Olá!

O resenhado de hoje é um livro que há muito queria ler, mas só agora consegui, via empréstimo. Foi escrito por um autor que até então eu não sabia o que esperar de sua escrita. Espero que gostem da resenha de "A Máquina de Contar Histórias", do Maurício Gomyde.
A Máquina de Contar Histórias começa com o famoso escritor Vinicius Becker em mais uma de suas viagens para lançar seu mais novo livro. Entre um evento e outro, ele recebe uma ligação - já esperada, até - avisando que sua esposa Viviana tinha falecido, vítima de câncer. Ele larga tudo e volta para poder enterrá-la. Ao chegar em casa, encontra uma família devastada, principalmente sua filha mais velha, Valentina, que sofreu bastante, porque a mãe era seu exemplo.

Valentina o culpa pela perda, por ele ter estado tão ausente nos últimos anos, devido suas viagens e seu tempo dedicado à literatura. A caçula, Vida, tem só quatro anos e também sofre muito, mas entende pouco do que está acontecendo. Daí em diante, Vinicius embarcará numa viagem em busca de sua redenção como pai, ao mesmo tempo que colocará em xeque sua carreira como autor.

Foi meu primeiro contato com o Maurício Gomyde e já gostei! O autor escreve com uma delicadeza que vi em poucos autores homens (tirando o Sparks, que é um caso a parte). Ele mostra um Vinícius antes e depois da perda de Viviana. Como o ato de escrever deixou de ser algo romântico para se tornar mecânico.

Primeiro, Vinícius relembra seus momentos com a esposa, depois volta à infância e adolescência, onde um jovem Vinícius escreve uma declaração de amor a uma colega, mas o texto foi visto com maus olhos pela diretoria e pelos pais do menino. Só uma professora apoiou seu sonho literário, dando-lhe como incentivo um livro de técnicas de escrita, que passaria a ser seu livro da sorte.

Ali em cima eu disse que Vinícius embarcaria numa viagem. Pois é, ele pegou as filhas e as levou para a Itália, Espanha e Inglaterra. Tudo previamente arquitetado através de emails com uma tal Bárbara, cujo endereço de email ele encontrou no computador da Valentina, junto com um livro que ela estava escrevendo.

Teve uma coisa que me incomodou no jeito do Vinícius durante a leitura. O autor era bem metódico na hora de escrever: 1500 palavras por dia, planilhas e mais planilhas com características de personagens... Em certo momento da carreira, ele deixou de escrever com o coração, para simplesmente escrever. Vinícius não escrevia o que sentia, escrevia aquilo que vendia. Eu sei que é maravilhoso quando um autor (principalmente no Brasil) tem seu sucesso reconhecido além-mar, começa a vender muito e arrasta para si uma legião de fãs. Mas, não é mais bonito quando escrevemos com o coração? Não é bonito ser sincero na hora de escrever? Foi como se simplesmente ele escrevesse por dinheiro, eu achei ele mercenário.

A propósito, uma coisa que reparei é que, o livro foi escrito usando duas fontes diferentes. Assim, o autor começou escrevendo usando Times New Roman - eu sei distinguir Times das outras, rs - e depois pulou para essa da foto. A diferença é visível.
Veja bem, eu escrevo no Wattpad (ou tento escrever, já que são tantas coisas pra fazer que ando meio sumida de lá) o que eu gostaria de viver, de sentir, eu escrevo o que sonho. Acho que todo autor é assim. Não consigo gostar de ser tão certinha na hora de escrever, gosto de jogar as palavras na tela, de acordo com o que está na minha mente. Claro que sou a favor de se fazer um fichamento com os personagens da história a ser escrita, para que a mesma não se perca e tenha nexo, mas, precisa mesmo ter tantas técnicas assim? Escrever é bom e ganhar dinheiro também, mas acho que no Vinícius faltou amor. Ele parou de escrever com o coração para escrever com a cabeça.

Tirando isso, a história tem uma linda mensagem, que deve ser lida por todos. Só espero que o Maurício continue escrevendo com o coração e, que o sucesso internacional que está fazendo não lhe suba à cabeça e termine como o Vinícius. Livro mais que recomendado!



16 Comentários


  1. O Maúricio quis exatamente passar a parte mecânica que Vinicius se tornou, por isso ele focou tanto nessa chatice de como era automático escrever para ler. Por isso o nome do livro.
    E outra coisa que tu citou, que acredito que é desnecessária :( A parte da fonte, a Editora colocou uma nota no facebook a respeito disso, foi erro da gráfica e não do autor, porque ele envia o manuscrito para a Editora e depois na gráfica eles decidem que fonte usar. O meu também veio assim.

    A Máquina de Contar História é nem sensivel, já outros lviros do autor e pra mim esse oe mais lindinho dele, me fez emocionar de fato com as filhas e como ele conseguiu voltar a ser o que era um pouco.
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  2. Oi Kamila, não curto este estilo de livro, mas gostei da sua resenha e de poder conhecer um pouco mais do enredo.

    Beijos Mila
    Daily of Books

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Achei bem interessante a premissa, fiquei bem curiosa com essa forma mecânica de escrever do Vinicius, eu também tenho um jeito de me organizar para conseguir me concentrar, se não, não vai.
    Beijos

    www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oie!
    Eu nunca li nada do Maurício Gomyde, pra ser bem sincera ainda não tinha ouvido falar sobre ele. Gostei da sua resenha, mas não fiquei mega curiosa para ler por uma questão de gosto pessoal mesmo. ;)

    Bjos,
    http://helendutra.com/

    ResponderExcluir
  5. Olha eu conheço o Maurício, ele até mora perto de mim, mas confesso que a escrita dele não me atrai e nada, apesar dos meus amigos debulharem elogios a ele não consigo desenvolver em nenhuma escrita dele, quem sabe um dia não e? Otima resenha, parabéns.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Eu já li esse livro, e outros do autor, e sei que ele tem um talento maravilhoso para desenvolver seus personagens. Sempre me emociono em suas histórias, e essa em especial, também tem uma excelente mensagem. Entendi bem o que você quis dizer sobre o Vinicius, mas acho que foi de propósito que o autor fez assim, para que o leitor possa avaliar até que ponto ele chegou. Mas que é incomodante é mesmo...
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  7. É um tipo de obra que me atrai! Vendo a mudança do autor, menos ainda
    Beijos!

    EsmaltadasdaPatyDomingues

    ResponderExcluir
  8. Ooi! Eu não conhecia o autor, mas achei bacana a ideia dele neste livro. E como você disse, muitos autores acabam se entregando apenas para a fama e dinheiro, não mais escrevendo por amor, o que acontece até com blogueiros :/
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oi Kamila,

    coisa engraçada, o que te incomodou é o que me mantém escrevendo: Método. São tantas coisas, prazos, tarefas, trabalhos, que se não criar listas, planilhas, roteiros, os livros simplesmente param de sair.

    Ao contrário do autor no livro, ainda escrevo com o coração. Só que agora é um coração organizado rsrs.

    Excelente dica, fiquei curiosa sobre o livro e já coloquei na minha planilha de leituras.

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Adoro a escrita do Maurício Gomyde, ele é um excelente autor, além de ser super simpático! *-*

    Blog da Mylloka
    http://myllokasecret.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Muito bom, Kamila. Eu já havia lido uma resenha deste livro que me fez adiciona-lo na minha listinha interminável de livros desejados... Tanto pela capa que eu acho uma graça, quanto pela história em si que me parece bem bonita, que me fará chorar rsrs, coisa que eu adoro.
    Queria ter visto a diferença das fontes hahaha.
    Bjo
    www.viciadosemleitura.blog.br

    ResponderExcluir
  12. Oie. Eu nunca li nada do autor. Vejo sempre os livros dele sendo divulgados e já li muitas resenhas, mas ainda não tive nem dinheiro e nem oportunidade de comprar, mas pelo que ouço acho que deve mesmo ser o máximo. Quanto a sua resenha, esse livro me pareceu muito bom, mas essa parte do autor não escrever com o coração me deixou bem tristes, todas as histórias tem de ser escritas com muito amor. Espero ter a oportunidade de ler o livro para entender tudo completamente.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos
    http://casinhadaliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Achei engraçado ele mudar o tipo de letra e teres reparado nisso :-D

    ResponderExcluir
  14. Oi

    Não gosto muito do estilo, apesar de ter a dorado a tua resenha e as tuas considerações, mas provavelmente eu passo,

    bjs

    ResponderExcluir
  15. Oie!
    Eu já li esse livro, e me emocionei bastante! Acho a trama linda, delicada e emocionante. Adorei a narrativa do autor, bem envolvente, e quando percebi, já tinha terminado o livro. Uma história linda!
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  16. Olá. Conhecia o livro, já tinha visto no Facebook da editora, mas ainda nunca li nada do autor. Não sei se leria, mesmo quando conheci esse livro, ele não tinha me deixado muito curiosa, então dessa vez vou deixar passar!

    Beijos.

    ResponderExcluir

Olá!!

Fortaleça este humilde blog, deixe seu comentário e seu link para eu retribuir sua visita!

Se quiser, entre em contato através do email resenhaeoutrascoisas@gmail.com :)