinha menos de cinco anos. A vida se tornou um mar revolto e isso durou muito mais do que eu previa, queria ou gostaria. Mas fiquei firme e serena – e ainda tento me manter firme e serena, a cada nova chacoalhada.

2- Como você descobriu o gosto pela leitura? E quando você decidiu que seria escritora? Sua família te apoiou?
Meu pai não queria que eu fosse jornalista, muito menos escritora. Queria que eu estudasse economia ou informática. Mas eu odiava matemática! Ele morreu quando eu tinha 17 anos e rapidamente troquei a faculdade que iria fazer, de medicina para jornalismo. Não me arrependo, apesar da atual crise no jornalismo. Foi o meu pai, também, quem plantou a semente do amor pelos livros e pela leitura em mim.

3- Em que (ou quem) você se inspira para criar seus personagens?
Sei lá... Em ideias que tenho, que surgem dentro de mim quando estou com a mente a divagar ou quando medito – prática constante.

Clique aqui para conferir a resenha de A Matéria dos Sonhos.

4- Sobre o livro A Matéria dos Sonhos, como foi o processo de criação? Você realmente visitou a Chapada Diamantina? Porque as descrições que você dá são precisas...
Sim, visitei, é a Disneylandia da natureza, cada dia uma atração supera a outra, é mais linda que a outra. Eu amo a natureza e amo viajar. Agora falta conhecer a Chapada dos Veadeiros, perto de Brasília, e o Jalapão, em Tocantins. Escrevi o livro em um dos empregos que tive, nas horas de almoço, acredita?

5- Depois que seu livro ficou pronto, quais as dificuldades que você enfrentou para publicá-lo?
O livro demorou muito a sair. Muitos anos. A dificuldade maior foi acreditar em mim. A falta da autorização do pai, para escrever, pesou muito. Ele morreu, então, não pudemos debater isso. Mas o tempo opera milagres e cá estou. Terapia também ajudou muito!

6 – Além d’A Matéria dos Sonhos, quantos livros você escreveu, (independentemente de ter publicado ou não)? Tem mais algum projeto novo, seja pronto ou engavetado?
Escrevi vários livros de não-ficção como jornalista, sendo o principal deles “Encontros com Deus – 21 personalidades narram sua busca espiritual”, com depoimentos de Paulo Coelho, Gilberto Gil, Frei Betto e outros, sobre sua busca espiritual. No momento, finalizo um livro de contos que será publicado em 2016 pela editora 7Letras.

7 – Uma coisa que temos em comum é que adoramos a Isabel Allende, com a diferença de que vocês são amigas. Você já me contou – e fiquei com inveja branca – mas você poderia contar aos leitores sobre sua última visita à casa dela?
Em 2010, conheci e tornei-me amiga do escritor norte americano de romances policiais William Gordon, casado com Isabel Allende, quando veio ao Brasil lançar um de seus livros. Eu trabalhava na Editora Record e o acompanhei em sua estadia no Rio. Ele me convidou: ‘Venha a São Francisco, te convido a ficar hospedada em nossa guest house (casa de hóspedes)’. Demorou cinco anos, mas consegui me organizar e em fevereiro de 2015 fiz uma road trip com meus filhos Clarissa e Gabriel pela Califórnia. Ficamos hospedados na ‘casita de huespedes’ em Sausalito – um dos bairros mais exclusivos de San Francisco – e visitamos William e Isabel em sua casa, La Casa de Los Espíritus, em San Raphael. Levei cachaça do Brasil e fiz caipirinhas pra eles!

8 – Uma polêmica: livro físico ou digital?
Os dois! Eles não brigam, se complementam. O importante é ler sempre.

9 – Por favor, deixe um recado aos leitores do blog.
Que sejam bons leitores antes de quererem se tornar escritores. Ler bons livros é fundamental: literatura brasileira, clássicos e contemporâneos; literatura estrangeira desde que seja uma boa tradução. Não dá para ser escritor antes de ser um excepcional e intenso leitor.

Valéria, mais uma vez muito obrigada pela confiança e pela entrevista! Ah, e aqui estão os links para seguir a autora: Facebook | Blog.




21 Comentários

  1. Oie

    Que linda!!
    Adorei a entrevista. Também amo a natureza.
    Gostei muito de conhecer um pouco mais da autora.

    bjs
    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Uma linda! Muito bom fazer o que gosta, a faculdade desejada!
    Beijos!

    EsmaltadasdaPatyDomingues

    ResponderExcluir
  3. Oi Ka!
    Que legal a entrevista <3
    Fico feliz que a autora esteja conseguindo crescer nesse meio literário. É um mercado competitivo pra caramba e conquistar seu espaço não é fácil. Não conhecia ela, mas espero que alcance o sucesso desejado ^^

    Abraços
    David
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá linda,

    Sucesso para vocês duas.
    Também odeio matemática haha.

    Realmente antes de ler livros atuais, um bom leitor tem que ter embasamento de livros clássicos e outros assuntos.

    Beijos,
    poesiaqueencantavida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi,
    Ainda não conhecia a autora, mas é sempre bom conhecer novos autores nacionais. Parabéns pela entrevista! Imagino a loucura que deve ser sair da faculdade de medicina e ir para jornalismo! Rsrs
    Bjs!
    Fadas Literárias

    ResponderExcluir
  6. Oi, adorei a entrevista e acho que é uma ótima oportunidade para divulgar o trabalho do autor nacional e dar uma maior visibilidade. Adorei conhecê-la e saber que é amiga da Isabel Allende (invejinha aqui detectada,kkkk)
    bjus

    ResponderExcluir
  7. Sei bem como é isso de não querer ir contra a vontade dos pais... mas os meus estão vivos, então fica mais fácil resolver as coisas... no caso dela imagino quanta terapia deve ter precisado para aceitar ir contra o que o pai falecido pediu... desejo muito sucesso à autora, não sei bem o que esperar do livro A matéria dos sonhos porque não o conheço, mas fiquei curiosa para saber mais sobre ele.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Adorei a entrevista! Perguntas bem sucintas e respostas muito objetivas! Pelo diálogo pude perceber que a autora é pura cultura é uma pessoa cheia de luz! Adoraria bater um papo com ela.

    Parabéns pela entrevista e sucesso a autora

    Beijokas

    ResponderExcluir
  9. Eu já havia visto o livro mas sabia muito pouco sobre a autora. Gostei da entrevista e de ver mais sobre a carreira dela. Nossa, o pai a proibiu de escrever, sério? caramba, ainda bem que ela conseguiu escrever!

    ResponderExcluir
  10. Oi, não conhecia a autora e gostei bastante da entrevista. Parabéns pela iniciativa.Adorei!

    Abraços

    ResponderExcluir
  11. Oi Kamilla!
    Adorei a entrevista e comoveu bastante ela ter que lidar com a desaprovação do pai para poder escrever. Tudo fica muito mais difícil quando nosso maior inimigo somos nós mesmos. E concordo sobre a polêmica dos livros físicos x digitais: eles se complementam muito, eu amo os dois!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  12. Adoro entrevistas, de fato, então adorei seu post, gosto muito do diálogo com escritor/leitor.

    ResponderExcluir
  13. Olá Kamilla,
    Adorei a entrevista. Já tinha imaginava que a autora conhecia a Chapada, pois suas descrições foram muito precisas. Fiquei surpresa por saber que ela escreveu no escritório na hora do almoço.
    Sobre sua pergunta polêmica, também acho os dois: Livros digitais e físicos.
    É essencial ser leitor antes de ser escritor.
    Amei, amei. Estou, ainda mais, encantada com a autora.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Oi Ka, tudo bem???
    Adorei a entrevista... é sempre bom conhecer novos autores, pelo menos pra mim... eu curto sempre saber um pouco mais de cada e o que almejam e os seus feitos. A escrita dela não é muito o que curto ler, mas adorei as respostas e a atenção que ela deu ao seu cantinho... são raros os autores que dão esse tipo de atenção sincera.... xero!

    ResponderExcluir
  15. Gosto de entevistas pois elas nos mostram que é possível chegar lá. Gostei de a autora ressaltar a importância de se acreditar em seu talento, não se colocar para baixo.

    E a comparação de Disneylandia da natureza foi ótima! Ri bastante nessa parte.

    ResponderExcluir
  16. Uma das coisas que mais gosto de ver em blogs literários, são as entrevistas. É muito bom conhecer autores novos, livros diferentes. Ah, eu adoro. E não conhecia nem a autora nem sua obra, gostei bastante de conhecê-la. Nossa , que máximo ela conhecer a Allende, né?

    ;D
    Nelmaliana Oliveira

    ResponderExcluir
  17. Oie
    muito legal a entrevista, eu adoro conhecer mais sobre os nossos autores, o livro dela parece ser ótimo e fiquei super curiosa

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Querida Kamila, muito obrigada por divulgar esta entrevista. Eu vi tardiamente, mas vou divulgar no FB com muito orgulho. Muito obrigada, um beijão em você <3

    ResponderExcluir
  19. Oi

    parabéns pela entrevista, está linda, como sempre!!!

    bjs

    ResponderExcluir
  20. Ola Kamila lindona parabéns pela entrevista, não conhecia a autora muito sucesso a ela, concordo com ela com relação ao livro digital e físico um completa o outro amo os dois cada um a sua maneira. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  21. Oi Kamilla, tudo bem?
    Gosto muito de entrevistas assim conhecemos mais intimamente os bastidores por trás da história, né?
    A autora parece ser super simpática, vou ler depois a resenha e ficar de olho aqui para os futuros lançamentos, esse com Paulo Coelho muito me interessou, adoro livros com auto conhecimento!
    Beijão

    ResponderExcluir

Olá!!

Fortaleça este humilde blog, deixe seu comentário e seu link para eu retribuir sua visita!

Se quiser, entre em contato através do email resenhaeoutrascoisas@gmail.com :)