Olá!

O resenhado de hoje é um suspense de, tirar o fôlego - literalmente! Estou falando do livro O Hipnotista.



Esse livro começa com uma família sendo assassinada. Bem, quase toda. Anders Ek, o pai, foi morto em uma quadra de futebol. Katja, a mãe e Lisa, a filha mais nova foram mortas em casa. Todos mortos com requintes de crueldade. O único sobrevivente é Josef, o filho do meio.

O responsável pela investigação sobre as mortes é o policial Jonna Linna, um detetive conhecido pela sua obstinação em resolver crimes que a maioria dos detetives não conseguiria.

Josef foi gravemente ferido, mas sobreviveu. A médica responsável por Josef é a Daniella Richards. Jonna quer que o menino deponha, porém ele não tem condições de falar. A dra. Daniella sugere chamar o psiquiatra Erik Maria Bark, um especialista em tratamento de pacientes que sofreram fortes traumas, como tortura ou estupro. Bark costumava usar a hipnose para fazer com que seus pacientes se lembrassem de seus episódios violentos.

Jonna Linna pede para que Bark hipnotize o menino para que ele revele quem havia atacado a familia. O psiquiatra reluta, mas aceita hipnotizar Josef. O menino, sob hipnose, fala demais. E é aí que a vida até então tranquila de Bark tem uma reviravolta. O hipnotista tinha prometido a si mesmo que não faria mais hipnoses. Mas, ao quebrar sua promessa, ele desencadeou uma série de situações, que acabaria por envolver até mesmo seu filho, Benjamin Bark.

Enquanto isso, Jonna Linna precisa encontrar Evelyn Ek, a filha mais velha e a única que não foi vítima do assassino brutal. Mas, a resposta para esses crimes vêm de onde menos se espera... A história se passa em Estocolmo, capital da Suécia - o que ajuda a explicar os nomes esquisitos dos personagens. Esquisitos pra nós, claro.

Esse livro é o mais eletrizante que li desde... Sempre! Ele te prender do começo ao fim. Cada vez que Bark e Jonna Linna descobrem algo, uma nova história surge. É como se fosse vários quebra cabeças diferentes que, quando montados, acabam se unindo, formando um quebra cabeças único e onipresente.

As lembranças de um passado recente de Erik Maria Bark o machucam; fazem ele sentir dores de cabeca insuportáveis, ele toma remédios pesados para manter a saúde razoável. Sua esposa, Simone, é dona de uma galeria de arte. Ela também está envolvida nessas lembranças sombrias do hipnotista.

Eu poderia ficar aqui falando e falando da história, mas não dá. É preciso que o leitor leia e se envolva na trama. É verdade que o livro é um tanto grosso - 477 páginas - mas, como os capítulos são curtos - entre duas e três folhas - você nem percebe que já leu vinte ou trinta capítulos - de um total de 110 - em uma única tarde, rs.

A edição da Editora Intrínseca - traduzida da edição britânica, até porque não é muito comum encontrar pessoas que falem sueco... fora da Suécia, ainda mais aqui no Brasil. A fonte e confortável, páginas amareladas e revisão impecável. A capa também é muito bonita, mas você precisa ler até o final pra entender a tesoura.

Na verdade, temos várias historias em uma só, todas elas interligadas pela hipnose. E sempre que suspeitamos de alguém, aparece um novo detalhe que muda totalmente o rumo da trama. Então, posso afirmar que esse livro é um thriller imprevisível. Sadicamente imprevisível! Sádico no bom sentido, claro.

Pra quem gosta de ver os filmes derivados de livros, saiba que O Hipnotista foi parar nos cinemas. Eu ia ver o filme, mas por questões do momento, não consegui. O filme é em sueco mesmo e até onde pude ver - vi pouca coisa, só até onde Anders Ek foi assassinado - parecia ser bom.



E a curiosidade fica por conta do autor: Lars Kepler não existe!

É o pseudônimo do casal Alexandra Coelho Ahndoril e Alexander Ahndoril. Ambos são suecos, mas Alexandra tem mãe portuguesa. O casal também escreveu O Pesadelo, outro thriller protagonizado por Jonna Linna e publicado no Brasil pela Intrínseca. Eles também escrevem livros separados, usando seus nomes de batismo.








8 Comentários

  1. Olá!!

    Eu não conhecia esse livro mas gosto bastante do genero justamente por conseguir nos prender taanto assim. Outro ponto positivo é o fato de os capitulos são curtos, isso é ótimo para dar uma sequencia.
    Legal saber que na verdade são dois autores e que conseguram manter um padrão de escrita.


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  2. Oi querida,
    Fiquei curiosa em conhecer essa história parece ser um ótimo suspense mesmo. Anotado a dica.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    leiturakriativa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, Kamilla!
    Já estive a ponto de comprar esse livro várias vezes, mas sempre ficava com um pé atrás, pois nunca tinha lido nenhuma resenha dele.
    Se soubesse que tinha um enredo tão eletrizante assim, já teria comprado!
    Na próxima oportunidade, irei comprar.
    Beijos

    www.construindoestante.com || Curta a fanpage

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia esse livro, mas adorei a resenha, parece ser muito bom!!!

    Até mais.
    Math // de-livro-em-livro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Olá ...
    Não conhecia esse livro , mas , pelo citado em sua resenha parece ser muito bom ...
    Já o coloquei na minha lista de desejados ;)

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi, Kamilla.
    To com esse livro pra ler.
    Sabia que era bom, mas a sua resenha despertou muito mais meu interesse.
    Adoro livros de suspense e esse deve ser mesmo sensacional.
    Ainda tem o lance da hipnose que traz mais detalhes à trama.
    Abraços.
    Diego || Diego Morais Viana

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia o livro, mas sua resenha me fez ficar interessada no livro parece ser muito bom
    http://descrevendonuvens.com/

    ResponderExcluir
  8. O assunto da hipnose eu gosto e divirta assistindo ou lendo obras que falam dele. Em actulidad é a nova série HBO O Hipnotizador , uma produção onde por esta ciência, segredos são revelados inesperados. Apliamente recomendar.

    ResponderExcluir

Olá!!

Fortaleça este humilde blog, deixe seu comentário e seu link para eu retribuir sua visita!

Se quiser, entre em contato através do email resenhaeoutrascoisas@gmail.com :)