Olá!

Mais uma resenha de nacional! E esse, tem de tudo um pouco: música, informação, uma protagonista empoderada e maravilhosa e foi escrito por uma garota que tive o prazer de conhecer e amar. Confiram a resenha de Sonata em Punk Rock, da Babi Dewet.
Sonata em Punk Rock nos apresenta Valentina Gontcharov, a Tim, que está aflita porque foi aprovada para estudar na Academia Margareth Vilela, a mais prestigiada escola de música do país - e uma das melhores do mundo. E está aflita porque não tem a grana necessária para bancar as mensalidades. Ela mora com a mãe, no Rio de Janeiro e seu pai a abandonou há muitos anos. E será justamente ele que a salvará desse martírio.

Isso porque o grande músico Alexander Gontcharov era podre de rico. E ficou rico fazendo música, depositando tudo em seu sonho, deixando para trás uma pequena Valentina e sua mãe, que tinha muitos sonhos. Sendo assim, o pai resolve bancar os estudos da filha. Logo, ela iria para a Cidade da Música, a pequena (e fictícia) Vilela, no interior do estado fluminense, que existe por causa da Academia.

Mas, ao chegar lá, ela percebe que não seria fácil. Seu espírito punk rock (rebelde) não combinava com o estilo conversador e tradicional do instituto. Apesar de ter como dom o "ouvido absoluto", que consiste em ter a capacidade de identificar qualquer tom musical apenas ouvindo, assim, na raça, Tim não poderia chegar e tocar o que quisesse; teria que se adequar às normas.
E, entre um desafio e outro, eis que surge Kim. Kim Pak Vilela é só o filho da dona da escola, logo, o herdeiro de tudo. E um excelente pianista. Tim, que é super fã de k-pop, vê nele um rapaz super atraente, maravilhoso, um verdadeiro deus grego - não, pera, coreano...

Mas Kim é totalmente alheio à Academia. Ele vive em seu próprio mundo, frequentando as aulas quando quer e se sentindo o maioral (porque ele é mesmo, infelizmente). Um poço de arrogância. E será o piano que unirá um rapaz tão conservador (e cheio de segredos) e uma moça de espírito livre (que também tinha seus problemas).

Até antes da Bienal, não fazia ideia de quem era Babi Dewet. A conheci porque a Angela, do Pausa para Série e minha colega de TCC, conseguiu uma entrevista com ela, que você confere aqui. Então, como fiz como todos os escritores que ajudaram na confecção da maravilhosa Nova Millennium, comprei o Sonata em Punk Rock. E ainda dei sorte de, no dia, ela estar lá para autografar - queria dizer que ela é muito linda.
Momento devidamente registrado. Sdds Bienal.
Li sem expectativa nenhuma, mas já me vi ali no conservatório, tocando saxofone e fazendo vários covers de músicas legais. A Tim te faz ter esperança, te faz acreditar que dias melhores virão e que você consegue, basta querer e lutar. Ela é incrível, pena que o gosto musical dela é diferente do meu, mas sem problemas, é maravilhosa e empoderada, além de ter um cabelo lindamente platinado.

O livro é super gostoso de se ler, tem várias referências à cultura asiática, como doramas e k-pop, além de cada capítulo ser intitulado com uma música. E vai de David Bowie a música clássica brasileira. Babi nos dá uma aula de música através do livro, gostei bastante. Já o Kim, de início você acha um chato de marca maior, arrogante e irritante, porém, esconde vários segredos e se camufla em uma máscara, ocultando seus maiores medos e desejos.

A capa é linda, condizente com a trama e o trabalho de revisão da Gutemberg está excelente, pouquíssimos erros. O jeito é esperar o próximo livro, que a autora ainda está escrevendo. Neste vídeo abaixo ela deu umas dicas de escrita, mas também falou um pouco sobre o próximo livro - lembrando que Sonata em Punk Rock é o primeiro livro da série Cidade da Música.

Babi ganhou uma nova fã e agora estou no aguardo do próximo volume - rezando para que seja lançado ainda esse ano. E a melhor parte é que serão livros não seriados. A parte ruim é que não sei se vou saber se o Gontcharov pai vai sair impune.



31 Comentários

  1. Awnnnnn adorei Sonata em Punk Rock achei uma leitura muito agradável. A Babi usou referências maravilhosas no livro e sim ela é a simpatia em pessoa!! Já a encontrei em duas bienais e ela é sempre atenciosa com todo mundo!!
    Sua resenha ficou muito fofa!!
    Agora aguardemos o próximo livro da série 😍
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá linda,

    A Babi esteve aqui em São Luís com o lançamento desse livro. Não fui na época, porque estava ocupada e não tinha lido a obra. Agora com sua resenha já sei o que esperar e pelo jeito é uma obra bem escrita e que conquista fácil.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem?
    Antes de tudo, alguém disse K-POP? \o/
    De cara me interessei pelo livro, primeiro por conta da resenha e depois pela capa - que convenhamos, é maravilhosa!
    Enfim, mais um livro para eu anotar a minha lista!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Oiii!

    K-pop virou febre e ela é uma das pessoas que mais falam sobre esse genero aqui no brasil. Ainda não tive oportunidade de ler esse livro, mas eu quero conhecer a escrita dela em breve!
    E sim, ela é linda!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem?

    Não conhecia a autora, muito menos o livro. Apesar da sua resenha super fofa e dos inúmeros elogios ao livro, que parece ser muito bom, dessa vez vou passar a dica: k-pop não é minha praia, romance adolescente não me prendia nem quando eu era adolescente, e finalmente não entendo essa coisa de ser empoderada. Sou da geração poderosas com orgulho, que pegava touro a unha e não esperava alguém me outorgar um direito. Empoderar é isso, dar o poder a outro...

    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Oi Kamila, tudo bem?

    Ultimamente tenho me deparado com várias resenhas dos livros da Babi e cada dia minha curiosidade apenas aumenta em relação a sua escrita. Esse livro tem uma premissa muito interessante, o tipo que me deixa bem animada, mas minha colaboradora que já leu, não gostou do Kim. Então, não sei se curtiria tanto a leitura e esse universo k-pop não faz muito o meu estilo. Mas, darei uma oportunidade em breve. Adorei a resenha!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Olá Kamila!
    Eu ainda não li nada da Babi, mas a minha parceira de blog é apaixonada pela escrita da autora e está entre uma das preferidas dela, não sei se você conhece a trilogia Sábado à Noite e ela vive me recomendando que leia estes livros. Adorei saber que a protagonista é emponderada e tem um quê de rebelde e mesmo não combinando com o local se esforça para aproveitar a oportunidade. Gostei bastante da resenha e já deixei a dica anotada!
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Eu ainda não li nada da Babi apesar de ser louca pra ler e acha-la uma fofa sem tamanho <3 Ultimamente está tendo muito livro sobre Rock e sua resenha me deixou muito interessada em ler esse livro, tenho certeza que vou me apaixonar!

    MEMÓRIAS DE UMA LEITORA

    ResponderExcluir
  9. Eu li.. dorama?! Há um tempo, vi uns ótimos e desde então tenho muito carinho por eles. Já tinha visto o livro, mas ainda não tinha me atentado para o tema dele. Achei bem interessante e vou pesquisar mais sobre ele. Abraços!

    ResponderExcluir
  10. Me parece um ótima leitura, mas não achei a história em si tão fascinante, tentarei ler para me surpreender igual a você, espero que a escrita e personagens sejam cativantes.

    ResponderExcluir
  11. Infelizmente o livro não me atraiu. Principalmente por eu não ser nada ligada em música, odeio não entender referências e dificilmente eu perceberia, por exemplo, que os capítulos têm títulos que são nomes de músicas. Também ficaria perdida nas referências à cultura asiática, e acho que essas várias coisas que eu não entenderia realmente iam me incomodar.

    ResponderExcluir
  12. A Babi é um amor de pessoa, não é? Eu estou bem curiosa pra ler Sonata. Tudo que envolve música eu já amo, e fico imaginando como a Tim vai se virar num lugar que nada tem a ver com ela.
    Mas menina, que sorte a tua de conhecer a Babi. Espero vê-la na bienal desse ano.

    ResponderExcluir
  13. Olá! Amei sua resenha! Me envolveu completamente! Amo histórias que se passam em ambientes que tenha música e dança, fico super animada para ler! Gostei bastante da premissa, tenho certeza que vou me apaixonar pela leitura, beijos!

    Entre Livros e Pergaminhos

    ResponderExcluir
  14. Babi Dewet é um amor de pessoa e tenho certeza que o livro dela é excelente. Parabéns pela Resenha! A História do livro me deixou instigado, certamente lerei no futuro.

    Att,
    C, José

    ResponderExcluir
  15. Oi, Kamila!
    Eu amo temas de livros envolvendo música desde que li Talvez um Dia dá Colleen Hoover. Imagina uma academia inteira de música?
    Ainda não conheço a escrita dessa autora, mas tenho tido cada surpresa agradável com as obras de autores nacionais que já quero ler também.
    Você tem razão, essa capa ficou linda D+.
    Beijos!
    Gatita&Cia.

    ResponderExcluir
  16. Oi Kamila, tudo bem?

    Faz tempo que tenho curiosidade em relação a escrita a babi e sou louca pra ler algo dela! Gostei da premissa do livro, me lembrou muito um filme que já assisti. A capa é fofa e dá vontade de tê-la na estante, no entanto não sei muito bem se vou ler ou não =/

    Acho que talvez não seja o momento certo de lê-lo, sabe? Principalmente por ter ficado com uma impressão ruim depois de ler uma resenha antes da sua que não era tão positiva e ficar na dúvida... mas só lendo pra saber né? ;)

    Beijos! ;*

    ResponderExcluir
  17. Hi baby, tudo bem? eu estou louca para ler esse livro, absolutamente todo mundo fala bem dele, sua resenha só ajudou a me deixar mais animada ainda, a autora parece ser uma fofa, lerei com certeza <3

    Lilian Valentim
    http://speakcinema.blogspot.com.br/
    beijinhos

    ResponderExcluir
  18. Olá, tudo bem?
    Eu adoro a capa desse livro, e sou super curiosa quanto a leitura.
    Sua resenha me convenceu de que eu tenho que ler, dica anotada!
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  19. Já conheço a Babi há muitos anos, mas ainda não tive a chance de ler seus livros.
    Adorei a indicação e fiquei feliz em saber que virou fã! Rs...
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  20. Olá! Ainda não conhecia a autora, amei a capa e super me interessei por essa história. Eu amo música e fiquei me imaginando na cidade da música só pela sua resenha. E, claro, torcendo por um romance entre nossa personagem principal (linda e empoderada) e o filho do dono da escola. Vou procurar para leitura com certeza.
    Beijos.
    Karla Samira
    www.pacoteliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Oii tudo bem?
    Não conhecia a autora, mas adoro essa divulgação de autores nacionais, é muito importante para nossa cultura.
    E cada dia que passa conheço vários autores diferentes, bem legal. Já quanto ao livro, não sou muito fã desse estilo, e a capa é fofa d+ pro meu gosto hauahua.
    Vou passar a dica.
    Bjus Rafa

    ResponderExcluir
  22. Oiii Kamila, tudo bem?
    Eu nunca li nenhum livro dessa autora e com isso a obra até que me deixou bastante curiosa, sua resenha ficou demais e encantadora, além do mais gostei muito da edição, está linda!
    Beijinhos da Morgs!

    ResponderExcluir
  23. Helloo, tudo numa nice?!
    Nunca li nada da Babi, mas sempre tive vontade por ser nacional.
    Li um comentário bem duro e crítico sobre essa estória, em relação ao protagonista mesmo e isso me fez repensar as prioridades de leitura. Ainda assim achei legal esse mundo musical demais. Adoro isso.
    Beijin...

    ResponderExcluir
  24. Olá, ainda não conhecia a autora e sua obra, mas ela me parece ser bem gostosa de acompanhar. Toda essa referência asiatica, musical, e os personagens me deixaram bastante curioso pelo enredo. Espero ter a chance de ler em breve.

    ResponderExcluir
  25. A capa do livro é linda mesmo e eu adorei o título. Também não conhecia a Babi, mas pelo vídeo ela parece ser muito legal! Achei bacana ela optar por ter muita influência da cultura oriental/coreana, vemos bem pouco disso aqui e tb gostei das 'aulas' de música via ficção. Deve ser uma leitura muito gostosa mesmo! Valeu a dica!

    ResponderExcluir
  26. Caramba que legal, não conhecia o livro mas sua resenha me deixou bem curiosa, confesso que a capa não me atraiu tanto!
    Vou pesquisar um pouco mais sobre esse livro!
    Beijos

    ResponderExcluir
  27. Olá Kamila,
    Quase comprei esse livro na Bienal e peguei autógrafo, mas desisti, se me arrependo? Amargamente!
    Gostei de saber que você curtiu a leitura e achei interessante essa mistura de estilos. Estou me perguntando como a protagonista lida com isso e o que acontece.
    Agora vou cortar os pulsos e comprar meu exemplar SEM autógrafo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  28. Oiee Kamila ^^
    Da Babi eu já li o primeiro livro de "Sábado à noite", e gostei bastante, tanto que estou doida para ler os outros dois. Mas "Sonata em punk rock" não me atiça muito, apesar de eu ter curiosidade de ver as referências musicais e da cultura coreana (sempre vejo a Babi postando coisas sobre k-pop no face...haha') na história. Fico feliz que gostou :)
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  29. Olá, tudo bem?
    Eu tenho muita vontade de conhecer a narrativa dessa autora.
    Sendo assim, depois que li a sua resenha a minha vontade aumentou.
    Já estou colocando a dica na minha lista de leituras para 2017.

    Abraços

    http://www.viciadosemleitura.blog.br/

    ResponderExcluir
  30. Olá!
    Eu adorei a sua resenha e conhecia a autora apenas por nome, mas fiquei apaixonada por essa obra dela. Faz muito o meu estilo de leitura e tenho certeza que irei amar conferir também.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  31. Oi kamila, sua linda, tudo bem?
    Achei essa capa tão fofa, e adoro livros com enredo ligado à música. Engraçado, tenho a mesma impressão que você, que leria sem expectativas e que no fim me apaixonaria. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Olá!!

Fortaleça este humilde blog, deixe seu comentário e seu link para eu retribuir sua visita!

Se quiser, entre em contato através do email resenhaeoutrascoisas@gmail.com :)