Olá!

Muito gentilmente, a Ani, do EC&M, me emprestou seu exemplar de Virgem para leitura e resenha. E fazia tempo que eu não ria tanto com um livro. Vem conferir do que se trata o romance de estreia de Radhika Sanghani.
SKOOB - Virgem conta a história de Ellis Kolstakis, uma jovem de 21 anos que está doida para perder a virgindade. Faltam quatro meses para ela terminar a graduação em Literatura Inglesa e transar virou uma questão de honra. Ela vai contar com sua amiga Lara, que tem uma vida sexual ativa, para que a ajude com esse "dilema".

Numa festa, ela conhece Jack, que está quieto no canto, enquanto Lara estava conhecendo um menino, deixando Ellie na condição de procurar companhia. Eles emendam uma conversa meio esquisita, mas acaba surgindo uma amizade bacana, que vai fortalecendo com o passar do tempo. E Ellie, claramente, escolhe Jack para ser o primeiro.

Mas nem tudo são flores. Sua mãe, como toda boa grega (os Kolstakis são da Grécia) quer que a filha saia com o filho de uma amiga, e claro que não vai rolar. Entre suas tentativas de perder a virgindade e resolver alguns problemas de amizade (sem falar na entrega do trabalho final), nossa protagonista vai criar um vlog, com o intuito de falar sobre sexo, vaginas e virgindade.
Virgem não é de todo ruim, porém tem algumas partes em que a autora faz um desserviço à saúde e à informação. Tipo, numa conversas de Ellie com Paul (o filho da amiga da mãe), ele diz que ela não deve usar camisinha. QUE CLASSE DE CONSELHO É ESSE?????? Estamos em 2017!! Nessa cena em questão, ela está louca de vontade de fazer sexo oral no Jack, e aí o amigo solta essa pérola. Eu TINHA que falar isso de cara, a sociedade está conservadora demais, inclusive os jovens. Um livro assim não pode falar uma coisa dessas.

Sim, pode ser considerado até spoiler, mas num país em que muitas garotas ainda acreditam que se lavar a vagina com vinagre após o sexo evita gravidez, esse tipo de mensagem não pode ser transmitida assim, sem esclarecimentos. Claro que a história não é brasileira, mas quem garante que garotas inglesas não tenham pensamentos parecidos com esse que usei de exemplo?

Bem, mesmo sendo um desserviço, o livro tem sim suas partes importantes, em que mostra que devemos sentir-nos seguras e resolvidas com nossos corpos. E claro que tem as partes engraçadas, sério, tive que segurar a boca pra me conter - Virgem não é o tipo de livro que deve ser lido no metrô, mas tudo bem, o país ainda é livre. Ellie é muito legal e autêntica, e apesar de seus medos e receios, ela dá a cara a tapa para tentar sua sorte.

Jack é um amor! Ele fala de política, mas escreve textos cômicos e satíricos, o que é muito legal. Apesar de sumir e aparecer por longos períodos, ele é sincero e legal e se preocupa com Ellie, o que achei muito importante. Lara é amiga de infância de Ellie e é super legal, mesmo sendo o oposto de Ellie no quesito "vida sexual". Emma também será amiga da protagonista e é muito, mas muito mais legal que todos, disparado.
E como me identifiquei com Ellie em vários aspectos, acho válido dizer que me vi em vários momentos da obra, em que a personagem se mostra insegura com seu corpo, sua aparência e como ela se sobressaiu quanto à isso. A trama se passa em Londres (cidade natal da autora) e tem uma linguagem bem jovem, antenada com nosso tempo. E vale citar que o vlog sobre vaginas, virgindade e afins teve boa aceitação pelo público, mostrando como se faz necessário esse tipo de canal, pois as dúvidas sobre sexo entre o público feminino é muito grande, sem falar no fato de que ainda é um tabu falar sobre esses temas...

Recomendo a leitura sim, apesar do detalhe sobre o desserviço, isso não tira a relevância da obra, pelo contrário, com todas as dicas que a personagem dá através de seu vlog, dá dicas sobre sexo, vagina, tipos de depilação... tudo com muito bom humor (é escrito em primeira pessoa), mas sem deixar de ser sério nem ter estereótipos - pra mim, nesse ponto, Radhika acertou em cheio.

Enfim, leiam obra para rir, se emocionar, concordar/discordar da Ellie e acompanhar sua jornada em busca de um pênis para romper seu hímen - e conhecer suas experiências bizarras acerca de suas tentativas de sexo.


32 Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Ri muito enquanto lia, não conhecia essa obra.Confesso que não me atraiu, n sou muito fa de romances! Achei interessante você apontar o conselho que o livro deu em pleno 2017, fiquei pensando que talvez, Paul não tenha tanto conhecimento a respeito do assunto...

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem? O livro parece ser bem engraçado mesmo, mas vi falarem umas coisas que me tirou toda vontade - se é que tinha alguma - de ler a obra, hehe. Que bom que tu gostou. Ótima resenha!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  4. Sua resenha foi bem descontraída e isso me fez imaginar um livro bem engraçado mesmo, como você disse. Apesar desse pequeno grande ponto negativo que apontou, fiquei curiosa para conhecer mais sobre essa história. Dica anotada!

    ResponderExcluir
  5. Oi tudo bem?
    Parece ser um livro bem divertido mas as partes desnecessárias que você citou já me deixou com um pé atrás.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Kamila tudo bem?
    Definitivamente essa não é uma leitura que eu gostaria de fazer, achei desnecessário esse tema, por mais que tenha cenas divertidas, pularei a dica.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Olá, como vai?

    Acho essa capa bastante interessante, e só por ela fiquei intrigada para saber mais sobre o enredo. Através de sua resenha pude perceber qu o livro tem uma pegada bem descontraída, abordando temas interessantes, tirando ma coisinha ali e outra ali, né?! Gostei bastante da premissa e embarcaria na leitura com certeza.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Parece ser uma leitura divertida. Mas esse desserviço realmente me incomodaria um pouco lendo. Temos que ser responsáveis, né!
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  9. Acredito que esse tipo de romance ajude a tirar toda essa pressão que existe sobre no tabu de falar sobre sexo, na minha opinião é uma coisa natural. Agora realmente esse desserviço é algo preocupante de se ver nos dias de hoje. Até mais adorei a resenha.

    ResponderExcluir
  10. Olá
    Sabe que li um livro no onibus e nas partes engraçadas não segurava a gargalhada não kkkkkk . O povo me achava louca as sete e vinte da manhã rindo daquele jeito, uma leitura assim é bom pra ler antes de uma leitura mais pesada, alivia o clima.
    Bjus
    Jis Rocha
    Bçog Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  11. Eu já conhecia o livro e não tenho a menos vontade de ler. Acho que ele tem péssimas mensagens para os jovens e fico triste de ver livros assim. Por mais que ele tenha momentos divertidos ou mesmo emocionantes, eu não me interesso nem um pouco para ler. Gostei de ver a sua sinceridade na resenha.

    ResponderExcluir
  12. Oi
    Apesar de parecer ser um livro divertido acho que não leria, não gostei desse fato de passarem informações erradas ainda mais se tem jovens lendo. Além disso esse esquema de a protagonista ficar tão preocupada em perder a virgindade acho que acabaria me irritando então deixarei passar a dica pelo momento.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura kriativa
    Http://leiturakriativa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bem?
    Fiquei muito curiosa com a história e morrendo de vontade de ler, amo livros assim, divertidos, são ótimos para aqueles dias de tédio kkk, beijos!

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem?

    Não conhecia essa história! E fiquei com vontade de ler. Devo me identificar com algumas partes do livro. hahahahah e sobre as suas ressalvas, acho que todo livro tem isso. Mas ainda assim quero ler.

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Ola, eu li uma resenha desse livro e eu novamente vou passar a dica, esse livro pra mim tem muita coisa escrita de forma contraria. Então eu vou deixar essa dica

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Eu tenho esse livro no meu Kindle e estava com pé atrás de ler devido uma resenha mega negativa sobre a abordagem da autora, mas ao ler sua resenha fiquei com vontade de dar uma oportunidade.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  17. Olá, ótima resenha. Acho que esse livro deve ser bom e divertido (amo livros divertidos) mas poderia ser ainda melhor se coisas como esse desserviço fossem melhor trabalhadas.

    ResponderExcluir
  18. Assim que eu li que a Ellis era grega já comecei a imaginas algo tipo casamento grego e já fiquei curiosa. Kkkk... Não é um livro q leria no momento, mas não descarto a possibilidade. Pois sua leitura seria mais pra rir msm do que por identificação.

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
  19. Hey!
    Achei o livro interessante, ele tem uma temática bem diferente daquilo que estamos acostumados. Acho iria aproveitar muita a leitura, dica anotada.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  20. Ola!
    Morri de rir com o final da sua resenha kkk.
    Parece uma história bem divertida e viciante,gostei bastante do que li.E sua resenha foi muito descontraida.
    Bjs

    ResponderExcluir
  21. Oie!
    Adorei a sua resenha!
    Ainda não tinha lido nenhuma resenha sobre a trama e não sabia o que pensar sobre a mesma, achei muito interessante o que apontou sobre esse detalhe da trama, realmente é algo que não deveria ter no livro.
    mesmo com isso, fiquei curiosa para conferir.
    bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  22. Oii! Eu ainda não li essa obra, mas já li tantos comentários positivos quanto negativos sobre ela. Achei a história bem interessante e a personagem principal parece ser muito divertida haha. A sua resenha está ótima e espero conferir essa obra um dia, bjss!

    ResponderExcluir
  23. Oi Kamila,
    Tenho esse livro em casa para ler, mas não tenho muito interesse em fazer a leitura após sua resenha. Fiquei bastante decepcionada por saber que a obra tem uma questão de desserviço para a sociedade.
    Acho que é uma dica que vou deixar passar hoje.
    Beijos,
    http://www.umoceanodehistorias.com/

    ResponderExcluir
  24. "Virgem não é de todo ruim, porém tem algumas partes em que a autora faz um desserviço à saúde e à informação. Tipo, numa conversas de Ellie com Paul (o filho da amiga da mãe), ele diz que ela não deve usar camisinha. QUE CLASSE DE CONSELHO É ESSE?????? Estamos em 2017!! Nessa cena em questão, ela está louca de vontade de fazer sexo oral no Jack, e aí o amigo solta essa pérola. Eu TINHA que falar isso de cara, a sociedade está conservadora demais, inclusive os jovens. Um livro assim não pode falar uma coisa dessas." Olha, eu trabalho com gênero, sou feminista, do movimento social em Saúde, Educadora Social, blá, blá, blá. Realmente a sociedade está conservadora, mas o livro não tem obrigação nenhuma, é literatura, é livre. A personagem ou o personagem pode dizer isso sim, não é o problema. Quem tem obrigação são as instituições - escola, família, governo, igreja- eu não posso tirar uma função de uma instituição e relegar à família e eu também não posso tirar de arte o status de arte, a literatura não tem obrigação. agora, eu posso ler esse livro com os adolescentes e debater essa questão, seria ótimo. Fiquei curiosa com obra, vou procurar para ler.

    ResponderExcluir
  25. Oie, tudo bem?
    Eu adorei sua resenha, mas não sei se leria pois achei meio teen demais pra mim, rs. Seu post está incrível, porém passo a dica pelo gênero não ser um dos meus favoritos.

    ResponderExcluir
  26. Olá,
    Apesar de a autora não ter como obrigação ser de todo certa no que diz as questões de sexo, e como ela as expõe eu acho que me incomodaria com as coisas erradas. Não estou dizendo que o livro precisa ser de todo politicamente correto, mas pessoalmente não é algo que me agrada.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  27. Olá,

    Acredito que esse livro será bem divertido, se (claro) relevarmos as informações erradas, por isso anotarei a dica e espero fazer essa leitura logo.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Hummm... Parece um livro divertido, mas fiquei com o pé atrás com esse negócio da camisinha. É uma falha terrível, em um livro com essa temática, falar um negócio desses.

    ResponderExcluir
  29. Oi Kamis!!
    Um relapso mesmo, eu acho que esse livro tem uma série ou um filme, não sei ao certo, mas já vi algo parecido... Deve ser bem engraçado mesmo, adolescente, quem nunca foi cheio de meleca na cabeça? Kkkkk

    Beijokas

    ResponderExcluir
  30. Oii!

    Eu adorei esse livro, mesmo com as partes desnecessárias eu me apeguei mais com a forma como Ellie trata os assuntos, o livro é muuuito engraçado hahaha.

    Que bom que gostou!

    Beijinhos,

    ResponderExcluir
  31. Helloooo!!
    Vi mta gente amando esse livro, mas pelo lado comico e por amar o jack tb.
    Ainda nem sabia do que se tratava o livro, mas depois dessa resenha ja vi que vou ter que ler, hahaha.
    Apesar desse conselho furado de nao usar camisinha, ainda acho que a leitura sera daquelas que a gente faz rapidao.
    Otima dica.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  32. Olá!
    A premissa do livro é diferente dos que costumo ler e acho que a obra deve passar uma mensagem bem bacana de conscientização, ainda mais se tratando de uma temática pouco falada. Só acho uma pena a autora ter fornecido informações equivocadas sobre a questão do sexo.

    Abraço!

    ResponderExcluir

Olá!!

Fortaleça este humilde blog, deixe seu comentário e seu link para eu retribuir sua visita!

Se quiser, entre em contato através do email resenhaeoutrascoisas@gmail.com :)