Olá!

Cumprindo o último tópico do Desafio 12 Meses Literários, cujos tópicos estão na imagem disponível na sidebar, eu deveria ler uma adaptação literária. Não costumo ler os livros depois de ter visto os filmes, salvo raras exceções. E no fim do ano passado, comprei Spotlight, mas, por ocasião do meu TCC, posterguei a leitura. Até hoje.
SKOOB - Spotlight - Segredos Revelados é mais que um livro, é um documentário que mostra o quão passiva e acobertadora foi a Igreja Católica ao longo dos anos, quando optou por esconder os muitos padres abusadores sexuais de menores. Isso mesmo, a Igreja escondeu por décadas muitos sacerdotes que, com a certeza da impunidade e, usando roupas e hábitos religiosos, violentaram muitas crianças, meninos, em sua imensa maioria.

A história teve sua origem na Arquidiocese de Boston, região em que se concentra o maior número de católicos dos EUA - mais de três milhões, números de 2015, data desta edição, atualizada em virtude do filme, lançado no ano seguinte e vencedor de dois Oscar, nas categorias "Melhor Filme" e "Melhor Roteiro Original". Em suma, cada vez que uma denúncia de um padre abusador surgia, ele apenas era mudado de diocese - saía de uma igreja para outra. Em alguns casos, eram internados em clínicas e, com o aval de médicos, voltavam ao trabalho episcopal, supostamente "curados".

Não vou me ater aos detalhes de quando começou tampouco citar nomes, porque são tantos nomes que o leitor só não se perde porque alguns se destacam mais que outros - estes são verdadeiros predadores sexuais - mas sim contar como o trabalho dos jornalistas e editores do Boston Globe (o periódico responsável por trazer à luz essa atrocidade) em juntar muitos detalhes de um grande quebra-cabeça, contendo muitas entrevistas, documentos e, claro, provas confidenciais.

Inclusive, podemos ver como o papel do Vaticano foi crucial nisso, ao passar pano nos cardeais que passavam pano para os pedófilos. E como a religião, quando misturada aos órgãos estatais, pode resultar num desastre, já que, houve um certo choque de interesses por parte de algumas autoridades policiais na hora de tomar as medidas cabíveis contra os acusados - quem ousaria dar voz de prisão a um sacerdote? Inclusive, o Papa João Paulo II, a quem eu estimava, dada sua importância, me decepcionou quando decidiu cuidar dos seus, em detrimento do sofrimento das vítimas.
O Cardeal Law teve um papel crucial no acobertamento, tendo em vista que ele era um dos cabeças da Igreja Católica nos EUA. De Boston, garantiu uma cadeira direto no Vaticano.
Aliás, o livro nos mostra o que acontece quando a vítima é abusada por alguém que sua família tem em alta conta (aqui, no caso, é um padre, mas pode ser um tio, um amigo, ou até mesmo o próprio pai, por exemplo). Muitos se aproveitavam do fato de que as crianças vinham de famílias disfuncionais e/ou pobres e, após conquistas a confiança dos pais, atacavam. Como os abusos datam dos anos 50, para nós pode parecer estranho, mas naquele tempo era super normal um padre levar as crianças para tomar sorvete ou nadar em piscinas públicas.

Para os jornalistas de hoje, o escândalo da Arquidiocese de Boston (o livro tem esse nome devido à equipe responsável pelas investigações, chamada de Spotlight) é o novo Watergate. Logo, para os estudantes de jornalismo, faz-se essencial a leitura do mesmo (ou pelo menos ver o filme) para que se compreenda o papel do profissional e da imprensa numa sociedade que vive sob um regime democrático. Sem a insistência deles (e a coragem das vítimas em se abrir) nunca saberíamos desse caso e, naturalmente, até hoje os sacerdotes desta e de outras cidades estariam cometendo seus crimes.

Termino dizendo que, infelizmente, ainda falta muito para que todos os religiosos paguem por seus crimes (se é que algum dia vão pagar, já que muitos até morreram) e também falta muito para que o Estado se dissocie por inteiro da Igreja, pelo menos no lado de cá do globo. Porém, o livro ressalta a importância da população leiga (os católicos que frequentam a igreja) em querer que a Igreja mude, principalmente nos pontos delicados, como a ordenação de mulheres e gays e o fim do celibato. Sabemos que é um trabalho difícil, mas se tivermos do lado certo, toda luta é válida.

Pela primeira vez participo de um desafio literário e fiquei feliz com o resultado, pois cumpri onze dos desafios propostos. Que venha o próximo ano com mais desafios!

Compre Spotlight - Segredos Revelados clicando aqui.

Postagem participante do:











28 Comentários

  1. Uaaaaaau!!
    Quero muito assistir ao filme e nem imaginava que tinha um livro!! =O
    Muito obrigada por essa super dica! Vou procurar já por essa edição porque quero muito conhecer essa história a fundo.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. MEU DEUS!
    Que dica maravilha Kamila, com toda certeza eu adoraria ler e sei que de cara me envolveria, por abordar assuntos ótimos e sobre religião, no qual são os meus favoritos.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia o livro e nem mesmo sabia do filme, mas tenho certeza que adoraria ambos.
    Infelizmente esse é um problema real em nosso meio, e nessas circunstancias é acobertado por pessoas de poder, sendo que algo assim deveria ser
    inadmissível em qualquer meio, seja religioso, familiar ou escolar. Pedofilia é algo sem escrúpulo, abominável, mas acontece como podemos ver nessa obra.
    Gostei muito de conhecer um pouquinho de Spotlight, deixo a dica de livro e filme anotada.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. só vi o filme e achei uma história incrível!!
    nem tinha pensado em ler o livr, mas agora preciso ler ate mesmo pq deu saudade da historia

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Essa parece uma história bem chocante. Gosto desse tipo de leituras envolvendo os escândalos religiosos. Sua resenha está muito boa, mas como estou cheia de leituras para realizar e não sabia que existia o filme vou procurar assistir e se curtir pego pra leitura.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  6. Oi Kamila tudo bem?
    Eu não li o livro, mas é bem polêmico, eles podem até se safar da justiça dos homens, mas a justiça de Deus ninguém consegue se safar, tenho isso em mente para não ficar revoltada com as injustiças que vejo!
    Fiquei encantada com sua resenha, pois me passou o que realmente sente, obrigado e anotado a dica. Bjs

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem? Não conhecia o livro nem o filme, mas parece ser uma trama bem polêmica, ein?! Adorei tua resenha e já fiquei curiosa, só não sei se leria neste momento, mas quem sabe mais adiante...

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia o livro mas pareceu ser uma história bem interessante. Adorei sua resenha e fiquei curiosa pela leitura :) Dica anotada


    Beijos,
    Thalita Sousa
    https://capituloquinzee.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Infelizmente ainda não li este livro, estou louca por ele. Acho uma palhaçada a religião encobrir estes sem vergonhas, e infelizmente é isso mesmo, está longe o dia de pagarem por seus crimes. Não vi o filme também, mas acho que vou acabar vendo primeiro.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  10. Infelizmente essa é uma realidade que, ao meu ver, sempre vai existir, visto que sempre tem alguém pra acobertar essa senvergonhice. Parece ser um livro bastante interessante! Parabéns pela resenha e pelo desafio cumprido!

    Um beijo, Pri

    Por Amor aos Livros

    ResponderExcluir
  11. Nossa, que livro! Eu acho que é uma leitura pesada e ao mesmo tempo importante para alertar a sociedade, os pais, a família, enfim, é um livro que serve para abrir os olhos. Não sei se eu conseguiria ler, mas fiquei interessada na leitura.

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem? Fiquei muito feliz por você ter conseguido cumprir um projeto. Dá uma sensação de missão cumprida, neh? Meus Parabéns! Bem, eu não conhecia nem o livro, nem o filme. Prazer, sou a Dona Desinformada, mas amei, acho um assunto muito esclarecedor, informativo e necessário. Não é a toa que ganhou o Pulitzer, neh? Deve ter sido uma leitura e tanto!!! Um beijo, sucesso aqui e até a próxima visita.

    ResponderExcluir
  13. Oi, Ká.
    Primeiro, parabéns pelo cumprimento do desafio!
    Sobre o livro, realmente é triste imaginar que existam pessoas tão doentes até mesmo entre aqueles que se comprometeram a viver uma vida de bem. Existem exploradores sexuais em todo lugar, mas nos sentimos ainda mais traídos quando essa maldade vem daqueles que julgamos ser os mais confiáveis!
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Eu creio que foi nesse filme que apareceu o nome da minha cidade(lembro que foi um escândalo enorme).Não conhecia o livro foi bom saber,gosto de ler todos os tipos de livros e mesmo sendo católica eu não aceito muitas coisas principalmente pedofilia e ficar encobrindo.
    Seria um livro que eu leria com certeza.Adorei sua resenha.
    bjs

    ResponderExcluir
  15. Oiii, tudo bem??

    Tinha visto o lançamento do filme, mas não conhecia o livro, não havia me interessado muito, nem procurado saber, e não imaginei que o tema era tão complexo.
    Questão religiosa sempre é complicado.
    Adorei a resenha.
    Bjus Rafa

    ResponderExcluir
  16. Oi, tudo bem?
    Eu já assisti ao filme e confesso que foi bastante perturbador imaginar que tudo isso aconteceu de fato, com tantas pessoas envolvidas e com a Igreja escondendo. No entanto, tenho muita curiosidade de ler o livro mesmo, que pelo que vi na sua resenha me pareceu mais detalhado.
    Adorei a resenha e espero ler este livro em breve.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Oi, fiquei muito interessada, estou atrás de livros assim, adoro esses livros que mostram os acontecimentos que foram escondidos da sociedade. Fiquei bastante curiosa, espero conseguir lê-lo algum dia.

    ResponderExcluir
  18. Eu confesso para você que não tenho estômago para ver o filme. Desde a época do lançamento que venho pensado se devo assistir, mas quando penso sobre a temática acabo desistindo. É revoltante como a igreja pode proteger esse tipo de crime.
    Eu já li algumas resenhas do livro e ele parece ser bem completo. Como você disse, também acho essencial para estudantes de jornalismo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  19. tenho curiosidae com o livro mas acho que dessa vez farei o caminho inverso e verei o filme antes... adoro a temática abordada na obra...
    bjs...

    ResponderExcluir
  20. Heeey!

    Me indicaram esta semana e ainda não tive a oportunidade de assistir.
    Depois da sua crítica tenhho certeza que vou gostar, gosto dos assuntos abordados.

    Parabéns pela crítica.


    Beijos.

    ResponderExcluir
  21. Oie!
    Ainda não tive a oportunidade de ler, mas achei a história bem interessante. Com certeza ma é bem tenso, e vou gostar muito dessa leitura.
    Dica anotada, e com certeza vou conferir essa leitura.
    bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  22. Oi, Kamila! Eu não assisti ao filme, mas estou curiosa para ler o livro. Esse tipo de tema me deixa indignada, mas o documentário parece ser bem interessante. Vou anotar a sua dica, bjss!

    ResponderExcluir
  23. Olá,

    Achei essa premissa muita parecida com a de um outro livro que li, Confissões de Inverno. Fiquei curiosa, espero ter a oportunidade de lê-lo em breve.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Olá!
    Uou.. que história, eu não conhecia esse livro e nem sabia do filme, e gente que história bafão rs' mas infelizmente acontece, vem de onde pensamos que são gente do bem, que querem o bem e tal. Eu adoro livros investigativos ainda mais baseado em fatos reais, irei dar uma conferida!

    beijos!

    ResponderExcluir
  25. Oi, tudo bem?
    O livro parece bem interessante, mas não é algo que eu leria, mas acho que assistiria o filme.
    Bjs

    ResponderExcluir
  26. Olá, tudo bem? Nossa que assunto polêmico e interessante que o livro traz. Confesso que não é algo que leio muito, por isso não sei se seria uma ótima escolha no momento. Que bom que conseguiu cumprir desafios em 2017. Que esse ano venha mais!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  27. Infelizmente até hoje alguns sacerdotes usam de má fé com a confiança que dão para eles, mas a sociedade erra quando generaliza os líderes religiosos, dizendo que nenhum é digno de confiança.
    Sou cristã e acredito que pessoas que usaram seus ministérios para praticar o mal, certamente vão ser punidas mesmo depois da morte e as vítimas serão justificadas :)


    Cupcakeland

    ResponderExcluir
  28. Obrigada por compartilhar essa dica! Eu também vi a adaptação cinematográfica e achei um ótimo filme. Adorei esta história, por que além do bom roteiro, realmente teve um elenco decente, elemento que nem todos os filmes deste gênero tem. Acho que é um dos filmes de Michael Keaton que eu mais gostei até agora além de Fome de Poder no ano passado. Birdman é um dos melhores filmes dele, tem uma boa história, atuações maravilhosas e um bom roteiro. Se alguém ainda não viu, eu recomendo amplamente, vocês vão gostar com certeza.

    ResponderExcluir

Olá!!

Fortaleça este humilde blog, deixe seu comentário e seu link para eu retribuir sua visita!

Se quiser, entre em contato através do email resenhaeoutrascoisas@gmail.com :)