Olá!

A Ani, do Entre Chocolates e Músicas, conseguiu para mim, junto à sua parceria com a Rocco, um exemplar de Vulgo Grace. Até então, só conhecia Margaret Atwood da mídia. Agora virei fã e quero tudo dela. Resenha originalmente postada no EC&M.
SKOOB - Baseado numa história real, Atwood nos leva ao Canadá do século XIX, exatamente no ano de 1843, quando Grace Marks, uma empregada doméstica de 16 anos, é acusada de matar seu patrão, Thomas Kinnear, e a governanta (e amante) dele Nancy Montgomery, em cumplicidade com James McDermott, um suposto amante, que também trabalhava na casa. Com o furor sensacionalista de então, a mídia (tipo Datena e Sonia Abrão) deu seu veredicto, assim como o juiz, declarando Grace culpada e sentenciando-a à pena de morte.

Mas, alguns pauzinhos foram mexidos e a pena de Grace foi revertida para prisão perpétua. Justamente a parte que mais interessava a todos simplesmente sumiu. Todos queriam saber como foi o duplo homicídio, mas Grace alegou que tinha se esquecido de tudo. Porém, a mente de Grace era muito mais complexa do que se imaginava e os anos seguintes da jovem foram divididos entre a penitenciária e o manicômio, onde era subjugada de todas as formas possíveis.

Até que aparece o dr. Simon Jordan, um jovem norte-americano, bem-nascido, estudioso da mente humana, mas não um médico e sim um psicólogo. Após andanças por parte da Europa, ele se interessa pelo caso de Grace, único até então e resolve incluí-la em seus estudos. Ele também desejava abrir uma clínica psiquiátrica em sua cidade natal.

E com o dr. Jordan, vamos mergulhar na mente de Grace, em que ela contará sua vida desde o início, que começou lá no Norte da Irlanda, passando pelas casas aonde trabalhou como criada e até chegar na residência do sr. Kinnear, onde sua vida tomaria um rumo impensável. E não podemos nos esquecer de Mary Whitney, personagem muito importante da trama.
Até então, eu só conhecia Margaret Atwood por causa de O Conto da Aia (que desejo muito ler). Vulgo Grace me foi uma grata surpresa. Saber que isso realmente aconteceu dá um ar muito mais margem para discussão, apesar de o desfecho surpreender ao leitor – será que ela realmente matou o casal Kinnear-Montgomery?

Ao mesmo tempo que você ou ama ou odeia a jovem, podemos ver também como era o Canadá naquele tempo, totalmente diferente da nação que conhecemos hoje. O leitor atual dirá que era um país retrógrado, com ideias machistas e misóginas, onde as crianças são postas para trabalhar desde muito cedo e Grace, com apenas 16 anos, já é uma mulher com muita história pra contar. Graças às descrições impecáveis de Margaret, vemos com perfeição como era a moda e costumes naquela época – e, naquele tempo, era importante falar de moda porque era ela quem pontuava quem era da alta e da baixa classe.

Se o leitor de hoje for jovem, ele pode se incomodar um pouco com o português extremamente culto usado na tradução. Ora, está se contando uma história que aconteceu há mais de dois séculos, a linguagem também sofreu influência nesse tempo. Eu, particularmente, não me incomodei, mas como eu andei numa semana problemática (inferno astral?), admito que isso me deu um pouco de sono.

Vulgo Grace deve ser lido com atenção redobrada, pois temos dois pontos de vista que se alternam sempre, sem aviso prévio. A história de Grace é contada em primeira pessoa, por ela mesma, mostrando como é um ponto de vista de uma criada (nada muito diferente de hoje, mas com pré-conceitos bem mais estabelecidos), o modo como ela conta sua história é feita sem floreios, sempre indagando diversos conceitos (geralmente machista/misógino) da época (que, vejam só, ainda existem em pleno 2017, quase 18!).

Já o ponto de vista do dr. Jordan é contado em terceira pessoa, mas também mostrando os receios e pensamentos dele. Gente como a gente, ele acabará se encantando pela nossa protagonista. Vale ressaltar também que ele é uma pessoa muito boa para com Grace, um dos poucos que não fez chacota dela nem a via como um monstro enviado diretamente pelo demônio para atiçar a vida das vítimas. E nem a maltratou, o que, pra mim, foi crucial para gostar dele.

Por fim, recomendo a obra muito satisfeita com o que li sobre Margaret Atwood, uma autora que está na estrada há muito tempo, mas só agora está recebendo sua cota de mainstream, com obras que, mesmo sendo escritas anos atrás (Vulgo Grace foi escrito em 1991), têm questionamentos que estão com força total e se encaixam perfeitamente no contexto de 2017.

P.S.: já assisti à série da Netflix e recomendo, muito bem feita, tudo bem ambientado e fiel ao livro, até mesmo as falas são idênticas. Isso se deve, talvez, pela supervisão de Margaret, que acompanhou de perto a produção. Na série, Grace é interpretada magistralmente pela atriz Sarah Gadon (A Nona Vida de Louis Drax; A Jovem Rainha).

“Se todos nós fôssemos julgados por nossos pensamentos, seríamos todos enforcados.”
“Uma prisão não apenas tranca os detidos dentro dela, como mantém fora todos os demais. Sua prisão mais forte é ela quem constrói.”
“Homens como ele não têm que limpar a sujeira que fazem, mas nós temos que limpar nossa própria sujeira e mais as deles. Nesse aspecto, são como crianças, não têm que se planejar ou se preocupar com as consequências do que fazem. Mas não é culpa deles, é como foram criados.”
“[...] e quando você é encontrada com um homem no quarto, você é culpada, não importa como ele tenha entrado.”


 

22 Comentários

  1. Essa Alice Grace eu já conhecia, mas não o livro, fiquei bem interessada em ler e sei que seria uma ótima pedida para mim, pra entender principalmente melhor o caso e os motivos a fim de realizá-lo.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Não conhecia a obra ainda, e pela capa ela não me chamou muito a atenção, porém lendo tua resenha fiquei bem curiosa. Adorei a dica, anotada!

    Beijos,
    http://duaslivreiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá! Não conhecia a obra, mas me chamou bastante atenção. Gosto de livros ambientados em outro século, de ver os costumes de outra época.

    Um beijo, Pri :*

    Por Amor Aos Livros

    ResponderExcluir
  4. Oi Kami
    Não tinha visto esse livro ainda e talvez não seja meu tipo de literatura. Mas posso me aventurar a assistir a série!

    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Terminei de ver a série essa semana na Netflix e tô doida pra ler.
    Eu li Conto de Aia como também assisti a série e a autora tem o poder de nos inquietar de uma forma única quando fala da mulher na sociedade tanto faz se de 1900 bolinhas atrás ou na frente.
    Parabéns pela resenha! Bjs

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Achei bem interessante essa dica. Não conhecia ainda a obra e em saber que tem também uma adaptação no Netflix me deixou bem curiosa. Não me incomodaria o fato de ler algo com uma narrativa mais rebuscada, então certamente vai me agradar realizá-la.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  7. Quando vi o primeiro livro eu não me interessei tanto assim, mas comecei a ver opiniões muito positivas e fui ficando curiosa. Agora eu quero ler os dois livros e também assistir à série.

    ResponderExcluir
  8. Olá, já tinha adicionado a série para assistir , e agora depois da sua resenha vou assistir logo. Adorei saber mais sobre o livros atraés da sua perspectiva. Dica anotada,bjus.
    Jis Rocha
    Blog Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  9. Olá, quero muito ler algo dessa autora, especialmente depois dessa sua resenha. Achei interessantíssimo podermos conhecer um pouco do Canadá do passado, além de estar super curiosa para saber mais sobre esse crime.

    ResponderExcluir
  10. Tenho muita curiosidade em ler a obra de Margaret Atwood, principalmente por ter amado a série The Handmaid's Tale. Pretendo ler vários livros dela durante o próximo ano. Adorei a dica e com certeza vou anotar para depois. Boa sorte com o blog!

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem?
    Estou muito ansiosa para ler este livro, pois fiquei muito impressionada com a escrita da Margaret Atwood quando li O conto da aia. O enredo desse livro é muito interessante e tenho certeza que será mais uma leitura que me fará refletir bastante.
    A questão de não ter aviso quanto a alternância de perspectiva poderia me incomodar um pouco, mas como a perspectiva de Grace é narrada em primeira pessoa e a do Dr. Jordan é em terceira, acredito que dê para ler sem ficar perdida durante a leitura.
    Amei sua resenha e espero ler este livro em breve e assistir a série na Netflix.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Ola, eu estou curiosa para ler esse livro eu comecei a assistir essa serie mais não dei continuidade pois quero ler ao livro primeiro

    ResponderExcluir
  13. Eu estou apaixonada por essa autora, depois que li o conto da aia fiquei fascinada. Estava na fila pra ler esse livro, mas depois da resenha vou furar a fila hahaha.
    Adorei as citações e principalmente concordo com a frase de que se soubessem o qu pensamos todos seriam enforcados.

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem?

    Eu tenho interesse em ler esse livro, tomei conhecimento do mesmo antes do lançamento, a série também pretendo assistir e quero fazer isso em breve. Fiquei ainda mais curioso sobre essa obra, parabéns pela resenha!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  15. Olá! A premissa do livro até parece legal, mas não me interessei. Não tenho curtido muito livros com o pé mais no passado.
    Mas é curioso Grace esquecer o assassinato.
    Passo a dica para os amigos ;)
    Bj

    ResponderExcluir
  16. Olá.
    Vi o lançamento no site da rocco, mas não chamou minha atenção, mas sua resenha me deixou bem curiosa, mesmo sendo um livro bem diferente do que tenho costume de ler, mesmo assim acho que não leria o livro, mas arriscaria ver a série. Parabéns pela resenha está lindamente bem escrita;

    ResponderExcluir
  17. até o momento só li Olho de gato dela, mas amei a escrita... tenho uma edição da Aia aqui pra ler, bem antiguinha... Vulgo Grace me desperta interesse tb,ainda mais por se basear numa história real...
    bjs...

    ResponderExcluir
  18. Não conhecia a obra e confesso que nem sabia que tinha série, mas parece ser realmente bem bacana. Vou por na lista.


    Bjs
    Suka
    http://www.suka-p.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Oi Kamilla! Tudo bem?
    Eu quero MUITO ler esse, ainda mais quando pedi esse para me mandarem de parceria da Rocco pelo Rillismo porque adorei a premissa, especialmente por ela ser baseada em um caso real que ainda hoje desperta muitas controvérsias no Canadá.
    A terceira quote citada é muito real, puxa!
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://rillismo.blogspot.com
    http://osvampirosportenhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Olá! Tudo bom?
    Eu não conhecia o livro, mas nossa sem dúvida fiquei com muita vontade de ler.
    Além disso, adoro os livros da Rocco, são ótimos.
    Beijos, Joyce de Freitas.

    ResponderExcluir
  21. Ola estou muito curiosa para ler esse livro ele me chama atenção pois foi um livro que foi escrito a anos atras e hoje esta fazendo susseso tanto escrito quanto visual

    ResponderExcluir

Olá!!

Fortaleça este humilde blog, deixe seu comentário e seu link para eu retribuir sua visita!

Se quiser, entre em contato através do email resenhaeoutrascoisas@gmail.com :)