Olá!

A resenha de hoje é de um nacional maravilhoso, que recebi da editora Pandorga, através da Thais Turesso, do Viaje na Leitura. Desde já peço desculpas pela demora em postar a resenha, não é fácil ser leitor assíduo, estudante universitário e ainda ter que trabalhar. Mas a resenha está aí. Espero que desfrutem de O Francês, romance de Daniel de Carvalho.



O Francês conta duas histórias em uma, entre elas, um hiato de 273 anos. Estamos em 2013, município de Carvalhos, MG. Jean está de visita na casa de seu amigo Alaor. Durante o almoço com seu Munir e dona Jamilah, pais de Alaor; e Samira, a irmã. Uma família de descendência árabe. Antes disso, ele conheceu Karina, amiga de Samira. O sentimento nasceu de imediato.

273 anos antes, no que viria a ser o distrito dos franceses, chegava a família Dubois: Rogê, a esposa Nicole e o filho, Adrian, que tinha apenas cinco anos. Antes de ser distrito, o local era conhecido como Arraial dos Franceses. Os Dubois resolveram sair da capitania do Rio de janeiro rumo a capitania de Minas gerais, em busca de uma vida melhor. Antes de chegarem ao Rio, eles tinham chegado da França.

Certo dia, depois de longa jornada, em que estavam famintos e imundos, os Dubois resolveram parar perto de um lago para se refrescar. Lá conheceram a índia Iraci e sua filha, Yara, que tinha a mesma idade de Adrian. Iraci, vendo o estado dos franceses, resolveu-lhes dar abrigo e alimento.

Iraci era casada com o português Borba, dono de um armazém no Arraial dos Franceses. Portanto, Yara era cabocla (filha de índio e branco). Depois de alguns dias, os Dubois resolveram se instalar na casa dos Borba e trabalhar para eles, claro.

O tempo passou, Yara e Adrian cresceram e se apaixonaram. Mas, uma brutalidade pôs fim a esse amor, deixando uma promessa em aberto.

Voltando a 2013, Karina levou Jean para conhecer a avó, Iracema, e sua biblioteca. Na biblioteca, Karina e Jean encontraram um livro. Na verdade era um diário. "Mon Journal", que surgiu misteriosamente entre os livros de dona Iracema.

E a ligação entre esses dois casais está neste diário...

O que dizer dessa história? Incrível! A trama está bem interligada, sem deixar pontos soltos. O mais legal é que os fatos reais se misturam com a ficção, como por exemplo, quando é citada a "língua geral". Pra quem não sabe, a língua geral foi o que podemos chamar de "embrião do português brasileiro" que, a grosso modo, seria uma evolução da língua tupi.

A edição da Pandora deixa a desejar na parte de revisão, encontrei alguns erros. Mas a capa e os desenhinhos que enfeitam os cantos de cada página e os que encerram cada trecho estão lindos. Uma coisa que me incomodou foi o espaçamento entre os parágrafos, é de provavelmente 1,5 mas não atrapalha a leitura. E todas as falas em francês são imediatamente traduzidas. Só isso me permite fazer vista grossa às falhas de revisão. Ainda assim, a história é recomendada.

Pra terminar, vale a pena anunciar o evento de lançamento do "O Francês". Ele ocorrerá no dia 18 de setembro em Piracicaba/SP e no dia 11 de outubro, em Carvalhos/MG. Clica no link pra confimar sua presença lá no Facebook!






20 Comentários

  1. Oláá´!

    Eu achei que ia ficar um pouco confusa com esse monte de personagem mas fico feliz que o autor teve o cuidado de não deixar pontas soltas. Poooxa que pena que tem erros de revisão, isso tira tanto o brilho da obra :(
    Eu tô com o livro aqui e vai ser uma das proximas leituras. O que eu tinha visto enquanto folheava foi justamente isso das traduções em frances, nos livros da Agatha não acontece e isso me incomoda muito!


    Beijinhos,
    entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  2. Eu já acho difícil trabalhar e arranjar tempo pra ler, imagina você que ainda estuda! É muita força de vontade mesmo! Parabéns!
    Eu sempre fico com um pé atrás quando se trata de literatura nacional, já me decepcionei tanto... MAS gostei da premissa desse livro, a família Dubois parece ter sofrido muito! A idéia do livro não é, por se dizer, inovadora, mas também não é mais do mesmo, que imagino que você também deve estar cansada de ver.
    Que bom que tudo em francês é imediatamente traduzido, fica melhor de manter a leitura assim.
    É tão chato ver uma história boa tão cheia de erros né? O pessoal da revisão deveria tomar mais cuidado!
    Gostei bastante da sua resenha, vou procurar saber mais sobre o livro com certeza!
    Sucesso e beijos!

    ResponderExcluir
  3. Muito boa a Resenha, a Literatura Nacional está crescendo muito ultimamente, vemos cada vez mais nossos autores se destacando, mostrando que os daqui também merece todo reconhecimento, e que também tem qualidade.
    Todo sucesso e abraços!

    cafelivrosseries.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. OI Kamila;
    Não conhecia o livro, mas achei muito interessante a premissa e sem dizer que é de autor nacional e eu super recomendo a leitura, para podermos conhecer o que temos de bom aqui.

    Beijos e bom final de semana.
    http://cabinedeleitura1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Que livro interessante, nunca imaginei que veria a literatura brasileira em um estilo tão diferente! Admito que não é o gênero que mais aprecio, mas amaria conhecer essa obra.
    Pena os errinhos de revisão, sou bem chata quanto a isso, nunca deixaria de ler por esse motivo, mas sou daquelas que corrige o português de todo mundo, então esses errinhos costumam me dar muita agonia! rsrsrs Ainda bem que a editora compensou com essa capa, achei linda *-*
    Abraços,
    Duda - www.mylittlewonderland.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá
    Nossa parece um livro bem interessante, gosto muito desses livros que misturam realidade e ficção, me faz pesquisar os fatos e conhecer mais sobre o passado, e por que adoro História.
    Dica anotada na lista.

    www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Kamila, eu já tinha ouvido falar um pouco desse livro e agora com a sua resenha fiquei bem mais curiosa, a premissa dele parece bem interessante, chamou bastante minha atenção. Parabéns pela resenha!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  8. Olá Kamila,

    Gostei muito como descreveu a história na resenha sem dar spoilers!

    =)

    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    Não conhecia o livro e me surpreendi com a história, não era o que imaginei pelo título, haha. Erros na revisão são chatos, mas ainda bem que deu para serem relevados.

    Blog Entretanto

    ResponderExcluir
  11. Oi, Kamila. Tudo bem?

    Sei como é essa vida de tentar administrar várias coisas ao mesmo tempo. Muitas vezes acaba sendo difícil... Mas apesar disso você fez uma ótima resenha! Não sei se me interessaria pela história ao longo da leitura porque, num primeiro momento, não chamou minha atenção. Achei a capa linda! Sério. Porém... A trama não causou muito impacto.

    Fernanda Oliveira | Meraki

    ResponderExcluir
  12. Oi Kamila,
    Não conhecia esse livro, gente que capa mais linda ♥
    Adorei a premissa e tua resenha.
    Fiquei curiosa sobre o diário.

    Ainda não li publicações da editora.

    bjs
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  13. Que bacana kamila, amo conhecer novos autores e livros nacionais e adorei a premissa deste livro!
    Já está anotadinha aqui a dica!
    Beijinhos,
    Alice
    www.wonderbooksdaalice.com

    ResponderExcluir
  14. Olha eu não conhecia o livro, mas gostei bastante de tudo que você escreveu sobre a estória, mas mesmo assim eu não sei se o pegaria para ler agora sabe? Eu até gostaria de conhecer, mas acho que não me chamou tanta atenção para ler ainda. Espero poder gostar da leitura quando fizer. Mas eu vou deixar para próxima. Mas mesmo assim gostei muito da maneira como você falou sobre o livro e os personagens. Me parece ser um livro muito envolvente mesmo.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/09/resenha-gaian-o-reinicio.html

    ResponderExcluir
  15. Oi oi!
    Eu gosto muito de histórias assim, com uma diferença de tempo que se interligam, sempre me deixam mega curiosa.
    Porém no momento não leria. Tô numa vibe mais ficção e fantasia, então, deixo pra próxima.
    Mas a dica está anotada já!!!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Oie! Amei a resenha! Estou com ele para ler e resenhar, começo essa semana. Gosto de resenhar sinceras, e a sua não me decepcionou.;) Ansiosa para começar a leitura!

    Beijos,
    Dai | www.cheirodelivronacional.com.br

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Parece ser uma história linda e cheia de aprendizagem
    Muito bom saber que é baseado em fatos reais, deve ser uma leitura incrível! Gostei da resenha!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Me atraiu para a leitura, gosto de livros assim! E por ser baseado em fatos reais aumentou meu interesse!
    Quanto aos erros de revisão, me incomodam demais, o meu livro preferido do momento tem muito erro de revisão, mas é um livro belíssimo!! O que é uma pena!
    Acho que nunca li um livro dessa Editora!
    Otima resenha!

    ResponderExcluir
  19. Oi Kamila (Nome da minha irmã)
    Me interessei muito pelo livro, e bem o gênero que costumo ler e adorar <3 Estou seguindo a escritora e quero ler mais algumas resenhas do livro (A sua esta ótima, mas tenho mania de ter pelo menos 2 para ter ângulos diferentes) Que pena você ter encontrado alguns erros, eu gosto quando uma editora ler cuidadosamente o livro e corrige as falhas.

    Bom beijão <3

    ResponderExcluir

Olá!!

Fortaleça este humilde blog, deixe seu comentário e seu link para eu retribuir sua visita!

Se quiser, entre em contato através do email resenhaeoutrascoisas@gmail.com :)