Olá!

O resenhado de hoje é um livro que têm uma forte carga emocional. Então, já aviso: se não gosta de cenas fortes, esse livro não é para você. Espero que gostem de O Que Há de Estranho em Mim, da Gayle Forman.

O livro nos apresenta Brit, uma garota que vive com seu pai, sua madrasta e o meio-irmão em Portland. Ela tem 16 anos e faz parte de uma banda, a Clod. Desde o desaparecimento de sua mãe, ela tem uma vida que a madrasta considera rebelde: chega tarde em casa, tem tatuagens e piercings, pinta o cabelo, enfim, coisas que muitos jovens fazem.

Mas, o pai de Brit resolve interná-la em uma clínica para corrigir sua "rebeldia". A clínica na verdade era um reformatório. Que não reformava ninguém, só piorava. Ao chegar na clínica, ela teve suas roupas e piercings confiscados e foi parar em um quarto que mais parecia uma solitária. O reformatório trabalhava com seis níveis. Quem chegava era Nível Um, quem estava para ir embora era Nível Seis e tinha direito a várias regalias, como breves passeios e telefonemas para os pais. Conforme Brit ia subindo de nível - a contragosto, porque sabia que tinha que dançar conforme a música - ela foi conhecendo quatro meninas, a quem se uniria para dar um fim no sofrimento que estavam passando.
Aproveito e mostro meu outro livro da Gayle, Eu Estive Aqui, também recebido em parceria com a editora
Martha é a gordinha que outrora fora miss, Bebe é filha de uma famosa atriz e estava lá porque transou com um latino, Cassie é gay (e não gosta de ser chamada de lésbica) e V é um mistério. E era por isso que as cinco meninas estavam lá: por não se encaixarem na sociedade que é imposta.

O reformatório era todo cheio de falhas, mas duas figuras merecem destaque: a dra. Clayton (que era a "psicóloga") e Bud Austin, o Xerife, que controlava as TC, Terapias Confrontativas, que, em suma, eram quando as jovens se reuniam para humilhar umas às outras. Além disso, as jovens tinham que passar o dia empilhando blocos de concreto no calor infernal de Utah, onde ficava o local.

Fora do reformatório, Brit só podia contar com seus parceiros de banda, Erik, Denise e Jed (que ela nutria um carinho especial por ele). Sua mãe sumiu e o pai resolveu interná-la, praticamente abandonando-a. E é nesse inferno que Gayle Forman nos presenteia com uma história de superação, amizade com uma pitada de realidade.

Achei essa música muito linda, por isso compartilhei com vocês :)
Que história! Quando eu solicitei este livro junto à Arqueiro, parceira do blog, já imaginava que viria uma história tensa, devido à capa, onde mostra uma jovem sentada em uma cadeira, como se tivesse sido punida. Li os dois primeiros capítulos e já entrei em desespero: sabia que viria violência. Bom, eu adoro livros e filmes onde os personagens lutam, morrem e etc. Mas não suporto cenas de estupro e tortura, essas me embrulham o estômago - mesmo sendo ficção. Dei uma pausa de uns dois dias e depois retomei a leitura até o fim.

Brit e suas amigas são "desviadas" perante a sociedade, mas não há nada demais com elas, são jovens normais, com opções e gostos diferentes da maioria. E por isso foram jogadas pelas próprias famílias nesse lugar horrível. E não é só isso que a autora retrata. Ela também fala da traição, por parte da família, que coloca a pessoa num lugar desse achando que está fazendo o bem. Mas a pessoa sai pior que entrou. E a família abandona em lugares assim à própria sorte. É de chorar.

Quando eu digo que leio para saber qual mensagem o/a autor/a está transmitindo, é porque quero refletir sobre a história. E não foi diferente com esse livro. Me veio à mente que, muitos jovens, por aí, estão sofrendo em reformatórios de verdade, muito piores do que os retratados no livro - aliás, eu esperava mais em determinado momento.
Eu esperava mais porque, do nada, as meninas começaram a fazer coisas que eram praticamente impossíveis (não vou falar porque é spoiler),mas também pode ser porque eu esperava algo muito mais pesado do que foi retratado. Vários problemas são apontados pela autora durante a história, como a Síndrome de Estocolmo, que algumas das internas desenvolveram. Me surpreendi com duas personagens em especial: V (que se chama Virginia) e a mãe de Brit, prestem atenção nelas, é de chorar.

Encontrei apenas dois erros de revisão, crassos, mas que não atrapalharam o andamento da história. Por fim, me sinto na obrigação de recomendar essa história maravilhosa, com personagens que podemos nos identificar com alguma delas e torcer para que elas terminem bem.




31 Comentários

  1. Nossa, que estória pesada!
    Mas quero ler sim. Gosto desses livros que são um tapa na nossa cara.
    Nem tudo são flores e é importante livros abordarem temas assim!

    Beijos

    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi, Kamila!

    Assim como você, eu amo livros mais tensos, sérios. Aqueles em que os personagens duelam. Não me incomodo com mortes, até para que envolva o emocional do leitor e crie certo clima vínculo, mas se tem algo que me enoja é o estupro. No entanto, não há como fugir desse fato, e o que vemos nos livros são parte de uma realidade. "O Que Há de Errado em Mim" parece ter um cenário bem obscuro. Me despertou curiosidade de saber o final e como essas garotas lidam com tudo isso. Parabéns pela resenha!

    www.estranhoscomoeu.com

    ResponderExcluir
  3. Oi!

    Conheci a história desse livro esses dias e ela me interessou mais do que a outra obra da autora, Se eu ficar. As vezes é bom fazer leituras com temas mais pesados, para estar em contato com uma realidade diferente.
    Tenho curiosidade em lê-lo ainda mais com a sua resenha, tão positiva!

    beijos
    http://infinitudedepalavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. o que eu gosto nesse livro é seu jeito fluido de tratar temas sérios!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá.
    Esse livro cada vez mais me chama a atenção, tenho o mesmo problema que você quanto a estupro, não suporto. Mas dependendo de como é usado e de como o criminoso ê tratado até consigo lidar porque sei que ele será Punido, não gosto quando é gratuito ou quando é usado em histórias de amor.
    Dica anotada.
    Beijos

    www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Gosto desse livro porque Gayle tratou o tema de forma leve. E obviamente chamou atenção para algo que existe muito por ai, essas instituição que prometem cuidar der adolescentes, mas na verdade é outra coisa.
    A mãe da Brit tem uma história super pesada. Acredito que Gayle deveria escrever sobre ela.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Hahaha, adorei o marcador completando a capa do livro. Adoro a Gayle, já estou ansiosa pra ler esse livro dela, a mulher é uma das minhas autoras favoritas. Gostei da resenha.
    Beijos.
    Nasci Gabriela - www.nascigabriela.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá Kamila, tudo bem?

    Já tive tantas decepções com a Gayle, que mesmo estando curiosa, preferi deixar para lá. Ainda tenho medo de levar mais uma duologia adiante e não gostar :c

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi Kamila.

    Tenho muita curiosidade de ler esse livro, por causa das resenhas que venho lendo. Eu tenho apenas os livros Se eu ficar e Para onde ela foi e li apenas o primeiro.

    Bjos

    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oii Kamila, tudo bem?
    Ainda não li este livro, mas deste que foi lançado eu tenho bastante vontade de ler esta obra, acho encantadora e diferente do que costumo ler.
    Beijão

    ResponderExcluir
  11. Olá, Kamilla. Já li Eu Estive Aqui da autora e vi que a narrativa dela é bem intensa. Já esperava a mesma coisa deste livro.
    Com certeza já o adicionei a minha lista de leitura.

    ResponderExcluir
  12. Oi,

    Eu me tornei um pouco preconceituosa com os livros da Gayle porque lí três e fiquei super frustrada, mas essa sinopse me chamou bastante atenção. Assim como você, "sou fraca para cenas fortes" ainda que em ficção. Então sei que sofreria um bocado lendo esse livro, no entanto, gosto muito de drama, e pelo jeito essa história é um drama sem fim. O conteúdo não é novo, é até meio clichê: "a menina revoltada porque perdeu o pai ou a mãe de forma trágica (ou não) e é vista com maus olhos pela sociedade", ainda assim, creio que tenha muita coisa nova no desenrolar da história.
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  13. Fiquei surpreso com essa temática do livro, já coloquei na minha lista de favoritos. Amei esse livro e curto ler algo que nos transmitam uma mensagem forte que nos faça refletir. Amei sua resenha.

    ResponderExcluir
  14. Oi, já li algumas resenhas da obra e fiquei muito curiosa a respeito. O livro parece ser ótimo, quero lê-lo em breve.

    http://mysecretworldbells.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Esse livro parece ter uma carga emocional pesada. Eu já li muitos livros pesados, mas nada assim.
    Brit parece ser uma menina forte, mas não problemática.
    Eu gostei da premissa e estou adicionando na lista.
    Sua resenha está ótima e com mutas informações.

    Beijinhos
    http://casinhadaliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. muito legal o blog!!!
    parabéns! Sucesso para o blog!
    http://redomacritica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi,
    Olhando pela capa o livro realmente parece ter uma carga emocional mega forte. Apesar de esta numa fase de livros mais leves, fiquei bastante curiosa com esse livro. Só to com medo de largar o livro por não aguentar a pressão.
    Bjs!
    Fadas Literárias

    ResponderExcluir
  18. Já li diversas resenhas sobre esse livro, e toda vez fico chocada com esse pai, que interna a própria filha em uma instituição tão desumana. Eu só li o livro Se eu ficar dessa autora, e até gostei, mas creio que, pela premissa de O que há de estranho em mim, vou gostar muito mais deste. Ótima dica!

    Tatiana

    ResponderExcluir
  19. Oie
    nossa, eu estou louca para ler esse livro, curto bastante a autora e o enredo chamou muito a minha atenção, espero poder ler em breve e curtir bastante

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Olá...

    É tanta resenha dessa obra que acho que só eu que ainda não li, kkkkk
    O enredo parece mesmo ser ótimo, acho que eu também vou gostar bastante...preciso comprar meu exemplar amanhã mesmo!

    Beijokas da Quel ¬¬
    Literaleitura

    ResponderExcluir
  21. Olá, tudo bem.

    Li este livro recentemente e gostei. Achei a ideia de mostrar como é estes reformatórios muito bacana. Conhecer uma realidade diferente do que estamos acostumados. Eu até achei uma leitura tranquila, não senti nenhum desconforto durante a leitura. Mas achei interessante a forma que o livro mexeu com você, isto prova como cada leitor vai se identificar de um jeito com uma história, podendo gostar ou não. A Gayle vem me conquistando a cada dia, e espero ler mais coisas dela.

    beijos
    http://chalecult.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Oi Kamila! Quero ler esse livro e essa semana quase o comprei. Adorei a premissa. Li algumas resenhas antes, então já tenho noção sobre o que é tratado.
    A sua resenha, em específico, me mostrou a fundo mais sobre os personagens e o reformatório, e isso aumentou minha curiosidade.
    Beeijos
    lua-literaria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Olá!
    Eu chorei horrores em Se eu ficar, porque me lembrou um fato pessoal, acho que os livros da Gayle sempre trazem uma historia marcanta, e esse não parece diferente, assim q eu ler " Eu estive aqui " vou ler esse.
    Há sua resenha está perfeita. Parabéns!

    ResponderExcluir
  24. Olá!

    Eu ainda não li e na verdade não quis solicitar justamente pela temática do livro. Estou a procura de livris mais leves e acho bem legal a Arqueiro trazer os primeiros livros da Gayle. E saber que foi bem escrito é bem legal.
    Como eu disse, não tô no clima para essa obra. Quem sabe mais para frente.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  25. Kamila, já não sei mais o que pensar sobre esse livro, pois já li resenha sobre ele de todas as opiniões possíveis e apesar de tudo que li tenho interesse em ler por mim mesma sobre Britt e esse bendito reformatório.
    Parece ser uma leitura instigante.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  26. Olá, tudo bom? Recebi esse livro em parceria com a Editora Arqueiro também e confesso que estou adiando a leitura! O motivo? Vivo em uma relação de amor e ódio com a autora que me deixou receosa quanto a esse livro. Agora, após ler sua resenha, fiquei bem curiosa com a leitura. Gosto das temáticas abordadas na obra e gostei de saber os sentimentos que a leitura causou em você. Ótima resenha!

    Beijos!
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  27. Olá...
    Pensa numa pessoa que é fã declarada da Gayle?
    Pois então!!!
    Eu to doida para ler esse livro. Achei a temática dele bem intensa e diferente. Fiquei realmente curiosa.

    beijos
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  28. Oi!
    Eu gostei muito do livro, achei que foi uma história e tanto. Também esperava que a autora se aprofundasse um pouco mais no tema e que algumas coisas se resolveram meio que magicamente, mas mesmo assim fui muito tocada pelo livro.
    Bjs!
    Quem Lê, Sabe Porquê

    ResponderExcluir
  29. Eu li "Se eu ficar" e adorei. Por causa dele quero ler toodos os livros de Gayle, acho os temas dos livros todos interessantes. Esse livro não é diferente.
    kamila adorei a sua resenha, eu sei que com certeza vou gostar do livro, assim como você!

    parado-na-estante.blogspot.com.br
    facebook.com/paradonaestante

    ResponderExcluir
  30. Olá Kamila,

    Obrigada pelo aviso, pois odeio cenas fortes. Hahaha Mas, lendo a resenha descobri que o livro é um tanto parecido com um que li que é Garota Interrompida, é na realidade a história da vida da autora Susanna Kaysen, ela viveu na pele muitas das coisas que acontecem em O que há de estranho em mim?, e creio que vou me envolver com a história pela possibilidade de fazer uma análise mais psicológica dela.

    Bjs
    Tânia Bueno
    www.facesdaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  31. Oi... sabe li muitas resenhas sobre esse livro, mas nenhuma me chamou atenção igual a sua! Já tinha ficado interessada em ler "o que ha estranho em mim", mas agora depois da sua resenha fiquei ultra mega curiosa para saber tudo nos mínimos detalhes e, principalmente, o final!

    Parabéns!
    Bj
    Keyla - http://www.blogleituraterapia.com.br/

    ResponderExcluir

Olá!!

Fortaleça este humilde blog, deixe seu comentário e seu link para eu retribuir sua visita!

Se quiser, entre em contato através do email resenhaeoutrascoisas@gmail.com :)