Olá!

Como já sabem, sou fã de crônicas, por elas serem rápidas e ainda assim ter muita história. E hoje, tem resenha de livro de crônicas! Um dos meus cronistas favoritos é o Fabrício Carpinejar e, sabendo, disso, a Ani, do Entre Chocolates e Músicas, me presenteou com o mais recente lançamento do autor, o Felicidade Incurável, e é dele que falarei hoje.

P.S.: resenha originalmente postada no Entre Chocolates e Músicas.

Como o nome já diz, Felicidade Incurável vai abordar aqueles momentos que passam despercebidos por muitos, mas não para Carpinejar. Ele aborda com delicadeza e maestria situações que vão desde brigas à toa até seus desejos mais íntimos, como o de casar na igreja (spoiler: ele conseguiu, há alguns dias).

São 267 páginas em que o autor abre seu coração sobre praticamente tudo: infância, filhos, amores, cotidiano... Enfim, não tem um tema específico, e sim, um grande compilado que fala sobre a vida. Não consegui eleger uma crônica favorita, então, recomendo que leiam todos e depois tentem eleger os favoritos. Simplesmente não dá, porque todos são bons.
Carpinejar tem um olhar sobre a vida que não me lembro de ter visto em outros autores do gênero. Ele, aliás, tem muita inspiração e criatividade, pois em sua página do Facebook todo dia tem uma mensagem que fala de amor, da vida, do passado... Ou seja, com ele é possível conversar sobre tudo!!

No mais, a resenha é curta porque além de ser difícil de resenhar um livro de crônicas, a leitura é rápida, podendo ser feita em um dia. A edição da Bertrand Brasil, como estava disposta a trabalhar, fez um ótimo trabalho, sem erros de qualquer tipo. Ani, obrigada pelo livro e desde já recomendo a todos, não vão se arrepender.


29 Comentários

  1. Carpinejar é o melhor autor ever.....
    Sou completamente apaixonada. Ainda não tinha lido sobre Felicidade Incurável, sem duvidas é um livro marcado pela escrita intensa e sensível, que já conhecemos pelo FB. Ele me faz refletir e sentir... dificil encontrar um talento igual ao dele...
    bjs
    :)
    http://umavidaliteraria1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Confesso que não sou chegada a crônicas, mas curti está, não me importo com resenha curta quando ela é bem elaborada. E foi o seu caso. Parabéns. Soube mostrar os pontos essenciais.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Eu gosto muito das aparições do autor na tv, e mesmo não concordando com algumas coisas que ele diz, acho ele bem sensível e esse livro deve ser muito bonito

    ResponderExcluir
  4. Olá, adorei a sua opinião sobre o livro, porém eu passo a dica dessa vez, não curto muito livro de crônicas e o mesmo não despertou o meu interesse.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Kamila! Já li um livro do Carpinejar e, mesmo não sendo um estilo que habitualmente procuro, foi uma leitura muito interessante. Ainda não li o novo e é bom saber que está tão bem recomendado. Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Também sou fã de crônicas e tenho lido muitos livros e textos bons. Apesar de não ter lido nenhum livro de Carpinejar, já li alguns de seus textos e posso dizer que sua escrita me agrada bastante. Acho que Felicidade incurável tem tudo para me agradar. Espero ter a oportunidade de ler em breve.
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Não tenho o hábito de ler obras desse tipo, mas fiquei curiosa para saber um pouco mais sobre os sentimentos do autor através desse livro de crônicas.
    A capa é muito bonita e fico feliz em saber que é uma leitura tão agradável e rápida de se fazer, abordando diversos assuntos.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olha, diferente de você, eu não tenho o costume de ler crônicas, contos... Mas vc me deixou bem curiosa, adorei o título e a premissa das crônicas do autor. Leria com prazer.

    ResponderExcluir
  9. Olá, Kamila.
    Eu também gosto bastante de crônicas, no entanto apesar da vontade, ainda não tive oportunidade de ler nada do Carpinejar. Vejo textos dele pelo Facebook é dá para perceber que ele sempre tem a dizer sobre tudo.
    Sua indicação está anotada.
    Abraços.

    Sorteio de um exemplar de Fallen

    ResponderExcluir
  10. Olá! Também gosto de crônicas, podemos tirar boas lições delas. Gostei bastante da sua resenha, dá a impressão que é uma crônica de leitura leve e gostosa. Obrigada pela dica. Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Oi, Kamila!
    Haha, acho que já comentei sobre a resenha justamente no Entre Chocolates e Músicas, mas, enfim, rs. Tenho lido poucas crônicas ultimamente, e mesmo não sendo totalmente fã do estilo, é um gênero muito bom para se fazer leituras mais breves e leves, e certamente acatarei a dica e procurarei ler algo do Carpinejar logo que tiver oportunidade.
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional.blogspot.com.br/ ♥

    ResponderExcluir
  12. Oi Kamila.

    Achei interessante sua resenha, porque mostrou um livro de crônicas que contém uma leitura curta e rápida que pode ser lido em um dia. Além de gostar da capa, também gostei dos assuntos abordados nas crônicas. Vou deixar a dica anotada, pois tenho poucos livros do gênero e será muito bom conhecer novos livros.

    Bjos

    ResponderExcluir
  13. Oi, Kamila. Tudo bem?
    Tenho gostado muito de contos e crônicas ultimamente. São leituras rápidas e gostosas. E gosto ainda mais quando é do estilo desse livro, onde o autor escreve um pouco sobre tudo. Mesmo que na maioria das vezes os relatos são pessoais a gente sempre consegue tirar algo pra nós mesmas, seja por ter vivenciado algo parecido ou por ter encontrado aquele trecho motivador.
    Vou procurar este livro pra comprar futuramente.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Oiii!!!

    Eu fiquei muito feliz em saber que gostou da obra! Essa parceria de troca de livros tá funcionando muito bem hahaha.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  15. Li muito pouca coisa do autor, mas tenho interesse em conhecer mais de suas obras. Adorei sobre sobre esse livro de crônicas, eu adoro o gênero, e adoro quando a obra não tem tema específico, fala de tudo um pouco. Gostei da sua resenha!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  16. Oi!

    Eu gosto bastante do trabalho do Carpinejar, mas este livro foi o que menos me encantou e em alguns momentos até causou um certo desconforto.

    Não que este seja um livro ruim, mas acredito que passou longe de ser o melhor livro do autor. :(

    ResponderExcluir
  17. Oie!
    Eu já tive a oportunidade de ler um livro do autor, e gostei das crônicas que ele escreve.
    Preciso ler outros títulos, para conhecer mais. Achei as crônicas muito emocionantes, e cada uma foi mais linda que a outra. Gostei dessa indicação.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  18. Oi Kamila, sua linda, tudo bem?
    Esse autor é muito famoso, já vi bastante gente comentando sobre a página dele no face. Eu não leio crônicas, não é meu gênero, mas dele fiquei interessada. Com certeza é um bom livro para indicar e presentear. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi Kamila!
    Adoro o Carpinejar, além de excelente escritos ele é uma pessoa com um astral ótimo. Ele compareceu a um evento literário na minha cidade e conquistou uma leva enorme de fãs, e eu estava entre eles! Quero ler Felicidade Incurável o mais rápido possível.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  20. Oie, tudo bom? Carpinejar é simplesmente perfeito! Sério, sempre que vejo ele falando fico babando, o cara é muito inteligente!!! Não gosto de crônicas mas vindo do autor, faço questão de ler e saborear todos os momentos de felicidade incurável! <3 Bjossss

    http://porredelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Olá, tenho o mesmo amor por crônicas assim como você. Não é a toa que tenho uma coluna no blg só para elas.
    Carpinejar conseguiu me prender com este livro, vendo toda a sua visão sobre a vida, sobre os devaneios do dia a dia e tudo mais. Fora que a diagramação parece deixar a leitora ainda mais prazerosa.

    ResponderExcluir
  22. Olá,

    Vejo muitas críticas positivas as obras do Carpinejar, nunca li um livro de fato do autor, mas sempre vejo seus textos ou parte deles pelo tumblr, e acabei lendo alguns, até gostei! Mas, não sou fã de crônicas e contos, o livro tem que ser ultra recomendado para fazer com que eu leia.
    Achei essa edição muito bonita <3

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Oi Kamila, não posso dizer que já tenha lido algo do autor, mas é impossível não reconhecer seu nome. Confesso também que nunca tive muita curiosidade e não sabia muito sobre como o autor abordava suas obras, agora estou curiosa ara ler algo e vou dar uma passada na página do facebook para conhecer melhor. Adorei a dica

    ResponderExcluir
  24. Olá Kamila, amo crônicas apesar que sou fã da Martha Medeiros em primeiro lugar rs o Fabrício Carpinejar fica em segundo, quando vi esse livro nos lançamentos, não perdi tempo e já mandei ver comprando. Li esse livro em um dia, mais precisamente no domingo, crônicas do Carpinejar são incríveis.

    ResponderExcluir
  25. Que lindinho seu Minion *-* (sim, fiquei olhando ele hahaha). Achei a capa do livro muito bonita mesmo sendo simples. Nunca li nada do autor e confesso não gostar de crônicas, já prefiro mesmo uma coisa maior, uma história inteira. MAs que bom que o livro te satisfez!

    ResponderExcluir
  26. Também gosto muito de crônicas mas não leio com tanta frequência, apesar de no tumblr eu ter visto inumeras vezes textos do carpinejar mas não era de meu conhecimento que ele possuia livro,é uma leitura que eu realmente adoraria fazer.

    ResponderExcluir
  27. Eu me apaixonei por esse livro. Foi meu primeiro contato com a escrita de Carpinejar e agora eu quero ler outras obras do autor, sem falar que eu achei essa capa maravilhosa!

    ResponderExcluir
  28. Ainda não li nenhum livro do autor, e essa capa linda???? Gostei da premissa da história, creio que se for ler algo do autor iniciarei por essa obra

    ResponderExcluir
  29. Sou louca para ler este livro, pois muitas amigas já me contaram que o Carpinejar arrasa nas sua reflexões e criações e agora com a forma tão delicada que você fala dele e de sua escrita, fiquei ainda mais com vontade de ler algo dele para ontem.

    Bjo
    Tânia Bueno – Faces da Leitura

    ResponderExcluir

Olá!!

Fortaleça este humilde blog, deixe seu comentário e seu link para eu retribuir sua visita!

Se quiser, entre em contato através do email resenhaeoutrascoisas@gmail.com :)