Olá!

O resenhado de hoje faz parte do projeto "Tá na estante, não leu? Seu amigo escolheu!". A Ani, do Entre Chocolates e Músicas me convidou para participar do projeto e escolheu pra mim o "Meu amor, Meu bem, Meu querido", da Deb Caletti. O post que a Ani me indicou está aqui.

PS: semana passada, no post dos Lançamentos dos nossos parceiros Arqueiro/Sextante/Sde (aqui), eu falei que ia ter post. Não vai ter mais por motivos de: fiquei pouquíssimo tempo no local, não aproveitei praticamente nada, só deu pra tirar meia dúzia de fotos (a maioria ruins) e encontrar uma amiga.




"Meu amor, Meu bem, Meu querido" conta a história de Ruby McQueen, uma jovem é conhecida como Garota Calada. Por ter passado por alguns constrangimentos na escola, ela decidiu que seria uma Garota Calada, que, em suma, é a garota que quer passar despercebida.

Ela mora em Nine Mile Falls, perto de Seattle. Cidade pequena, que tem como destaques a Rua Cummings, que à noite é muito perigosa; e a Moon Light, um local destinado aos fãs de paraglider. Era possível ver paragliders sobrevoando a qualquer hora do dia. Bonito de se ver, segundo Ruby.
Ela mora com sua mãe e seu irmão, Chip Jr e Poe, o Cachorro Burro. O pai os deixou há alguns anos, para seguir o sonho de ser um cantor famoso – que não se realizou, claro. Ele aparecia às vezes na casa da família. A jovem era muito tímida, mas uma escolha mudaria seu destino.

Certo dia, ela estava passando numa rua, onde viu uma casa suntuosa. Nessa casa havia uma moto, do tipo Harley-Davidson. A casa pertencia à família Becker. Travis era o dono da moto. Ela o conhecia da escola, mas nunca tinha falado com ele. E ela achava que ele não falaria com ela. Ela, num acesso de loucura, entrou na casa Becker – aproveitando que o portão estava aberto – e viu-se surpreendida pelo próprio Travis que a convidou para uma volta de moto. E ela aceitou (que doida).

Como nem tudo são flores, Travis era “chave de cadeia”. Mas Ruby queria algo diferente nesse verão. Ela tinha se cansado de ser a Garota Calada. Mas escolheu uma péssima forma de curtir as férias. Aí Ruby comete vários erros e a história fica enrolada, então vamos pular para a parte em que Ruby vai para um clube de leitura. Um clube que lê e conversa sobre as obras do autor Charles Whitney (que já aviso que não existe. O único que existe é ex-jogador de basquete).

As Rainhas Caçarolas – como são denominadas – são compostas por várias idosas que curtem a escrita do romancista. Entre uma leitura e outra, descobrem que Lillian, uma das participantes que menos falava – porque tinha sofrido um derrame – foi o grande amor de Whitney, foi a musa dele. E as Rainhas Caçarolas, mais Ruby, a mãe, o irmão, e Harold (o único membro masculino do clube) bolam um plano para unir os dois – porque Whitney está vivo, do outro lado de Nine Mile Falls.

Sabe aquele livro que você compra só por consumismo? Foi isso que aconteceu comigo. Eu vi esse livro nas Americanas por apenas R$8. Vi e achei legal, nem julguei pela capa – bonita, aliás. Mas o livro traz uma história que põe em xeque o que sabemos sobre amor e perdão. Mostra como um simples ato – o de invadir uma casa, como Ruby fez – pode transformar uma pessoa. Sim, Ruby se transforma, amadurece com seus erros, percebe que, até então tinha outra concepção da vida.

A Novo Conceito fez um incrível trabalho de diagramação/revisão. Só encontrei um erro de português. A fonte é boa e as páginas são amareladas. Apesar de ser meio enrolada nos primeiros capítulos, a história é recomendada justamente pela reflexão que oferece. No fim do livro, depois que a história termina, tem uma espécie de “caderno de atividades”, que são algumas perguntas sobre o livro. Tipo aqueles “Estudo do texto” que fazíamos na escola – tem gente que ainda faz, mas eu já passei desse tempo, rs. Depois desse “caderno”, o livro ainda aconselha a participarmos de clubes de leitura.

E a respeito do título, é um trocadilho, que nos é apresentado na metade final da trama.

Leiam, a história é linda demais, mesmo a Ruby agindo como uma tonta às vezes. A mensagem que a Deb transmite é maravilhosa.


15 Comentários

  1. A história parece ser linda !
    Não conhecia o livro , mas , fiquei bastante atraída ... Parece ser muito bom :)
    Beijos

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oii
    Pela descrição não achei que é uma estória marcante, talvez algo para ler e descontrair.
    Não sei se leria, mas a capa é bonita.

    Beijo
    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá!

    Ao ver a capa, jurei que era um chicklit, mas me enganei. Acho que o livro tem um certo dom de drama né? Acho que qualquer enredo que nos faz refletir é valido.
    A capa é fofa e gostei de saber que há ligação no titulo durante o enredo.
    Não está na minha meta, mas leria sim!

    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  4. Quando você vê uma capa e JÁ sabe que compraria, ai lê uma resenha eeeeeeeee.. Entra no site da saraiva para ver se ainda tem hahaha.

    http://www.1001julietas.com/ ♥

    ResponderExcluir
  5. Pela a capa e o nome eu compraria, agora pela sinopse.. Acho que não vou gostar :(
    Espero você em meu blog ♥
    http://quetal-carol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?

    Adorei a capa. Sinceramente, não é o tipo de capa que me atrai assim de cara, mas achei tão legal que li sua resenha com outros olhos e agora quero esse livro (especialmente peço preco, rs). Parece ser uma boa história que daria um filme bem bacana ^.^

    Fernanda Oliveira | Meraki

    ResponderExcluir
  7. Olá, bem bonitinha a estória que se desenrola no clube de leitores, não sei se eu letia o livro por enquanto.
    Concordo com a Fernanda Oliveira, daria um filme muito gostoso de se ver.

    www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olha eu já ouvi falarem muito bem desse livro, mas eu nunca tive muito interesse em fazer a leitura acredita? Mas pela sua resenha acabei mudando de ideia. Me parece ser muito bom. Eu amo um romance e acho que iria me divertir com esse. Vou colocar ele na minha lista para ver se leio em ebook para dar uma olhada nos primeiros capitulos. Se eu gostar irei comprar com certeza!

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/09/resenha-quando-o-amor-e-o-destino-se.html

    ResponderExcluir
  9. Oi Kamila, faz tanto tempo que quero ler esse livro, pena que não tive oportunidade até agora, mas vendo sua resenha me deu mais vontade ainda!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  10. Kamila, achei a ideia do livro interessante e quando vi o nome Travis minha atenção ficou um pouco maior.
    Parece ser uma história meio clichê, mas gostei da parte que a personagem amadurece.
    Sei como é comprar só por consumismo.
    Espero ler o livro, talvez.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  11. Oi oiii!
    Não curto muito esse tipo de história, acho muito clichê e repetitiva, mas é bom saber que nesse pelo menos a personagem amadurece, porque tem uns que nem isso ocorre.
    Curti um pouco a capa, mas a história não me conquistou, então, não leria.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Oi!
    Já ouvi falar desse livro, mas não curto muito livros assim =/ Apesar de gostar bastante desses clichês de romances, rs.
    Adorei a resenha!

    Bjs,
    Fernanda
    http://blogimaginacaoliteraria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Oi Kamila!
    Li esse livro ano passado (eu acho) e apesar de ter achado a protagonista meio "estranha", gostei bastante da história e das Rainhas Caçarolas. <3 Adoraria participar daquele clube do livro, elas são hilárias!
    Que bom que curtiu a leitura! É uma história bem bacana, divertida e que flui tão bem... Vc já leu Um Lugar Para Ficar, da mesma autora? É perfeito!!! Leia, acho que vai gostar. :)
    Beijos
    Coisas de Meninas

    ResponderExcluir
  14. Oi Kamila!
    Assim que esse livro foi lançado eu fiquei com muita vontade de ler mas adiei a leitura e a compra do mesmo. E agora lendo sua resenha fiquei feliz por não ter adquirido, estou cansada dessas adolescentes sem noção rs' sempre me irrito ao longo da leitura e me dá uma vontade enorme de entrar lá e dá uma sacudida nelas! Enfim... a capa é linda mesmo, a novo conceito sempre me ganha com as capas bem feitas! Ótima resenha!

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi Kamila, tudo bem?
    Ainda não li nada da autora e embora esse livro nunca tenha me chamado tanta a atenção, fiquei curiosa após ler sua resenha. Adoro livros que nos deixam reflexões, pois se conseguirmos extrair algo durante a história, a leitura se torna super válida. Adorei sua resenha.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir

Olá!!

Fortaleça este humilde blog, deixe seu comentário e seu link para eu retribuir sua visita!

Se quiser, entre em contato através do email resenhaeoutrascoisas@gmail.com :)