Olá!

Hoje trago uma resenha que, juro para vocês, não sei como consegui escrevê-la. De tão maravilhoso que é esse livro, fiquei uns bons dias sem saber como escrever, simplesmente não tinha palavras. Então me acompanhem e se apaixonem pelo O Garoto dos Olhos Azuis, de Raiza Varella.

PS: peço desculpas para a autora e também para a Thais Turesso, do Viaje na Leitura, pela demora em postar a resenha, pois ela foi minha ponte até a autora e, graças a ela, tenho meu exemplar autografado. Não é fácil ser blogueira, proletária e universitária. Será que quando eu começar a vender miçangas, terei mais tempo? rs



O Garoto dos Olhos Azuis começa com nossa protagonista Bárbara (ou simplesmente Bá, mas como odeio monossilábicos, aqui será Bárbara) indo a um casamento, quando era criança. Nesse casamento, o centro das atenções era a noiva, ninguém ligava pro noivo. Mas Bárbara teve o feeling de olhar o noivo enquanto a noiva subia ao altar. E ficou embasbacada com o que viu: um noivo apaixonado, com um sorriso largo, pronto para receber sua amada. E Bárbara decidiu que também queria um casamento assim, com um noivo que a olhasse como esse noivo olhava sua prometida. Desde então, passou a observar o noivo toda vez que ia a um casamento. Junte isso com o fato de que sua avó (muito legal e a frente do seu tempo) lhe contava sobre o cavalo branco.

Um dia, enquanto estava de férias, Bárbara, ainda adolescente, passou por uma situação constrangedora que lhe fez conhecer o garoto dos olhos azuis, que lhe estendeu a mão, entregou flores e depois a beijou. Um selinho simples, mas que marcasse Bárbara por anos a fio. Ela queria revê-lo de qualquer jeito. Óbvio que não conseguiu. Juntando o que viu quando criança, mais o beijo, as histórias de amor que sua avó contava e o que ela via nos filmes da Disney... pronto, temos uma romântica incorrigível!

O tempo passou e ela conheceu Miguel, que jurava que era o amor da sua vida e que seriam muito felizes. Lindo, não acham? Pena que não foi assim. Depois de três anos juntos, Bárbara estava subindo ao altar quando viu que Miguel não a esperava de forma apaixonada. Acharam isso ruim? Piorou quando Miguel confessou que amava a (vaca da) "melhor amiga" de Bárbara, Manuela. Na frente da igreja inteira. Nossa protagonista faz cosplay da moça do filme Noiva em Fuga (esqueci o nome dela), mas sem o carro da Fedex.

Para suportar essa dor imensa, Bárbara deixa São Paulo para voltar à casa de seus pais, no Rio Grande do Sul. Lá, ela dividiria um apartamento com Augusto e Gustavo, seus dois irmãos, chatos de galocha, mas que a amam muito. Além deles, também voltaram o pai (um cara legal e compreensivo) e a mãe (muito doida) de Bárbara. No apartamento, também viviam Bernardo e Ian, o dono do apartamento.

De início, Ian e Bárbara não se dão bem, ainda mais quando ela descobre que não deveria ter comido o sorvete dele (regras da casa). Em contrapartida, Vivian (ou Vi) aparece para dar um pouco de alegria para Bárbara. Sem falar que ela é irmã de Ian. Com o tempo, Ian e Bárbara vão descobrir sentimentos até então enterrados. Mas vai demorar, por ora, eles vão se odiar como cães e gatos.

Vou parar por aqui, senão vou soltar uma enxurrada de spoilers. O que dizer dessa história que tem mais reviravolta que novela turca? Leiam, apenas leiam. Dá vontade de consolar a Bárbara, porque ela sofre. E como sofre! Se ela existisse, eu daria um abraço nela e a levaria para um bar pra encher a cara ao som de All By Myself (sim, a protagonista disse que gostaria de encher a cara ouvindo Céline Dion e não é todo dia que eu vejo isso). Falando sério, o livro te cativa do começo ao fim, quando você acha que ela vai ficar bem, acontece uma coisa muito louca e você fica: por quê???? Que mal ela fez???? Ela acaba chutando o pau da barraca e colocando a culpa nos filmes da Disney (que ela acha que ilude as pessoas) e no Garoto dos Olhos Azuis (que ela nunca esqueceu).

O livro é maravilhoso, mas peca demais nos erros de revisão. Tem muitos, muitos mesmo. Cada capítulo tem um nome e tem citação de livro ou filme (aparecem intercalados). Isso eu achei bem legal. A capa é uma delicadeza só, bem harmoniosa com a fonte utilizada para escrever o título e os nomes de cada capítulo e a fonte é confortável e as folhas amareladas, contribuindo para uma leitura que, só não é 100% agradável por causa dos erros.


Pra quem não consegue ler: Eu sempre achei/ Que minha vida poderia ser/ Como uma fantasia/ Cada dia uma aventura/ Uma nova emoção/ Teria sido só... ilusão? (Cinderela, Muito mais que sonhar, abertura do capítulo 13)


Aproveito para agradecer a confiança que a Thais e a Raiza tiveram comigo e com o Resenha. Recebi meu exemplar autografado e com um marcador tão lindo quanto a história. Só me resta agradecer novamente e esperar que a Raiza continue escrevendo livros maravilhosos. E que o Garoto dos Olhos Azuis seja o primeiro de muitos sucessos literários!


(Ela tem uma letra bem bonita!)

E o que aconteceu com o Garoto dos Olhos Azuis? Bem, só lendo pra conferir :)


13 Comentários

  1. Oie,
    infelizmente a revisão fico com dó da autora, afinal, tenho certeza que ela gastou dinheiro revisando e a pessoa fez um péssimo trabalho :(
    Adorei a resenha e premissa do livro, dica anotada e add no meu skoob.
    Parabéns a autora pelo livro!

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Eu acho que você falou um pouco mais na resenha hahahaha.
    Mas eu sempre acho isso.
    Enfim, eu gostei de ler a história. é como um filme da sessão da tarde <3 <3 <3
    Mas eu achei que teve reviravolta demaaaais. O lado bom é que ela soube trabalhar todos eles. Realmente, a revisão falhou.


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  3. É uma pena a revisão com tantos problemas, porém ainda bem que não foi nada que tenha trapalhado sua leitura.
    Não conhecia o livro, mas pelo que vi aqui parece ser leve e gostosa de acompanhar. Você super curtiu a leitura, então o livro deve realmente ser bom. Sucesso para a autora.

    LETRAS COM CAFEÍNA

    ResponderExcluir
  4. Oii
    Vi esse livro no blog da Ana. Achei a estória meio água com açúcar.. Não sei se eu leria.
    A sinopse não me deixou muito curiosa, mas não sei se seria diferente se eu lesse de fato o livro.

    Beijos
    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi.
    Que cena chocante logo no começo.
    É realmente trágico.
    Eu gosto de comédias românticas. Geralmente são boas.
    Não é o melhor livro do ano, mas seria uma leitura agradável.
    Água com açúcar, mas parece diferenciado.
    E, sendo nacional, vale ler.
    Abraços.
    Diego || Diego Morais Viana

    ResponderExcluir
  6. O livro parece ser muito bom mesmo! Adorei sua resenha, ficou ótima mesmo você tendo tido que não sabia como escreve-la. Já passei por situações assim, mas no final a gente nunca acha que está bom kkk.
    O fato de ser nacional da mais um ponto para o livro, a capa é de fato divina e é um livro que eu leria para ontem! Espero que os erros de gramática não incomode na hora da leitura.
    Beijos,
    Gabrielle Garcia - ABCD dos Livros.

    ResponderExcluir
  7. Oi! Esse livro é simplesmente lindo! Eu também li, resenhei e tive a oportunidade de tê-lo autografado. A Raiza arrasou nesse livro de estreia, ele entrou para a minha lista de preferidos com louvor.
    Parabéns pela bela resenha.

    Beijos,
    Dai | www.cheirodelivronacional.com.br

    ResponderExcluir
  8. Kamila eu também tenho problema com monossílabos mas enfim a resenha está muito boa! Já li várias recomendações do livro, quero em breve ter a oportunidade de ler.
    Parabéns pelo autógrafo, sei o quanto é bom ter um livro autografado

    ResponderExcluir
  9. Oi Kamila!
    Adorei a sua resenha, adoro livros assim, sou uma romântica rs' Coitadinha da Barbara perceber que seu futuro marido não tem aquele olhar. Adoro personagens que brigam que nem cão e gato, é muito divertido e é nessa relação que nasce um amor. Fiquei com muita vontade de ler. E já adicionei na minha lista no skoob!

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br//

    ResponderExcluir
  10. Oi Kamila, tudo bem?
    Você me deixou mais curiosa ainda para ler esse livro. Já estava com vontade de ler por conta da sinopse e das resenhas que li, mas adorei a sua e agora eu preciso desse livro, rs. Mesmo não sendo do gênero que eu curto, parece ser uma leitura ótima para passar o fim de semana.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
  11. Oi tudo bem?
    Tem umas revisões que Deus tenha dó. Adorei a premissa do livro, verdade a Disney e Jane Austen fazem muitas mulheres, virar românticas incorrigível que não é o meu caso. Graças a Deus!!
    Amei sua resenha, pois não sei se foi o livro ou sua resenha na verdade só sei que adorei, vou adicionar na minha listinha de nacionais.
    Beijos
    Eu e meu vício chamado Leitura

    ResponderExcluir
  12. Oie, tudo bom?
    Esse livro parece ter um romance bacana, principalmente por "brincar" com o tempo. A protagonista parece ser uma pessoa que passou por muita coisa e isso chama minha atenção e me instigou a ler esse livro um dia. A capa é completamente incrível.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Que pena que tenha tantos erros de revisão. Mas a história parece ser muito bonita e encantadora. Já vi uma amiga minha que amor e depois de ler a sua resenha com certeza irei dar uma chance.
    Beijos e sucesso.

    ResponderExcluir

Olá!!

Fortaleça este humilde blog, deixe seu comentário e seu link para eu retribuir sua visita!

Se quiser, entre em contato através do email resenhaeoutrascoisas@gmail.com :)