Olá!

Hora de conferir mais uma sugestão de leitura bacana para você ler nesse inverno, rápida e engraçada. Confira a resenha de Naomi & Ely e a Lista do Não Beijo, escrito por David Levithan em parceria com Rachel Cohn.
SKOOB - Naomi e Ely são amigos inseparáveis. Naomi já namorou o Bruce, o Primeiro, e agora está com o Bruce, o Segundo, que ama Ely. E Ely é gay. Mas uma briga vai fazer com que ambos briguem. Uma briga feia, que não aconteceu nem mesmo quando o pai de Naomi teve um caso com uma das mães de Ely.

Além disso, tem a Robin (de Schenectady, uma cidade no interior dos EUA) que gosta do Robin (que sempre é visto no Starbucks próximo à faculdade). Tem o Gabriel, o porteiro gato (e hétero) do prédio onde a dupla mora, Kelly, irmã do Bruce, o Segundo, e a Lista do Não Beijo. Basicamente, é uma grande bagunça, mas o livro vai começar com Naomi contando como mente compulsivamente. Mente tanto que está até acostumada. Ela ama Ely, mas o sentimento mudou conforme os anos foram passando. E ele não percebeu. E depois dessa briga feia, os dois vão se separar, algo impensável para as pessoas que moram no prédio onde moram os amigos. Aliás, ambos são vizinhos de porta.

A Lista do Não Beijo™ é uma lista que, como o nome já diz, é uma lista em que os nomes nela escritos não devem, em hipótese alguma, ser beijados.

Como disse, o livro é uma bagunça, mas conforme você vai lendo, vai se organizando e entendendo a trama. Rodeados de Starbucks e festas LGBTQ, Naomi e Ely vão vivendo uma vida de universitários, cada um com seus problemas, como Ely e seus sentimentos acerca de Bruce, o Segundo, e Naomi, preocupada com sua mãe, que ainda não superou a traição de seu ex-marido.
Minha visão passa bem.
Por ser um livro para o público jovem, então está com uma linguagem bem atual. Todos os personagens que citei narram pelo menos um capítulo no livro - sempre em primeira pessoa - e, principalmente nos capítulos que a Naomi narra, aparecem vários emoticons, super legais, mas pra quem enxerga bem, o que não é meu caso - principalmente para ver os bonequinhos que diferenciam Robin (menina) de Robin (menino), tive que praticamente enfiar o livro na cara. A intenção foi boa, mas poderiam ter evitado essa fadiga.

Mas, pior que emoticons, só mesmo a tradução da editora para títulos de outra editora. Um dos Bruce (não direi qual, rs) é fã de Nicholas Sparks. Até aí tudo bem, mas a tradução resolveu dizer que o personagem citou os trechos de "Mensagem na Garrafa" e "O Caderno de Noah". Tá brincando, né? Tudo bem que Sparks saiu pela Novo Conceito (Arqueiro recomprou recentemente), mas são livros mundialmente conhecidos, pra que fazer a tradução literal, Galera Record? Será que tem a ver com royalties? Ainda mais porque nós que somos fãs sabemos que Message of a Bottle aqui é "Uma Carta de Amor" e "The Notebook" é "Diário de Uma Paixão". Pior do que isso, foi ver que escreveram certo mais um título que o personagem leu: "Um Amor para Recordar".

Voltando à minha opinião sobre o livro, apesar de eu não ser o público alvo, foi uma boa leitura. É uma obra de entretenimento, então ela vem pra te arrancar boas risadas. Claro que, em um momento ou outro o leitor se depara com uma frase mais profunda, principalmente quando os personagens falam sobre amizade. É um livro que pode ser lido tranquilamente, em dois dias ou menos, isso porque a dupla Levithan-Cohn tem uma escrita bem tranquila, leve e gostosa. A capa é linda (esse copo me lembra os do Starbucks) e tirando o detalhe do parágrafo acima, a tradução está ótima. Leitura recomendada.




23 Comentários

  1. Oi, Kamila! Tudo bem?
    Eu acho que quando se tem livros de autores que já foram lançados por aqui, o tradutor poderia ou procurar o nome do livro, ou manter o nome original da obra. Seria uma referência muito melhor para quem está lendo.
    Confesso que a história não me chamou tanto a atenção, mas nunca se sabe. Um dia talvez eu dê uma chance a esse livro.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  2. Achei muito interessante essas suas considerações sobre os títulos dos livros do Nicholas Sparks porque com certeza seria algo que me incomodaria também. Eu leria esse livro e realmente essa capa é linda, que copo bonito.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  3. Oi Kamila! Realmente eu achei uma confusão esse livro rsrsr não é o tipo de história que me interessa.

    estante450.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá ♥
    Já tinha visto a capa desse livro e achei linda, mas nunca procurei a saber sobre o enredo. A premissa é até legal, mas creio que eu iria me embolar toda com a leitura e isso ia fazer com que a leitura não funcionasse para mim. Isso da tradução já peguei livros com traduções horríveis que parece que foi o próprio tradutor do Google que traduziu. Parabéns pela resenha e pela sinceridade.

    ResponderExcluir
  5. Bom, parece ser um livro engraçado, mas acho que é mais para adolescentes mesmo, vira e mexe eu leio algum livro para esse público e acabo gostando, mas desse livro eu não tenho a impressão que eu vou gostar. Fiquei agoniada com os emoticons na foto e quando você falou que ela narra assim sempre, me desanimou.

    ResponderExcluir
  6. Olá! Tudo bem?

    Eu estava muito louca pra ler esse livro, mas a vontade tinha passado. A sua resenha fez essa vontade voltar com tudo!

    Apesar do lance dos emoticons e das traduções erradas dos títulos (gente???) essa leitura voltou para o topo, haha. Obrigada!

    Beijos e até!

    www.dreamsandbooks.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Kamila, conheço o livro, mas não li ainda. Espero que este problema de tradução em relação a títulos de outros livros seja por conta de royalties, pois do contrário acho falta de consideração com o leitor, pois mesmo quem não é fã do Nick, acaba como você mesma disse, sabendo de qual livro está se falando.
    Bjs Rose

    ResponderExcluir
  8. Oi! Pretendo conhecer os livros do David Levithan em breve, espero que a obra pioneira seja "TODO DIA", porque estou cansado de tanto esperar por uma promoção dele nas lojas e não encontro. Achei a temática deste livro interessante, sem contar que a capa me chama muita atenção e assim como você eu nunca irei entender o porque de deixar o livro sem tradução, as vezes me interesso por um e nunca sei se ele foi publicado aqui no BR ou não! :/

    www.cluaz.tk

    ResponderExcluir
  9. Não acredito que fizeram isso na tradução do nome dos livros do Nicholas Sparks :O
    Bem, eu não cheguei a ler o livro, apenas assisti o filme e o considerei bom. Dá pra assistir e se divertir, mas não tem muito coisa que me chame a atenção nele. Não sei se o filme é fiel ao livro, mas de qualquer forma, essa não é uma leitura que pretendo fazer em breve.
    Para concluir, gostaria de dizer que gostei da sua resenha e do seu ponto de vista.
    Beijos!!

    Abobrinha com Chocolate

    ResponderExcluir
  10. Olá, gosto de livros que abordam os LGBTQs, mas infelizmente esse não me chamou tanta atenção, mas ainda bem que foi uma leitura divertida para você!

    Beijos e ótimas leituras!

    ResponderExcluir
  11. Já li várias resenhas desse livro, mas a sua é a primeira que focaliza esses pontos. Seria mais interessante terem deixado os títulos dos livros no original. Também não sou o publico alvo do livro, mas pelo o que você falou a leitura até que é interessante.

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Eu já tinha lido sobre esse livro e até tenho na minha lista de leituras, mas acabo sempre colocando outros na frente.
    Acredito que gostaria de poder conferir sobre a amizade que é citada na obra. Mesmo não sendo aquela leitura que prende o leitor ainda assim pretendo fazê-la.
    Beijos!

    Camila de Moraes.

    ResponderExcluir
  13. Olá!! :)

    EU confesso que não conhecia este livro mas ate fiquei algo curioso! Bem, acho ótimo que ele te tenha agradado!

    Adoro quando ficamos presos a leitura e, mesmo sendo uma dupla, a escrita e leve e agrada da mesma forma! Não parece escrito a quatro mãos...

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  14. Olá tudo bem?
    Já tinha ouvido falar sobre o livro e ate mesmo me interessado. Mas agora que sei a confusão que é, cheio de pé que nós deslizes, perdi a vontade. Não gostei muito não.
    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Este é um livro que me atrai pela capa, mas não pela história.
    A cada nova resenha que leio dele, confirmo minha suspeita de não ser a melhor opção de leitura para mim.

    Acho que não sou o público desta obra, mas já sei a quem indicar!

    ResponderExcluir
  16. oii, tudo bem?
    Eu amo os livros do David. Mas infelizmente este não me despertou meu interesse por causa da protagonista, todo mundo falou tão mal dela. haha. e para piorar vi um pouco do filme e não curtir. Mas o interessante que amooooo as outras obras do autor.Adorei sua resenha, parabéns.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  17. Lembro que na época e qual o livro foi lançado, teve esse copo de brinde e eu fiquei bem chateada por não ter consguido. Aí acabei não comprando mais o livro... Sou birrenta sim. admito! huahuahuaa
    Não conhecia muito a premissa, só bem superficialmente e foi legal conhecer um pouco mais através de sua resenha. Embora eu não faça parte também do publico alvo, a leitura parece ser agradável.
    Parabéns pela resenha!
    beijinhos!!

    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  18. Olá! Achei a capa interessante e no final da sua resenha entendi do que se trata. Legal o livro começar com uma grande bagunça e o leitor ir se acertando conforme realiza a leitura. Adoro livros com linguagem atual, com bastante humor e que tratem amizade. Mas realmente achei confusos 2 pontos: a questão dos nomes iguais para personagens diferentes (para que, gente???) e também a tradução dos nomes dos livros mundialmente conhecidos (desnecessário né?).
    Beijos!
    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Olá, Kamila! Tudo bem?

    Gostei da sua resenha, ficou bem escrita, contudo a temática não salta aos meus olhos, não fiquei interessado na leitura, o ponto positivo é o que livro parece ser engraçado. Não conhecia a autora e achei a capa bem legal!
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Oi Amore,

    De cara me encantei com a capa, que lindeza!!! Fiquei curiosa pela leitura.
    A temática muito me encantou... anotei a dica por aqui!

    Beijokas!

    ResponderExcluir
  21. Oi, tudo bem?
    Já li outro livro da dupla e gostei bastante, este tem uma premissa que me agrada também sem contar que amo essa capa!
    Bjs

    ResponderExcluir
  22. Oi Kamila, sua linda, tudo bem?
    Eu vi o filme que foi baseado nessa história e confesso que não gostei muito. Por isso não me aventuraria a ler o mesmo enredo só que agora no livro. Mas se mesmo não sendo o público alvo você recomenda, para quem gosta do gênero pode apreciar também a leitura. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Olá!
    Não conhecia ainda esse título, mas confesso que não me chamou muito a minha atenção, parece ser mesmo uma leitura bem juvenil. Achei mancada também essas traduções de livros nada a ver, achei pouco profissional por parte da editora.
    Beijos.

    ResponderExcluir

Olá!!

Fortaleça este humilde blog, deixe seu comentário e seu link para eu retribuir sua visita!

Se quiser, entre em contato através do email resenhaeoutrascoisas@gmail.com :)