Olá!

Quem gosta de histórias com bebês? E quando o bebê é o narrador da história, sendo que ele nem nasceu? Isso mesmo, o bebê não nasceu, mas ele vai narrar Enclausurado, do Ian McEwan. Demorei por causa da saúde, mas trouxe a resenha, confiram.
SKOOB - Enclausurado é uma história que foge muito do convencional logo de cara, quando sabemos que o narrador da história é o bebê, que ainda não nasceu. Isso mesmo, o feto é quem vai narrar a história, que começa com Trudy, sua mãe, tentando se livrar de John Cairncross, poeta e pai do bebê. Trudy está separada de John, porém é ela quem está morando na casa que era dele, uma mansão caindo aos pedaços. Que vale sete milhões de libras - nem preciso mais ressaltar que essa história se passa em Londres.

Trudy quer a casa e, para isso, vai contar com a ajuda de Claude, irmão de John - e seu amante - para bolar um plano e tirar o poeta do caminho do casal. O feto, na verdade, está chegando aos nove meses de gerado e, por ser um bebê, ele é muito inteligente. Ouve e sente tudo, apesar de que alguns conceitos ainda são abstratos para eles, como o "azul" e o "dourado".

O bebê - cujo sexo será revelado ao longo da história, de maneira muito sutil - é bem inteligente, e se preocupa com o mundo em que viverá. Ele está feliz por nascer na Inglaterra, mesmo tendo querido nascer na França - e ficar muito mais feliz por não nascer no Afeganistão. Nosso narrador está a todo momento pensando no que vai aproveitar, pelo simples fato de ter nascido no século XXI. 

Em diversas passagens, vemos através do bebê os caráteres dos personagens. O mais engraçado é ver a aflição do bebê toda vez que Claude transa com Trudy, pois ele teme que o esperma de seu tio o contamine e, assim, ele se torne tão idiota quanto Claude. Isso acontece também quando Trudy nunca fala com carinho sobre o bebê; ele teme que será descartado ou coisa assim.
O narrador é muito esclarecido: através de programas e podcasts que a mãe ouve, o bebê vai se atualizando sobre o mundo e sua sociedade - e como ele é sortudo por nascer em 2017, sempre lembrando que diversos conceitos ainda são abstratos para o bebê, porém outros são muito claros para ele.

As 199 páginas voam, mas eu fiquei doente nesse meio tempo, então demorei uma semana para ler. Para um livro bem fininho, tem muita carga emocional, muita reflexão, e alguns momentos engraçados. Ian narra com maestria sob o ponto de vista do bebê, o que sabemos que é bem difícil, já que, todo mundo nasceu e ninguém se lembra de como era no útero... 

A edição da Companhia está bem bacana, esse preto com o bebê no útero como destaque está show de bola, simples porém sucinto. Espero que seja o primeiro livro de muitos que eu venha a ler do Ian. Leitura muito recomendada.



18 Comentários

  1. Oii, tudo bem?
    Não conhecia o livro, achei a capa linda. Não acredito que eu não conhecia essa obra! Parece ser incrível, achei super diferente o fato do bb ser o narrador e se preocupador com o mundo em que vai viver.
    Ri muito quando você disse que ele fica com medo do esperma do tio o contaminar e ele se tornar idiota, hahahahaha.
    Amei a dica, com certeza vou ler.

    ResponderExcluir
  2. Oi Kamilla!
    Ponto: adorei demais um narrador bebê. Isso me parece mega interessante. Acho que nunca vi nada parecido.
    Sorte pra Trudy e pro amante e que o bebê possa nascer em um mundo seguro.
    Bj

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho a maior curiosidade de ler esse livro, mas ainda não tive a oportunidade. Ele foge bastante dos narradores comuns e parece que pela trama da história surpreende a gente.

    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Olá adorei a premissa do livro, através da resenha notei que a proposta do livro é completamente nova pelo menos pra mim adorei saber que o narrador é o bebe isso me deixou intrigada, acredito que seja uma história forte com capítulos que possa me revoltar, porém quero muito ler o livro, parabéns pela resenha beijos!

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem?

    Eu achei a sinopse confusa, mas sua resenha foi bem esclarecedora. Você gostou mesmo? Sou da geração "Olha quem está falando", mas tenho problemas com bebês superdotados. Bebês são bebês, não cientistas espaciais.

    Agora, é um livro inglês de um autor inglês e passado na Inglaterra, então vai que eu consigo ler sem sentir raiva por mais um bebê mega, super, ultra inteligente.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Kamila!
    Que diferente essa narração ser feita pelo bebê. Achei uma ideia genial. Apesar de não ter entendido muito bem o objetivo do livro, fiquei muito curiosa sobre ele.
    Espero poder ler ele em breve.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá
    Esse livro me deixa com sentimentos bem contrastantes fico muito curiosa para saber como o autor conseguiu usar um feto como protagonista de sua história, mas ao mesmo tempo acho a ideia tão besta que fico pensando que a intenção só pode ser chocar, e não gosto de coisas sensacionalistas, sei que o livro é muito bem falado entre acadêmicos, mas ainda não me decidi se quero ou não ler.

    ResponderExcluir
  8. Oi, Kamila
    Acho que leitura desse livro vale a pena por ser curtinho e pela carga emocional. Duas coisas que gosto. Além disso, já li um livro narrado por um bebê e também gostei. Adorei a dica.

    Livros, vamos devorá-los

    ResponderExcluir
  9. Oi, Kamila! Eu vi uma entrevista do autor onde ele falou sobre o processo de escrita deste livro, as perguntas e questionamentos que ele se fez para chegar ao resultado final. Foi um desafio para ele e que promete - pela sua resenha - uma leitura intrigante e envolvente. Obrigada por reforçar meu interesse em ler este livro.
    ps.: Espero que você esteja melhor!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  10. Kamilla, o bebê sendo narrador creio que tenha sido o diferencial da história, em si eu não conhecia o livro, mas fiquei bastante interessada, principalmente por causa desse título e o suspense em si que se desenrola na trama, lindas fotos e dica anotada.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  11. Oi Kamila, tudo bem?

    Nossa que proposta de livro mais lindo, nunca tinha visto algo nem sequer parecido, deve ter sido bem desafiador o projeto para escrevê-lo. Como o livro é narrado por um bebê imagino que seja lindo e tenha uma sensibilidade única, mexendo com o emocional do leitor. Com toda certeza já quero ler e ver como a narração consegue mexer com o leitor. Amei a dica! Bela resenha!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Diferente mesmo a forma de narrar e o protagonista narrador ser um bebê!
    No entanto não me atraiu nem um pouco.
    Mas valeu compartilhar com a gente a dica!
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Histórias com narradores fora do comum são ótimas leituras, nos fazem sair da mesmice, do hábito. E nós sempre imaginamos como deve ter sido desafiante para o autor se colocar nesse ponto de vista a para deixar a leitura realista. Já tinha lido uma resenha sobre o livro e me interessei bastante, pena ainda não ter conseguido ler. Também já me falaram muito bem do autor. Espero ler ainda este ano, tá brabo... Abraços!

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem? Como assim narrador bebê?! Que coisa mais diferentes, mas são essas leituras que nos trazem surpresas. De fato ele parece ser pequeno e que te toca de alguma forma. Ainda estou instigada com essa narrativa, e isso é ótimo porque fiquei curiosa. Já tinha ouvido falar do livro porém nunca tinha procurado saber mais. Gostei!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bem?

    Essa nova, acho que nunca vi um livro em que o narrador é um bebê. Achei que nem existia livro dessa forma. Achei muito interessante. Vou colocar na lista, quem sabe eu leio em breve?
    Gostei da sua resenha, parabéns.

    Beijos.
    Laneh Martins

    ResponderExcluir
  16. Oi Kamila!
    Eu já tinha visto esse livro por aí mas nunca tinha prestado muito atenção nele. Achei incrível a ideia do autor de contar a história pelos olhos de um bebê que ainda não nasceu, fico imaginando como ele descreve as coisas, as pessoas e os ambientes se nunca os viu... deve ser uma leitura e tanto!!!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  17. Nossa, que legal!
    Não conhecia esse livro e tenho que admitir que, pelo título, não leria...mas nossa como eu gostei do que tu falou sobre ele. Jamais vi um livro trazendo um bebê como narrador, adorei a tua dica!!!!

    ResponderExcluir
  18. Oi, flor.

    Nossa, muito diferente a premissa desse livro!! Nunca li um livro desse jeito e fiquei beeeem curiosa pra saber a história desse bebê. Parece ser uma leitura bem fluida e rápida, né? Já quero ler e vou adc ao meus desejados!!

    Amei!
    Beijos.

    ResponderExcluir

Olá!!

Fortaleça este humilde blog, deixe seu comentário e seu link para eu retribuir sua visita!

Se quiser, entre em contato através do email resenhaeoutrascoisas@gmail.com :)