Olá!

Nada como ter a chance de ler o último livro de Isabel Allende, a quem vou amar e proteger enquanto viver. Recém-lançado pela Bertrand Brasil e comprado pela metade do preço nesta Brack Friday (amém, Amazon), Muito Além do Inverno é uma história que, mesmo se passando no frio do Brooklyn, é capaz de aquecer nossos corações.
SKOOB - Mais Além do Inverno conta três histórias que se entrelaçarão em uma. E a primeira história é a de Lucía Maraz, chilena, que está em Nova York, como professora convidada na Universidade local. Ela tem seus 50 anos e mora no porão do professor Richard Bowmaster, a quem gostaria de conhecer melhor, apesar de sua fama de sovino e certinho. Tinha como bicho de estimação o chihuahua Marcelo.

Fã da rotina, a segunda história é a de Richard, que é professor na mesma universidade e, aos 62 anos, quer distância de qualquer coisa que atrapalhe sua rotina perfeita. Sem emoções, sem problemas. Ele tinha quatro gatos, que chamavam-se Um, Dois, Três e Quatro, assim mesmo, em português, porque tinha passado uma boa temporada no Brasil e falava português fluentemente, além de ter estudado sobre a política do nosso país.

Um certo dia, Três é envenenado (tomou um anticongelante perdido nas coisas de Richard) e o professor o leva ao veterinário. O Brooklyn está sob a neve e, andar assim é perigoso. Na volta do consultório (Três morreu mas passa bem), ele bate na traseira de nossa terceira personagem: Evelyn Ortega, imigrante vinda da Guatemala e entra em pânico ao ver o carro batido. Seu medo é tanto que sai em disparada, antes mesmo de ouvir que o seguro de Richard cobriria o prejuízo.

Porém, algumas horas depois (no mesmo dia), Evelyn bate à porta de Richard em busca de socorro. Mas a moça é gaga e mal fala inglês e a solução encontrada pelo professor foi chamar sua vizinha. Lucía escuta-a com atenção e os dois vão se surpreender quando Evelyn abrir o porta-malas de seu carro e mostrar um cadáver. Ela tinha medo de represálias porque pegou o carro de seu patrão (um cara que ficou rico de maneira suspeita) para ir à farmácia comprar fraldas para o garoto especial de quem cuidava.
Richard logo quis chamar a polícia, mas isso logo ficou fora de cogitação por motivos óbvios: Evelyn era ilegal. Naturalmente, Lucía e o professor já eram cúmplices do crime (de ocultação de cadáver) pelo simples fato de saberem do crime. Os três então se uniram para, além de sumir com o corpo, tentar ajudar Evelyn de algum modo, já que estava sozinha no país. E ilegal. Com um plot um tanto original, vamos percorrer às histórias de cada um, ao mesmo tempo que queremos entender o que aconteceu com o cadáver.

Percorrendo o golpe militar chileno, a militância de esquerda, imigração ilegal, política brasileira, milícias de povoados minúsculos, as perdas cruéis de cada um, Isabel nos deleita com uma história rica em detalhes, detalhes de quem viveu muitas coisas retratadas na trama, desde o amor na terceira idade até ao exílio em outro país. 

Sou suspeita para comentar qualquer coisa escrita por Isabel Allende, porque vou amá-la e protegê-la enquanto eu viver. O jeito que ela mescla fatos reais em suas histórias é algo que vejo poucos fazerem - quando que nós veríamos Maria Thereza Goulart no casamento de Richard Bowmaster? Claro que, para inserir personalidades que fizeram parte da política do país (no caso de Isabel, do país dos outros, já que a última vez que esteve no Brasil foi em 1992) em um romance, faz-se necessário muita pesquisa, e ainda não colocar opiniões que digam se você é esquerda ou direita - aliás, nunca vou saber qual o lado de Isabel, já que, para ela, Salvador era só mais um tio.

O único ponto negativo fica por conta da capa brasileira. O que diabos a Bertrand Brasil fez? A capa original é muito linda e essa nova edição, (em que a editora planeja padronizar alguns títulos já publicados da autora, através de um projeto gráfico cujo conceito ainda não entendi) não indica absolutamente nada do que a história conta. Bem que poderia ter usado a capa original, como já foi feito em outros livros da autora - será que proibiram direitos de imagem?
Foto da capa original para apreciação. Imagem: divulgação
É um livro relativamente curto, em comparação à outras bíblias que ela escreveu (dá pra ler em um dia), e uma coisa que gostei muito é que Lucía e Richard foram inspirados nela mesma e no namorado. Isabel, recentemente, assumiu namoro com um simpático advogado, depois de 27 anos de casada e mais alguns curtindo a solteirice. Lembrando que ela está na flor de seus 75 anos! Já a Evelyn é um exemplo recorrente do que sofrem os ilegais nos EUA.

Até dava pra esticar um pouco a história, mas por ela não ter se prolongado, a história acabou no momento certo. Mesmo tendo quase 300 páginas, é um livro em que a escrita ajuda a história a fluir, mesmo com partes tristes (e partes muito tristes), a leitura é gostosa e rende até uns risos. Ela insere diversos fatos reais sobre o Chile (como sempre), o Brasil, a Guatemala... Aliás, ver o Brasil bem retratado num livro estrangeiro sempre me deixa abismada. Por não ter nenhum estereótipo, achei até suspeito, rs.

Muito Além do Inverno entrou para os meus favoritos (só não desbancou O Amante Japonês por motivos óbvios - resenha aqui), Isabel como sempre no meu coração, nunca me decepcionando e não tem como não torcer pro Richard e pra Lucía, é impossível não shippar esse casal, são dois fofos! Além, claro, de abordar temas importantes, como imigração e intolerância, que vai ganhar destaque na parte final do livro, mas que está nas entrelinhas da trama.

Como ainda falta muito para 8 de janeiro, o dia em que ela começará sua nova história, vou louvar esse livro para sempre, de tão lindo que ele é. E como eu já esperava, ela não me decepcionou com Muito Além do Inverno, que recomendo a todos, até mesmo pra quem não leu nada dela e procura algo leve e tranquilo de ler. Ela é a única autora viva que não me decepciona!

Compre Muito Além do Inverno clicando aqui.

25 Comentários

  1. Tão bom quando o livro aquece nosso coração, ainda mais quando a ficção se funde com a realidade, como é o caso que você mencionou, o enredo me chamou bastante atenção, então deixo a dica anotada.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oiii tudo bem??

    Nunca li nada da autora, mas fiquei com muita vontade de realizar a leitura do mesmo, pois vi a capa apaixonei, li a sinopse apaixonei, e agora com sua resenha só me deu certeza que preciso ler a autora e rápido.
    Adorei a resenha, Bjs Rafa

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem?

    Que história! Sua resenha me deixou com muita vontade de ler. Não conhecia a autora e nem suas obras, mas agora é mais uma para a lista!
    É tão bom quando lemos algo que não nos decepciona! Tenho alguns livros assim!

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá tudo bem? Não conhecia a autora nem as obras dela, porém lendo tua resenha fiquei bem curiosa pra ler este livro. Parece ser uma ótima história. Adorei a resenha!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  5. Adoro quando pego um livro e não sei onde termina a realidade e a ficção começa! Não conhecia este ainda, mas vou anotar a dica. E que bom que comprou pela metade do preço!
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  6. Hey!

    Eu não conhecia a obra mas fiquei muito cativa para ler, achei a trama muito interessante e a forma como a história parece se desenvolver me atraiu. Li vários livros sobre imigrantes esses tempos e consigo ter uma noção do medo que a moça sente. Dica anotada.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Que demais a sua resenha menina, gostei de saber e adoraria ler e descobrir sobre esse cara que mora por ali, ainda mais que são três histórias, acho que ficaria bem apaixonadinha pelo chihuahua.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem?
    Não conhecia a autora mas fiquei mega curiosa pela sua resenha, como eles sumiram com o cadáver sem ninguém perceber? kkkk.
    Ótima resenha, ótimo livro. Estou muito interessada!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Eu evito leituras com contratos políticos e certas militâncias. Msm vc dizendo que determinado personagem fica em cima do muro, eu prefiro nem me aventurar na leitura. Concordo contigo com a capa original é linda, mas acho muito bonita a brasileira tbm... rs

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
  10. Oiie
    Eu já li "Zorro" dessa autora e adorei esse livro. Adorei a sua resenha, ainda não conhecia esse livro da autora mas fiquei interessada, já anotei a dica aqui. A escrita dela é muito boa.
    Bjos, Bia! 💋

    ResponderExcluir
  11. olá
    Que legal essa história, e o mistério por trás desse cadaver? Vou procurara o livro para uma proxima leitura. Adorei a reenha, não conhecia o livro, as agora quero ler. Bjus
    Jis Rocha
    Blog Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  12. Oiiii

    Queor muito voltar a ler um livro da Allende, essa autora é ótima. Dela só li A Casa dos espiritos, super emocionante. Tenho vontade de conferir O amante japonês, o teu favorito dela. E esse Muito Além do inverno virá logo na sequência. Vamos ver se em 2018 consigo conferir mais trabalhos da autora.

    Beijos

    aliceandthebooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Oii Kamilla, tudo bem? Ameei sua resenha. Queria mesmo saber mais sobre o livro e seu texto ficou bem completo. Agora fiquei também sem entender a escolha da capa hahahaha. Já quero muito fazer essa leitura, mas vou começar a ler a autora com A Casa dos Espíritos :)

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  14. Olá Kamila,
    Eu tenho um livro da autora para ler em casa, mas não consigo me animar de ler porque o livro é gigante e a escrita parece ser lenta. Achei a capa BR bem estranha e, por ela, eu não me animaria de ler, mas saber que a história é rápida e que foi baseada nela e no namorado, fiquei curiosa para fazer a leitura e vou anotar a dica.
    Beijos,
    http://www.umoceanodehistorias.com/

    ResponderExcluir
  15. Olá Kamila! Nossa, o plot é bem original mesmo! Fiquei curiosa para conhecer a história, quero saber como eles irão resolver essa situação. Concordo com você, a capa original é bem mais bonita, beijos!
    Entre Livros e Pergaminhos

    ResponderExcluir
  16. Olá.
    É a primeira vez que leio uma resenha do livro, na real é a primeira vez que sei se sua existencia, não sabia do lançamento e estou babando aqui. Bertrand Brasil está querendo nos falir, pois geeeente é cada lançamento melhor que o outro. Amei a premissa, e estou mega curiosa, a capa também está um arraso assim como sua resenha e fiquei mega feliz em saber que o livro tornou-se um dos seus favoritos.

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Que interessante essa sua experiência com a Isabel Allende. Confesso que ainda não tive oportunidade de ler nada da autora, mas essa trama me deixou com vontade de experimentar.
    Dica anotada!

    Beijos!

    Camila de Moraes.

    ResponderExcluir
  18. Olá Kamila,

    Nunca li nada da Isabel Alende, mas esse nome não me é estranho, tenho quase certeza que já li outras resenhas de livros dela, mas provavelmente nenhuma tenha me despertado o interesse. Mas depois dessa sua resenha e da mini biografia da Isabel fiquei muito louca por esse livro.... Queria muito chegar aos 75 anos cheia de vida assim como ela....

    Beijos e muito obrigada pela resenha...
    http://floraliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Também sou suspeita pra falar da escrita de Isabel Allende, simplesmente a amo, sempre vou elogiar hahahahaha preciso desse livro, só isso a dizer, tudo que li dela foi emprestado, preciso de meus exemplares.

    ResponderExcluir
  20. Oi Kamis!
    Não conhecia a autora, mas percebo o quanto você a admira pelas palavras, meu cérebro de leitora de policial já estava aqui analisando a cena e tentando achar uma saída kkkkk. Gostei bastante da trama, e por conter partes reais informativas, sem falar que seu apreço pela obra é cativante.

    Beijokas

    ResponderExcluir
  21. Olá,

    Nunca ouvi falar na autora. Adoro histórias que possuem vários núcleos e que são bem desenvolvidas, espero ter a oportunidade de ler essa obra.

    Beijos,
    http://oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. OIii!
    Quando li o "ultimo livro" achei que ela tinha encerrado a carreira. hahaha.... Será que ela não tem nenhum amigo brasileiro ou vem pra cá estudar o povo? Nunca se sabe, né?

    Gostei da resenha e fiquei feliz que a obra te agradou!

    Beijinhos,

    ResponderExcluir
  23. Olá,
    Nossa não imaginava que a história fosse tão boa?
    Acho que mudaram a capa para o livro parecer mais 'adulto' já que aqui no Brasil julgamos muito pela capa talvez o público errado escolhesse pela outra, mas claro também pode ser por direito autoral.
    Ótima resenha!

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  24. Olá, não conhecia a obra e nem o trabalho da autora.

    Gostei da resenha e anotei a dica.

    Abraços

    ResponderExcluir

Olá!!

Fortaleça este humilde blog, deixe seu comentário e seu link para eu retribuir sua visita!

Se quiser, entre em contato através do email resenhaeoutrascoisas@gmail.com :)