Olá!

Já falei várias vezes aqui no blog que amo/sou a literatura latino-americana, aquela tão consagrada e cheia de Nobel de Literatura. Meu ídolo maior é Isabel Allende (tomara que um dia ganhe o Nobel), mas gosto de outros também, e Vargas Llosa é um deles. E Cinco Esquinas, seu último livro, é o resenhado de hoje.
Logo de cara, Cinco Esquinas começa com uma cena de sexo entre Chabela e Marisa, que se conhecem graças a seus esposos, respectivamente o advogado Luciano Casasbellas e o engenheiro Enrique "Quique" Cárdenas. Porém, Marisa não sabe se a noite de amor com a amiga foi sonho ou não. Ela passa o dia seguinte pensando nisso.

Estamos no Peru dos anos 1990, sofrendo com a ditadura de Alberto Fujimori (que continua vivo, preso e ativo na política local) e, por trás das câmeras, sendo governado pelo Doutor (cujo nome não é revelado, mas pesquisei e descobri que ele existiu também). A população tem medo: roubos, sequestros, os grupos paramilitares Sendero Luminoso, MRTA (só pra citar os mais famosos) estão tocando o terror na sociedade - como em qualquer ditadura. Todos os veículos de comunicação, como sempre, estão entre a cruz e a espada. Exceto um, o semanário Revelações.

Quem dirige o Revelações é o jornalista Rolando Garro, a personificação do que é chamado de Jornalismo Marrom - aquele que denigre a pessoa, popularmente conhecido como jornalismo sensacionalista. Pois bem, sendo um instrumento do governo, o Revelações tem como objetivo publicar os podres de diversas figuras públicas do "mundo do espetáculo" - artistas, cantores, dançarinos, etc.

Rolando possui umas fotos comprometedoras de Quique, feitas dois anos antes. Ele chantageia o engenheiro, que, obviamente, recua. As fotos, claro, são publicadas e, a partir daí, o terror toma conta de Cárdenas, homem importante dentro e fora do Peru. O semanário, dessa vez, deixou de lado os artistas para jogar na lama uma reputação até então ilibada. E como se fosse pouco, deixou o Doutor em fúria. E agora, o que será de Cárdenas, cujo sobrinho foi sequestrado dois meses atrás e não se tem notícia? Como recuperará sua dignidade? E a transa de Chabela e Marisa, foi real ou só sonho?
Na literatura latino-americana, que tanto amo (e muitos torcem o nariz sem conhecer), Mario Vargas Llosa é o meu segundo autor favorito (em primeiro, Isabel Allende, sem pestanejar). Ele consegue, como poucos, prender a atenção do leitor a ponto de fazê-lo driblar o sono para poder terminar a história.

Todas as histórias escritas por MVL se passam em bairros reais de Lima. Em boa parte das obras, ele fala do bairro de Miraflores, onde passou parte de sua infância. Mas aqui, quem protagoniza é Cinco Esquinas, conhecido nos anos 90 pela alta taxa de assassinatos, portanto, um bairro pobre. A história é ficcional, mas, ao se misturar com personagens reais - Fujimori, Sendero Luminoso, MRTA - dá a impressão de que tudo é verdade. Ainda por cima, a gente aprende um pouco da História do Peru.

Outro ponto levantado pelo autor é o jornalismo. O Revelações é um instrumento do governo para manter os rivais acuados, um exemplo de jornalismo marrom, mas, aqui, o jornalismo também exercerá sua função original, de denunciar e servir à sociedade. E isso, ao longo da trama, torna-se muito interessante - ainda mais para mim, que sou jornalista e consigo me ver em alguns personagens.
A edição da Alfaguara, selo de títulos latino-americanos da Cia. das Letras, está muito bonita, capa condizente com a trama, só uma coisa que me incomodou foi a fonte do título, muito grande - em relação às capas de outros títulos desse selo, que seguem um padrão, está muito diferente. Mas tudo bem, é apenas um detalhe que não apaga o brilho da história.

Cinco Esquinas é mais do que um livro que fala sobre jornalismo, ou política, ou amizade, é um livro que fala de um pouco de tudo. Sem contar na alfinetada que MVL dá em Fujimori, seu eterno rival - lembrando que o autor e o ditador concorreram às eleições em 1990 e o nipo-peruano levou a melhor, em apuração polêmica, já que não se tem certeza se Fujimori é peruano ou japonês. A ditadura acabou em 2000, quando ele fugiu para o Japão, depois para Santiago do Chile, onde foi preso, tentou renunciar por fax e depois deportado para o Peru, onde cumpre pena e segue em atividade política, através de sua filha/testa de ferro, Keiko. Mais do que recomendado.


26 Comentários

  1. A literatura latino-americana está cheia de coisa boa, o que falta as pessoas é conhecer, como de fato você disse. Acredito que quem conheça torça o nariz por que os escritores sempre tendem a fazer uma consideração/ critica política e as pessoas definitivamente não sabem discutir civilizadamente.
    Adorei a resenha, a história me agradou bastante e fiquei feliz em saber que a edição está bonita!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá! Conheci a literatura latino-americana recentemente e me apaixonei logo de cara. Ela é muito rica e mais e mais leitores precisam ter o prazer de conhecê-la.
    Esse livro eu não conhecia, mas já quero ler o quanto antes.
    A sua resenha ficou muito boa e me fez querer ler ainda mais. Estou no aguardo de outras resenhas e dicas ^^
    Abs e obrigada pela dica ^^

    ResponderExcluir
  3. Olá, não conhecia muito sobre a literatura latino americana e gostei de conferir suas impressões sobre o livro, me pareceu algo bem interessante, mas por hora não me interessei. Vou pesquisar mais sobre o gênero e quem sabe descobrir títulos que me chamem mais a atenção. Bjs

    ResponderExcluir
  4. Também sou muito fã da Allende, ela escreve livros fantásticos! Conheço pouco outros autores latinos, mais poetas do que romancistas, como o Pablo Neruda, portanto, tudo que posso descobrir de novo sobre eles me interessa muito. Achei o o livro do peruano muito impactante, gosto quando a ficção se mistura com a realidade histórica, torna o contexto mais crível. Dica anotada e muito obrigada por apresentá-lo!

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Não conheço muito a literatura latino-americana, na verdade não conheço nada, e sua resenha me deixou com a sensação de que já é hora de mudar isso. Esse título em particular não me atraiu, mesmo eu gostando muito de tramas que tenham um fundo histórico e/ou político, mas vou levar suas dicas em consideração e pesquisar sobre os autores que você citou e que são seus favoritos.
    Sua resenha ficou excelente.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oiii, tudo bem?
    Kamila fiquei bastante interessada nesse livro, gosto bastante do conteúdo histórico abordado, sempre procuro livros com isso, além do mais a edição está um luxo!
    Beijinhos da Morgs!

    ResponderExcluir
  7. Olá linda,

    Fiquei interessada nesse livro, porque trabalha diversas temáticas e principalmente questiona posicionamentos políticos e estratégias vinda de corruptos que normalmente são pautas discutidas nos livros da nossa linda América Latina.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Achei interessante a premissa do livro e agora que descobri sua paixão. Mas confesso que para mim não rolou. Não sou grande entusiasta do gênero. Quem sabe na próxima.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Eu definitivamente preciso me dedicar mais à literatura latino-americana. Victor lê e adora, sei que existem muitos autores sensacionais, só preciso me achar pois são muito hahaha.
    Tenho vontade de ler esse autor, mas nem tanto esse livro... Não sei, apesar de ser interessante ver como o autor trabalha o jornalismo, ainda falta algo para despertar meu interesse.
    Acho que pesquisarei por outros títulos...





    ourbravenewblog.weebly.com
    Participe do nosso TOP COMENTARISTA valendo um livro JANTAR SECRETO, do autor Raphael Montes :)

    ResponderExcluir
  10. Oi,gostei dessa jogada de jornalismo e como uma notícia pode fazer a bomba explodir. Nunca li nada desse gênero, mas me pareceu bem promissor. Quanto a origem latino-americana, confesso que nunca me aprofundei a saber mais sobre ela, mas anotarei a sugestão.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Oie!
    Eu ainda não li nada do autor, mas gostei dessa indicação.
    Confesso que não sabia sobre o tema dessa história, e agora estou curiosa para ler.
    E achei bem interessante ter um pouco de tudo, e o livro não ser apenas focado em um tema.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  12. Olá Kamilla, tudo bem?

    Ainda não tive a oportunidade de conhecer a literatura latino-americana, mas pelos elogios que você citou na resenha e que li nos comentários anteriores deve ser muito instigante. O livro parece passear em vários temas e pelo que você citou consegue fazer isto muito bem. Eu tenho uma queda por livros que passam no meio de conflitos, seja guerras ou apenas um governo ditador. É bacana ver as dificuldades nesse momento e principalmente a ação do jornalismo. Seria uma obra que leria com toda certeza. Ótima dica!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Sei que você disse que é um livro que fala um pouco de tudo, mas tive a impressão de que o fundo histórico e político e bem presente, e não curto isso em leituras, prefiro coisas que me distanciem bem da realidade, por isso passo a dica.

    ResponderExcluir
  14. Oi Kamila.

    Achei o livro bem interessante que fala um pouco de tudo. Eu fiquei bem curiosa pelo fato de ser literatura latino-americana e conhecer a escrita do autor, pois ele é jornalista. Dica bem anotada.

    Bjos

    ResponderExcluir
  15. Oiii!

    Eu amo livros que tratam o jornalismo e já vi vários elogios para a escrita do autor, na realidade para outras obras, para essa é a primeira.
    Gostei da resenha, bem detalhada, mas não faria a leitura da obra agora.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  16. O LLossa é um autor conceituadíssimo, mas eu nunca realmente li anda dele, só escuto e leio os comentários.
    Eu tenho um livro na minha listinha de próximas leituras chamado "Menina má" e espero gostar dele assim como você gostou de "Cinco Esquinas".
    Bjoo

    ResponderExcluir
  17. Olá,

    Nunca li nada do gênero, mas achei uma ideia maravilhosa divulgar esse gênero em seu blog. Achei a resenha maravilhosa, mas não sei se leria o livro. Vou pesquisar mais sobre a obra e decidir essa dúvida. Parabéns pela resenha!

    http://desencaixados.com/

    ResponderExcluir
  18. Oi Ka, tudo bem?
    Para falar a verdade eu nunca me liguei se o livro é latino americano rs... sinceramente achei o livro bem interessante, não o tipo que eu leria, mas para quem curte e está na área de jornalismo que é o seu caso... pelo detalhamento da resenha, você curtiu muito a leitura e tudo que se propagou no enredo, está de parabéns... Xero!

    ResponderExcluir
  19. Que chato perceber que quase não leio autores latino-americanos. Fico feliz em conhecer o Vargas Llosa. Ainda mais se passando durante uma ditadura. Poucos sabem escrever sobre política desa forma que envolva o leitor, né? Não sou jornalista mas tenho matérias em comum, achei interessante a leitura de Cinco Esquinas.

    ResponderExcluir
  20. Oiee
    Confesso que quando o assunto é obras latino-americanas eu sou leiga nesse assunto, mas espero que um dia isso mude.
    Sua resenha está muito boa, o que me fez ficar muito curiosa em relação a esse livro. Parece ser uma leitura bem forte.
    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Olá! Não conhecia os autores e fiquei bastante curiosa para ler suas obras. Gostei bastante da premissa, aparente ser uma história bem construída e envolvente. Verdade, nunca li nenhum autor (a) latino-americano, vou procurar mais sobre eles. Beijos!

    ResponderExcluir
  22. Olá! Primeiramente, amei a foto e conhecer um pouquinho da sua estante! Uau! Coitada dessa personagem que não sabe se aconteceu mesmo ou se foi sonho! Eu adoro livros que envolvam dramas, grandes problemas políticos e disputas! Além disso, por ser fiel à história, me pareceu ser uma fonte de aprendizado também. Anotadíssima a dica de leitura!

    Beijos!
    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oie!
    Ainda não conhecia esse livro e achei interessante a sua resenha e a obra. É bem bacana saber que é um livro que vai além e que fala sobre tudo. Entretanto, não consigo me imaginar, nesse momento, pelo menos, lendo esse esse livro, entende?
    Sua resenha está impecável, mas vou deixar a dica passar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  24. Oiii,

    Acho que nunca li nada da cultura latino americana, mas esse livro em específico talvez eu não lesse, porque (sei que é feio) me sinto bem entediada com política. Não é que ache ruim, eu gosto, mas me entedio fácil.
    Parabéns pela resenha!

    Beijos

    ResponderExcluir
  25. Oiii, tudo bem?
    Eu nunca li nenhum tipo de livro desse gênero, mas achei bem interessante, apesar de não fazer meu tipo de leitura. Mas a sua resenha me deixou bem curiosa, e acredito que iria gostar de ler um livro que se passa no Peru na da Ditadura.

    ResponderExcluir
  26. OOi!
    Acredita que nunca havia ouvido/lido sobre a literatura latino-americana?
    Achei super interessante a premissa do livro, além disso, fiquei curiosa para conhecer a literatura.
    Dica anotada!

    ResponderExcluir

Olá!!

Fortaleça este humilde blog, deixe seu comentário e seu link para eu retribuir sua visita!

Se quiser, entre em contato através do email resenhaeoutrascoisas@gmail.com :)