Olá!

Pela segunda vez, eu visitei a Bienal de São Paulo! E, em relação a primeira vez, em que eu estava doente, foi muito mais produtivo! Como não tenho muito tempo e provavelmente esqueci de muita coisa que rolou, vou fazer um apanhado de tudo o que vi somente no sábado. Fui em vários dias: os dois sábados, a terça e a quarta - no domingo rolou evento de parceiros da Arqueiro, vou pincelar também. Fiz tanta coisa lá que, só de lembrar, já fico cansada. Mas 2018 vai demorar pra chegar...

A photo posted by Blog Resenha e Outras Coisas (@blogresenha) on


No primeiro sábado, levei a minha irmã. Nesse dia fomos pra conhecer os estandes e marcar minhas entrevistas para o TCC (spoiler: marquei para terça). No primeiro estande que cheguei, já comprei: foi na Intrínseca, onde tinham livros a cinco e nove reais. E pela primeira vez, reconheci alguém pelo rosto - porque tenho disso: conheço seu blog ou livro, mas se eu te ver caído/a na rua, vou passar direto, porque não sei da sua cara.

O reconhecido em questão era "só" o Mauricio Gomyde, autor de Surpreendente! Ele estava lá, conversando com leitoras. Aproveitei e vi que o dito livro estava por R$19,90. Comprei e ganhei autógrafo dele!! Além do Surpreendente!, comprei O Segredo do Meu Marido, da Liane Moriarty, por nove reais (comprei pelo preço mesmo, nem sei se é bom).

A photo posted by Blog Resenha e Outras Coisas (@blogresenha) on

Andamos mais um pouco e fomos no estande da Empíreo, parceira do blog. Lá seria minha primeira entrevista. A jogada da editora foi muito boa: eles não criaram um estande e sim uma sala de leitura. Lá tinha uma cadeira super confortável, bancos, uma vitrola... enfim, foi criado um ambiente muito receptivo, mesmo sem ter tanto espaço físico assim. E quem quisesse, poderia comprar os móveis lá mesmo (queria a cadeira, mas meu quarto é minúsculo...)

Em seguida (depois de andar mais, lembrando que ainda é o primeiro sábado), fomos na Gutemberg, disparado o estande que deu mais descontos. Já me atraquei com um exemplar de Pollyanna, clássico da literatura infanto-juvenil, em seguida cheguei na seção de quadrinhos (selo Nemo) e vi que tinha os livros da Fernanda Nia, Como eu realmente... 1 e 2, aí me lembrei que um determinado dia ela estaria no estande; ao perguntar à funcionária, qual a surpresa senão que ela estaria naquele dia mesmo???? 

Comprei o primeiro volume, o já citado Pollyanna e duas HQs do Garfield para minha irmã - inclusive, quero registrar que a funcionária deu o desconto para ela e não para mim, mas tudo bem. Fui lanchar, voltei alguns minutos e ganhei meu autógrafo. (E nas compras acima de 40 reais, ganhava um livro de colorir; gastei R$75).

A photo posted by Blog Resenha e Outras Coisas (@blogresenha) on

Provavelmente devido à crise, os estandes estavam menores, ao passo que os corredores estavam maiores. Mesmo assim, rolou muita interatividade. No estande da Rocco, dava pra tirar fotos com a temática Harry Potter, lá na estação de trem cujo nome não sei (óbvio, não acompanho), mas estava tão cheio que só entrei na Rocco no sábado seguinte. Outro que estava bonito era o da Cia. das Letras. Não tinha nada de tirar foto, mas tinha um totem grande que, ao girar, mostrava várias capas de livros, pena que eram todos de youtuber, além da capa do livro novo do Paulo Coelho. Lá eu comprei O Erro, da Elle Kennedy. O da Arqueiro estava legal, mas os preços estavam muito altos.

Por fim, pude conhecer pessoalmente o Mario Bentes, diretor-executivo da Lendari. O bacana foi que a Lendari é a primeira editora do Norte do país (Manaus) a estar na Bienal. Conversamos brevemente, ganhei um ingresso e marquei outra entrevista. Ainda tirei foto da minha irmã abraçada a uma Mônica gigante. Passei na Coerência e comprei o livro novo da Camila Pellegrini (Aos olhos de Zoe), na Pandorga (pra cumprimentar a Raiza Varella) e na Leya, pra tentar tirar foto na cadeira de Game of Thrones (que deve ter um nome específico, que claramente desconheço). Spoiler: só fui fazer a foto na quarta.


Vou montar um álbum na página do Resenha no Facebook, com todas as fotos da Bienal. Claramente, esse ano foi muito melhor que em 2014. Naquele ano, eu estava com uma baita enxaqueca, todo estande tinha fila, passei duas horas e meia na fila da Novo Conceito (que esse ano, fiquei chocada, não tinha estande) para comprar UM livro e não conhecia ninguém.

Para quem achava que tinha esquecido de muita coisa e ia fazer um único post, vou precisar de mais porque aconteceu tanta coisa que o texto vai ficar enorme. Usei fotos do Instagram do blog e do meu pessoal, mas o link do álbum vou disponibilizar só no post seguinte, já que meu celular deu problema e não consigo copiar as fotos.


20 Comentários

  1. Oiii!

    Bienal pra mim é um lugar de reencontrar autores e neste ano ganhou um novo propósito que foi participar de palestras .

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Eu vou à bienal há muito tempo, desde a época q era no ibirapuera.
    Me decepcionei bastante e isso vem num crescente, a CBl precisa repensar no formato, pois livros compramos com melhores descontos na Internet.
    Vou para encontrar os amigos, os blogueiros, os parceiros e ir a eventos específicos. O preço da entrada, estacionamento e da cuida bem ruinzinha, estava muito alto.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Eu realmente estou percebendo o quanto a crise estão afetando as editoras grandes também, infelizmente. Nem a Novo Conceito estava com Stande. Tenho uma imensa vontade de evitar uma bienal. Adorei o seu post. Até mais ver
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oie

    Que bacana!! Adorei as fotos!
    Que bom que essa rendeu pra você.
    Esse ano, infelizmente não pude ir.
    Obrigada por compartilhar, vou aguardar o próximo post.

    bjs
    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oiii Kamila, tudo bem?
    Que venham muitas resenhas ainda pela frente garota, confesso que me surpreendi pois tu gastou bem pouquinho com os livros comprados né, amei tudinho e vou continuar te acompanhando.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Bacana seu post e é engraçado que fui na Bienal 4 dias e sempre que passava alguém por mim com credencial olhava pra ver se era algum blogueiro, não encontrei nenhum. Na próxima poderíamos marcar um encontro com vários blogueiros nè?
    Bjs
    Adorei sua aquisições

    ResponderExcluir
  7. Oi Ka!
    Ahhh, que legal cara. Queria muito ter ido pra bienal. Mas morando em PB, sai pra SP, dá gastos q eu não tinha como pagar, infelizmente. Mas queria muito ter ido.
    Adorei o stand da Rocco. Ficou lindo demais. Espero que eles façam isso todo ano, assim, quando eu for, vou ter a oportunidade de me sentir em King Cross também ^^

    Abraços
    David
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oie, sua ida na bienal foi super bacana. Adorei a ideia da empireo de montar a sala de leitura, parece que ficou algo bem confortável para os leitores. Achei muito bacana também você ter conseguido um autógrafo do gomide, parece que ele foi embora logo após o sábado por um problema no olho. Fiquei curiosa sobre o que é seu tcc e suas entrevistas.

    ResponderExcluir
  9. Oi,
    Legal o seu post, falando sobre a bienal. Eu não fui e pretendo ir ano que vem para o Rio de Janeiro.
    Maurício Gomyde mora na minha cidade, ele é um amor e muito atencioso.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi,
    Fui no primeiro final de semana da bienal e realmente a organização desse ano foi mt melhor!!! Acho que todo mundo ficou chocado com a falta da Novo Conceito!! rsrs
    Bjs!
    Fadas Literárias

    ResponderExcluir
  11. Que invejinha. Que saudade da Bienal de BH, que vontade de ir na de SP. Seu post me lembrou muita coisa de quando fui feliz nos dias da Bienal daqui. Adorei, moça

    ResponderExcluir
  12. Que legal saber um pouco mais da bienal pela sua experiencia. Eu queria tanto ter ido, mas não deu. Mas ano que vem no Rio eu estarei - e se tudo der certo na de 2018 também!!!!
    Ouvi comentários que os estandes estavam menores e os corredores maiores porque a de 2014 foi muito ruim de transitar e que nesse ponto esse ano ficou melhor.
    Amei a ideia da Empireo de montar um espaço aconchegante e ainda assim vender os móveis - que estavam lindos!!!!!
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  13. Oi
    Tudo bom?
    Aaaamo a bienal!
    Já é tradição viajar pra SP/RJ e curtir a bienal com as minhas amigas.
    Essa bienal foi bem mais organizada que a passada, e tinha bem menos gente também... corredores maiores e estantes menores.
    Veremos como será ano que vem!
    Bjos

    ResponderExcluir
  14. 2018 tá longe mesmo, vem ano que vem na do Rio, tenho certeza de que vc amar!
    Fui em 2014 e esse ano aí em SP, não aproveito o tanto que aproveito quando é aqui, mas curti bastante, principalmente esse ano.
    Já to com saudades!
    Já é 2017? XD
    Bjo
    www.viciadosemleitura.blog.br

    ResponderExcluir
  15. Oie
    caraca que legaaaal, queria muito ter ido mas não fui por falta de tempo e por uma certa decepção, sou louca pelos livros do Mauricio, espero poder ler em breve, adorei saber suas experiências

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. OOi!
    Consegui ir na bienal apenas em um dos dias, mas deu pra aproveitar. Isso com exceção dos livros... Serio, achei os preços um absurdo o dobro da internet.:(

    ResponderExcluir
  17. Oie!!
    Adorei esse post!!
    Menina foi em tantos dias lá e não encontrei você, uma pena :/
    Adorei as fotos e as suas comprinhas... ahhh você comprou o novo livro da Camila, que lindo!!

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  18. Oi Kamila!!!
    Mulher pra quem disse que ti ha esquecidomuita coisa pelo que percebi ainda falta coisa pra dizer aqui e não esquecer mais kkkkk
    Eu fico feliz por todos os blogueiros que tem a oportunidade de ir pra esses eventos e principalmente pra Bienal já que pra mim é quase impossível por causa que estou lo ge demais :(
    Adorei seu post e o quão empolgada você tava :D

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Saudades da bienal! Conheci o Gomyde e ele é um cara super gente fina. Que venha bienal de 2018. Cansou, mas valeu a pena.

    ResponderExcluir

Olá!!

Fortaleça este humilde blog, deixe seu comentário e seu link para eu retribuir sua visita!

Se quiser, entre em contato através do email resenhaeoutrascoisas@gmail.com :)