Olá!

No Vida Literária de Fevereiro, resolvi tirar a Ana e a Raíssa de suas zonas de conforto fazendo-as ler um romance policial made in Suécia. Não sei se elas já leram algo vindo deste país, mas se não o fizeram, essa será a primeira vez. Eu, como fã de romances policiais, indiquei para leitura A Princesa de Gelo, de Camilla Läckberg.

** Lembrando que o Vida Literária é um projeto em que eu e os blogs O Outro Lado da Raposa e Entre Chocolates e Músicas leiamos um livro, discutamos e depois resenhemos, cada uma contando como foi sua experiência.
A Princesa de Gelo é o primeiro livro da minha xará e conta a história de Erica Falck, uma escritora de relativo sucesso, que resolve voltar para sua cidade natal, Fjällbacka (pronúncia: fielbaca), para poder cuidar dos pertences de seus pais recém-falecidos. Porém, a pequena cidade (de 859 habitantes, segundo o Google) está às voltas por causa da morte de Alexandra Wijkner, que outrora fora sua amiga de infância, mas que não a via há mais de vinte e cinco anos.

Inicialmente, as suspeitas levavam a um possível homicídio. Porém, Erica não acreditava em nada do que diziam. Enquanto pensava nisso, ela precisava começar a escrever seu quinto livro, uma biografia. Só que não conseguia escrever quase nada, ao passo que diversas memórias com Alexandra voltavam à baila.

Nesse meio tempo, o policial Patrik Hedström foi designado por seu chefe - irritante e que sonha com uma promoção em Gotemburgo - para assistir a um depoimento de determinadas pessoas. E é aí que ele reencontra Erica Falck. Aliás, eles eram amigos de longa data (e ele era apaixonado por ela) e as questões do momento os separaram. Até aquele momento.
Em paralelo à investigação, Erica também está preocupada com sua irmã, que é casada com um crápula manipulador, que só pensa em dinheiro e seu grande sonho é vender a casa de Fjällbacka e ir morar em Londres - o cara é dessa cidade.

Bem, me interessei pela leitura quando descobri que essa história NÃO se passa em Estocolmo. Por algum motivo que não sei explicar, gosto de histórias que não se passam em grandes cidades, não à toa, o protagonista do meu livro, Segunda Chance, nasceu em Halmstad... Até então, não fazia ideia de quem era Camilla, e então, graças ao Amigo Secreto entre blogueiras que participei, pude ganhá-lo.

E, sinceramente, foi uma boa leitura. E só. Apesar de ser arrastada em alguns momentos, por causa das muitas descrições, pude notar que foi uma trama bem pensada, acredito que isso se deva ao fato de que, antes de ser escritora, Camilla trabalhava como produtora, então, provavelmente escrevia roteiros e coisas que o valha. Se por um lado, as descrições eram um pouco chatas, por outro, as mesmas descrições eram o que salvavam a história, pois eram esses detalhes que amarravam a trama.
Dividido em seis capítulos longos, o livro, escrito em terceira pessoa, mostra diversos pontos de vista, mas sempre focando em Erica e seus problemas. Na Suécia, a autora vai lançar o décimo livro da série de Erica em abril, mas, vendo as sinopses dos demais volumes que a Planeta publicou (e descontinuou), são não-seriados, ou seja, apesar de alguns detalhes da vida de Falck não terem se encerrado nesse, nos próximos, novos casos virão à tona. O que é ótimo, pois não sei se pretendo comprar os demais.

Enfim, de todos modos, é uma leitura válida, tanto pra conhecer um pouco mais sobre Camilla, Fjällbacka ou até mesmo se aventurar nos romances policiais. A escrita dela é fluida e bem detalhada (bem até demais, rs). Achei alguns erros de digitação, mas a revisão da editora está ok.

P.S.: odeio esse negócio de dizer que fulano é o novo sicrano e etc. Aqui, ousaram afirmar que Camilla é a nova Agatha Christie. Gosto das duas, mas apenas parem de comparar, por favor. Läckberg jamais será a Agatha que vem do frio. Cada uma é cada uma. Frases como essa afastam muitos leitores...

Geralmente livros policiais tem que ser bem dinâmicos e cheios de ação para me prender, então não foi o caso deste livro. Apesar de a autora se mostrar inteligente ao nos oferecer um quebra cabeça elaborado, o livro não funcionou para mim. Além disso, a estória ficou o tempo todo girando em torno da personagem principal e o foco da investigação se perdeu em meios aos problemas pessoais da protagonista. Acho que a emoção de se ler um romance policial se perdeu um pouco por causa desse estilo de narrativa. Raíssa
Comecei a gostar de livros do gênero com a escrita da Aghata Christie que em minha opinião, é mestre em criar enredos bem trabalhados e com um bom desfecho. Não gosto de comparativos, mas não posso negar que minhas expectativas estavam altas para essa obra desde a comparação na capa. Infelizmente a obra não funcionou comigo. Achei o enredo parado e sem muitas emoções... Mas essa é só a minha opinião, há diversas resenhas positivas para a obra. Dê uma chance... Ani
Postagem participante do:











32 Comentários

  1. Oi Kamila!
    O livro parece ser legal, uma pena a edição ter erros de português. Entristece qualquer um.

    Gosto de romance policial, quem sabe eu dou uma chance a esse livro! Valeu pela dica

    Beijo grande,
    Hugo,
    Raposa Cultural

    ResponderExcluir
  2. Olá kamila
    Trama bastante envolvente em adoro suspense policial Nossa concordo demais com você, detesto essas comparações, até porque odeio coisas que ficam imitando ou copiando.
    Sua resenha ficou muito boa, pena os errinhos de português né.
    Beijuh

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bom?
    Realmente, acabei de comentar a mesma história na resenha de outro blog, rs.
    Como disse lá, adoro suspenses policiais e super daria uma chance a essa obra, a capa é linda!

    ResponderExcluir
  4. É chato isso de ter erros de português, mas parece que ultimamente a maioria tá assim. Já achei vários em editoras que antigamente eu considerava impecáveis nisso. Ao menos não estragou a obra.
    Gosto de livros com tramas para desvendarmos. Vou dar uma olhada nesse.

    ResponderExcluir
  5. Oi Kamila! Também amo livros de romance policial e amei a ideia de vocês mudarem um pouco o estilo de leitura, é sempre bom variar de vez em quando mesmo. Fiquei curiosa sobre esse livro, ainda mais porque a autora escreveu em terceira pessoa. Genial!Adorei a resenha, vou tentar ler um dia, bjss!

    ResponderExcluir
  6. Oi, Ká.
    Tenho quatro livros dessa autora na estante e morro de vontade de lê-los, mas me falta tempo. Pelo o que pude perceber pela sua resenha, esse é o tipo de livro policial que eu gosto!! Me animei ainda mais!
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho muita preguiça para histórias que se enrolam demais e tem descrições desnecessárias. Sério, não consigo ler ou entrar na história. Mas mesmo assim, acho que leria essa obra, principalmente por todo o suspense ao redor da morte da amiga.

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem?
    Acabei de ver outra resenha desse livro, e vi que a leitura é bem cansativa, então vou passar a dica.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  9. Nossa me surpreende que você não tenha gostado do livro, eu adoro essa autora, tenho todos os livros dela publicados pela Planeta.
    Eu simplesmente adorooo, quem sabe num próximo livro você se identifique não é mesmo?!
    Bj

    ResponderExcluir
  10. Olá, eu adoro romances policiais então acho que vou dar uma chance para o livro, mesmo a história e a capa não me ganhando muito! Mas sua resenha ficou ótima e me chamou a atenção então vou colocar na lista de futuras leituras ♥️

    MEMÓRIAS DE UMA LEITORA

    ResponderExcluir
  11. Olá amore,
    Não conhecia o livro até então, mas parece que vou curtir a leitura, pelo que li em sua resenha aqui amore!
    Gosto de romances policiais, então acredito que vou curtir, dica anotada!
    Beijokas!

    ResponderExcluir
  12. Oii!

    Como você sabe, a leitura não funcionou comigo... Mas fiquei feliz em ver que contigo deu certo.
    Achei a serie muito longa... Pena para quem gostou, pq não vão lançar tudo por aqui...

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?
    Nossa, também detesto esse tipo de comparação, ainda mais quando está envolvendo uma autora como a Agatha Christie.
    Para ser sincera, não me interessei muito por esse livro. O fato de ter capítulos tão grandes é algo que me cansaria muito e não tenho muita paciência com livros muito descritivos (a não ser que seja de fantasia).
    Mas gostei da sua resenha e achei muito legal você ser sincera quanto ao que gostou e ao que não gostou no livro.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Oi, Kamila!
    Eu estava dizendo exatamente isso no post da sua parceira de leitura: a comparação com a rainha do crime cria muita expectativa. Agora que descobri que é um livro sueco entendi porque todos estão falando que a leitura é arrastada. Isso é típico dos autores europeus,principalmente os suecos.

    Beijos!
    Gatita&Cia.

    ResponderExcluir
  15. Apesar de suas impressões não serem assim tão favoráveis, eu leria o livro, sim! Gostei do enredo e achei o nome super fofo!

    ResponderExcluir
  16. Olá
    Nossa também detesto esse tipo de comparação.
    Fiquei interessada no livro, gosto muito dos policiais, eles raramente me decepcionam, também prefiro livros mais dinâmicos e descrições em excesso costumam travar um pouco minha leitura, mas eu quero tentar.
    Dica anotada.

    ResponderExcluir
  17. Também gosto bastante de tramas que se passam em cidades pequenas e essa realmente é pequena, 800 habitantes, a fofoca deve ser das grandes.
    Gosto muito de romance policial mas esse não me chamou tanta atenção ,acho que não entendi muito bem o que de policial tem nele.

    ResponderExcluir
  18. Oi Ka, tudo bem?
    Também não gosto destas comparações, as vezes falo que me lembrou certo livro ou certo autor, mas comparação não existe, porque cada uma é cada uma. Eu gostei da premissa, só não sei se leria neste momento. Estou aproveitando essa fase rebelde das editoras não me escolherem como parceira e ler os livros atrasados da minha estante. Mas confesso que mesmo gostando de romance policial, esse seria uma leitura diferente para mim. Xero!

    ResponderExcluir
  19. Oi, Kamila!
    Acabei de conferir uma resenha do mesmo livro e pensei mais ou menos o mesmo que você sobre a questão da comparação com a Agatha Christie. Realmente tende a afastar leitores ou, no mínimo, fazê-los criar expectativas de algo e encontrar outra coisa totalmente distinta. Cada uma é cada uma mesmo e fim de papo, rs. Só muito recentemente que comecei a dar chance à enredos policiais assim, mas confesso que não penso em fazer essa leitura em particular devido ao detalhismo que você citou em algumas descrições e sobre ser uma série não-seriada. Ainda que se possa ler os volumes fora de ordem, mas os detalhes da vida da protagonista continuam se alterando de um livro para outro e isso deve atrapalhar um pouco, não sei. Mas, de qualquer forma, valeu a dica e que bom que, ainda que com suas ressalvas, foi uma boa leitura para você.
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional.blogspot.com.br ♥

    ResponderExcluir
  20. Oi!
    Acabei de comentar na resenha da Ana que não fiquei interessada em ler o livro. Sabe quando a trama não te instiga a conhecê-la? E olha que eu gosto de um bom romance policial....
    E por ver que você tb gosta do gênero, deixa eu te perguntar: já leu Harlan Coben? Eu adoroooo os livros dele rsrs

    Parabéns pela resenha, apesar de não ter me interessado pelo livro, gostei de saber sua opinião :)

    Bjs!

    ResponderExcluir
  21. Nossa, o livro todo em só seis capítulos? Fica longo mesmo hein. E a leitura meio arrastada é ruim, apesar que adoro quando é bem descritivo em relação a cenário.

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.blogandolivros.com

    ResponderExcluir
  22. Olá, tudo bem? Nossa, confesso que não sou nem um pouco fã de livros com romance policial. Não é bem o estilo que normalmente eu leio, por isso não sei se daria chance neste momento. Irei recomendar para meus amigos que gostam!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Olá!!

    Não conhecia essa autora e também não conhecia o livro. Bom parece ser muito legal a história, mas o que me incomoda e essa questão dos capítulos serem longos e a leitura um pouco arrastada, porém acredito que leria porque achei a proposta interessante. Parabéns pelo post!!

    ResponderExcluir
  24. Gosto de histórias policias, mas, de longe, seria um livro que leria por ser descritivo. Gosto um pouco, mas não pode exagerar, a leitura fica chata e cansativa, como se o leitor não pudesse imaginar nada. Apesar de gostar do genero, não leria esse, infelizmente.

    www.porredelivros.com

    ResponderExcluir
  25. Olá! Então, meu sogro tem esse livro e um dia li a sinopse, mas a mesma não me agradou. Não atiçou minha curiosidade. Acho que em livros policiais, a descrição deve ser mais objetivo, não pode ser que nem em livros de fantasia. Enfim, gostei bastante da sua resenha e dos pontos que você abordou, beijos!

    ResponderExcluir
  26. Oiee Kamila ^^
    Já tinha visto algo sobre esse livro antes, mas, como não é um gênero que eu gosto muito (leio beeeem raramente), não tinha prestado a atenção. Eu não sou muito fã de capítulos longos, e muito menos de muita descrição, pois a combinação de ambos sempre acaba deixando a história arrastada...pelo menos para mim...hehe' uma pena que o livro não tenha funcionado para as meninas :/
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  27. Olá Kamilla, tudo bem?
    Também não gosto de comparações cada autor tem uma escrita única e tem sonho de ser único, uma pena que a leitura tenha se tornado um pouco cansativa, achei muito pouco número de capítulos isso deve ter ajudado a ficar mais lento.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  28. Oi Kamila!
    Gosto muito de romances policiais e já li alguns suecos, são ótimos. Ainda não conhecia esse livro, mas achei a premissa dele muito interessante. A única coisa que não me agradou é que o livro tem capítulos longos, acho que isso torna a leitura muito lenta.
    Também não gosto de comparações, mas elas são inevitáveis, não é?
    Vou anotar a dica, de qualquer forma.
    beijos

    ResponderExcluir
  29. Oi kamila, sua linda, tudo bem?
    Adoro uma boa trama policial, mas confesso que por ter 10 volumes e apresentar uma narrativa cansativa, com capítulos longos, me deixou desanimada. Acho que essa leitura não funcionaria comigo, por não conseguir prender minha atenção. Mas que bom que você gostou, tomara que leia os outros livros.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Oi, Kams!
    Também não gosto disso de ficar comparando escritores, cada um desenvolve seu estilo conforme escreve e lança suas obras. Esse livro da Camilla parece ser interessante, mesmo com as descrições cansativas. Acho mesmo que a vida como produtora pode ter influenciado nisso (eu mesma tentei escrever um roteiro uma vez, exagera-se nas descrições de cenários e ações e encurta-se as de emoções). De qualquer forma, gostei da dica! ;)

    ResponderExcluir
  31. Oi Kamila, tudo bem?

    É sempre bom sair da zona conforto e conhecer um novo gênero literário, mas embora a proposta do livro pareça bacana, acredito que não funcionaria comigo. Já tentei ler alguns romances policiais mas sempre acho a narrativa cansativa, por esse motivo vou passar essa dica.

    Bjs Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  32. Oi

    Não gosto de romance policial, e agora sabendo que esse livro tem erros de português, perco totalmente a vontade de ler.

    Bjs

    ResponderExcluir

Olá!!

Fortaleça este humilde blog, deixe seu comentário e seu link para eu retribuir sua visita!

Se quiser, entre em contato através do email resenhaeoutrascoisas@gmail.com :)