Olá!

Mais uma trilogia concluída!!! Lida em tempo recorde - dois dias, partindo da premissa que fantasia raramente me prende), Não Fuja! encerra a história de Nina e Rick com chave de ouro. Amém, FML Pepper.
Resenhas anteriores: Não Pare! | Não Olhe!

SKOOB - Finalmente concluindo a leitura dessa trilogia, continuando de onde parou o segundo (portanto pode ter algum spoiler dos livros anteriores), Nina está em sua frenética busca por sua mãe, que ela acredita estar viva. Ela foi capturada pelos chefões do Grande Conselho e estão decidindo o que farão com ela - lembrando que Nina é meio humana, meio zirquiniana, portanto, uma híbrida, metade segunda dimensão (Terra), metade terceira dimensão (Zyrk).

No mesmo lugar onde ela está presa, Richard está muito machucado, tá mais pra lá do que pra cá, lembrando que ele tentou salvá-la, antes de ser capturada e apanhou bastante. Porém, Nina quer respostas, sua mente tinha grandes lacunas e, antes de ela saber da verdade, voltaremos no tempo 17 anos, quando Ismael conhece Stela, em mais uma de suas incursões à segunda dimensão.

Stela é uma receptadora (consegue sentir a presença de zirquinianos) e vai se envolver com Dale, e acaba rolando um romance, que acaba quando Stela revela estar grávida. Acontecerão algumas coisas e ela acabará ficando com Ismael, que é quem ela ama. Mas aí, por questões do momento, ela se separa dele e acaba por percorrer o mundo para se esconder (basicamente, é a premissa do primeiro livro).

Quando voltamos a Nina, ela está mais forte, decidida, madura e sabe de sua importância nas quatro dimensões. Todos estão atrás dela, mas ela quer mesmo é a sua Morte. Richard. Que ela ama com todas as forças e não quer perdê-lo de jeito nenhum. Apesar de ter apenas 17 anos humanos, já sabe o que quer e o que precisa saber para alcançar seus objetivos. E ter as respostas que tanto procura.

Faz tempo que comprei esse livro (lembro a data exata, mas isso não vem ao caso), tenho autografado e tudo, mas por ser fantasia, fui adiando, adiando... até que resolvei separar alguns livros parados para ler e finalmente senti que era a hora dele - porque, se não estou com vontade de ler tal livro, não vou ler forçada, porque aí não rende e passo a ter ódio do pobre livro. E gostei muito do que li. Não fiquei perdida como nos livros anteriores, tudo aconteceu no momento que deveria acontecer e acabou como deveria acabar, nem a mais nem a menos.
Quem já leu sabe como esse livro (e a trilogia como um todo) foi bem escrito, o mundo que a Pepper criou é original, diferente, inédito, não me lembro de ter visto nada parecido por aí. Se fosse virar filme, dificilmente seria feito no Brasil, porque não temos estrutura para tal. É o tipo de livro que, se não dizemos quem escreveu, ninguém diria que é uma obra de uma brasileira, já que não vemos tantos livros nacionais desse gênero sendo sucesso lá fora - aliás, não entendo como essa história não ganhou as prateleiras internacionais...

Nina é só uma menina, quando seu mundo vira de ponta cabeça e ela descobre que era muito mais que uma simples garota que foge com sua mãe ao menor sinal de perigo. Agora chegarão as respostas, ela vai descobrir que o esforço de sua mãe não foi em vão. Ela tem só 17, mas tem consciência de seus poderes e da repercussão de suas decisões. Está tudo na mão dela.

Sabe-se que eu não sou a maior fã de fantasia e afins, mas não tem como não aplaudir a história que ela criou. O modo como ela conduz os personagens (de nomes esquisitos, vale ressaltar) é brilhante, cada um com sua personalidade, seu jeito de agir, como se fosse um grande xadrez, com Nina e Rick como rei e rainha. A edição da Valentina está incrível, no padrão da trama, e a capa vermelha na capa do livro não está ali à toa.

Parabéns à Pepper por ter criado um universo tão incrível e desejo poder ler muito mais obras dela!



24 Comentários

  1. Nem tinha conhecimento que o livro era nacional e fico feliz em saber que é de grande renome, uma vez que nosso mercado editorial é tão restrito.
    Estou separando alguns livros que estavam parados na minha estante, mas comecei por clássicos e depois vou pros mais novos, que são poucos.
    Gosto de fantasia, mas não é sempre, uma vez que acredito que a leitura requer mais atenção.
    Que bom que gostou da série, adorei as fotos, sua estante é lindona.

    Bom fds.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Eu adoro essa a autora e essa trilogia e apesar de ter esse último volume a tempos na minha estante ainda não o peguei para ler. Fiquei muito animada com a sua resenha, que reacendeu a minha curiosidade e vontade de saber o que acontece no capítulo final da história de Nina e Richard.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oiê!
    Infelizmente, discordo de você, quando li o primeiro livro dessa trilogia, achei este muito maçante e bem parecido com outros young adults de fantasia que lera recentemente, por isso decidi não dar continuidade.

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem? Eu quero muito ler essa triologia, principalmente porque a autora é um amor de pessoa, hahaha. Não sou fã de fantasia, mas esse livro é um que me deixa bem interessada.

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  5. Oi Kamila tudo bem?
    Tenho muita vontade de ler esse livro que você nem imagina, ainda mais sendo da Fml, e saber que é algo original só me deixou mais vidrada e louca para ler, essa capa é amável e misteriosa.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Awnn amo essa trilogia! Também achei o terceiro livro o melhor, ainda mais por contar a história do Shakur, que por sinal me fez chorar horrores haha, e ainda percebemos os motivos do Rick que desde o início parecia ser apenas um personagem egoísta e impulsivo, mas ele totalmente o contrário. Adorei a construção da história e de cada personagem. Sua resenha está ótima e me deixou até com vontade de reler essa história haha. Bjss!

    ResponderExcluir
  7. Oie!
    Ainda não li essa trilogia, mas só leio elogios da trama. Tem tudo para ser do jeito que eu gosto, e ainda vou me apaixonar por esse personagens.
    Quero ver se coloco essa trilogia na minha pilha de leitura para conferir essa história.
    Ótima dica!
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem? Houve uma época que eu queria ler este trilogia, até saber o gênero dela. Quando li a primeira resenha, percebi que não era o que eu buscava, achei meio clichê, também. Mas, pelo sucesso que ela faz, fico contente por uma escritora nacional conseguir se destacar no gênero, pois, como você apontou, a qualidade literária, geralmente, é tida somente como um produto estrangeiro e é ótimo saber o que Brasil também é capaz de produzir obras assim. Na verdade, eu acredito que há uma real desvalorização na literatura nacional - não somente deste gênero - em detrimento da americana - o pessoal acredita que o Brasil não tem potencial, né. Bem triste.

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Olá!! :)

    Eu já ouvi falar imenso da coleção mas nunca tive oportunidade de ver! Ainda bem que gostaste!! Eu adoro fantasia também!

    QUe ótimo que o mundo e assim tao original, e que os livros são sempre bem escritos!

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  10. Olá Kamila
    Eu ainda não li, mas tenho este livros aqui também.
    Tive a oportunidade de encontrar a Pepper em dois eventos e ela é sempre fofa e muito simpática.
    Sou como você, se leio um livro que não estou a fim, eu não curto...
    Gosto de fantasias e depois do seu post, me deu mais vontade de ler estes livros!
    Muito bacana seu post
    Bjks mil

    ResponderExcluir
  11. Tenho vontade de ler alguma coisa dessa autora, pois muita gente fala realmente muito bem da FML Pepper. Esses livros parecem ser muito bons.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Eu gosto de fantasia e já estava de olho nesses livros, só ainda não li pq é série, aí fico adiando.
    Agora vc tem toda razão, tem a hora certa pra determinados livros senão a leitura não rende e não é prazerosa. É a resenha vai ser injusta rs
    Gostei de saber que vc gostou inda mais por não ser mto fã de fantasia, me deixou bem mais animada do que já estava. Bjs

    ResponderExcluir
  13. Oi tudo bem?
    Não tenho muita vontade de ler essa trilogia por ser de fantasia um gênero que eu não curto muito. Mas eu também acredito que a leitura acima de tudo tem que ser prazerosa.

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Oi, Kamila!
    Já tinha ouvido falar da série, mas nunca me chamou tanto a atenção, ainda mais quando li uma resenha mediana do primeiro livro. Como suas resenhas foram positivas, eu vou deixar como dica de leitura e talvez eu dê uma chance um dia.
    Bjos!
    Por essas páginas

    ResponderExcluir
  15. Oi, Kamilla.
    Estou na mesma que você estava: adiando!! Rs...
    Eu tenho os ebooks da trilogia, de quando a autora ainda publicava de maneira independente. Mas acho essa nova edição linda!! Preciso me animar a ler!
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Eu amo essa trilogia da Pepper. Fiquei fã e nem sou muito leitora assídua desse gênero. A forma como conduziu a história, o envolvimento dos personagens, ficou impossível não se apaixonar pela trama. Sou suspeita para falar, fiz todas as minhas amigas lerem hehehe!
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  17. Olá,

    Ainda não li esse terceiro volume, mas estou ansiosa para dar prosseguimento. Li recentemente o livro Treze da autora e está incrível.

    Abraços,
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  18. Oi.
    Tenho essa trilogia aqui em casa mas ainda não li. Por isso nao li sua resenha inteira,para evitar spoilers. Fico feliz por você ter gostado tanto da trilogia, ainda mais pelo gênero nao ser seu forte.
    Fiquei com vontade de passar á leitura na frente.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  19. Olá Kamila! Só li o primeiro livro e gostei bastante da escrita dela. E concordo contigo, é um livro supre bem escrito e que conquistaria fácil fácil as prateleiras internacionais. Gosto de fantasia e me deu vontade de terminar essa trilogia, beijos!

    ResponderExcluir
  20. Oi Kamila, tudo bem?
    Lembro de ter visto muitos comentários sobre este livro um tempo atrás, e até me animei para comprar acabou o alvoroço e eu desisti rs..
    Gosto de fantasia então em outro momento vou fazer a leitura dessa trilogia.

    Fico feliz que você tenha gostado, é muito legal quando vemos os autores nacionais escreverem livros tão bons.

    Seu blog é lindo, e sua estante também.

    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Oii Kamila, tudo bem? Amei sua resenha e ver que gostou tando do desfecho dessa trilogia! Realmente é inacreditável que não foi publicado lá fora ainda! Aqui é um super sucesso. Eu ainda não li, mas quero muito fazê-lo! Adoro essas capas *-*

    Beijos!

    ResponderExcluir
  22. Oie, nossa, eu me identifiquei totalmente com você quando mencionou que tem horas para ler o livro e que se lê sem estar a fim você não se envolve, eu sou exatamente desse jeito. Que bacana que esse foi lido no momento certo e que te cativou dessa forma. É maravilhoso quando isso acontece e adorei sua leitura em dois dias, ee, deve ter deixado uma ressaca imensa. Nunca tive vontade de ler essa autora, mas quem sabe um dia.

    ResponderExcluir
  23. OI Kamila, adorei esta trilogia, e quando li foi praticamente um por dia. Devorei um atrás do outro. Li ainda na versão do ebook antiga, mas gostei tanto que acabei comprando os livros físicos e autografando. Ela finalizou muito bem mesmo a trilogia.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  24. Olá. Tbm sou assim, se tento ler um livro que nao estou no clima, pego ranço do pobrezinho kkkk. É muito bom quando um livro que é de um estilo diferente dos que mais gostamos, nos prende e conquista. Tenho muita vontade de conhecer a escrita da autora, e a Valentina tem mesmo edições lindas!
    Bjs

    ResponderExcluir

Olá!!

Fortaleça este humilde blog, deixe seu comentário e seu link para eu retribuir sua visita!

Se quiser, entre em contato através do email resenhaeoutrascoisas@gmail.com :)