Olá!

Depois de algum tempo, volto com mais um recebido em parceria com a Oasys Cultural. O Lado Escuro da Madrugada, romance policial escrito pelo brasileiro Roberto Giacundino, apesar de suas poucas páginas, nos levam por uma eletrizante história que passeia pelo submundo do neonazismo.
SKOOB - O Lado Escuro da Madrugada nos apresenta Sandra Garcia, uma jornalista investigativa que está prestes a ser reconhecida por sua carreira, que, aliás, foi um tanto meteórica. Ela e vários outros profissionais de comunicação estão no Teatro Municipal para receber um certo prêmio. Entre os presentes estão os irmãos Evandro e Simão Jordel. Eles são publicitários e receberão um dos prêmios por sua peça publicitária, um comercial que denuncia o preconceito - lembrando que os irmãos são negros e vieram da periferia, e esse detalhe é crucial para o andamento da trama.

Porém, durante a festa, Evandro Jordel é assassinado. Ele e Sandra eram próximos, por isso a jornalista ficou abalada, mas, uma certa abotoadura encontrada por ela a faz querer mergulhar de cabeça nessa história. Isso porque a abotoadura tem uma suástica desenhada. Isso mesmo, nesse Brasil de nós todos, miscigenado até o olho do brioco, tem gente fã do Hitler.

Sandra trabalha na TVG, a maior emissora do país. Ela é conhecida por suas matérias tensas, onde não foge da raia, investiga até o fim. Durante os primeiros dias de investigação, chega um certo Fabio Guedes à redação. Ele já trabalhava na TVG, mas na parte destinada às novelas, como diretor de externas. Ele será um parceiro e tanto para nossa protagonista. Sua linha de pensamento é parecida com a dela, que enveredou pela linha do neonazismo (nazista brasileiro é uma piada pronta).

Enquanto ela investiga, certos fantasmas do passado voltam a atormentar a jornalista. Sandra também tem sua história pra contar. Uma história vencedora, mas com uma mácula. E é essa mácula não a deixa dormir. Porém, seu foco é encontrar o assassino de Evandro, e, para isso, ela vai contar com a ajuda do já citado Fabio, de um certo hacker e de Simão, o irmão que ficou. Uma história que tem vários plot twists, um romance policial brasileiro que não perde em nada para os de fora (até mesmo os meus queridos escandinavos).

Quando eu recebi o exemplar de O Lado Escuro da Madrugada, através da parceria do blog com a Oasys Cultural, admito que estranhei o tamanho do livro. Um romance policial com 270 páginas? Pra mim, que estou acostumada com os scandi-crimes, que tem, no mínimo 400 páginas (tenho aqui em casa livros de cinco suecos: Stieg Larsson, Camilla Läckberg, o casal Börjlind e Henning Mankell, e tirando a dupla Sjowäll-Wahlöö  - que, como precursores do gênero como conhecemos, escrevia pouco pensando naquelas edições de bolso, voltadas pro povão mesmo -, essa galera que citei escreve uns livros bem grandes) ver um romance com tão poucas páginas é algo um tanto inédito, mas isso não influencia em absolutamente nada na qualidade do texto.

Sandra Garcia (não tem nada a ver, mas o nome me fez lembrar de Sandra Gomide, jornalista assassinada em 2000 pelo ex-namorado) tem uma carreira que muitos jornalistas sonham: ascensão rápida, reconhecimento, muitas matérias importantes no currículo... tudo isso depois de viver uma juventude pesada numa cidade interiorana. A morte do amigo Evandro a faz suscitar muitas dúvidas, mas seu faro espetacular sabia que tinha algo errado.
O pior é que eu acertei o assassino logo nas primeiras páginas, mas duvidei de mim mesma (e só percebi isso enquanto escrevia essa resenha) e descartei minha suspeita - definitivamente, eu seria uma péssima protagonista de romance policial - mas, se você ler e passar pela mesma situação que eu, também vai fazer a mesma coisa.

Fabio Guedes, que homem! Vai aparecer ainda no início, mas vai se mostrar um parceiro e tanto para Sandra. Não deveria, porque quando leio romance policial, quero ver sangue derramado e investigações, não romance propriamente dito, mas shippo esses dois. Além de ser lindo e maravilhoso e super competente, está sempre preocupado com a Sandra, sempre pensando no bem dela, sem ser perseguidor ou chato.

O outro integrante do trio é o hacker HD Darth Verde. Um nerd de óculos fundo de garrafa, de camisa verde surrada e dificuldade de locomoção. Isso mesmo, uma jornalista se alia a um hacker para desvendar um crime de ódio - onde vocês viram isso? Alguém pensou em Millennium? (postei e saí correndo). Ele é funcionário da TVG e manja de Deep Web, aquela parte da internet que é obscura, onde pedófilos, neonazistas e a escória da humanidade se une pra fazer o que fazem de melhor: nada que se aproveite. HD será essencial na busca de Sandra pelos detalhes do grupo neonazista que estaria por trás do assassinato de Evandro.

Uma coisa que preciso dizer: nunca me senti tão identificada num livro. A história se passa em São Paulo, mas não na SP dos endereços lugar-comum, tipo Avenida Paulista, mesmo a Sandra morando próximo da Paulista, e sim pela Igreja de Santa Efigênia, Vale do Anhangabaú, Praça do Patriarca e endereços que o povão conhece - e me identifiquei porque passo por alguns deles (Anhangabaú, principalmente) todo santo dia, pois fazem parte do meu itinerário. E isso foi tão legal, tipo, visualizar a protagonista passando pelo Anhangabaú (o que é perigoso, por sinal) procurando sabe-se lá o quê. Por isso que é importante escrever histórias que se passem aqui no nosso país - mesmo tendo personagens gringos, tipo o meu filhote Segunda Chance...

Por incrível que pareça, a edição da Pandorga está boa. Em relação a outros livros da mesma editora que li, eles melhoraram bastante no quesito revisão. Eu peguei uns que a qualidade de revisão era horrível, neste, apesar de um ou outro erro, o trabalho ficou bom. A capa, em que uma moça corajosa sai correndo no meio da noite, tem total sentido à trama, uma capa muito bonita.

O Lado Escuro da Madrugada é mais um exemplo de como a literatura policial brasileira tem ótimos representantes, mas que não é tão vista assim pelo público. Foi uma grata leitura e espero que o autor continue escrevendo nesse gênero e, o mais importante, crie novas histórias com Sandra Garcia!



32 Comentários

  1. Oi Kamila;
    Sou suspeita de falar de romance policial, pois amo, anda mais se tratando de autor brasileiro, a quem super apoio.
    Adorei as referencias do livro aos lugares do povão como você disse, parece uma boa história.
    Sucesso ao autor.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/2017/09/crianca-tem-que-ser-crianca.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Cabine de Leitura... Venha desvendar os mistérios de O Lado Escuro da Madrugada...grande abraço

      Excluir
  2. Olá, tudo bem? Não costumo ler romances policiais, apesar de ter bastante interesse no gênero. Não conhecia esta obra, mas, pela sua resenha, parece ser um ótimo livro mesmo! Com certeza vou comprar!

    Beijos,
    Duas Livreiras / Sorteio "O gnomo Elias"

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem?
    Vamos falar dessa capa maravilhosa? Com certeza eu pararia numa livraria para ler a sinopse. Mas acho que seria só isso. A história não é do género que me carateriza como leitora, mas continuo vidrada nessa capa e edição. Até por dentro o livro é lindo.
    Beijinhos
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jéssica fico feliz que amou a capa...mas leia o conteúdo, vc vai ver que vai além de uma capa bonita...RS...grande abraço

      Excluir
  4. Kamila cada vez que tu traz uma postagem dessa editora fico com vontade de ler, essa capa é maravilhosa e muito encantadora, o gênero em si é o que mais aprecio e que o mais tenho na estante, dica anotada e essa capa está um luxo.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Sou uma pessoa que ama romance-romance, por isso é muito raro eu me aventurar nos romances policiais ou outros gêneros que não carreguem o romance lado a lado. Mas confesso que sua resenha me deixou com muita vontade de ler este livro e acabei colocando na minha lista de leitura. Ótima resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aeee leia sim Fernanda ...depois me conta o que achou! Abraço

      Excluir
  6. Oi tudo bem?
    Menina fiquei bem curiosa para essa leitura parece ser daqueles livros que a gente lê em um tapa hahaha, fiquei curiosa para saber quem matou o Evandro. Diferente de você todo livro para mim tem que ter um casal para shippar haha.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Heiii, tudo bem?
    Como vc tb amo um suspense policial, mas esse tem um toque de mistério que me deixou bem curiosa.
    Ainda nao conhecia o livro, mas fiquei intrigada pra saber o final.
    Quem lê mto esse tipo de livro, acaba deduzindo mesmo o final, mas que bom que o livro te satisfez, eu vou tentar ler depois.
    Finalmente a editora anda acertando nas edições.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  8. Olá, como vai?

    Normalmente esse não é o tipo de leitura que me chama muito a atenção, mas desde de que dei uma chance ao gênero, tenho me surpreendido bastante. Gostei da proposta desse livro, principalmente depois de suas considerações, e se eu tiver uma oportunidade mais para frente, darei uma chance a leitura.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oie!
    Essa protagonista me chamou bastante atenção, apesar de não ler muitos livros do gênero policial, e por ser um livro nacional fiquei com vontade de ler. É bom quando a história traz dúvidas para o leitor, apesar de às vezes ser bem óbvio.
    Parabéns pela resenha, ela foi bem instigante!

    Beijos!
    Eli - Leitura Entre Amigas
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi, Kamila! Eu já tinha ouvido falar dessa obra e fiquei bastante curiosa para conferir essa história, parece ser muito envolvente ainda mais por conta do neonazismo. Adorei a sua descrição sobre os personagens que parecem ter sido muito bem construídos. Ótima dica, bjss!

    ResponderExcluir
  11. Oi Kamila, td bem?
    Adoro esse mistério e suspense, ainda por ser autor brasileiro, adorei sua resenha me deixou curiosa, anotado no meu caderno, obrigado. Bjs!

    ResponderExcluir
  12. Oi Kamila
    Gosto bastante do gênero e sua resenha me deixou com vontade de ler. Bom ver autores nacionais escrevendo bons livros, só mostra q a nossa literatura é boa, só às vezes mal aproveitada.

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?
    Gosto bastante do gênero, e sua resenha me deixou bastante instigada a ler esse título.
    Não conhecia o livro e por se tratar de um nacional me interessei bastante.
    Fico feliz que você tenha gostado, e é legal ver que em "poucas" paginas a autor te ganhou.
    Parabéns pela resenha.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Oi Kamila, já aconteceu isso comigo, de descobri o assassino e descartá-lo, mas não foi neste livro, que aliás, nem li ainda. Vou deixar a dica anotada, pois me interessei pelo livro.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bom? Que resenha gostosa de ler, mulher! Cumpriu muito bem seu papel. Fiquei com água na boca pra ler esse livro e ri também. Vc é engraçada. Concordo com você. Sinto falta de ler histórias sobre lugares que conheço. Também moro em SP e conheço esses lugares que você mencionou. Li outra resenha hoje onde a história se passa na ilhabela *0* Tô gostando de ver. Romance policial não é meu gênero, mas quero esse livro. Você me deixou co vontade de conhecer a história. Um beijo!!!

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Não tenho muito costume de pegar esses estilos de livros para ler, mas quando leio geralmente me surpreendem. Talvez nesse caso acho que ficaria com o pé atrás pois já conseguir matar a charada do assassino nas primeiras páginas me desanimaria para seguir com a leitura.
    Fico contente que a leitura cumpriu seu papel. Quem sabe numa outra oportunidade.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Eu sou a verdadeira amante desse gênero! Leio tudo do Coben e sempre gosto de descobrir novos autores que escrevem policial, principalmente nacional. Esse com certeza despertou meu interesse e eu adorei a forma como construíram a personagem principal.
    com certeza quero ler!

    beijinhos!

    ResponderExcluir
  18. Oi, Kamila
    Que legal! Gosto de livros que se passam nas ruas de nosso país, dá para imaginar bem a cena rs. Também acho que tem muito autor nacional bom escrevendo livros policiais. Já li alguns e amei. Adorei a dica.

    ResponderExcluir
  19. Olá,

    Tenho investido muito em literatura policial brasileira e gostei muito da premissa da obra, realmente um diferencial e por isso já estou colocando na minha lista.

    Abraços,
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  20. Oiee, apesar de não ser uma leitora do genero gostei bastante da dica ainda mais por ser um talento nacional! obrigada pela indicação espero poder conhecer em breve!

    ResponderExcluir
  21. Boa tarde, ótima resenha, bom ver os nacionais em foco.

    ResponderExcluir
  22. Eu fiz a leitura desse livro há pouco tempo e a leitura não foi tão satisfatória assim para mim. Eu gostei do livro, da ideia e tal, mas acho que o desenvolvimento não foi tão legal assim. Achei o enredo previsível e com muitos furos, no entanto, acredito que com um bom trabalho de copidesque, revisão de cenas e ortografia, a obra ficará muito melhor. Esse é o meu gênero literário preferido, mas acredito que para quem não tem tanto contato com o gênero a leitura deva ser maravilhosa. Agora, o final me deixou surpresa, sim!!!!

    ResponderExcluir
  23. Olá! Olha, fiquei bastante curiosa para conhecer essa história. Deu para perceber que tem bastante ação e muito mistério. Também fiquei curiosa para saber o final, dica anotada, beijos!

    ResponderExcluir
  24. Olá! Fiquei super curiosa para ler o livro, ainda não conhecia.
    Gosto bastante dessa temática e vou anotar a indicação.
    Espero ler em breve, super bjo

    ResponderExcluir
  25. Olá! Primeiramente, parabenizo pela leitura nacional, o que acho muito interessante para valorização de nossa cultura. Realmente para romance policial 270 páginas parecem pouco, mas fiquei feliz por ter se identificado com o livro e que a editora tenha melhorado a revisão. Que bom que ter acertado logo o assassino não tirou o brilho do livro né?
    Beijos!
    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Olá,

    Mesmo gostando de um bom policial, esse livro não conseguiu atrair minha atenção, não me senti muito tentada a fazer essa leitura, por isso deixarei a dica passar.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Olá!!

Fortaleça este humilde blog, deixe seu comentário e seu link para eu retribuir sua visita!

Se quiser, entre em contato através do email resenhaeoutrascoisas@gmail.com :)