Olá!

No Vida Literária de Março, a Raíssa escolheu o livro O Oceano no Fim do Caminho, de Neil Gaiman. Pra quem não lembra, todos os meses, eu, a Ani e a Raíssa lemos um livro, comentamos e o resenhamos. Nunca li nada do Neil, então a escolha veio em bom momento. Infelizmente, a leitura não foi nada prazerosa.


O Oceano no Fim do Caminho começa quando um homem (cujo nome não é revelado) aproveitando que tinha que ir a um funeral, resolve visitar uma idosa, cuja neta, há muitos anos, se mudara para a Austrália. Chegando na fazenda dessa idosa, ele pede para ir até o lago, nos fundos da fazenda, ele se senta em um banco e começa a relembrar uma série de fatos que lhe aconteceu quando tinha apenas sete anos.

Quando tinha sete anos, o protagonista morava com seus pais e sua irmã em uma casa grande e bonita, porém, como os pais estavam com muitas dívidas, resolveram alugar o quarto do menino, que ficava no alto da escada. Por lá passaram várias pessoas. A mais marcante foi o minerador de opala. Esse homem, um certo dia, roubou o carro da família e fugiu até uma estrada deserto, onde cometeu suicídio. 

No dia seguinte, o menino e seu pai, junto com a polícia, vão até o local onde o carro foi encontrado. O carro estava numa estrada deserta, cujo final se dá na fazenda das Hempstock. Ainda na estrada, o menino conhece Lettie Hempstock. Ela tem onze anos e o convida para ir até sua fazenda, enquanto seu pai conversava com a policia. Mal sabia ele que, com esse suicídio, forças ocultas que até então estavam adormecidas voltam com toda a força, prontas para atingir o menino e sua família.

A premissa parece interessante, certo? Sim, para quem gosta de livros que tenham magia e fantasia e coisas ocultas, o que não é meu caso. Sempre é bom sair da zona de conforto, mas para isso, acredito, o livro tem que ser interessante e não pode ser cansativo. Tudo o que esse livro não foi.

Com uma fantasia diferente das convencionais, Neil traz um universo novo e uma forma diferente de vermos a vida. Infelizmente, a obra não funcionou 100% comigo, mas foi uma leitura agradável. Gostei das reflexões feitas ao terminar a obra e aconselho para quem gosta do estilo. Ani Lima

Gaiman explora a mente infatil do personagem e cria um universo fantástico, cheio de possibilidades e sem nenhuma certeza de nada. Você fica se perguntado se as coisas que o garoto vê e os personagens que interagem com ele são realmente reais ou se é tudo invenção dele.
Para se aproveitar essa estória ao máximo é necessário que a pessoa tenha a mente aberta e não espere entender tudo logo de cara. Nesse livro não existem verdades concretas, cada um interpreta de um jeito e não adianta ficar buscando muita lógica, afinal de contas é uma criança de sete anos quem está narrando. Raíssa Martins

Neil escreve muito bem, isso eu afirmo. Porém, ele deu detalhes demais - alguns até nojentos. Ele pensou numa história com bastante fantasia. O problema é que tem fantasia demais. Eu fiquei confusa, doida para acabar o livro logo, porque realmente ele enrolou bastante. A trama não me prendeu, cada hora o menino passava por uma situação mais inacreditável que a outra. Digamos que não é todo leitor que vai acreditar no mundo que o garoto contou, achei bem descabido.

Uma coisa que me irritou muito no livro foi a repetição de diversos termos, entre eles, 'não mais'. Tudo bem que o personagem, durante toda a história (menos prólogo e epílogo) está com sete anos. Mas, eu acho que, ninguém com sete anos repete tantas palavras em uma frase. Segundo o Translate, 'não mais', em inglês é any longer ou anymore. E eu não acho que nenhuma criança de sete anos anglófona repita tanto anymore - a menos que esteja cantando All By Myself.

Como eu disse, infelizmente, essa leitura não me prendeu. Porém, se você gosta de magia, fantasia, forças ocultas e afins, essa deve ser a sua próxima leitura. Eu li a edição digital, porém não localizei erros de revisão, o que achei ótimo.

Para o próximo mês, eu escolhi Para Sempre Alice. Todo mundo elogiou o livro e o filme, então, achei um momento super conveniente para confirmar se a história é boa ou não.

Postagem participante do:




45 Comentários

  1. Oiii!

    Para mim, esse livro foi no minimo interessante!
    Acho que a mensagem que ele quis passar foi justamente essa, não devemos levar em consideração tudo que uma criança fala, para mim ele estava sonhando durante esse tempo todo sabe?
    Enfim, foi bom sair da zona de conforto :p

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Oi kamila, tudo bem?
    Então, hoje é a segunda resenha que leio deste livro. Desde seu lançamento, sempre tive a curiosidade em lê-lo, mas infelizmente ainda não tive a oportunidade. Isso não quer dizer que não continua na minha lista de desejados, porque ainda pretendo ler com certeza. Bom, que pena que a leitura para você, não foi muito agradável, e mesmo complicado quando não nos prende. Mas como gosto do gênero ainda quero conferir e tirar minhas próprias conclusões. Adorei a resenha!
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Eu ao contrario gostei muito do livro, é uma fantasia muito doce, e com uma mensagem bem seria como a negligencia dos pais do menino, e como esse menino vê a traição do pai. Mas o estilo do Gaiman é bem onirico, oque pode não agradar algumas pessoas.
    Eu sou uma das pessoas que achavPara Sempre Alice lindo *-*
    Beijinhos

    www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oie...
    Sempre tive uma certa curiosidade em relação á esse livro, porém, nunca cheia a ler/comprar. Agora com sua resenha creio que não realizarei essa leitura tão cedo, pois, o livro parece ser realmente ruim...
    Acho que não devemos se esforçar saindo da zona de conforto, pois, isso pode levar a uma leitura massante como foi o seu caso.
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olha acho que esse problema com a repetição de palavras foi problema da sua edição. Porque na minha não teve nada disso.
    Eu gostei muito da estória, gosto de sair da minha zona de conforto de vez em quanto e explorar novos gêneros.
    Mas entendo quem não gosta de fazer o mesmo.

    Beijos

    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oiii Kamilia, tudo bem?
    Eu nunca tive oportunidade de ler este livro, e tenho bastante curiosidade em realizar a leitura, porque eu admiro muito a forma que o autor escreve seus livros. Que pena que tinha uma repetição excessiva de palavras, será que não foi a edição? Quero muito ler.
    Beijão

    ResponderExcluir
  7. Oie,
    nunca li nadinha do Neil, nada. Mas esse livro com certeza não é o que vou ler por começo hehehehe, você disse que tem muita fantasia e não me agrada fantasia demais.
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  8. Olá linda,

    Esse foi o primeiro livro que li do Neil e gostei bastante. Fiquei só um pouco confusa no começo, mas depois me entranhei com os personagens e fui tomada pelas fantasias ou alucinações do garoto e o final foi bem profundo e cheio de lições.

    Beijos,
    poesiaqueencantavida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Adoro Neil Gaiman e livros de fantasia, então talvez goste desse. Quem sabe não arrisco a leitura? Bjs

    pegueumaxicarablog.com

    ResponderExcluir
  10. Oiii, eu já li esse livro, e achei incrível, adoro fantasia, sobretudo as fantasias com esse "toque de Tim Burton" que os livros do Gainan tem, que pena que não gostou, geralmente quando tento sair da minha zona de conforto também não me dou muito bem...

    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Oii,
    Sempre tive muita curiosidade em relação a esse livro, nunca li nada desse escritor, mas adoro uma boa fantasia :). Vou guardar o nome e talvez um dia eu leia ele.

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Caramba, Kamila, eu li uma resenha sobre esse livro na semana passada e achei muito interessante, apesar de não ter lido nada do Neil Gaiman ainda, até pq sou meio medrosa. Lendo sua resenha agora, ele perdeu totalmente o meu interesse. Não curto fantasia demais, livro massante e cansativo, ainda mais palavras repetidas. Ixi, não rola.
    O que é uma pena, pq ele me pareceu realmente interessante, fora a capa que é belíssima.
    Uma pena mesmo.
    Bjo
    www.viciadosemleitura.blog.br

    ResponderExcluir
  13. Olá Kamila,

    esse foi o primeiro livro de Neil Gaiman que li e simplesmente me apaixonei, tem suspense, fantasia, aventuras e principalmente fala sobre amizade, ao menos foi o que vi na relação entre Lettie e o garotinho ou já homem de meia idade, lembrando sua relação na infância com Lettie. Um belo livro, sua resenha ficou muito legal. Parabéns pelo post. www.sagaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  14. Adoro esse universo do oculto, da magia! Gostaria dele, com toda certeza
    Beijos!

    EsmaltadasdaPatyDomingues

    ResponderExcluir
  15. Eu quero muito ler esse livro e é sim bem do jeito que eu gosto. Posso te entender, realmente pra quem sai da zona de conforto pode demorar a se acostumar um pouco e é uma pena que a leitura não tenha lhe prendido Eu espeero gostar quando eu finalmente ler

    ResponderExcluir
  16. Olá :)
    É bom a gente sair da nossa zona de conforto as vezes e nem sempre nos agradamos mas que esse não seja um ponto negativo para que você não saia outras vezes ;)
    Esse livro está na minha lista de desejados a tempos e espero lê-lo em breve.
    Abraço
    http://interessantedeler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi Kamilla!
    Ri algo aqui com sua referência a All By Myself, acho que agora a música vai ficar o dia todo na minha cabeça, rsrsrs. Sempre ouvi elogios em relação a esse livro, mas suas crítica me pareceram bem fundamentadas então eu fiquei com o pé bem atrás...
    Bjs!

    ResponderExcluir
  18. Sempre tive curiosidade em relação aos livros do Neil Gaiman, conheço muita gente que ama e muita gente que odeia! Hahahaha
    Uma pena que não gostou, mas é sempre bom ler coisas diferentes do que está acostumado, né?
    Acho que posso gostar O Oceano no Fim do Caminho, já que é do estilo que eu gosto!
    Beijo

    ResponderExcluir
  19. Oiee

    Eu nunca li nada do autor, já ouvi falar que é muita viagem, como vc falou fantasia demais. E como eu não curto muito, ainda não tive curiosidade de ler nada.
    Sua resenha ficou ótima e acho que para quem curte o gênero é uma ótima dica.

    bjs
    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Olá Kamila,
    Adorei sua resenha ao contrário de você, gostei demais do livro, apesar de ter tido essa percepção apenas depois de terminar.
    Não lembro em minha edição de ter repetição de palavras, mas já faz muito tempo que li.
    A sua sinceridade é primordial para futuros leitores.
    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Olá, eu ainda não li nada do autor, e mesmo com sua resenha não muito positiva, eu confesso que ainda tenho vontade de ler esse livro, quem sabe eu goste, né?!

    ResponderExcluir
  22. Sabe o que é interessante, as crianças repetem muito as palavras numa única frase, inclusive nessa idade de sete anos, e não digo por, eu acho, mas por trabalhar desde 2007 com esse público também. lógico, isso não é geral, mas comum. Agora, certamente, eu também ficaria irritada com a repetição do termo... não curto muito isso... até pq, esse não é um livro infantil, acho que poderia ter tido um trato maior com a linguagem empregada.

    ResponderExcluir
  23. Oioi!
    Sempre quis ler um livro do Neil Gaiman e nao conhecia o livro O Oceano no Fim do Caminho.
    Detalhes demais cansa, mas detalhes nojento nao da ne?! hehe.... adorei saber mais do livro aqui e animei de conhecer.
    Quero saber o desfecho de tudo...adorei a dica de leitura.
    A capa é linda e misteriosa.
    Beijos!

    Livros e Sushi • Facebook InstagramTwitter

    ResponderExcluir
  24. Olá!
    Nunca li nada do Neil Gaiman. Não me recordo se já vi esse livro em algum lugar, mas não sabia exatamente do que se tratava. Pelo título e pela capa, ele nos passa uma impressão totalmente diferente.
    Achei a premissa interessante porque gosto muito de livros que envolvem forças ocultas e estou querendo me aventurar mais pelo mundo da fantasia, mas não sei o que pensar sobre esse livro. Com certeza ele tem elementos que me atraem (e muito), mas não sei se é algo que eu leria num primeiro momento.
    Parabéns pela resenha.
    Abraços!
    http://blogladoescuro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Caramba Kamilla, fiquei agora aliviada, tentei ler esse livro é larguei no começo Tava achando tão arrastadinha a escrita, e ouço só maravilhas sobre o Neil, então achava que problema era comigo. Ufa!
    Talvez tente outro livro dele, mas esse realmente concordo, bem repetitivo, talvez seja a tradução...
    Mas...
    Ótima resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  26. Tem mil anos que quero ler esse livro. Já falaram bem e já falaram mal, mas sua resenha está diva e agora quero ler ainda mais. Adoro o Gaiman e esse com certeza está na lista!

    ResponderExcluir
  27. Oi, Kamila!
    Esse livro me lembrou "A menina que não sabia ler". Também é narrado por uma criança e não sabemos o que é real e o que é imaginação. Como não gostei dele, não arriscarei ler "O oceano no fim do caminho".
    Beijos

    http://tudoqueeuli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  28. Olá.. tudo bem??
    Que pensa que a leitura não rolou pra ti. Eu não curto muito livros fantásticos, ainda mais com excesso de detalhes... por isso não tenho pretensão de ler este livro, claro que morro de vontade de conhecer a escrita de Neil.. mas estou procurando um livro que chame a minha atenção. Eu gosto muito dessa capa é muito bonita e sugestiva... Xero!

    ResponderExcluir
  29. Oi Ka, quero muito ler esse livro, é uma pena que você não se identifique muito com a temática do livro, pois é uma das que mais gosto. Adorei a resenha!

    Abraços
    Literaleitura

    ResponderExcluir
  30. A premissa do livro me parece ótima mesmo! Como eu gosto de fantasia, sinto que me daria bem com o livro. Além disso, me foi indicado por vários leitores fora da blogosfera, então tem um pouco mais de credibilidade (por ausência de influencias)... No entanto, excesso de fantasia e ausência de verossimilhança são chatos mesmo... Lerei p ver no que dá!

    ResponderExcluir
  31. Kamilla, eu descobri que sou mais fã do Gaiman quando o assunto é Sandman.
    Li um livro dele e não curti...
    Mas gosto muito de magia, então o tema me atrai, embora tenha essa história chata da repetição.
    Talvez eu dê uma chance mais para a frente.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  32. Oi
    sabe que eu gosto de fantasias e afins, mas esse livro, não sei porque, não me chama atenção???

    nunca tive vontade de ler, e continuo sem vontade...hehehehe

    amei a sua resenha sincera! bjs

    ResponderExcluir
  33. Olá, quero muito ler essa obra, adorei a premissa e sua resenha.O enredo parece ser bem intrigante.

    Super beijo

    ResponderExcluir
  34. Olá! Neil Gayman é um grande escritor, sem dúvidas nem uma. Mas foi bom saber que não tivesse uma experiência assim tão boa com a obra dele, eu estava pensando em começar a ler seus livros, mas vou começar por outro.
    Abraços!

    cafelivrosseries.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  35. Oie
    tenho muita curiosidade pelo livro pois sempre quis ler algo do autor e minha amiga leu e gostou, sua resenha ficou legal e espero poder arriscar em breve, espero que curta Para sempre alice eu amei o filme e estou louca para ler também

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  36. Esse livro me foi indicado por uma amiga, e ela o elogiou horrores. Como não tenho por hábito ler nenhum livro sem antes pesquisar um pouquinho ao menos sobre ele fui olhar algumas resenhas.

    Li várias resenhas dando entre 4 a 5 estrelas tanto aqui no skoob quanto no goodreads, onde ele foi, inclusive, posto como uma fábula excepcional que é contada mostrando “um raro entendimento do que faz de nós humanos e que revela o poder que as histórias possuem de nos proteger das maldades interna e externa”. Foi posto, ainda, como um dos mais indicados entre os livros de 2013.

    Enão, imagina meu choque ao ler e descobrir que ele não é nem de longe o que eu esperava. Jamais o teria indicado como leitura para um adulto. Tem coisas positivas? Sim, mas não em nem infantil o suficiente para uma criança e nem maduro suficiente para um adolescente. Não gostei.

    ResponderExcluir
  37. Olá.
    Esse livro nunca despertou um interesse em mim para leitura, eu até tenho a edição digital,mas com esta resenha, não lerei tão cedo. Gostei muito, foi bem sincera.


    Abraços,
    www.isaaczedecc.blogspot.com

    ResponderExcluir
  38. Olá, tudo bom?
    Poxa, que pena que você não curtiu a leitura.
    Enquanto você estava falando sobre o que se tratava o livro eu fiquei curiosa pra caramba, daí você disse que a leitura não te prendeu hahah
    Bom, eu quero ler um livro dele faz muiito tempo. E eu achei o enredo e a capa maravilhosos :D
    Daí ainda está na minha listinha! Quero saber que mundo novo foi esse o/
    bjs
    www.horadaleitur.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  39. Olá!

    Não tenho lido muitas coisas positivas sobre o livro... Eu adoro fantasia,mas tem muita gente dizendo que a estoria é um anto quanto confusa... E sinceramente olhando para o titulo do livro eu jamais imaginária que havia fantasia nele. Não sei se eu leria.


    Beijinhos!
    Cantinho Cult

    ResponderExcluir
  40. Oiee.

    Nunca li nada do Neil Gaiman, ouvi falar desse livro pela primeira vez na turnê da intrínseca. Gostei muito da capa dele, mas já nem me lembrava mais do que tinha sido falado desse livro. Livros detalhistas são muito cansativos e no momento estou procurando leituras mais leves, mas um dia pretendo ler e dar uma chance para o autor.
    Beijos

    ResponderExcluir
  41. Olá! Já ouvi falar bastante desse livro, mas nunca tinha visto uma resenha. Que pena que ele não te envolveu tanto, gostei bastante da história é fiquei mais interessada em ler. Espero poder fazer isso um dia :)

    ResponderExcluir
  42. Oi..
    Eu tenho esse livro, ganhei ele numa promoção ano passado..
    Mas, ainda não li..
    abraços.

    ResponderExcluir
  43. Oi lindona *----*

    Sabe nunca li nada do autor até agora, serio nunca tive vontade de conhecer o trabalho dele e esse livro em especial divide muitas opiniões ou é 8 ou 80, fico feliz que você esteja no time que ama e saber que a estória é tão envolvente me anima querer ler.

    Bjos
    http://rillismo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  44. Eu gosto muito de uma boa fantasia, mas excesso de detalhes nojentos não é comigo. Quanto à repetição exagerada de algumas palavras, é preciso ver se o problema é com o autor ou com o tradutor. Às vezes o tradutor estraga o trabalho do autor. Vou dar mais uma pesquisada sobre a obra antes de decidir se leio ou não.

    Tatiana

    ResponderExcluir
  45. Ola Kamila eu amo fantasia mas nada exagerado assim como você descreveu na resenha muitos detalhes deixam a leitura pesada, já li muitos elogios as obras do autor mas um detalhe sempre se destaca, ler com calma. Dessa vez a premissa do livro não me chamou atenção. Vou deixar para ler quem sabe em outro momento. beijos

    Joyce
    Livros Encantos

    ResponderExcluir

Olá!!

Fortaleça este humilde blog, deixe seu comentário e seu link para eu retribuir sua visita!

Se quiser, entre em contato através do email resenhaeoutrascoisas@gmail.com :)