Olá!

O Vida Literária está de volta! Pra quem não lembra, eu, a Ani, do EC&M e a Raíssa, do O Outro Lado da Raposa criamos esse projeto, que consiste em nós três lermos uma obra (cada mês uma escolhe), discutirmos e depois resenhar a obra. Este mês, a Raíssa escolheu A Verdade Sobre Nós, da Amanda Grace - pseudônimo de Mandy Hubbard, escritora e agente literária.

Skoob | Intrínseca | Submarino | Saraiva

Este livro, que me deixou com sentimentos conflitantes, conta a história da jovem Madelyn Hawkins, uma jovem que vive sob as expectativas e pressões de seus pais: sempre com notas boas, seu futuro está traçado nos mínimos detalhes, foi para a faculdade com apenas 16 anos, através de um projeto relativamente comum nos EUA, o Running Start, que permite que jovens com notas acima da média frequentarem a faculdade, pulando os anos finais do Ensino Médio.

Só que ela não queria seguir à risca a vida que seus pais - um professor de educação física e uma engenheira - impuseram a ela. Chegou o momento que ela queria seguir seu coração. E isso aconteceu na aula de Biologia, quando ela conheceu o sr. Cartwright.

Bennett Cartwriter tem 25 anos e ama lecionar. Ele precisa se conter, pois, quando vê a jovem em sua sala, sente algo novo. Claro que vai pintar um clima. Aliás, mais que um clima, ela se apaixonará por ele e será correspondida. Mas, como vocês perceberam, há uma considerável diferença de idade. Como se não bastasse, nossa Madd simplesmente não conta a verdade sobre sua idade - e não é spoiler, logo de cara ela anuncia a situação.

Apesar desse segredo, eles vão se relacionando. Mas, Bennett, achando que ela tinha 18, resolveu esperar um tempo para que pudessem ficar juntos. E durante essa temporada, ele foi educado e respeitador, enquanto ela só queria beijá-lo. Agora, Madd está entre a espada e a parede: ao mesmo tempo que está envolvida, sabe que, de certa forma, o que está fazendo é errado.

Como eu disse, fiquei com sentimentos conflitantes. Não sei dizer exatamente se gostei ou não. Nunca li nada da Amanda, mas gostei de sua escrita fluida, corrente. Mas não gostei dos rodeios, em certo ponto, a leitura é um pouco lenta, a descrição fica modorrenta, o que me fez ler mais devagar, já queria que chegasse o fim mas nunca chegava.

O final terminou como esperava. A autora soube dosar as palavras. Aliás, o livro foi escrito como se fossem cartas de Madd para Bennett, portanto, em primeira pessoa. Digamos que, dada a gravidade da situação que a protagonista se meteu, Amanda soube ser delicada e ainda assim transmitir a mensagem - eu já estava xingando a Madd nos primeiros capítulos, já que, logo de cara temos uma ideia de como vai acabar. O fato de ter sido escrito de forma epistolar rendeu um debate interessante entre nós.

É o primeiro livro dela que leio. E, mesmo não sabendo o que sentir em relação à obra, procurarei mais livros dela, pois sua escrita fluida me cativou (menos nas partes modorrentas); é uma trama simples, com um final que beira o óbvio, mas ainda assim vale a pena arriscar. É uma leitura rápida, que pode ser feita em dois dias. Para curar uma ressaca literária, a leitura é muito recomendada.

E você, já leu A Verdade Sobre Nós? O que achou da resenha? Vamos lá, me ajude a entender essa história!

Foi uma das leituras mais rápidas que já fiz. Não conhecia a escrita da autora e ela me ganhou, mesmo não sendo uma obra que eu amei 100%, foi um livro que me fisgou. Por termos apenas a visão da personagem principal, fiquei na dúvida se tudo o que ela relatou é real, ou invenção... Mas foi uma obra muito interessante e gerou bastante debate. Vale a pena a leitura. – Ani
Na minha visão a autora quis abordar mais o amadurecimento da personagem principal do que o romance proibido em si. De início o enredo parece meio clichê, mas esse é o diferencial desse livro. Podemos acompanhar uma garota que se sentia presa pelas expectativas e regras dos pais e ao conhecer Bennett ela percebe as outras possibilidades da vida. – Raíssa
Post participante do:











35 Comentários

  1. Oi
    Gosto muito desse projeto de vocês, que pena que esse livro não foi 100% para você, mas pelo menos a autora conseguiu conduzir o final sem pesar a mão.
    Mas, sei lá, acho que quando o assunto é romance eu ficom um pé atrás qua a história já começa com mentiras

    ResponderExcluir
  2. Olá, eu não conhecia a autora e nem a obra, mas me lembrou um pouco a série PLL que aborda uma garota mais nova que "se envolve" com um professor. Fico feliz que tenha gostado da obra, mesmo com sentimentos conflitantes. E mesmo não lendo a obra, já fico imaginando como deve ter sido o final, já que na maioria dos romances é algo mais clichê rs. Espero que leia mesmo outras obras da autora, e que acabe gostando.
    Trouxa do Livro

    ResponderExcluir
  3. Olá, eu li esse livro ano passado, e apesar de a leitura ter sido fluida e rápida não curti muito a leitura, sei la, depois de tudo aquilo eu esperaria um final diferente kkk iludida? Talvez kkk mas amei sua resenha, ficou ótima <3

    www.memoriasdeumaleitora.com.br

    ResponderExcluir
  4. Poxa, que pena que você com os sentimentos assim, mas acho que se foi uma leitura rápida e fluída, valeu a pena né? Depois vou procurar livros dessa autora.

    ResponderExcluir
  5. Oie amore,
    Ai toda vez que entro em seu blog me mato de vontade de comer Nutella rsrsrs... Mas vamos ao que interessa, Já vi esse livro em algumas resenhas e está em minha lista de desejos a algum tempo.
    Agora lendo sua resenha fiquei ainda com mais vontades de sentir - sentimentos conflitantes rs.
    Beijokas

    ResponderExcluir
  6. Oi Kamila, tudo bem?
    Eu já tinha visto esse livro vendendo naquelas feiras de livro sabe? Em que tudo é baratinho, mas nunca julguei que a estória seria dessa forma, mesmo lendo a sinopse. Gosto de romances entre professor e aluna, essa coisa proibida sempre me traz um friozinho na barriga mas é uma pena que tenha sido uma leitura devagar embora a autora tenha sido escrito de forma epistolar, eu pelo menos nunca li nada desse jeito. Agora fiquei curiosa com uma coisa, o que é "Modorrenta"? kkkkk
    beijinhos ♥

    ResponderExcluir
  7. Oiii. Tudo bem??
    Amei a história desse livro. Eu não sou muito fã de romances "água com açucar", mas esse me chamou muito a atenção. Acho que por ter uma dinâmica o sei lá porque.. rsrs
    Será que o sobrenome da Madd, "Hawkins" foi intencional rsrsrs ou aleatório.
    Amei. Já está na minha listinha de próximas leituras.
    Bjoo

    ResponderExcluir
  8. Oi, Ká.
    Eu já tinha visto esse livro, mas ainda não conhecia a história!
    Gostei bastante da sua resenha, mas com certeza esse não é um livro para mim porque só de imaginar uma garota de 16 anos com um cara de 25 já me deu um troço!
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  9. Oii
    Eu já vi uns comentários bem positivos a respeito desse livro e desde então quero muito lê-lo. Não sabia bem ao certo do que se tratava a história, e por isso sua resenha só me deixou ainda mais curiosa rsrs
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oiii!

    Como eu disse, foi um livro OK, bem escrito e muito envolvente... Adoro ler livro tão rápido assim e claro, achei a personagem bem louca hahahaha. Fiquei foi feliz quandoe ele foi embora

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  11. Kamila,
    Eu não conheço a autora, mas apesar de você dizer que não sabe se gostou ou não da história, pelo contexto geral eu acho que vale a pena ler. A capa é linda! A resenha está ótima! Você sempre capricha! Parabéns!
    Abração,
    Drica.

    ResponderExcluir
  12. Olá
    Pelo jeito que falou já até imagino o que acontece no final, eu sinceramente estou me afastando do romance porque tá tão clichê que não estou conseguindo ler mesmo.
    Esse livro não me chamou tanta a atenção e apesar ada resenha estar ótima eu passo a dica.
    Beijuh

    ResponderExcluir
  13. Olá Kamila gostei muito de sua resenha. E me despertou a curiosidade. Me parece um livro bom. Que não promete muito, mais também não decepciona. Nem sempre precisamos ler algo que nós deixe em frangalhos não é mesmo? Bjs

    ResponderExcluir
  14. Olá, Kamila, tudo bem?

    Toda vez que vejo histórias sobre aluno/professor três coisas imediatamente vêem a minha cabeça: Don't Stand so Close to Me, trilogia do Gabriel e de Sófocles. Quase todas usam uma dessas três referências, senão as três. Fiquei curiosa para saber como o livro termina, mas não para ler o livro inteiro. Estranho, né?

    Beijos
    #BelGóes#

    ResponderExcluir
  15. Olá!!

    é muito legal fazer leitura em conjunto, eu super adoro porque uma pode motivar a outra. Bom já tinha visto essa livro pela internet, porém nunca tinha lido nada a respeito dele, mas sua resenha me deixou com vontade de ler, apesar das sua considerações na questão da enrolação. Parabéns pela resenha!!


    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Oi Kamila.

    O livro parece ser bacana por ter uma sinopse boa e a autora ter uma escrita fluida, mas por ter mencionado os rodeios e a leitura ser um pouco lenta, vou deixar a leitura deste livro para outra ocasião não descartando as informações que deixou na resenha.

    Bjos

    ResponderExcluir
  17. Olá, adorei o projeto, acho bacana leituras coletivas e a troca de ideias que surge depois. Não conhecia o livro ou a autora, mas a história não chamou muito minha atenção, e confesso que as partes lentas me preocuparam um pouco também...

    ResponderExcluir
  18. Olá, até ver sobre o projeto de leitura conjunta de vocês, eu não sabia do que se tratava o livro. É uma leitura que eu gostaria de fazer, pois fiquei curiosa para descobrir como vai se desenrolar essa história e quais as consequências da mentira sobre a idade da protagonista.

    ResponderExcluir
  19. Olá linda,

    A Capa é muito bonita e seria o motivo quase que exclusivo do livro, porque a premissa não é muito atrativa e ser escrita em primeira pessoa acaba tirando o aprofundamento dos demais personagens.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  20. Olá Kamila,
    Ainda não li esse livro, mas estou bem curiosa para conhecer essa obra apesar de não saber, ao certo, o que esperar dela, acho que me sentiria mais como você se sentiu. Fiquei alegre, entretanto, que você queira ler outros livros dessa autora.
    Acho que vou me valer dessa dica, mas não será uma leitura que farei tão cedo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Que inveja!!!! Estou tentando fazer um projeto desses la no LK! mas tá dificil!!! uhahuahua
    Eu sempre tive vontade de ler esse livro, mas nunca li.
    Que bom saber que em uma leitura fluída.
    Fiquei com mais vontade ainda de ler.

    Beijinhos

    #Ana
    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  22. Olá! Adorei a sua resenha! Também faço esse quadro no blog, adoro trocar opiniões sobre os livros lidos! Eu li esse livro e adorei o drama que envolve assunto sério, porém, a paixão dela é descrita de uma forma tão leve que eu adorei! Concordo com você em indicar a trama para curar ressaca literária! Beijos!
    Karla Samira
    https://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Olá!
    Eu sempre vejo esse livro e tenho curiosidade de ler, nunca tinha visto uma resenha dele. Colocarei na lista, mesmo vc falando das partes modorrentas rsrsrs, principalmente para sair da ressaca literária (às vezes entro em umas bravas e peno pra achar um livro bom para sair dela).
    Beijokas

    ResponderExcluir
  24. Olá,
    Já vi algumas resenhas sobre a obra e elas são bem conflitantes também.
    A premissa é interessante e fiquei intrigada para saber mais sobre Madd e toda essa situação que ela se meteu através de uma mentira.
    Uma pena que teve alguns rodeios no decorrer da trama que deixaram a leitura lenta, acredito que isso não me agradará também.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
  25. Olá, não conhecia a obra, achei a capa super fofa!! Parace ser uma ótima leitura, sua resenha ficou ótima, valeu a dica ;)

    ResponderExcluir
  26. Olá, tudo bem?
    Que projeto interessante, sempre que lemos um livro é legal ter alguém para debater. Eu não sei se iria gostar do livro, estou em uma fase que estou exigindo mais das minhas leituras, quero surpresas e me impressionar, portanto acredito que ficaria assim como você querendo que o livro acabe e um pouco entediada. Gostei da sinceridade.
    Beijos

    ResponderExcluir
  27. Oii Kamila, tudo bem?
    Fiquei apaixonada pela sua resenha menina, confesso que não conhecia a obra e pelo menos você conseguiu terminar não é mesmo? Mesmo não sendo tudo aquilo pelo que percebi.
    Beijinhos da Morgs!

    ResponderExcluir
  28. Oi Kamila,
    Já vi esse livro algumas vezes mas não sabia do que se tratava. Realmente é uma grande diferença de idade entre os dois, levando em consideração que ela tem apenas 16 anos, mas o problema maior com certeza é a mentira e acho que isso causará certos desconfortos no casal. Apesar de ter gostado da resenha, a história não conseguiu me envolver e chamar a minha atenção, pelo menos por enquanto.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  29. Nossa fiquei mais confuso que você agora. O enredo é meio que perdido, e este desenvolvimento lento relatado por você, é algo que me afasta da leitura. Gostei de sua resenha, você conseguiu explicar tudo da história mesmo que tenha ficado confusa. Acredito que eu não leria o livro, justamente por ser tão confuso.

    www.saotantas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  30. Olá Kamilla! E que diferença de idade né, quase 10 anos. Não que isso seja um impendimento, mas é o fato dela ser menor. Fiquei bastante curiosa para conhecer a história e ver o que vai acontecer, como ele vai reagir ao descobrir a verdade. Deve ser ma leitura bem prazerosa, beijos!

    ResponderExcluir
  31. Bom, não tenho muita paciência com rodeios, então não sei se leria o livro. Acho que ia ficar como você, sem ter certeza se gostei ou não... Rs... esse final que beira o óbvio acredito que me incomodaria um pouco. De qualquer jeito, que bom que a escrita da autora te cativou.

    ResponderExcluir
  32. Oi, gostei da ideia do projeto e acho isso bem bacana, afinal todo mundo pode comentar acerca do seu ponto de vista. Sobre o livro: já imagino o que possa acontecer, por isso não seria uma leitura que leria por livre e espontanea vontade, afinal tô correndo de histórias clichês.

    http;//porredelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  33. Esse livro de alguma forma me lembrou muito o romance de pretty little liars, esse livro trás varios questionamentos,muitas pessoas podem ate considerar um caso de pedofilia pela menina ser menor, mas acho que no caso do livro nem tudo é preto no branco assim, e ainda tem o fato dele ser professor dela, acho que é um livro que quis tratar de um assunto leve e romantico mas de certa forma acaba sendo muito polêmico

    ResponderExcluir
  34. Olá!
    Eu simplesmente adorei conhecer esse livro e ler a sua resenha. Acho que romances que tem como tema essa pressão que os pais colocam em seus filhos é muito bom, principalmente para se trabalhar com adolescentes. Dica mais que anotada.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  35. Olá! A capa desse livro é muito linda, bem chamativa. Não conhecia a estória e gostei bastante da sua resenha. Inclusive, fiquei bem interessada em saber como é que ela terminou, já que estamos falando de um caso tão delicado como este, em que de certa forma trata-se de ... pedofilia? Não uma pedofilia proposital, mas o fato da menina ser menor de idade é considerado como tal. Diversas vezes quase comprei esse livro, agora sei que devo comprar kkkk o projeto de leitura entre blogs é muito bacana, parabéns à todas envolvidas !! Bjs
    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir

Olá!!

Fortaleça este humilde blog, deixe seu comentário e seu link para eu retribuir sua visita!

Se quiser, entre em contato através do email resenhaeoutrascoisas@gmail.com :)