Olá!

Primeiro, feliz 2018! Agora, retomando o blog e continuando minha saga de ler em espanhol, claro que sempre que eu puder, lerei Isabel Allende. Mi País Inventado é sua segunda obra que leio na língua nativa e nunca imaginei que riria tanto durante uma leitura. O título em português é "Meu País Inventado", foi publicado aqui pela Bertrand Brasil, e infelizmente está fora de catálogo.
SKOOB - Meu País Inventado é o livro da Isabel que vai falar do Chile enquanto nação e dela enquanto chilena. Lembrando que, depois do golpe militar de 1972, ela se exilou na Venezuela, depois Líbano e assim por diante, até se estabelecer em São Francisco, onde mora até hoje. O fato de que seu padrasto era diplomata ajudou é muito nessas mudanças. O pai era um embuste (além de ser primo do Salvador; eu achava que era irmão) que um belo dia saiu pra compra cigarro e até hoje... DESCUBRA.

Isabel já era feminista muito antes do termo existir e desde sempre quis ser independente, e o fato dos Allende serem machistas a alavancou em seus desejos. Assim como sua família, a autora conta que as famílias chilenas são grandes, uns cuidando dos outros e ninguém de fora cuidando deles.

Com muito bom humor, ela vai relembrar sua juventude, com boas histórias (algumas aumentadas), e vários segredos sendo revelados também, como por exemplo, o que a levou a escrever seu primeiro livro e porque ela sempre começa a escrever seus livros em oito de janeiro - hoje!
Minha pequena coleção dedicada à Isabel Allende.
Essa edição é argentina e faz parte de meu projeto de ler mais em espanhol, para aprimorar meu vocabulário neste idioma. E sinto que estou melhorando, pois consigo entender o contexto sem a necessidade de entender palavra a palavra – só falta melhorar a pronúncia de alguns termos.

O livro foi escrito em 2003 e, muita coisa mudou de lá pra cá, muita coisa que eu nem sequer sabia, como o fato de que Michelle Bachelet, antes de ser presidente duas vezes, foi ministra da Justiça ou que a lei do divórcio só foi promulgada em 2004. Acho que seria bacana se ela pudesse revisitar esse livro e atualizá-lo, para opinar sobre Bachelet, a Lei do Divórcio, seu novo namorado, entre outros temas que abordam o Chile, que é um país um tanto pessimista, segundo a autora.

Inclusive, se um chileno te aborda perguntando se está tudo bem, diga que está “mais ou menos”. Dizer que está tudo bem é uma afronta a autoestima de quem pergunta, confesso que ri. O livro também serve como guia de como proceder quando se está em território chileno. E o conservadorismo do país é tão engraçado... Tipo, ela está contando uma coisa super seria e, do nada, ela joga uma informação engraçada.

Meu país inventado é mais um de seus livros de memórias (junto com Paula e A Soma dos Dias), cheio de verdades e cheio de coisas engraçadas também, como quando conheceu Wiilie, seu segundo marido. A sinceridade dela é um ponto forte na história, porque ela não tem papas na língua na hora de contar sua história. Então, espero que neste oito de janeiro ela se inspire e volte a folhear essa história. Vai que ela deseja atualizar...

Follow my blog with Bloglovin


30 Comentários

  1. Gostei do livro mas pretendo o ler em portugues mesmo kkk Acho legal você ler livros em espanhol, realmente ajuda muito você adaptar seu vocabulario e cada vez mais ir aprendendo mais sobre a lí^ngua e mais da cultura argentina. Adorei demais o post, bjs ^^

    ResponderExcluir
  2. Oi Kami, que legal vc saber ler espanhol. Tive aulas ha muito tempo e confesso que não achei facil kkkk Mas, adorei a premissa do livro. Com certeza fiquei curiosa.

    Bjs, Tell me a Book

    ResponderExcluir
  3. Adoro muito esses livros de memórias e histórias do mesmo autor, que felicidade e ideia maravilhosa de ver voce lendo em espanhol, deve ser ótimo ler outro idioma!
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Nossa, que legal! Acho que vou fazer isso com o inglês. Apesar de saber muito pouco da língua, é a que já sei alguma coisa hahaha Adorei essa ideia e, mais ainda, adorei a premissa do livro, contando sobre uma cultura diferente, fazendo crítica social e o melhor de tudo: com humor!
    Ótima resenha e igualmente ótima a dica!

    Beijinhos,
    https://literaleitura2013.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Feliz ano novo <3
    Deve ser bem legal ler algum conteúdo em outro idioma. Só me aventurei no inglês e com passinho tartaruga rs.
    Mas gostei da premissa e da sua resenha e até eu fiquei com vontade de ler.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi, Kamilla.
    Parabéns por estar se aventurando em outras línguas.
    Uma pena que vários dos livros da Isabel Allende sejam difíceis de encontrar. As editoras deveriam mantê-los sempre em catálogo!!
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  7. Oi. Gostei do livro e por ler em outras línguas, gostei da dica em espanhol.

    ResponderExcluir
  8. Oi, Kamila!
    Nossa, já é difícil eu ler algo em inglês, imagine em espanhol. rsrs
    Gostei da sua resenha, uma pena que aqui seja bem difícil encontrar livros da autora. É uma ótima dica de leitura para quem for se aventurar no espanhol.
    Bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem? Que legal você lendo em espanhol, parece ser um grande desafio, ao menos pra mim, rs. Fiquei bem curiosa pra ler o livro depois de você indicar, é uma pena que não tenha mais aqui no Brasil... \:

    Beijos,
    http://duaslivreiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Kamila, tudo bem? Admiro sua força de vontade em ler livros em outras línguas. Tenho muita vontade em começar a ler em inglês e espero mudar este cenário durante 2018. Gostei muito da proposta do enredo desse livro, me deixou curiosa, pena estar fora do catalogo da editora. Mesmo assim, obrigada pela dica!

    Beijos,
    Blog Luna literária

    ResponderExcluir
  11. Feliz 2018 pra você também. Apesar de gostar muito de espanhol eu li apenas um livro no idioma e foi Dom Quixote.
    Não leio muito livro do gênero uma vez que não gosto de nenhum tipo de ISMO, mas o enredo informativo dele me chamou a atenção, então adoraria ler. Não pensei nisso, mas vou tentar ler mais algum livro no espanhol.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Oi Kamila, que legal que você está lendo em outras linguas. Eu peguei algumas opções lá pela Amazon, mas não comecei nenhum ainda. Este eu não conhecia, e estou rindo aqui com este lance de responder mais ou menos... cada um com seus costumes...
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem? Fiquei curiosa sobre este livro, especialmente porque não conheço a autora e por retratar um país vizinho. Acho que o Brasil tem bastante carência em saber sobre os outros países vizinhos e acho que ler este me parece uma ótima oportunidade de conhecimento. Obrigada pela dica :)

    Love, Nina.
    www.ninaeuma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem?
    Que legal esse seu projeto e que bom que está melhorando!
    Não conhecia o livro e confesso que não é algo que eu leria.
    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Oii
    Feliz 2018! Adorei a capa desse livro, nunca li um que seja em versão argentina, quem sabe um dia. Adorei saber sua opinião sobre o livro.
    Bjos, Bya! 💋

    ResponderExcluir
  16. Olá, que legal isso de você estar lendo em outro idioma, ainda mais o espanhol que é tão lindo. Ainda não conhecia esse livro, mas amei o fato de el ser bem humorado e nos permitir conhecer um pouco do Chile.

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Olá! Apesar de a premissa do livro não me chamar atenção, gostei de ver seu empenho para ler em outra língua. Antigamente eu me dava muito bem em espanhol, e talvez se pegasse um livro nessa língua pra ler, conseguiria de boas. Hoje em dia, não mais! hahaha Precisaria voltar a praticar de novo.

    Um beijo, Por Amor aos Livros

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Nunca tentei aprender espanhol,mas é super legal você aperfeiçoar seu vocabulário.
    O livro parece bem diferente principalmente por ser memórias da autora rle ser muito engraçado.Que pena que saiu de catálogo aqui no Brasil.
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Olá, achei interessante ler a história de uma pessoas tão icônica, mas não sei se seria minha leitura ideal no momento.

    bjs

    ResponderExcluir
  20. Olá, não conhecia o livro e nem a autora, mas fiquei bem curiosa para lê-lo *-* Dica anotada.

    ResponderExcluir
  21. Olá!
    Que interessante essa história. Não conheço a escrita da Isabel mas tenho bastante curiosidade.
    Vou anotar pra ler em algum momento!
    Beijos!

    Camila de Moraes.

    ResponderExcluir
  22. Ah, já quero este livro. Tenho muita curiosidade em ler sobre a autora, tenho um livro dela aqui em casa e pretendo ler ainda este ano. Adorei o post. <3

    ResponderExcluir
  23. Olá! Parabéns pela ousada meta das leituras em espanhol para melhorar o vocabulário no idioma! Adoro livros que contam sobre os costumes de outros países, realmente engraçados esses que citou sobre o Chile. Tomara que a autora possa revisar o livro e trazer as informações que você mencionou. Adoro livros bem humorados e vou procurar se existe versão traduzida dele...
    Beijos!
    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Oi, Kamila! Parece ser uma história bem interessante, eu não conhecia essa obra, mas achei bem legal você ler no idioma original, ajuda bastante a nos conectarmos com o idioma. Amei a sua resenha e fiquei curiosa para conferir essa história. Bjss!

    ResponderExcluir
  25. Olá Kamila, tudo bem?
    Espanhol é um idioma que acho lindo, mas não tenho muita vontade de aprender. Acho que não rola pra mim, prefiro inglês.
    Fiquei muito feliz por você estar num nível que já entende o contexto da história apesar de não entender palavra por palavra.
    Eu não simpatizei muito com a história nem com essa necessidade de atualizar, mas, com certeza, vou me arriscar em outra obra da autora.
    Beijos

    ResponderExcluir
  26. Oi Kamis!
    Já percebi que você tem um carinho imenso pela autora, e acho isso super legal, é muito gostoso se apegar a uma escrita e ler tudo que a pessoa escreveu. Não conhecia nem a autora nem a obra até começar a passear por aqui, mas confesso que me sinto cada vez mais tentada a me aventurar.

    Beijokas

    ResponderExcluir
  27. Geeeente, que chique.
    Quem dera se eu conseguisse ler algo além do português kkkkkkk Parabéns pela dedicação.
    Nunca tinha ouvido falar no livro, assim que vi na sua resenha que a personagem é feminista já deu aquela desanimada, pois acho que estou um pouco enjoada com livros com esse tema de fundo, mas depois fui lendo a resenha e achei a premissa muito interessante. Vou colocar na minha lista.

    ResponderExcluir
  28. Olá flor...
    Adorei conhecer essa obra, gostei de saber um poquinho mais a respeito dos personagens.

    Abraços

    ResponderExcluir
  29. Ola
    feliz 2018.
    Que legal, interessante. Queria tanto começar a ler livros de outra lingua, estou começando por ebooks e ver no que vai dar.
    Vou procurar mais sobre a autora e as suas obras, me interessou.
    Bjus

    ResponderExcluir

Olá!!

Fortaleça este humilde blog, deixe seu comentário e seu link para eu retribuir sua visita!

Se quiser, entre em contato através do email resenhaeoutrascoisas@gmail.com :)