Olá!

Hora de conferir mais uma resenha dessa autora que amo tanto. O Amante Japonês é um livro que eu vinha monitorando desde seu lançamento, lá nos idos do ano passado e, quando vi que viria para o Brasil, apenas surtei e fiquei esperando o dia da compra. Comprei e demorei para ler. Por que demorei? Não sei. Mas finalmente eu li e divido com vocês as minhas opiniões desse livro tão especial para mim!
O Amante Japonês é uma daquelas histórias que nos mostram o verdadeiro sentido do amor, aquele que nem a maior das tragédias consegue apagar. Apesar de não ter palavras para descrever, começo contando que Irina Bazili, jovem nascida na Moldávia, havia começado a trabalhar na Lark House, na periferia de Berkeley, São Francisco, uma residência para idosos - não é exatamente um asilo, pois a maioria ainda consegue ter uma vida independente.

Irina trabalharia como cuidadora de alguns dos internos - os dos segundo e terceiro níveis, aqueles que ainda têm uma vida independente. Os idosos de primeiro nível são os mais saudáveis possível e os de último nível são aqueles que estão no aguardo da morte.

Até que Alma Belasco chegaria na Lark House. A Lark House (casa de cotovias, em português), aliás, era uma das melhores casas para idosos da baía de São Francisco, tinha até fila de espera. Porém, Alma e seu dinheiro burlaram a fila e se instalaram no segundo nível. Imediatamente, Irina passou a ser sua moça de confiança.

Enquanto isso, Seth, neto de Alma, quer escrever um livro sobre a família Belasco e gostaria de ouvir as histórias. Logo, Seth se apaixonaria por Irina, que é totalmente alheia ao amor, por um forte motivo. Após muito investigar, Seth e Irina descobriram a história de Ichimei Fukuda e sua família, que há muitos anos trabalharam para o avó de Alma.

Aí temos a junção de duas histórias até então bifurcadas: Alma Belasco antes era Alma Mendel, uma menina polonesa e judia que, para ser salva do nazismo, foi enviada de Varsóvia para a casa dos tios Isaac e Lillian Belasco, em São Francisco. Ao chegar em SeaCliff, a residência dos Belasco, Alma conheceu o primo Nathaniel e Ichimei, filho do jardineiro Fukuda, que trabalhava para a família. A partir daí, as vidas de Ichimei e Alma estariam para sempre unidas.

Claro que, depois dos ataques a Pearl Harbor, seria a primeira vez que Alma e Ichimei se separariam, eram apenas duas crianças. Desde episódio até a chegada de Alma a Lark House, se passariam quase 70 anos e várias situações que poriam à prova o amor e os sentimentos de Alma, que dado o contexto histórico, eram passíveis de acontecer com qualquer mulher que viveu nesse período.
Ataque a Pearl Harbor
Acho que todos já sabem que amo/sou/idolatro Isabel Allende, mas dessa vez ela me levou às lágrimas! Mas não de tristeza, são lágrimas que demonstram como eu não tenho coração de pedra ela é mestre em escrever histórias carregadas de delicadeza, com pitadas de fatos reais e, claro, sua amada São Francisco como plano de fundo. 

Alma Belasco é aquela que viu a vida sob várias óticas, a de refugiada, a de moça que teve de tudo mas que se sentia só, a mulher apaixonada porém indecisa... enfim, um retrato de uma mulher única... É o tipo de livro que, depois que li, percebi como minha vida é insignificante e só me restou vestir meu capuz e ficar bem quietinha, remoendo minha vida e escondendo as lágrimas - até porque o ônibus estava lotado demais pra eu ficar mostrando meu choro assim, gratuitamente. 
Eu após a leitura, rs.
Já cansei de falar como o trabalho de tradução/edição/revisão da Bertrand Brasil em relação aos livros da Isabel deixa um pouco a desejar, mas dessa vez, eles fizeram um ótimo trabalho, não encontrei erros graves e a capa é tão linda - igual a da versão em espanhol.

Então, só me resta reconhecer o quão talentosa e maravilhosa e perfeita é Isabel Allende e recomendar esse livro que é tão lindo, sem falar que tem vários fatos reais inseridos na história!


28 Comentários

  1. Oiii Kamila, como vai?
    Confesso que de certo modo me apaixonei perdidamente pela história, e achei maravilhosa e cheia de mistérios a vida Alma, no qual acredito que esteja escondendo algo. Parabéns pela resenha, dica anotada.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Oi
    Eu li há muito tempo atras A Casa dos Espiritos e gostei muito do jeito que a autora conta a história, queria muito ler mais livros dela. Nossa esse período das guerras foi muito sofrido para os japoneses americanos, deve ser um livro bem denso e emocionante mesmo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Quando tu disse do ataque de Pearl Harbor já quis chorar. Pra mim toda história que inclui guerra me parece boa...
    Não conhecia o livro, e tô super curiosa com ele.
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Gosto muito da autora,Isabel Allende, ela tem uma forma de criar personagens e histórias que não são superficiais.
    Ainda não li esse livro. Adorei sua resenha.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. oi

    apesar de a sua resenha estar super incrível , essa eu passo...não tem jeito né??? nossos gostos são tão opostos!!!!
    hehe

    bjs

    ResponderExcluir
  6. Heey Kamila, que resenha maravilhosa! Super empolgada. Fiquei curiosíssima para conferir essa leitura. Nunca li nada da autora e muito provavelmente começarei por esse <3 Obrigada pela dica!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi Kamila! Impossível não ficar empolgada com a sua resenha, que demonstrou real amor à história que leu. Eu não conhecia a autora, tão pouco a obra, porém, ao ler uma opinião tão positiva, estou com muita vontade conhecer. Adoro livros com essa mescla de ficção e fatos reais.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá,

    Não conhecia a obra e parece ser uma excelente leitura, gostei muito da resenha pois expôs todos os sentimentos que esse livro parece carregar, com certeza vou anotar a dica.

    Grande Abraço
    oblogcaentrenos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oie!
    Eu ainda não li nenhum livro da autora, então não sei o que falar da narrativa. E sua resenha está tão empolgante que não tem como não ficar com vontade de ler. Vou anotar essa dica para ler futuramente, pois é uma trama que me deixou bastante curiosa para conferir.
    Bjs!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  10. Olá,
    Adorei a sua empolgação ao falar sobre o livro, nunca li nada da autora mas fiquei curiosa para conhecer esse livro, todo e qualquer livro que mostre um pouco sobre guerras e as suas consequências sempre acabam me ganhando. Adorei a sua resenha e irei anotar a sua dica. =)

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Nossa que linda essa resenha, eu já conhecia a autora mas não essa obra. E ela parece ser muito intensa. Deu pra notar. Parabéns pelo trabalho era incrível.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Oi!
    Gente... Não sou de chorar com livro, mas com esse acho que pelo menos uma lágrima a autora vai conseguir tirar. E que bela resenha! Me convenceu a ler, e vou começar por esse, meio que gostei muito da premissa hahaha =D
    Abraço!

    ResponderExcluir
  13. Olá Kamilla, tudo bem?
    Nossa que resenha linda, meus sinceros parabéns.
    Não conhecia o livro e por favor não me mate, mas nem a autora. Gostei muito da sua resenha e esse eu acho que seria um livro totalmente diferente para mim. Chamou a minha atenção, anotei a sua dica e vou dar uma pesquisada aqui mais sobre ele.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  16. Olá Kamila!!!
    Não conhecia a autora e muito menos esse livro..
    Achei o enredo interessante, fiquei com vontade de ler....
    Gosto de ler sobre amores sofridos não sei porque....
    A resenha está incrível parabéns
    Beijuh
    http://curaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oi Ka... tudo bem??
    É tão bom quando gostamos muito de um autor... sentimos que tudo que eles escreverem queremos ler... sua resenha ficou linda e mostrou seus sentimentos durante a leitura... eu não curti muito a premissa... porque o livro foge bem de minha zona de conforto... mas sei o quanto gosta da autora e das histórias que ela conta... que bom que curtiu a leitura e ela te emocionou a ponto de fazê-la chorar... Xero!

    ResponderExcluir
  18. Oi, tudo bem?
    Esse livro nunca me chamou a atenção, seja pela capa ou pela sinopse, e mesmo a sua resenha trazendo uma trama bem rica e cheia de detalhes e emoção não consegui me sentir atraída pela história criada pela autora. Ainda assim fico feliz que tenha sido uma leitura tão boa pra você, ainda mais por gostar tanto da autora.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  19. Oiii
    Não conhecia a autora e fiquei curiosa para conhecer melhor a história.
    Acho legal histórias que tenham tantos fios que se conectam aos poucos e tudo faz sentido no final. Gostei bastante da resenha.
    Beijoos

    ResponderExcluir
  20. Oi Kamila, sua linda, tudo bem?
    Você me deixou emocionada com a personagem Alma, que história de vida que ela teve. E saber como isso afetou a forma como você enxerga a sua própria vida, me dá apercepção de que estou diante de uma história única. Adoro livros que exploram o contexto histórico. Tenho certeza de que irei amar esse livro. Adorei sua resenha!!!
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
  21. Desde minha leitura de "A casa dos espíritos" que Isabel Allende ganhou meu coração. Ela sabe trabalhar fatos históricos como ninguém, mesclar drama, romance e um pouco de efeitos paranormais em uma história única, crível e cheia de poesia narrativa. Se não fossem tantas leituras de parcerias atrasadas, estaria degustando de outros livros dela. Esse parece ter todos os seus pontos característicos, o que só me deixa mais ansiosa pra ler! Aiai....

    ResponderExcluir
  22. Adoro suas resenhas, Kamila. Não conhecia esse livro, na verdade, nem conhecia a sua idolatrada Isabel Allende (shame on me!). Mas, super te entendo, uma história dessas arranca lágrimas de mim também, por ser intensa como aparenta ser, deve ser bem tocante. Curti a dica.
    Bjo

    ResponderExcluir
  23. Oi, tudo bem?

    Já recebi algumas indicações de amigas sobre o livro e os elogios são infinitos.Gosto de romances históricos(se for mesmo o caso desse), histórias se passando nesse período de guerra ou pós guerra me fascinam. Tendo a oportunidade quero ler sim.Adorei a resenha, bem clara.

    bjs

    ResponderExcluir
  24. A capa é tão linda e quando a vi fiquei com a maior vontade de ler o livro. Ainda não li nada da Isabel, e depois da sua resenha, mesmo tendo ficado super curiosa com a história e querendo dar uma chance tive a sensação de que o livro não terá o mesmo efeito em mim. é que não é exatamente meu estilo de leitura e isso iria interferir bastante na minha percepção da história.
    Mesmo assim, espero ler algum dia algo da autora, ainda mais por ver tantos elogios :)
    Beijinhos,
    Lica

    ResponderExcluir
  25. Olá flor, parabéns pela resenha, não conhecia a obra e fiquei bastante curiosa. Imagino o qual sentimental você tenha ficado com essa leitura, adoro quando isso acontece...obras que tocam no fundo da alma <3

    Anotei a dica!

    Abraços

    ResponderExcluir
  26. Olá!
    Não conhecia a autora e muito menos o seu livro, mas pela sua resenha deu para ver como a história é interessante e envolvente. Amo livros onde os personagens são experientes e tem uma mensagem para passar para o leitor.
    Adorei a sua resenha.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  27. Eu não conhecia essa autora, mas o livro até que me chamou atenção. Não acho que seria um enredo que me prenderia, mas é sempre bom dar uma chance para novos autores.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Olha, que legal! A editora evoluiu e apresentou uma tradução que agradou... Isso é ótimo, um ponto muito positivo. Gosto de obras que nos fazem pensar na vida, refletir sobre os problemas existências, chorar um pouco. Essa temática, Pearl Harbor, e o tempo decorrido na história com certeza deram um toque ainda mais especial, uma profundidade diferente... Vai para a listinha de desejados.

    ResponderExcluir

Olá!!

Fortaleça este humilde blog, deixe seu comentário e seu link para eu retribuir sua visita!

Se quiser, entre em contato através do email resenhaeoutrascoisas@gmail.com :)