Olá!

O resenhado de hoje foi um recebido em parceria com a Arqueiro que me deixou emocionada, ao mesmo tempo que me fez refletir sobre muitas coisas. Confiram a resenha de O Caminho Para Casa, de Kristin Hannah, recebido em parceria com a Arqueiro.
O Caminho Para Casa começa com Lexi Baill, de 14 anos, sendo adotada por sua tia-avó. Até então, ela vivia entre lares adotivos temporários e sua casa, onde via a mãe se drogar. Sua mãe morre e ela é avisada de que possui uma parente, que jamais conhecera. Tia Eva (melhor pessoa) mora em Port George, Washington. Port George, pelo que entendi, fica perto de Pine Island, onde mora a família Farraday.

Jude Farraday é a mãe superprotetora (irritante) dos gêmeos Zach e Mia, também de 14 anos. Zach é o atleta popular, gato e cercado de amigos, enquanto Mia é tímida, sonha em ser atriz e não tem amigos. Jude acaba incluindo Lexi na família quando esta resolve se juntar à Mia no intervalo da escola, para falar sobre livros. Olha aí a literatura criando e fortalecendo uma amizade que dura todo o Ensino Médio.

Mas Lexi se apaixona por Zach. E guarda esse segredo durante os anos escolares, isso porque não queria magoar Mia, porque, num passado não tão remoto, outra garota usou Mia para se aproximar de Zach e depois desfez a amizade. Lexi prezava demais sua amizade com Mia, ao passo que imaginava que Zach não gostava dela.

O último ano chega e todos os jovens estão às voltas com a formatura e os formulários de inscrição para as universidades. Os gêmeos Farraday querem ir para a USC (Carolina do Sul), que é bem conceituada... e cara. Como Lexi é bem mais humilde, sonha com a faculdade comunitária. Nesse meio tempo, Zach se declara para Lexi (e a gente começa a shippar esse casal), ele e a irmã conseguem entrar na faculdade desejada e Lexi consegue duas bolsas em universidades excelentes - Washington e Western Washington.

E como o que é bom dura pouco, uma certa situação - tragédia - destrói a família Farraday. Claro que Jude e seu radar de mãe pressentem que algo de ruim poderia acontecer e claro que fica muito arrasada com isso. E é aí que a amizade das meninas, o amor de Zach por Lexi e tudo que envolve essa família fica em xeque.
Dizer que sou fã da Kristin é como dizer que gosto de ler, porque ela é incrível! Apesar de seu início um pouco lento, pela necessidade de apresentar - com riqueza de detalhes - o universo da trama: seus personagens, o meio e o contexto em que vivem, (o que é visível em todos os livros dela) é possível enxergar como é Pine Island só pelas descrições da autora. Isso me deixa muito ansiosa para chegar à parte boa da história. E quando ela chega... aí você não larga mais.

A mensagem de Kristin Hannah sobre amor, família, perdão e compreensão é muito forte. Te faz pensar nas injustiças da vida e porque elas acontecem. Uma coisa que achei interessante foi o paradoxo entre Jude e a mãe de Lexi - como elas são tão diferentes. Outra coisa é ver os rumos que Lexi tomou: mesmo sendo filha de uma drogada e tendo tomado decisões ruins, ela segue o caminho do bem; é um doce de menina.

O final foi até como eu esperava, mas senti que faltou algo, que não sei como explicar, talvez tenha sido rápido, não saberei dizer. Os questionamentos que Jude faz sobre ser mãe (e sobre sua própria mãe, que vai aparecer em certo momento da trama) são super válidos e comuns às mães - vale refletir.

A edição da Arqueiro, que me cedeu o livro em parceria, está de parabéns. É dividido em duas partes, em terceira pessoa, mas narrando os pontos de vista de Jude e Lexi. A capa representa bem a trama: o jarro se quebrando, ele representa a família Farraday no ponto alto da história. Cinco estrelas é pouco pra Kristin Hannah.

P.S.: adorei o sobrenome Farraday.

P.S. 2: Miles Farraday, médico e marido de Jude, é a segunda melhor pessoa deste livro. E, disparado, o mais bonito, rs.



34 Comentários

  1. Olá
    Que interessante, fiquei curiosa com a história da Jude, conhecer o ponto de vista dela dos acontecimentos deve enriquecer muito a história. Não é uma história que costuma me agradar muito, mas esse ponto de vista da sogra me deixou realmente bem curiosa

    ResponderExcluir
  2. Oi, Kamilla!
    Eu amooooooooo esse livro!
    Foi o primeiro da Kristin que li e me envolveu, me fez chorar demais.
    Eu li ainda na edição antiga, com a outra capa, mas essa é muito mais bonita e tem mais a ver com a história.
    <3
    Eu adoro o Zack e o Miles é maravilhoso mesmo, haha.
    Amei a Lexi: tão sofrida, tão cheia de dores e traumas e mesmo assim segue o caminho do bem.
    Em momentos quis estapear a cara da Jude, mas é compreensível.

    Beijooos

    www.casosacasoselivros.com
    www.livrosdateca.com

    ResponderExcluir
  3. Chorei horrores lendo esse livro. O drama da Lexi é muito grande.. Demorei muito com a leitura. É o único livro da autora que eu gostei

    ResponderExcluir
  4. Oie! A tragédia que vira o rumo dos personagens foi que me fez desistir deste livro por enquanto. No momento, não estou com cabeça para ler livros com drama muito pesado e desgraças. Saber que é uma boa leitura me faz deixá-lo para as opções futuras. Obrigada pela indicação! Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Kami! Tudo bom???

    A Arqueiro arrasa nos lançamentos. O Guardião de Memórias foi um da editora que ainda não me recuperei. Os dramas da Arqueiro são de arrasar qualquer um hahaha Gostei da resenha. Um dos meus gêneros favoritos é o drama. Dica anotada! Beijos,

    www.estranhoscomoeu.com

    ResponderExcluir
  6. Acredita que nunca li nada da autora? Até tenho um livro dela aguardando para ser lido na estante e não tive a oportunidade ainda.. rs.. Não tinha muita curiosidade para ler esse livro em questão, por conta de começar as coisas desde a adolescência e tal, mas gostei de saber que vai além disso. Saber que tem toda essa profundidade me chama bastante atenção. Vou ler o livro que eu tenho e se gostar da escrita da autora, vou encarar esse também.

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
  7. Olá Kamila,
    Ainda não li nada dessa autora, você acredita?
    Gostei de conhecer suas impressões sobre esse livro e fiquei contente por você ter dito isso sobre a mensagem que a autora traz.
    Acho que a maioria dos leitores sentem falta de alguma coisa nessa obra, como você disse. De toda forma, vou anotar a dica de leitura, pois quero muito ler algo dela.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Hum! Que livro diferente de tudo aquilo que a gente vê resenhado nos blogs... Me pareceu um livro com uma história bem bonita e rica. Adoro livros que nos fazem refletir e ressignificar o verdadeiro sentido da vida. Amei a resenha! Amei o livro!

    Eliziane Dias

    ResponderExcluir
  9. Oi Kamila.

    Sua resenha indica que o livro é um drama bem construido e contém uma história bonita de ler. Confesso que não conhecia o livro e vou adicionar na lista de desejados, porque não li nada da autora e será uma ótima oportunidade para conhecer a escrita dela.

    Bjos

    ResponderExcluir
  10. Estou com esse livro aqui e não vejo a hora de chegar a vez dele hauhauha
    Adorei sua resenha e me deixou com mais vontade de ler <3

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oiii tudo bem?
    Menina eu tenho tanta vontade de ler esse livro que você nem imagina, to sentindo falta daqueles livros de nos fazer chorar horrores viu! Amei a sua resenha e dica super anotada Kamila.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem?
    Eu amei essa nova capa, muito mais bonita que a outra.
    Eu adoro a história desta obra, e amei revive-la em sua resenha!
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  13. Oi lindona,

    Eu tenho dois livros da autora na estante, mas nunca li nenhum. É vergonhoso, confesso, mas não estava empolgada com os dramas que tinha visto em algumas resenhas, mas a sua pontuação sobre essa obra especificamente me deixou bem animada para adentrar na escrita da Kristan e saber como ficaram Lexi(que parece uma fofa), Zach e Mia.

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  14. Olá, Kamilla.
    Essa é uma edição diferente de O Caminho para Casa, gostei!!!
    Já li um livro da autora e sei o quanto a narrativa dela é maravilhosa e sua história nos atinge e faz pensar em muitas coisas da vida.
    Esse livro com certeza já está na minha lista de leituras!

    ResponderExcluir
  15. Oi amore,
    Não conhecia o livro, mas já curti a capa e o título, muito amor.
    Adoro os livros da arqueiro, e por sua resenha já quero ler essa belezura, por isso anotei a dica por aqui!
    Beijokas!

    ResponderExcluir
  16. Oiê!
    Li um único romance dessa autora, Jardim de Inverno, e me apaixonei perdidamente pela história e pelo estilo de Kristin Hannah!
    Apesar de achar o enredo de O caminho para casa um pouco fora do que gosto, vou anotar a dica porque a autora escreve muito bem. =)

    ResponderExcluir
  17. oie
    li esse livro tem um bom tempo, ainda com a outra capa.
    kristin hannah sempre escreve histórias tocantes.
    muito boa sua resenha. foi bom relembrar a história.
    bjs

    ResponderExcluir
  18. Olá! Adorei a sua resenha, nunca li nada da autora mas gosto de livros que pareçam ser lentos devido ao seu desenvolvimento mas que logo nos prendem e não conseguimos parar de ler. Acredito que os detalhes e apresentações que tornam a leitura um pouco "arrastada" no início servem muito para acrescentar emoção e veracidade nas próximas páginas, pois constroem bons personagens e enredos. Amei essa capa e fiquei encantada pela premissa! Sobre o final, bem, às vezes eles são rápidos mesmo, não gosto muito disso mas creio que seja porque sempre esperamos algo muito elaborado e nem sempre somos presenteadas com isso!

    Parabéns pelo post.

    Um beijo, Carol
    Blog com V.

    ResponderExcluir
  19. Oi, Kamila
    Sempre quis ler um livro de Kristin. Ela parece sempre passar essas mensagens fortes de amor, família, amizade... e eu amo isso! Adorei sua resenha e a dica. Ainda preciso ler esse livro.

    ResponderExcluir
  20. Primeiro contato meu com uma obra da autora (e daí já sabe que não li nada dela ainda) e já gostei. Estou precisando variar meus gêneros, sair da fantasia um pouco e acho que romance e drama seriam muitos bons. Gostei da simbologia da capa, dos conflitos e das sensações que o livro te deu. Sobre a protagonista ter seguido mundo diferente da mãe drogada, isso é mais comum do que imaginamos. Foi pra lista!

    ResponderExcluir
  21. Não conhecia. Mas pela sua resenha parece ser um drama familiar que inclui aí temas como drogas, abandono e amor e pelo ponto de vista de uma adolescente. Fiquei bem interessada em saber mais e conhecer a escrita da autora.

    ResponderExcluir
  22. Olá, pela capa e pelo título eu não dava muito por esse livro, mas após ler sua resenha, é uma leitura que quero fazer. Gosto de histórias que tragam personagens adolescentes, ainda mais como é o caso da protagonista que tem uma família bem desestruturada pela condição da mãe.

    ResponderExcluir
  23. Oi, Kamila!!

    Tudo bem?

    Esse livro está na minha lista de desejados desde que lançou, gostei muito da sinopse e ainda não li nada da autora , mas comprei o Rouxinol para iniciar a leitura da Kristin , depois da sua resenha quero ainda mais esse e agora ? estou pobre e falida e com uma lista imensa de desejados haha

    Amei sua resenha!! mostrou o quão linda é essa história!

    Beijos!
    Jess
    www.pintandoasletras.com.br

    ResponderExcluir
  24. Olá! Nunca li nada da autora, mas já vi várias resenhas elogiando sua escrita. Gostei da sinopse, é o estilo de história que gosto de ler. A capa está linda, encantadora. MAis um que vai para a minha lista, beijos!

    ResponderExcluir
  25. Olá,
    Desconhecia a obra e também a autora.
    Gostei muito da premissa e de como a amizade entre as duas garotas vai surgindo por causa dos livros.
    Fiquei bem curiosa para saber que tragédia foi essa e já adicionei o livro na lista de desejados.
    A autora parece discorrer muito bem sobre os temas abordados, cativando o leitor e emocionando-os também.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
  26. Confesso que por vezes quis comprar esse livro mas fiquei com medo de não gostar. Depois de ler a sua resenha fiquei super curiosa e ele já está na minha imensa lista de leituraas para 2017! Nunca li nada da autora, mas agora vou atrás! :*

    ResponderExcluir
  27. Olá,

    Eu adoro os livros dessa autora, mas este em especial ainda não tive a oportunidade de ler. Gostei muito de conferir suas impressões e em breve pretendo iniciar a leitura.

    ResponderExcluir
  28. Oie!
    Nossa, esse livro é lindo!
    Já tive a oprtunidade de ler essa história, e foi o meu primeiro contato com a narrativa da autora, e simplesmente fiquei apaixonada pela história.
    Um livro encantador e emocionante.
    bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  29. Oiii!

    EU ainda não tive oportunidade de ler essa obra, na verdade não li nada da autora, mas eu fiquei curiosa. Acho que ela tem sob você o mesmo que a Cecelia tem sob mim. Começa lento mas depois vai conquistando e nos envolvendo e isso é ótimo!
    Espero que continue amando e supreendendo.

    Beijnhos

    ResponderExcluir
  30. Heiii, tudo bem?
    Adoro conhcer novos livros e esse O Caminho Para Casa aindan ao tive oportunidade de ler as resenhas.
    Primeira resenha que leio e confesso que fiquei bem curiosa e to surpresa com a historia.
    Achei a capa linda demais e a premissa me chamou a atenção.
    As vezes o final é tao satisfatorio, mas ainda sim quero ler.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  31. Oi Kamila, sua linda, tudo bem?
    Ainda não consegui ler nenhum livro dessa autora que todos só elogiam. É uma situação complicada, mas acho que se Lexi conversasse com Mia, ela poderia ficar com o irmão sem problemas. Estou super curiosa para descobrir o que aconteceu que abalou essa família, pelo visto irei me emocionar. Não vejo a hora de ler. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
  32. Oi Kamila
    Eu AMO os livros da Kristin! O meu preferido ainda é Jardim de Inverno, lindo, lindo!
    Eu adorei esta indicação e o seu post, parabéns!
    A trama parece ser muito interessante e amei a capa. Adoro estórias sobre relacionamentos.
    Ja foi pra lista!!
    Bjks mil

    www.maeliteratura.com.br

    ResponderExcluir
  33. Oiee, ainda não li nada da autora, mas sempre vejo muitos elogios, tenho até alguns na estante, que bom que vc gostou, dica anotada!

    Beijos

    www.leituraentreamigas.com.br

    ResponderExcluir
  34. Li o livro ano passado, e eu estou relendo para apresentar na aula de literatura sobre ele. Se tornou um dos meus preferidos, chorei muito com a Lexy e me irritei muito com a Jude. Foi um livro que me fez refletir também, sabe? Foi um livro que ficou na minha mente por semanas! Obrigada por resenhar ele e me ajudar a completar algumas coisinhas no meu trabalho(hihihi). Kristin Hannah nasceu para me fazer c h o r a r.

    ResponderExcluir

Olá!!

Fortaleça este humilde blog, deixe seu comentário e seu link para eu retribuir sua visita!

Se quiser, entre em contato através do email resenhaeoutrascoisas@gmail.com :)