Olá!

Começando a semana com mais uma resenha de um nacional maravilhoso que recebi em parceria com o autor. Confiram a resenha de o Androide, de Paulo de Castro.
O Androide começa com uma breve narração sobre como o mundo se transformou. E não foi coisa pouca. Uma destruição em massa e passam 1000 anos. Não há mais humanos ou animais. Quem domina são os androides, Inteligência Artificial pura. E nosso protagonista é o JPC-7938 (não, não é uma placa de carro, é o nome dele mesmo). Ele está pronto para mais um passeio pelo mundo. Porém, sua bateria está fraca.

Após resolver esse problema (que é muito grave neste mundo), ele conhece outros androides, OPR-4503 (masculino) e NCL-6062 (feminino). Eles três são androides antigos, desatualizados e têm como função apenas sobreviver. Foram criados para executar funções exercidas por humanos. JPC-7938, por exemplo, foi criado para ser um exímio engenheiro. E foi parar numa fábrica de carros em São Bernardo do Campo. Sugestivo, não?

Porém, um vírus criado também por Inteligência Artificial (o nome não vou dizer, mas também é sugestivo) fez com que os androides mais jovens - "jovens" é modo de falar, digamos que são androides mais resistentes, montados com materiais melhores - começassem a caçar os mais velhos, que, neste caso, são nossos protagonistas. E os três têm um plano para tentar salvar o mundo.

Mesmo eles não tendo qualquer sentimento humano, o trio de androides tentará conquistar algo inédito para o mundo. Mas não será fácil. Num mundo onde tudo é controlável via wi-fi, eles terão como meta sobreviver. E tentar não serem pegos pelo vírus.

Mais um excelente nacional publicado pelo selo Talentos da Literatura Brasileira, da Novo Século. O autor entrou em contato comigo via Facebook (agora o blog tem email, pra facilitar a vida, rs. O endereço está na sidebar) oferecendo o livro para leitura e resenha. Eu, como fã de distopia, não pensei duas vezes. Recebi um lindo exemplar autografado, pena que demorei a ler, por causa dele, o TCC (que logo menos será apresentado).

Julgo ser muito difícil (ou eu sou incapaz?) de escrever uma distopia, pois é necessário criar o ambiente, os personagens, o governo (ou vírus, nesse caso), mocinhos e vilões... enfim, todo o enredo necessário para uma obra desse porte. E o Paulo conseguiu, magistralmente. A cada página lida, a sensação era de que eu estava vendo o JPC-7938 ali, tentando fugir de sentinelas (androides que servem o governo), ou não demonstrando qualquer sentimento, mesmo nos momentos mais difíceis. E se já é difícil criar uma distopia com humanos, imaginem com androides, é muito mais difícil.

Espero que você aprecie a leitura deste livro e que ele possa lhe proporcionar muitos momentos prazerosos.
Uma excelente leitura, fluida, sem erros de português. As únicas coisas que me incomodaram - e isso acontece no livro todo - é o exagero para explicar que os androides são desprovidos de sentimentos. Por exemplo, o autor diz que, durante um ataque, "vindo repousar contra a espada, elevada com dificuldade, com lentidão." (pg. 163) Não sei se vou conseguir explicar bem, mas o autor enfeita demais um simples fato, como no caso do quote acima, em que o personagem foi atingido pela espada. É como se ele quisesse dar certeza que o fato aconteceu.

O outro detalhe que não gostei foi a linguagem. Ela é rebuscada demais para 2016. O livro é contemporâneo, voltado para o jovem, porém a linguagem é adulta demais. É como se a história fosse para um público, mas com a voz de outro. Acho que ele poderia ter sido mais coloquial em vários momentos, escrevendo de um jeito atraente. Ele parecia um pouco didático. Pode ser a escrita dele mesmo, ou seja, escreveu propositalmente assim. Ou ele pôde ter querido reforçar a ideia de que os androides são inteligentes demais e falam bonito mesmo.

Mas, é claro que isso não é a verdade absoluta, é meu ponto de vista. O que foi incômodo para mim, pode ser excelente para você. Pode ter certeza que isso não é um motivo para você desistir da leitura, pelo contrário, tem que ler sim para discordar de mim (ou concordar, vai saber). Voltando aos pontos positivos, a capa é linda, condizente com a obra e o androide ilustrado é uma graça - quero um pra mim, me julguem.

O livro é forrado de referências e indiretas. Há várias passagens que falam sobre preconceito e outras em que, de certa forma, os androides estão no lugar certo e na hora certa, como JPC-7926 ser um engenheiro e ter trabalhado em uma fábrica de automóveis. Em São Bernardo. Tem situação mais sugestiva?

Uma pena que a Novo Século não invista tanto assim em seus leitores. Só fiquei sabendo da existência desse livro porque o autor me procurou. Mesmo eu sendo antenada nas redes sociais, não vi um simples post da editora falando dele (eles podem até ter divulgado, mas me parece insuficiente. Mas se você viu divulgações dele, me avise nos comentários). É uma leitura rápida, se tiver tempo livre, você faz em dois dias.

Concluindo, para sair da zona de conforto, para conhecer novos nomes da literatura nacional contemporânea ou simplesmente para ler algo novo, O Androide é a sugestão perfeita. Paulo, muito obrigada pelo convite e pela sua história. Espero que você lance mais e mais livros, você tem talento!!! Além de ser uma pessoa maravilhosa!

E você, já leu O Androide? O que achou da resenha? Diz aí nos comentários!


20 Comentários

  1. Olá
    Também não conhecia o livro até você falar dele aqui, achei a premissa e as referencias bem interessantes e fiquei curiosa com as informações que você deixou no ar, só fiquei um pouco com medo do Quote que você deixou, li um livro com um jeito bem parecido de escrita e, sinceramente, foi uma das piores leituras do ano.

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem?
    Apesar de não ser o tipo de leitura que eu gosto, me chamou bastante a atenção e premissa da obra, não conhecia, mas adorei saber sobre o livro e sua opinião sobre o mesmo, dica anotada!
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  3. Oieee, tudo bem? Olha, uma coisa que me cansa em livro é exagero em explicações simples! Mas com certeza eu leria esse livro, pois gostei da sua resenha e do tema dele, mas acho que terei problema na mesma coisa que fez você não curtir tanto a leitura. Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Eu também nunca tinha visto nenhuma publicidade desse livro, e infelizmente, a maioria das editoras aposta muito mais no marketing de livros de autores estrangeiros do que nacionais. Acabamos por não conhecer muitas boas obras da nossa terra. Apesar de parecer uma história legal, não é o tipo de livro que eu leria - não sou muito fã de ficção cientifica, mundos futuristas, e coisas do tipo.
    livroslapiseafins.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Hello! Tudo bem?
    Livros assim mais futuristicos nao sao tanto do meu gosto, sempre prefiro os filmes, por causa do visual e dos efeitos especiais.
    Achei a leitura interessante, mas ainda sim nao sei se leria, tb sou como vc acho que exageram nas descriçoes dos androides nao terem sentimentos e tudo mais.
    A capa está legal e desejo sucesso ao autor.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  6. Olá, não é meu tipo de leitura favorito, mas fico feliz em saber que temos um autor nacional se dedicando ao estilo. Desejo sucesso ao Paulo de Castro!

    ResponderExcluir
  7. Olá,

    A obra em si me chamou a atenção, mas lendo algumas resenhas por aí, percebi que não é um estilo do qual eu curta ou que eu leia com frequência, e acho que isso poderia causar um estranhamento. Espero um dia lê-lo, porém não agora, no momento estou a procura de uma coisa diferente deste livro.
    Confesso que desde o lançamento desse livro estou babando nesta capa, sou apaixonada por azul e esse tom de azul é só amor <3

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Kamila!
    A premissa me deixou bem curiosa, achei bem diferente do que estou acostumada a ler, fiquei mega curiosa para saber mais detalhes. Achei a capa muito linda. Que pena que é uma linguagem nada contemporânea, mas acredito que não será problema. irei conferir!

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oiee
    Eu também não conhecia esse livro, e olha que eu acompanho muito essa editora... A sua resenha me deixou bastante curiosa em relação a leitura, assim que tiver a oportunidade quero conhecer mais afundo essa distopia.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá,
    Já tinha visto algumas outras resenhas sobre a obra e todas muito positivas quanto ao enredo criado.
    Gosto muito de ficção científica e tenho grande interesse em ler a obra! Suas impressões só reforçaram ainda mais essa vontade. Achei a distopia bem inovadora e com certeza muito criativa.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Me interessei bastante pela obra. Adoro distopias e pelo fato de os personagens serem andróides, fiquei curiosa para conhecer a história.
    Mesmo achando que a questão da linguagem rebuscada também vá me incomodar, pretendo ler se tive a oportunidade.
    Ótima resenha!
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  12. Olá tudo bem? De fato, um ponto mega positivo pela questão da distopia ser completamente diferente, afinal nunca vi esse tema ser abordado (pelo menos nunca li algo parecido). O que me fez talvez andar um pouco para trás é o que você citou da linguagem dele. Se a linguagem for formal demais, eu vou cansar e rápido da leitura. Não sei se estou na vibe para encarar um livro desse. Mas dica anotada!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Oie!
    Eu ainda não conhecia esse livro, mas fiquei bem interessada nessa história.
    É uma trama diferente do que estou acostumada a ler, mas fiquei empolgada para ler. Uma pena que a editora não divulgou muito. Uma história bem diferente.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  14. Olá! lembrou-me do filme Eu, Robô. Gostei bastante da premissa,curto bastante o gênero. Parece ser uma história bastante interessante, com bastante ação. Fiquei curiosa para conhecer mais sobre a história, beijos!

    ResponderExcluir
  15. Que ideia legal! Eu acharia inovadora se não fosse por um trabalho que apresentaram na faculdade com o mesmo tema. Fizemos releituras do livro A revolução dos bichos e um grupo fez sobre android. Parecido com esse, por sinal. Amo livros autografados <3

    ResponderExcluir
  16. Olá! Tudo bom?
    Também não tinha visto divulgação sobre a obra, se não fosse sua resenha eu nem ia saber dela. :(
    E eu amoo distopias, então ia ser uma perda e tanto, ainda mais que achei a premissa muiiito empolgante. Que pena saber da linguagem rebuscada e repetições. Mas pelo que percebi dá para relevar. :D
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  17. Realmente é um perna que a Novo Século tenha tantos autores nacionais bons em seu catalogo mas que não divulgue isso. Apesar da linguagem um pouco rebuscada, eu lerei o livro. Realmente não é fácil escrever uma distopia, criar um novo mundo, novas pessoas, novas formas de viver. Gostei de sua resenha e vou buscar ler o livro.

    ResponderExcluir
  18. Oiii!

    A NS realmente atrapalha muito a divulgação dos livros.
    Eu só conheço por sua causa e mesmo não sendo fã de distopia, eu fiquei animada.
    Pena que o autor teve esse problema na linguagem...

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  19. Oi Kamila!
    Que história incrível! Eu também amo distopias e adoro quando consigo encontrar uma bem escrita, como vc disse é um gênero complicado de acertar pq o autor tem que criar um mundo novo e isso requer muito detalhes. Acaba ficando complicado para o livro não ficar chato, e quando o autor consegue fazer um trabalho a gente precisa divulgar muito! Concordo com você que a Novo Século peca na divulgação dos lançamentos, o que é uma grande pena!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  20. Sabe que eu fiquei e não fiquei interessada no livro?
    Quer dizer, eu não sou fã de distopias, e distopias com androides me chamam menos ainda a atenção, mas parece que o autor soube criar uma história interessante - mesmo com todo o floreio e a linguagem que poderia ser mais leve...
    Esse selo da Novo Século é de publicação paga, então eles não investem muito em divulgação não - o que é realmente uma pena já que tem livros e autores bem interessantes no catálogo. Se bem que eu acho que a Novo Século não investe muito em marketing para seus livros (pelo menos para mim nunca apareceu nada deles com maior destaque na timeline como aparece de outras editoras)...
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir

Olá!!

Fortaleça este humilde blog, deixe seu comentário e seu link para eu retribuir sua visita!

Se quiser, entre em contato através do email resenhaeoutrascoisas@gmail.com :)