Olá!

Graças à Cia das Letras, que há algum tempo, disponibilizou uma sessão exclusiva para convidados, e a Ani, do Entre Chocolates e Músicas, que me cedeu gentilmente o ingresso, pude conferir, em primeira mão, o filme O Círculo, baseado em best-seller de mesmo nome e estrelado por Emma Watson e Tom Hanks. A resenha foi postada originalmente no EC&M.

Título Original: The Circle
Elenco: Emma Watson, Tom Hanks, Johh Boyega, Karen Gillan entre outros.
Duração: 1h 50m
Ano: 2017

O Círculo nos apresenta Mae Holland (Emma), uma jovem que vê sua vida virar de cabeça para baixo quando sua amiga arruma um emprego para ela numa empresa chamada “O Círculo”. Mae era atendente e, assim como eu num passado remoto, só atendia clientes insatisfeitos e revoltados.

O Círculo tem como produto principal o “True You”, que pelo que entendi, é um programa onde você pode gerenciar desde suas redes sociais até suas contas bancárias, enfim, como um Serviço de Atendimento ao Consumidor em grande escala. Mae fará o mesmo que fazia na outra empresa, mas, ao invés de telefones, a conversa seria por computadores.

O chefão d’O Círculo é Eamon (Tom), que quer compartilhar absolutamente tudo com todo o mundo. Tudo mesmo. Eamon desenvolveu uma micro câmera que permitirá as pessoas compartilhar tudo e disponibilizar online. Em tempo real. E conforme Mae e os demais funcionários vão compartilhando absolutamente tudo de suas vidas, eles vão subindo posições no ranking da empresa.

Em algum momento da sua vida, você já assistiu o BBB (enjoei na quinta edição, agora só acompanho memes) ou, mais recentemente, algum episódio de Black Mirror (eu vi os eps "O Hino Nacional" e "Urso Branco") ou 1984, do George Orwell, ou o filme Invasão de Privacidade (falei dele aqui, mas, se não viu, tem na Netflix). Pois saiba que O Círculo é a versão piorada (pelo menos para mim) desses quatro exemplos que dei. Esse filme distópico vai abordar as consequências de querermos viver conectados demais, integrados demais.
Ao mesmo tempo que a tecnologia vai ajudar diretamente a vida de Mae (o pai tem uma doença grave), vai atrapalhar também, principalmente quando, mesmo bem-intencionados, nós acabamos cometendo erros, que acabam virando uma bola de neve. A obra vai mostrar até onde a sede por compartilhar informações vai nos levar – e o que acontece quando desaprendemos o conceito de privacidade. O Círculo mostra como a recente necessidade humana de estar na internet, ser curtido, compartilhado e amado nas redes sociais pode nos afetar na vida real.

O filme é muito bem feito, as atuações impecáveis... gosto da Emma quando ela faz filmes que não tem tanto hype, como o ótimo, porém pouco falado, Regressão (com Ethan Hawke, tem na Netflix). Tom Hanks, apesar de aparecer no cartaz, vai aparecer pouco, mas quando aparece, impressiona. Aliás, ele optou por um visual “Náufrago”, só faltou a bola Wilson.

No mais, novamente quero agradecer a Ani pelo ingresso e à Cia. Das Letras por viabilizar essa sessão exclusiva. Vale lembrar que O Círculo é baseado no livro de mesmo nome, do norte-americano Dave Eggers. Mais adiante vou querer ler o livro para fazer minhas comparações. O filme estreou no dia 22 de junho, nos cinemas de todo o país.
“Saber é bom. Saber tudo é melhor ainda.”


31 Comentários

  1. Já quero ver! Ainda naos assisti a série The Mirror, que você comentou, mas já li as outras distopias que deu como exemplo. Achei aqueles mundos com problemas pesados e se neste filme a coisa é ainda pior, preciso conhecer.

    ResponderExcluir
  2. Olá Kamila, tudo bem?

    Eu adoro distopias, e não me recordo de ter assistido algum filme nesse gênero, então saiba que sua "resenha" acabou despertando minha curiosidade.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oiii Kamila tudo bem?
    Eu realmente nao conhecia esse filme menina, quero muito assistir porque tem a Emma e gostei do assunto abordado, quero ver como a personagem vai reagir diante de um programa desses que pode modificar muitas fotos.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Tô doida pra ver esse filme!
    Sua resenha me deixou mais ansiosa.

    Beijos,
    Gi Stellar

    ResponderExcluir
  5. Oi Kamila! Estou curiosa para ver esse filme (ok, só porque tem a Emma hahaahah), acho o tema bem legal, apesar de achar meio angustiante. Fiquei com vontade de assistir!
    Beijos <3
    Páginas Empoeiradas

    ResponderExcluir
  6. Ainda não assisti o filme, mas preciso fazer isso para me decidir sobre ele rs, afinal, o tema ébastante atual. Já vi várias críticas positivas e negativas. Confesso que a sinopse em si não me chamou tanta atenção, mas preciso ver para crer.

    bjs
    www.livrosdabeta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Adorei a dica. Eu tinha esquecido desse filme. O comercial dele na TV era tão curtinho que eu nem sabia direito sobre o que se tratava.
    Sua resenha ajudou bastante a entender um pouco mais a trama.

    Beijinhos!


    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  8. Gosto muito de ambos os autores, em especial do Hanks, mas não tive o prazer de ver ainda. Gostei de conhecer um pouco mais dele.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Já ouvi falar muito deste filme, mas ainda nao tive tempo de ver :( vou tentar agora que estou de férias! Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  10. Oi, Kamila!
    Ouvi falar desse filme. A pessoa disse que achou o filme bem confuso e saiu meio desnorteada. rsrs... Isso me deixou foi curiosa para saber do que se tratava. rsrs... Como gosto muito de distopia e ficção-científica com certeza vou querer assistir.
    Obriadaa pela dica!
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
  11. Ótima dica, acho que esse filme deve ser muito bom, ainda mais tendo a Emma Watson e Tom Hanks no elenco.
    Beijos
    Mari
    www.pequenosretalhos.com

    ResponderExcluir
  12. Dois atores maravilhosos, e a história me pareceu bem interessante também, ainda mais pela questão da Mae tentar usar a tecnologia a favor da recuperação do pai e como ela vai tentar resolver os problemas que aparecem, é o tipo de filme que eu gosto, já quero ver.

    ResponderExcluir
  13. Oi Kamila,
    Ainda não tinha visto nada sobre o filme ou o livro. Fiquei com vontade de assistir porque é com a Emma Watson e com o Tom Hanks, logo você pensa que é muto bom. Já vi que não devo criar tantas expectativas assim, agora vou repensar se assisto ou não.
    Beijos
    Blog Relicário de Papel

    ResponderExcluir
  14. Oi Ka, tudo bem??

    Eu pretendo assistir este filme, mas não no cinema haha... até porque anderi extrapolando umas coisas ai e estou bem pobre. De qualquer forma, fiquei super curiosa sobre o filme, porque das 7 resenhas que li, não eram tão inspiradoras, a sua foi a melhor até agora. Gostei demais de saber a sua opinião. Xero!

    ResponderExcluir
  15. Oi, Kamila! Já tinha ouvido falar desse filme e fiquei curiosa em relação a história, que parece ser bem interessante e contem um elenco muito bom. Não sabia que era uma adaptação, vou procurar ler o livro primeiro e depois comparar com o filme. Obrigada pela dica, bjss!

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Esse filme é muito interessante. Gostei bastante da sinopse e o elenco é de primeira. Não vejo a hora de conseguir assistir.
    Adorei saber que foi baseado numa adaptação de um livro.
    Espero gostar tanto quanto vc.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  17. Oi tudo bem?
    Já tinha visto esse filme em cartas aqui na minha cidade mas não sabia nada dele então não fui assistir, mas sua resenha me deixou com vontade de ir conferir. Ainda não assisti Black Mirror mas vejo muita gente falando bem então vou tirar minhas próprias conclusões do filme hahaha.

    BEIJOS

    ResponderExcluir
  18. Vi Regressão esses tempos e gostei bastante. Acho bacana a Emma estar tomando caminhos alternativos no cinema, mas também acho que não vou gostar muito desse filme. A história até parece interessante, porém está um pouco batida e, apesar de eu gostar de distopias, acho que prefiro ler histórias assim do que assisti-las.

    ;*

    ResponderExcluir
  19. Olá! Ainda não tinha ouvido falar no livro nem no filme, mas só de ter o Tom Hanks, já me interessei demais! Adoro livros e filmes que nos fazem repensar em nosso comportamento (muitas vezes exagerado) a respeito de como levamos a vida e o excesso de tecnologia realmente é um ponto em que acredito que todos nós temos exagerado. Até que ponto ela é benéfica para nós? Já quero assistir!!!
    Beijos!
    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oi, tudo bem?
    Amo a Emma, ela é uma atriz incrível, mas não gostei do enredo desse filme, não assistiria nem por ela!
    Bjs

    ResponderExcluir
  21. Olá Kamila! Fiquei curiosa para assistir esse filme desde que vi o trailer, gosto das atuações da Emma e mais ainda do Tom. Gosto de filmes distópicos e principalmente quando trabalham uma temática tão próxima a nós, beijos!

    ResponderExcluir
  22. Oi Kamila, tudo bem?

    Eu tinha visto o trailer deste filme e estava completamente louca pra ir vê-lo. Primeiramente a obra tem uma premissa muito interessante, adoro quando inserem a tecnologia como norteadora em distopias. E segundo, o elenco é de se respeitar, são atores muito bons. Uma pena que o filme seja uma versão piorada de Black Mirror, pois adoro a série. Mas, mesmo assim, ainda quero ver!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  23. Olá, acho que eu não sabia nem do filme nem do livro, acho que ele pode ser interessante ao nos fazer pensar sobre o excesso de exposição da nossa privacidade nas redes sociais.

    ResponderExcluir
  24. Olá, tudo bem?

    Eu tinha visto o trailer desse filme, na hora me chamou a atenção, mas não criei muitas expectativas. Como não foi muito falado, acho que até já saiu dos cinemas. Vou esperar lançarem na tv a cabo para poder ver.

    Beijos
    Laneh Martins

    ResponderExcluir
  25. Olá, tudo bem?

    A premissa do filme é bem atual, e muito interessante. Confesso que quero muito assistir a esse filme, mas que isso não vai acontecer por agora. Dica super anotada!
    E que legal que a Cia das Letras organizou uma sessão assim, muito bacana.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  26. Eu fiqui com vontade de assistir o filme, mas preferi esperar pelo dvd, acho a ideia bem interessante e talvez ajude a mostrar que as redes sociais o tempo todo, todo o tempo tem consequencias questinaveis e não muito boas, acredito que se já ajudar as pessoas a refletirem um pouco isso já ajuda.
    bjo

    ResponderExcluir
  27. Olá Kamila,
    Recebi esse convite e fiquei muito triste por não poder comparecer. A ideia dele é bem interessante e a atuação dos atores parece impecável. Aliás, Emma é extraordinária não é? Esse visual do Tom Hanks me conquista, sério, eu adoro.
    Espero ter a oportunidade de ler o livro e assistir ao filme em breve.
    Beijos

    ResponderExcluir
  28. Olá! Estou curiosa para ver o filme e ler o livro. A história é bem interessante e conta com ótimos atores.
    A indicação, vale super a pena. Ótimo post, bjooooooo

    ResponderExcluir
  29. Olá! Uma boa dica para assistir no final de semana, já vou marcar na minha lista e fazer o download do filme. Gostei do fato que Tom Hanks faz parte do filme, sou mega fã dele e estou louco para assistir. Bora apertar o play.

    ResponderExcluir
  30. Oii!!!

    Uma pena que eu não consegui assistir esse filme, parece ser ótimo e fiquei feliz que tenha gostado!
    Obrigada pela parceria!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  31. Boa discussão e referencias linkadas ao filme.

    ResponderExcluir

Olá!!

Fortaleça este humilde blog, deixe seu comentário e seu link para eu retribuir sua visita!

Se quiser, entre em contato através do email resenhaeoutrascoisas@gmail.com :)