Olá!

Como foi o seu fim de semana? Quem aí já está de férias? Eu... que não! hehehe A faculdade esse ano já foi, mas férias do trabalho só semana que vem. Mas, enquanto elas não vêm, leia esse livro e entenda porque ele me fez chorar dentro do ônibus (sim, finalizei a leitura dentro do ônibus e os olhos suaram, mas ninguém viu, então não passei vergonha, rs). Estou falando de O Melhor de Mim, de Nicholas Sparks, que ganhei no Top Comentarista de julho (ou agosto?), organizado pela Raíssa, do O Outro Lado da Raposa.

Tirando a prova das duas capas: as duas são feias, na minha opinião.


O Melhor de Mim começa contando a história de Dawson Cole e sua família. Eles vivem em Oriental, Carolina do Norte, e não são a melhor família para se ter como vizinhos. Dawson foi criado sem a mãe, que o abandonou (não a julguem) e com o pai, que batia nele dia sim e dia também. A família Cole tinha péssima reputação, mas Dawson era diferente. Era bom aluno, mas tinha que se esforçar para não ser. Do outro lado tem a Collier. Uma das famílias mais importantes do município, uma família rica e influente, assim como a família Bonner.

A filha do casal Collier é Amanda, uma aluna exemplar. Ela e Dawson vão se conhecer na escola, na primavera de 1984, com apenas 17 anos. Ninguém é tão maduro com 17, mas eles já sabiam que seus caminhos estariam unidos de alguma forma. Claro que as duas famílias não iam querer esse relacionamento, que durou até Amanda ir embora da cidade e Dawson ir preso por homicídio. Mas, antes disso tudo acontecer, o mecânico Tuck acolheria Dawson, após ele tomar mais uma surra do pai e seus dois primos, Ted e Abee.

O tempo passou (e eu sofri calado... sqn) e Dawson quase morreu enquanto trabalhava em uma plataforma de petróleo. Preocupado em salvar sua vida, ele vê um homem. Ele jura que é real, mas ele não está muito bem a ponto de dissociar o que é real da fantasia. Depois que ele está a salvo, ele recebe um comunicado: Tuck está morto. O dr. Morgan Tanner pediu para que ele fosse até Oriental (ele mora do outro lado do país) para realizar a última vontade de Tuck. Chegando à casa de Tuck, ele encontra Amanda. Mas ela mudou: agora é casada e tem três filhos.

Mas nada impediu que o amor de Amanda e Dawson voltasse à vida. Apesar de tudo, eles nunca esqueceram um do outro. Contrariando as expectativas, eles passam um fim de semana maravilhoso e inesquecível. Mas Ted e Abee Cole também ficaram sabendo da volta de Dawson e têm contas a acertar com nosso protagonista. 

Aproveito pra ostentar minha pequena coleção do Nicholas. A resenha de Noites de Tormenta está no próximo parágrafo. A resenha de Três Semanas com Meu Irmão está aqui e a de O Milagre está aqui. Mas eu li quase tudo que ele escreveu. Viaje no blog e você encontrará várias resenhas de livros dele.

Depois de ter lido e chorado com Noites de Tormenta (resenha aqui), resolvi aproveitar que tinha uma consulta médica e, já sabendo que a doutora que me atenderia não é pontual, peguei esse livro entre os atrasados, pois, sabendo da demora, a leitura seria até rápida. E foi, a médica atrasou mais de duas horas e consegui ler, por alto, 110 páginas. Como eu já tinha lido antes, então já sabia o que esperar - muitas lágrimas. 

Que história! Mesmo já sabendo do final, eu li com o coração apertado, porque eu sabia como acabaria e eu queria que mudasse. Aliás, estou indignada com esse final. É uma história linda, que fala de perdão, de entrega, de amor (de amante, de mãe e de amigo). Amanda e Dawson, apesar dos vinte anos que os separaram, jamais se esqueceram. A história também aborda outros pontos de vista, como o de Frank, marido de Amanda, que é alcoólatra, Evelyn, mãe de Amanda, e Marilyn Bonner, que tem um papel importante na vida de Dawson.

Também nos faz refletir sobre a justiça. Oriental é uma cidade pequena e todos sabem de tudo. Mesmo assim, Dawson, só pelo sobrenome, cumpriu pena. Ele cometeu um crime e mereceu pagar, é óbvio, mas não teve um julgamento justo. Foi considerado culpado mais pelo sobrenome do que pelo crime em si.

O trabalho da Arqueiro está incrível. Revisão bem feita, não tinha erros de nenhuma ordem. A capa é antiga, depois foi relançada com a capa do filme, acho. As duas capas, pra mim, são feias, mas duvido que haja um re-relançamento, com as novas capas que a editora está lançando os livros do Sparks (vide Noites de Tormenta).

Eu não vi o filme, então não sei se a história é fiel, mas recomendo que leiam o livro antes de ver o filme. A história é linda e, se eu, que não choro com quase nada, chorei de ficar com os olhos embaçados, você vai chorar também. A leitura é recomendada, principalmente depois de uma leitura mais pesada. Só aviso uma coisa: a chance de você ficar de ressaca literária é grande. Enquanto você lê essas linhas, eu estou passando por uma. Mas estou saindo, aos poucos, mas saindo.


28 Comentários

  1. Oi Kamila!
    Eu não li o livro, mas assisti o filme e é muuuito emocionante. Simplesmente amei e fiquei super empolgada para conferir o livro só pra ver se é igual (ou pelo menos parecidinho) <33 Nunca li nada do Sparks. Na verdade não sou tãão chegada num romance, mas depois de assistir ao filme e ter gostado muito, pretendo ler nem que seja um livro do autor só pra ver se eu gosto (estou com boas expectativas de que vá gostar muito) :)

    Beijinhos
    Daisy - nuvemdeletras.com

    ResponderExcluir
  2. Oláá!

    Você sabe a minha opinião pelas obras do Nicholas, maaas eu fico feliz em saber que o livro te tocou dessa forma e deixou toda emocionada. É lindo ver que um autor consegue fazer isso conosco.
    Gostei da resenha, mas como sabe eu não lerei. hahah mas o filme eu assisto com certeza :D


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Não gosto do tipo de história que o Sparks escreve, por isso mesmo nem leio. Não é implicância, é questão de gosto. Mas gostei da resenha.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá linda,
    10 em cada 10 mulheres choram ao ler livros de Sparks haha. Eu li Meu querido John e A Escolha dele e não gostei. Já não sou muito fã de romances e piorou quando descubro o final antes de chegar na página 50 e ser aquele romance meloso.

    Sparks tem um talento nato para falar de Amor!!

    Beijos!
    poesiaqueencantavida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Esse é um livro que eu comprei do Nicolas e sempre tive vontade de ler, acabei emprestando para uma amiga que nunca me devolveu :(
    Adorei sua resenha, o livro realmente tem um premissa de uma história que promete muita emoção.
    Já estou seguindo e adorando o blog!
    Beijos.
    Criei, recentemente, um blog para falar sobre filmes, séries, cultura e artes no geral. Se você puder dar uma conferida eu ficarei muito grata: http://cineleva.blogspot.com.br/ :)

    ResponderExcluir
  6. Fico feliz que tenha gostado!!
    Eu assisti o filme e achei a estória muito legal memso.
    Não leio mais os livros, mas sempre que sai alguma adaptação dos livros dele eu assisto! haha

    Beeijos
    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
  7. Eu comprei esse livro mas acabei dando para uma prima antes de ler, porque eu já tinha lido alguns livros do Nicolas Sparks e não tinha gostado.... A escrita dele para mim não flui...sei lá!
    Um abraço
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  8. Eu comprei esse livro mas acabei dando para uma prima antes de ler, porque eu já tinha lido alguns livros do Nicolas Sparks e não tinha gostado.... A escrita dele para mim não flui...sei lá!
    Um abraço
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  9. Oie ...
    Que coincidência ! Eu ia pegar esse livro essa semana para ler , mas , acabei desistindo e pegando outro rsrs... Agora com toda essa sua indicação é impossível não querer ler :)
    As duas capas são realmente feias . A minha é essa que aparece junto com sua coleção .
    Beijos

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bom?
    Eu realmente curti muito toda a história de O Melhor de Mim. Aquele final me quebrou :'(
    É realmente terrível o que pode acontecer com a pessoa por conta de laços de sangue, que muitas vezes não valem de nada.
    O filme não é totalmente fiel ao livro, mas é lindo também :D
    bjs
    www.horadaleitur.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Olá! Não entrar de férias tão cedo, assim tô aqui dando uma olhada nos blogs hahah
    Sabe, talvez eu deveria ter lido sua dica antes de ter começado a ver o filme. Achei o filme muito mimimi, nem vi o resto. Não faço muito o tipo do sparks, mas admito que ele escreve bem.
    Mesmo assim, foi válido pra eu aprender kkkkkkk
    Bjsss
    http://umavidaliteraria1.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi Kamila, eu tenho esse livro aqui e só não peguei por falta de tempo mesmo, porque sou apaixonada pelas obras do autor, pela sua resenha tenho certeza que vou amar!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  13. Oi Kamila, tudo bem?
    Eu li esse livro alguns meses atrás e gostei bastante, mas fiquei morrendo de raiva no final. Por quê o Nicholas é tão cruel? Esse homem precisa de terapia! hahaha. Mas sim, um livro lindo.
    Gostei da resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Olá, Kamila. Eu acho o filme bem fiel ao livro, só não gostei da escolha dos atores. Quanto a história, muito triste, chorei horrores no final, mas já é de se esperar isso de um livro do tio Nich.

    Beijo,
    http://www.pactoliterario.com/

    ResponderExcluir
  15. Oi Kami, faz tempo que não leio nada do Sparks, lendo sua resenha ma bateu a saudade, pretendo colocar mais dele na minha meta de leitura para o ano que vem!

    Beijos,
    Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Não sou a maior fá do Nicholas Sparks, li só um livro até hoje e não gostei da escrita, mas pensei em ler esse, quase comprei, aí minha amiga me deu um BIG spoiler do final, quando mencionei o livro ela simplesmente disse "esse é aquele que o cara...?". Na hora vi que eu só teria duas opções, ou ler o livro e odiar ou ler o livro, gostar e morrer chorando já sabendo o final. Não tive preparo psicológico, então nem o filme assisti ainda.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  17. Oi, flor.
    Uau, parece ser um ótimo romance. Diferente de você, nunca li nada do autor, mas pretendo. Tenho por aqui Querido John, que adquiri justamente para conhecer o talento dele. Mas quem disse que tenho tempo para me dedicar a essa leitura? Mesmo assim, gostei muito de saber a sua opinião sobre O Melhor de Mim… eu acho que o verdadeiro amor desperta mesmo esse lado. E adoro enredos que se passam em anos nas vidas dos personagens. :) Anotei a dica.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Oiei flor,

    Eu sou suspeita de falar de Nicholas, porque simplesmente é o meu autor favorito. Amo todos os livros. Ganhei o melhor de mim da minha amiga, e como chorei lendo ele. Nossa, é uma grande prova de amor. Acho lindo a capacidade de Nicholas de tocar lá no fundo da nossa alma com esses enredos apaixonantes. Bjs

    ♡ Amantes da Leitura

    ResponderExcluir
  19. Kamila, esse filme passou em um telecine desses no domingo a noite mas não assisti porque quero ler antes. Dizem que é o melhor romance do Nicholas. O único problema é que eu tenho expectativas demais hahaha. Amei a resenha e suas fotos
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Oi
    eu li esse livro e adorei, foi emocionante e tocante e o final foi triste e bonito ao mesmo tempo, já sofri lendo o livro e eu achei o filme bem fiel ao livro o que me emocionou bastante, que bom que gostou da leitura.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Oie Kamila!
    Até tento algunas vezes, mas o Tio Nick não consegue me prender em nada, sempre acho que cada livro dele é igual ao outro, sempre com uma ou outra pincelada de novidade, mas nada que nunca vimos, sabe? Eu sempre tento dar chances pra ele, ler outros livros, mas me decepciono sempre!
    Mas, que bom que a história te tocou bastante e que sua ressaca não dure muitoo!!
    Beijos!

    LuMartinho | Face | Sorteio de Natal

    ResponderExcluir
  22. Ola Ka!
    Sou apaixonada por Tio Nick, e esse romance é com certeza maravilhoso!!! Já faz algum tempo que não leio nada dele e confesso que já estou sentindo falta das lágrimas que tio Nick nos faz derramar!

    Beijokas

    ResponderExcluir
  23. Olá!
    Ler Nicholas é muito amor este homem, mas ele me faz chorar demais.
    Fico tensa a cada livro. 1ª vez que leio resenha deste livro.
    E claaaaaaaaaaro que eu quero ler.
    Beijos, Maisa.
    http://reinoliterariobr.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Oi Ka,
    Não li o livro e nem vi o filme ainda, acredita :O
    Bom, mas após essa mega resenha, já vou colocar no planejamento ao menos o filme.
    Mês passado li do Nicholas, Um Homem de Sorte, e gostei muito.
    Ele realmente sabe escrever uma boa história de amor.
    Me preparando para essas lágrimas todas que certamente virão hahahha

    Abraço e Bons Livros,
    Biblioteca do Coração❤

    ResponderExcluir
  25. Eu sinceramente não sou muito chegada nos livros do Nick mais melosinhos... EU li o casamento e amei, assista também <3
    Sério.
    Você vai amar, eu amei, o mundo inteiro amará saber a continuação de O Diário de Uma Paixão!

    ResponderExcluir
  26. Eu amo o Nick tipo assim amoo... mesmo, mas eu resolvi pular esse livro e fui para o filme. E vamos combinar que ainda bem amiga, pq eu fiquei tão puta com o final que se eu lesse o livro o amor ía acabar. kkkk

    Ótima resenha!!!

    Abraços,

    Blog:http://ossegredosdoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Oie, tudo bom?
    Eu já li o livro há alguns anos e fiquei com muita raiva do final. Gostei muito do romance entre eles, mas aquele final me deixou com o coração na mão. Não assisti ao filme, mas quero ver porque preciso saber como fizeram essa adaptação. Eu gosto do livro, mas ele é muito triste.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Olá!!

Fortaleça este humilde blog, deixe seu comentário e seu link para eu retribuir sua visita!

Se quiser, entre em contato através do email resenhaeoutrascoisas@gmail.com :)