Olá!

Este mês, a Lendari mandou dois lançamentos bem bacanas, referentes à parceria que temos com o selo. Todo mundo sabe - e quem não sabe vai saber agora - que fantasia não é meu gênero prioritário, porque raramente as histórias me prendem. Mas, o resenhado de hoje passou longe disso. É fantástico sem ser absurdo. Sem falar na escrita bem original. Vem conferir a resenha de Dito pelo Não Dito, primeiro volume do Universo Insensati.
SKOOB / LENDARI STORE - Dito pelo Não Dito foi escrito a 24 mãos, mas a ideia foi da dupla Rodrigo Ortiz Vinholo e Pedro Hutsch Balboni e conta a história de Joana, uma mulher que imagino ter seus 30 anos, mora numa cidade de nome não citado, mas que deve ser interiorana, vive um relacionamento estável com Mauro, ou seja: uma vida comum.

Só que num certo domingo, Joana acorda, cumpre suas obrigações e, quando dá por si, Mauro não acordou. Ela o chama, pinta e borda, faz o sete e nada desse homem acordar. Mas ele tá vivo, disso ela tem certeza. Até que uma certa pessoa aparece para ela e, diz, entre outras coisas, que Joana deveria descobrir 10 coisas sobre Mauro que ela não sabia.

E de nada adiantaria ela levá-lo a um médico, porque se ela o fizesse - ou não descobrisse os tais 10 segredos - Mauro poderia simplesmente não acordar. Qualquer outra pessoa poderia dizer que estaria enlouquecendo, mas não Joana. Porque ela conhecia a tal pessoa. De longa data. Então não lhe restou outra alternativa senão cumprir a missão.
Essas cinco cartas de tarô e o adesivo vieram junto com o livro. 
O livro é curto, tem exatamente 200 páginas e foi escrito por doze pessoas - cada um escreveu um capítulo - mas ficou tão bem escrito que nem parece que doze estilos de escrita compõem a trama. Como eu disse lá no início, fantasia dificilmente me atrai, o que não foi o caso desse livro. Devorei cada página como se fosse um romance policial, tentando (e conseguindo, em alguns momentos) entender cada descoberta que Joana fazia.

O mais interessante dessa obra é que a fantasia contida nela não é nada absurda (tipo gnomos, unicórnios e afins), mas algo que qualquer criança poderia imaginar, um mundo que muitos de nós gostaríamos de viver - ou será que já vivemos e não sabemos? Uma história 100% nacional que nos faz mergulhar num ponto de vista muito diferente a respeito de certos temas que nem sempre discutimos.
Esse é o primeiro volume do universo (ou série) Insensati, o que indica que poderemos ter mais livros sobre o mundo de Joana. Aliás, vale ressaltar também as ilustrações. Cada capítulo tem duas ilustrações que condizem com o que será contado por cada autor. Os lindos desenhos foram feitos por Igum Djorge e são baseados no baralho do tarô, do qual sou completamente ignorante. Junto com o livro, vieram um marcador, dois adesivos (que estão no meu guarda roupa) e cinco cartas de tarô, que só entendi depois de ler a história.

Um universo totalmente novo foi aberto para mim e parabenizo a dupla pela ideia, o Igum pelas ilustrações e todos os autores por terem escrito uma história tão brilhante sem perder o estilo de escrita tampouco o fio da meada. Esse livro terminou onde deveria, mas deixou margem para o próximo volume, que já quero. Agradeço a Lendari o exemplar - que veio autografado pelo Rodrigo - e a confiança no blog para resenhar uma obra tão bonita!

P.S.: agora quero aprender a ler tarô.


27 Comentários

  1. Olá, tudo bem? Esse livro não me atraiu nem um pouco pela capa, mas depois que li sua resenha fiquei mais interessada... Adorei, com certeza vou ler!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Ao contrário de você eu adoro fantasia mas faz um bom tempo que não leio nada do gênero e fiquei curiosa pra saber mais sobre esse livro que tem uma capa bem atrativa. O universo do livro parece ser bem interessante e gostei muito da ideia das cartas de tarô.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Se eu fosse olhar só pela capa eu não me interessaria pelo livro, mas pela sua resenha parece ter uma história muito interessante. Espero ler algum dia.
    Beijinhos
    http://novolivronovoamor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi,
    Nossa, que bizarro, fico imaginando eu no lugar dela, em um dia mara de domingo meu marido nao acorda (se eu fosse casada, no minimo iria surtar), mas adorei o tema proposto no livro e pela otima resenha escrita, está de parabens. Acho que essa serie poderá ter um futuro bem promissor.

    ResponderExcluir
  5. Olá! Se eu fosse julgar o livro pela capa eu não leria nem a resenha. Mas achei a história interessante. Só tirando a parte do Tarô que não curto. O resto eu fique bem curiosa para ler. Valeu a dica.

    Abraço

    ResponderExcluir
  6. Oiii tudo bem?
    Que livro louco menina, eu fiquei bem surpresa e acho que surtaria se vivesse a vida dela, gostei muito de saber a sua opinião e realmente o leria.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Nossa!
    Várias mãos, parece ser bem tenso rsrs
    Mas então sua resenha me deixou interessada pelo livro que talvez eu julgasse pela capa...
    E sabendo que tem tarô no meio já gostei rsrsrs

    Bjs
    Suka
    http://www.suka-p.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi, Kamila!
    Nossa nunca tinha lido nada a respeito desse livro, achei a proposta bem interessante, e o fato de tantos autores terem escrito a obra me deixou mais curiosa. E a história também é bem diferente, nunca li nada do tipo, fico imaginando quais os segredos que ela irá descobrir do seu companheiro.
    Parabéns pela resenha!

    Beijos!
    Eli - Leitura Entre Amigas
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Uaaau, quero ler esse livro!!! hauahaua O enredo é muito interessante, além de ter sido escrito por tudo isso de gente! kkkkkkkk achei a capa bem bonita também.
    Beijosss, adorei a resenha!
    Páginas Empoeiradas

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem?
    A premissa do livro não me atraiu, mas essas ilustrações estão demais! Adorei e a capa também!
    BJs

    ResponderExcluir
  11. Olá!!!! Se envolve o mundo místico do tarô, já quero!!! Não conhecia a obra e adorei a ideia de ter sido escrita por tantos autores diferentes, sem perder a essência. Fico feliz da nossa literatura não deixar a desejar no quesito fantasia. Bjoooo

    www.blogpapelpapel.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Nossa não fazia ideia do que esse livro abordava até ler sua resenha. Achei fantástico a forma como o autor definiu os capítulos e ainda mais trazendo um elemento bem peculiar sobre místicismo.
    Com certeza vou procurar pra ler!
    Boa sorte na empreitada em ler o Tarô..hahaha
    Beijos!

    Camila de Moraes.

    ResponderExcluir
  13. Adorei a Velma ali na primeira foto.
    Nossa, eu adoro fantasia. É um dos meus gêneros favorito. E que bom que você curtiu o livro. Eu gostei muito das ilustrações e fiquei curiosa em relação o universo que se passa a história.

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Primeira vez que leio sobre esse livro e fiquei curiosa sobre o assunto e o tipo de fantasia que ele aborda. Também tenho certo fascínio sobre o tarô, só ñ sei se levaria jeito pra coisa. rsrs
    Bjos!
    Por essas páginas

    ResponderExcluir
  15. Ainda não tinha lido nada sobre esse livro, mas achei interessantíssimo a maneira como a história parece se desenrolar. Também achei as cartas bem legais.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  16. Não conhecia a obra e achei a proposta interessante. Um livro e vários autores é algo que deveria ser bem arriscado.
    Fiquei bem curiosa com a historia.

    Parabéns pela resenha.

    Beijinhos!


    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  17. Oie!
    Ainda não conhecia o livro, mas achei interessante essa ideia sobre oa autores, e como foi feito os capítulos.
    Vou anotar essa dica para conferir, pois fiquei curiosa para conferir o livro e com certeza será uma leitura rápida.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  18. Olá, eu não conhecia o livro e achei a sua resenha sobre ele bem interessante. Eu acho que eu não leria o livro, mas não posso negar que a premissa é bem diferente e o fato dos autores terem escrito tão bem só deixa a obra ainda mais interessante.

    ResponderExcluir
  19. Oi tudo bem?!
    É aquele velho ditado, não julgue o livro pela capa. Eu jamais o leria, pois a capa não me chamou a atenção. Mas depois de ler sua resenha fiquei muito curiosa!
    Obrigada pela dica!
    Amei sua resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Ola Kamila lindona, eu amo fantasia não conhecia o livro, achei muito interessante, o livro ser escrito a várias mãos me deixa curiosa pois algumas vezes a escrita não se conecta, lendo sua resenha acredito que deu muito certo. Dica mais que anotada. beijos

    Joyce
    Livros Encantos

    ResponderExcluir
  21. Olá! Já envolve tarô e fiquei super curiosa, espero gostar, anotei a sua dica! Blog lindo <3

    Um beijo!!!

    ResponderExcluir
  22. Oiii!

    Eu tbm não curto fantasia, mas essa eu já fiquei mais interessada! Li um da Carina que também falava sobre tarô e achei fascinante!
    Fiquei curiosa em conhecer um pouco mais da obra. Ah as fotos estão ótimas!

    beijinhios

    ResponderExcluir
  23. Nossa! De cara imaginei que fosse uma HQ, se não tivesse lido sua resenha não saberia que é um livro. Uma pena terem mandado só 5 cartas de tarot pra vc, eu estudo cartomancia e achei as cartas lindas, adoraria ver os outros arcanos trabalhados pelo ilustrador <3 Amei a dica!

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
  24. Oie Amore,

    Como amante de fantasia acredito que vou curtir bastante a leitura desse livro, ainda mais por você ter mencionado que o livro foge dos absurdos.
    Adorei sua resenha e as fotos, dica anotada!

    Beijokas!

    ResponderExcluir
  25. NOSSA...doze pessoas??? :o UAU
    fiquei curiosa com a premissa da história e seus diferentes pontos de vista...as cartas do tarô são belissimas,eu tbm queria aprender a ler hahaha

    bjs...

    ResponderExcluir
  26. Olá! Doze mãos sobre um mesmo título e não fica confuso os estilos de escrita? Taí uma coisa que eu gostaria de ver com meus próprios olhos, rs.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  27. Que interessante a proposta da obra, de cada autor escrever um capítulo. E que ótimo que mesmo assim a história parecer ter uma unidade. Confesso que prefiro a fantasia que você considera absurda, rs, pra mim quanto mais distante da realidade melhor, mas fiquei com vontade de ler mesmo assim.

    ResponderExcluir

Olá!!

Fortaleça este humilde blog, deixe seu comentário e seu link para eu retribuir sua visita!

Se quiser, entre em contato através do email resenhaeoutrascoisas@gmail.com :)