Olá!

Fim de ano chegando, e, junto com ele, a resenha de um livro cuja leitura foi boa, mas que eu esperava mais, admito. Um Martíni com o Diabo é o segundo livro de Cláudia Lemes, publicado pela Empíreo. Diferente do anterior, Eu Vejo Kate - O Despertar de um Serial Killer (resenha aqui), neste ela mostra os pormenores da máfia italiana, que agiu por muitos anos (e ainda deve agir), em Las Vegas, nos anos 90. Mais um relato brutal e genial escrito por Cláudia.

Aviso: a leitura é pesada, recomendada para estômagos fortes. Quer leitura romântica? Então vai ler Nicholas Sparks, porque ela escreve de um jeito que cativa, mas também surpreende e deixa o leitor com as mais diversas sensações, inclusive náuseas.
Um Martíni com o Diabo começa com o jovem Charlie Walsh (o sobrenome já denuncia sua origem irlandesa) descobrindo suas origens. Sua mãe, Loreen, conta com detalhes e sem pudores, que foi violentada por um mafioso italiano. Charlie, então, saiu de sua casa, em Chicago e resolveu que ia matar seu pai, que vivia em Las Vegas.

Chegando em Vegas, conhecendo as pessoas certas, conseguiu se infiltrar na máfia, liderada por seu pai, Tony Conicci. Para isso, Charlie adotou um sobrenome italiano, pois, naquela época, ser irlandês nos EUA era algo complicado, guardadas as devidas proporções, é como ser negro aqui no Brasil. Mas ele está na máfia, na família. Um caminho sem volta.

Charlie conquista a confiança do capo, e acaba subindo na hierarquia da família. Mas, conforme as responsabilidades vão aumentando, os sentimentos de Charlie vão se confundindo, além de se envolver com as pessoas erradas. O tempo vai passando e o protagonista está muito diferente do que era quando chegou em Vegas. Mas é um carrossel de sentimentos, ele simplesmente não sabe o que fazer. Ele só sabe que: o FBI está na cola, seu pai precisa morrer e ele não deve se apaixonar por uma mulher em especial. Mas poder, dinheiro, drogas e amizades corrompem. E é aí que Charlie deve provar a que veio.

Foi uma boa leitura, mas, como disse no início do texto, eu esperava mais. O livro é muito bem escrito, mais uma vez a Cláudia mostra seu talento ao escrever uma história que, por mais ficcional que seja, é real, muitas coisas descritas no livro realmente aconteceram. Isso mostra também como a autora precisou estudar antes de escrever. Ela criou um Charlie que poderia ser qualquer um de nós, com um espírito vingador, mas com um coração inocente. O jovem, que foi até Vegas atrás do pai, sabia que ser da máfia não era a coisa mais fácil, mas não esperava encontrar o que encontrou.
Tony Conicci era o líder da família Conicci, uma das cinco famílias donas de Las Vegas, que faziam os cassinos e lavanderias circularem milhões de dólares na cidade - e no país. Ele tinha um séquito de associados, mas somente alguns poucos eram de sua extrema confiança, como Vinnie, Viking, Mickey e Frankie. Os Conicci e as demais famílias até se davam bem, desde que não invadissem o espaço um do outro.

Para quem gosta de descrições minuciosas em livros, principalmente descrições de décadas passadas, esse livro é ótimo, porque a autora descreve bem os locais e tudo o que neles acontecia. Em dado momento, essas descrições me cansaram um pouco, por isso acabei demorando um pouco a ler (isso e o fato de ter um TCC para apresentar). Mas, na metade final do livro, quando as coisas complicaram demais, voltei a devorar cada linha, cada página, porque a história começou a pegar fogo. Talvez por isso eu também tenha esperado mais da obra, menos descrições e muito mais ação (tem ação de sobra, mas eu queria mais, rs).

Eu recebi o livro em parceria com a Empíreo e, mais uma vez, a editora está de parabéns, uma edição impecável - como tudo o que eles fazem - sem erros de nenhuma ordem, uma capa muito bonita, condizente com a obra e, logo de cara, tem um organograma com a hierarquia dos Conicci, segundo a visão do FBI, além de um breve vocabulário com termos específicos usados pelos mafiosos.

Quem já leu Eu Vejo Kate e gostou, com certeza vai gostar deste Um Martíni com o Diabo. E se você não conhece a escrita da Cláudia, e procura algo para sair da zona de conforto, aceite minha sugestão, você não vai se arrepender!


17 Comentários

  1. Olá
    Estou tentando comprar Eu Vejo Kate desde o começo do ano, mas sempre que estou com grana o livro está em fata T.T
    Acho que vou gostar desse livro, dever ser bem interessante a ambientação que a autora fez, gosto de prestigiar o esfoço de uma pesquisa bem feita, dica super anotada

    ResponderExcluir
  2. Oi Kamila! Não sei se leria o livro, acho que também me cansaria com as cenas muito detalhadas e fiquei com o pé atrás quando você falou que a autora por vezes nos faz sentir náuseas, parece ser uma leitura bastante intensa. Mas, ao mesmo tempo fiquei bastante curiosa, posso imaginar o drama de Charlie e fico me perguntando por quem ele se apaixonou. Acredito que esse livro daria um ótimo filme!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Bacana! Sou das que nunca leu nada da Cláudia, mas sua resenha me deixou bem curiosa. Acho bem bacana essa trama mafiosa. Valeu pela dica.

    ResponderExcluir
  4. Oie, tudo bem?

    Não é o tipo de livro que eu leria, mas que bom que você gostou! Vi você falando dele várias vezes aí pelas redes sociais haha Bjs,

    www.estranhoscomoeu.com

    ResponderExcluir
  5. Não gosto muito de livros muito descritivos, normalmente tendem a ser cansativos. Tenho vontade de conhecer a escrita da autora, mas confesso que desde o anuncio desse livro não estou muito interessada em ler. Amo essa coisa de máfia e tal, mas sei lá... não me cativou e sua resenha, deu uma balançada no pouco de interesse que poderia ter... quem sabe um dia...

    Raissa Nantes

    ResponderExcluir
  6. Ola Kamila eu li Eu vejo Kate da autora e me surpreendi com todo enredo e temas fortes, assim como você estou com altas expectativas sobre esse livro, com relação a muito detalhes não sendo exagerado não atrapalha, gostei da premissa do livro, já anotei a dica do livro. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  7. Oi, Kamila.
    Não conheço o trabalho da autora e fiquei bastante curiosa pela história.
    Infelizmente não tenho condições de colocar nada de novo na minha lista de desejados, mas vou deixar a dica anotada para o ano que vem!
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  8. Olá, não conhecia a obra e fiquei super interessada depois de conferir essa resenha. Eu adoro o gênero e o enredo me empolgou bastante. Já quero ler também.

    Abraços

    ResponderExcluir
  9. Oiii Kamila, tudo bem?
    Esse livro parece ser realmente bom e forte em alguns aspectos por saber que os fatos aconteceram na realidade, parabéns pela resenha e achei essa capa fabulosa.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oiii!!

    Eu já vi algumas divulgações para esse livro mas ainda não tive oportunidade de ler. Como você sabe, eu estou voltando a ler agora por isso, eu estou procurando coisas mais leve, mas quem sabe para sair da zona de conforto <3

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  11. Olá Kamila,
    Eu ainda não li nenhum livro da autora, mas vontade não me falta. Tenho lido algumas resenhas desse livro é minha curiosidade só aumenta. Gosto de narrativas bem descritivas, e eu acho que isso deixa a leitura mais forte, pelo menos pra mim. Espero ler em breve para matar minha curiosidade.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  12. Eu achei a premissa desse livro bem interessante, e se tem máfia italiana no meio eu já quero! hahaha Gosto de livros fortes, que provocam o leitor. Acho que seria uma leitura proveitosa para mim também. Dica anotada!
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Olá, confesso que não estou habituada a ler esse gênero, e livro com muitas descrições me cansa muito, não gosto... Dessa vez vou deixar a dica passar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Olá, Kamila! O livro parece interessante. Não é o que estou lendo no momento, mas vou guardar a indicação. E como foi o TCC? Espero que tenha dado tudo certo!

    ResponderExcluir
  15. OOi!
    Não conhecia o livro, mas achei a premissa dele muito legal e instigante. Apesar de, no momento, estar procurando leituras mais leves e divertias, daria uma oportunidade. :)

    Beijoos!

    ResponderExcluir
  16. Olá! Amei a resenha, bem detalhista. E gostei de saber sua opinião sobre a obra. Que pena que você esperava um pouco mais. Pela história realmente parece ser bem forte. Apesar de ter gostado da resenha o livro não me atraiu muito, por enquanto eu passo a dica. Beijos'

    ResponderExcluir
  17. Olá, eu não conhecia o livro, mas adorei a forma como o descreveu, fiquei bastante curiosa sobre essa leitura, e já coloquei na minha lista.
    Um beijo.

    ResponderExcluir

Olá!!

Fortaleça este humilde blog, deixe seu comentário e seu link para eu retribuir sua visita!

Se quiser, entre em contato através do email resenhaeoutrascoisas@gmail.com :)