Olá!

Adoro personagens originais e, quando a Ani, do EC&M, me disse que eu poderia pedir um livro referente à parceria dela com a Rocco, me encantei de cara com a sinopse. Por que será que Eleanor Oliphant insiste em dizer que está tudo bem? Resenha originalmente postada no Entre Chocolates e Músicas.

Ah, o blog encerra seus trabalhos de 2017 hoje, voltando apenas em oito de janeiro. Desde já, desejo uma excelente passagem de ano.
SKOOB - Eleanor Oliphant é diferente de tudo que alguém já tenha visto na literatura. Ela tem 30 anos, mora em Glasgow (Escócia), trabalha em um escritório e sempre diz que está tudo bem. Não sente falta de amigos, pois não dá pra sentir falta do que nunca teve. Com respostas para tudo na ponta da língua, ela vai se surpreender quando encontrar o amor de sua vida. Na verdade, ela bate o olho em um certo cantor e decide que ele é sua cara metade.

Porém, ela não contava que, junto com Raymond Gibbons, o novo funcionário da TI, socorreria um idoso que enfartou no meio da rua. Para Eleanor, esse contato é demais, ela está acostumada a estar sozinha. Sua única conversa é com sua mãe, que está presa, sempre às quartas. Conversas essas que nunca acabavam bem. Em seu local de trabalho, era motivo de chacota, seja por suas roupas, seja por suas ações.

Eleanor, então, decide criar todo um projeto cujo objetivo era se aproximar do cantor. Passou a segui-lo nas redes sociais e até encontrou o endereço de sua casa. Mas também se dividia entre seu trabalho e visitar Sammy, o idoso enfartado. Sua vida sempre foi um livro aberto: desde que ganhou a cicatriz no rosto, ela viveu em lares adotivos e orfanatos. Aos 17, foi para a universidade, e aos 21 entrou na empresa na qual trabalha até hoje. Não há lugar para necessidades emocionais.

Quando ela se vê envolvida com Sammy e a sra. Gibbons, mãe de Raymond, Eleanor nota que há algo mais que suas obrigações enquanto funcionária. Havia vida, havia algo que era inalcançável para ela, uma coisa que ela merecia ter, mas se recusava a tentar, pois não se sentia merecedora de nada.

Sua infância foi triste, cheia de dor, medo e tristeza. Ela era só uma criança, mas ficou tão traumatizada que procurava respostas em todos os lugares, mesmo apregoando que estava bem. Mas é claro que nada estava bem. Ter perto de si pessoas como Sammy e Raymond era algo novo, pessoas que se importavam com ela e a agradeciam apenas por estar ali. Era como se ela simplesmente não aceitasse que isso de ter amigos era uma coisa bacana.
Conhecer Gail Honeyman e sua Eleanor Oliphant me foi uma grata surpresa. O livro aborda um tema que, infelizmente, ainda hoje é um tabu pra muita gente: a depressão. É uma doença silenciosa e que nos destrói pouco a pouco. No caso de nossa protagonista então, foi uma experiência cruel: depois de uma infância traumática, quis procurar no cantor aquilo que ninguém nunca lhe deu, depois do agravante de ter se envolvido com um namorado que lhe agredia sistematicamente. E essa busca incessante só fez mal a ela.

Com uma escrita envolvente e um tanto engraçada, Gail mostra como é importante estarmos cerca de quem nos quer bem e também eliminar o que nos é nocivo. E que não há nada de errado em pedir ajuda. Mesmo com algumas ações que achei um pouco idiotas por parte de Eleanor (como assim você não quer levar a bandeja depois de comer no McDonalds?), é uma pessoa maravilhosa, que te faz rir e, quando você descobre o que aconteceu com ela, sua vontade é de entrar no livro e lhe dar um grande abraço – mesmo que ela não saiba como reagir numa situação dessas.

A principio, os fósforos queimados na capa do livro não querem dizer muita coisa, mas quanto mais entramos no passado de Eleanor, mais entendemos a mensagem que a capa nos transmite. Ela é sistemática até para tomar vodca, mas isso também é um indicativo de que algo está errado. Rotina de mais faz mal e álcool não é válvula de escape para nada.

Agradeço, como sempre, à Ana, que conseguiu pra mim um exemplar desse livro lindo, que com muito bom humor e sinceridade, nos mostra como é importante ter alguém para chamar de amigo e que depressão é doença sim – e que não há nada de errado em procurar ajuda médica. A história se passa em Glasgow e gosto quando os livros saem da rota EUA-Londres-Paris. Eleanor Oliphant Está Muito Bem é o livro que todo mundo precisa ler, pois todo mundo terá algo para se identificar com ela.

p.s.: a mãe da Eleanor é uma escrota.

Compre Eleanor Oliphant Está Muito Bem clicando aqui.

19 Comentários

  1. Não conhecia esse livro, confesso que a capa me chamou a atenção, bem diferente, gostei bastante de sua resenha e já coloquei ele na lista.


    Bjs
    Suka
    http://www.suka-p.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oiie
    Eu amei a premissa desse livro e já adicionei ele a minha lista, muito bacana saber que ela é diferente de todas as outras protagonistas, o que torna a leitura mais interessante, fugindo do clichê de sempre. Já quero ler kk Amei sua resenha.
    Bjos, Bya! 💋

    ResponderExcluir
  3. Oiii Kamila

    Esse livro não me chamou tanto a atenção quando foi publicado, me parecia à outros e enfim... não entrou pra listinha. Fico feliz em saber que vc gostou e foi de acordo com as tuas expectativas. A capa é muito linda, apesar de ser clean consegue fisgar a atenção da gente né?

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  4. Quero muito ler esse livro, a personagem principal realmente parece bem diferente do que costumo ler e o fato de se passar na Escócia também me atrai bastante.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  5. Olá, Kamila! Tudo bem?

    Eu não conhecia esse livro, parece ser bem interessante, em especial pelo fato da trama ocorrer na Escócia, um país que muito quero conhecer. Achei essa capa bem legal e criativa. Parabéns pela resenha!
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Olá, ótima resenha! Estava curiosíssima para ler uma resenha desse livro e descobrir mais sobre a história. Eu gosto bastante de livros que tragam a depressão como temática, e já vou colocar esse na lista de desejados para poder ler e conhecer mais da Eleanor.

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Esse livro está na minha lista de leituras. Estou bem curiosa pois a capa traz bastante informações sobre as surpresas que são reveladas a medida que a leitura avança. Além de abordar temas dramáticos que eu adoro ler.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  8. que capa linda!!! deve ser muito bom, vou colocar na listinha de livros pra ler ano que vem

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem? Não conhecia este livro ainda, até ver uma resenhas dias atrás... Parece ser uma obra bastante interessante pelo o que tu disse, fiquei curiosa pra ler. Ótima resenha!

    Beijos,
    https://duaslivreiras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Gosto muito do tema abordado no livro, ainda mais se isso é feito sem romantização. Vivo esse problema de perto e bem sei que quando dizemos que está tudo muito bem é sinal de que lá dentro as coisas estejam desmoronando. Deixo a dica anotada, espero muito em breve poder ler.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Oi. Vi esse livro na divulgação da editora, o tema depressão realmente carece de ser tratado para deixar de ser tabu, na literatura, sempre foi muito bem explorado, infelizmente, em nosso quotidiano, não.

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bom?
    Ultimamente nunca mais li a obras a respeito deste tema e confesso que desde a capa até sinopse eu me interessei pelo livro! Seus comentários me chamaram bastante atenção além disso, e ah, não sei se irei suportar a mãe da Eleanor! Acho que não, hein...

    Abraços,
    www.residiu.tk

    ResponderExcluir
  13. Oi.
    Ainda não tinha lido uma resenha sobre esse livro, e tenho que ser sincera e admitir que não o compraria somente pela sinopse, mas sua resenha despertou meu interesse.
    Gostei dos temas abordados e fiquei curiosa para saber o que aconteceu com a personagem.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Oii Kamila, tudo bem? Já estava com vontade de ler esse livro, mas agora depois da sua resenha fiquei ainda mais curiosa e empolgada para ler logo e conhecer a Eleanor! Acredito que irei adorar esse livro!!! :D
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Oi Kamila, você não foi a primeira a fazer referência a esta capa com os fósforos queimados, mas por mais que tenha haver com o enredo, não consigo simpatizar com ela. Que bom que gostou. Eu ainda não sei se vou ler, por mais que seja recomendado para todos.
    Bjs, ROse

    ResponderExcluir
  16. Olá,
    Pensei que o livro era completamente dramático então achei legal ter umas partes de comédia! Lia alguns livros sobre o tema em questão então no momento não é pra mim este (cansei um pouco rs).

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  17. Ola Kamila lindona fiquei muito curiosa com essa protagonista sem amigos, fico imaginando a vida sozinha sem ninguém e como o fato de ter contato modificou sua vida. Não conhecia o livro e já está anotado a dica. beijos

    Joyce
    Livros Encantos

    ResponderExcluir
  18. Oi tudo bem?
    Não sabia que esse livro tinha esse assunto. Gostei de conhecer um pouco sobre a obra e saber que a personagem foge um pouco dos padrões, isso agrega mais valor para a trama. Acho que vou dar uma chance.

    beijinhos!

    ResponderExcluir
  19. Oi Kamila, tudo bem? Adorei a proposta desse livro e todo o enredo. E aqui entre nós, essa capa é maravilhosa, acho que só por isso já teria ficado com vontade de ler a estória. Se tudo não bastasse, sua resenha está ótima e me deixou bem curiosa! Obrigada pela dica :)

    Beijos,
    Blog Luna literária

    ResponderExcluir

Olá!!

Fortaleça este humilde blog, deixe seu comentário e seu link para eu retribuir sua visita!

Se quiser, entre em contato através do email resenhaeoutrascoisas@gmail.com :)