Ufa!

Não, pera... Olá!

Chega ao fim minha série de posts sobre a segunda Bienal de SP que fui. Falei que fui no sábado 27 aqui e na terça e quarta, respectivamente 30 e 31, aqui. Hoje vou falar do meu último dia de Bienal, sábado, 3 de setembro.

Marquei de encontrar com minhas amigas e parceiras de TCC Ani (EC&M) e Angela. Mas como eu cheguei cedo (domino essa arte), então resolvi andar. Passei na Gutemberg no intuito de comprar o Pollyanna Moça, continuação do Pollyanna, que eu comprei no sábado anterior e li e amei e a resenha sai logo menos. Dei uma passeada e decidi comprar o Como Eu Realmente... 2, da Fernanda Nia, cujo volume anterior também comprei no sábado anterior. A Niazinha também estava lá. Além dela, também estava a Babi Dewet, que estava lançando o Sonata em Punk Rock, primeiro volume da série Cidade da Música. Claro que tanto a Babi como a Nia autografaram meus exemplares.

A photo posted by Kamila Villarreal (@kami_villarreal) on

Vendo a programação do dia, vi que teria uma palestra com a Lucinda Riley. Quis. Mesmo nunca tendo lido absolutamente nada dela. Mas tudo bem. Encontrei a Ani, que estava com uma amiga e a chamei para ver a tal palestra. Melhor ideia que tive, cof cof. Depois de nos despedirmos da amiga da Ani (um prazer te conhecer, Karla), fui procurar pelo Augusto Alvarenga, para ele autografar meu 1+1, que eu tinha comprado na terça, mas não o tinha encontrado. No estande da Faro Editorial só estava o Vinicius Grossos, que foi muito simpático e lindo. Depois que ele autografou e tiramos fotos, quando estou indo para a palestra, finalmente encontrei o Guto. Pessoa maravilhosa! Ele autografou, conversamos um pouco e por fim fui ver a bendita.

Quem viu a palestra não me deixa mentir. A mulher é maravilhosa!! Quando ela entrou no palco, estava tão alegre que ela desceu e foi tirar uma selfie com os presentes. Detalhe: tinha muita gente. tipo, umas cem pessoas cercaram a mulher e ela foi simpática - tudo bem que ela se irritou com o assédio e mandou todo mundo sentar, mas o que vale é a intenção, rs.

Aí, depois que ela subiu, Lucinda falou uma mensagem em português - que eu gravei, ficou um pouco baixo, mas dá pra ouvir bem. Ela contou sobre sua vida e suas obras. Era visível que ela queria estar ali, no meio de nós, reles mortais; irradiava alegria, mesmo quando nos contou que sua mala fora extraviada e só chegou faltando alguns minutos para sair do hotel rumo ao evento. Detalhe: ela disse que era a terceira vez no Brasil e pela terceira vez sua mala foi extraviada.


A mediadora foi a Frini Georgakopoulos, autora de Sou fã! E agora?, e diferente da palestra anterior que assisti (com a Jout Jout e as moças do Capitolina), foi muito bem e fez uma ótima mediação, uma mulher muito simpática, inclusive. Depois da palestra, a Lucinda ainda ficou no palco, fazendo pose pra gente tirar foto. Em seguida ela foi para a sessão de autógrafos. Mas essa não teve jeito, só entrava quem tivesse senha.

Queria dizer que jamais diria não a Lucinda Riley. Diferente de muito autor (cantor, famoso em geral), ela é muito humilde, alegre, simpática. Mesmo com sua mala extraviada (ela disse que a mala chegou faltando alguns minutos para sair, rumo à Bienal), ela estava no palco com um sorriso gigante, respondeu todas as perguntas e ainda arriscou falar português. Como não amar? Portanto, sejam todos Lucinda Riley - e leiam seus livros, claro (isso serve pra mim também).

Só depois dessa chuva de amor, eu e a Ani encontramos a Angela, que estava no estande da Saraiva com suas irmãs. Aliás, o estande da Saraiva era um dos maiores, tinha uma parte em que dava pra tirar foto imitando o Instagram rs, pena que os preços não ajudavam. Uma outra coisa que não passou despercebido foi a imensa quantidade de youtubers lançando livros. Isso é bom ou ruim? Até que ponto? Um longo debate que está longe de acabar...

Resumindo essa série de posts: eu te amo, Bienal!! Dos dias em que fui, não passei mal em nenhum, só mesmo o cansaço de tanto andar. Mas foi muito melhor em relação a 2014. Conheci muito mais gente, a blogosfera abriu meus horizontes de tal modo que simplesmente não dá pra remediar. Pra se ter ideia, a maioria dos livros que comprei são de brasileiros. Em que outra época da minha vida eu daria tanta atenção a autores nacionais? Não. A vida toda eu cresci com a ideia de que um escritor de livros era uma pessoa muito culta, geralmente com idade pra ser minha mãe ou avó, com curso superior e alguma fama na mídia.

Nunca, jamais, passou pela minha cabeça que qualquer um - qualquer um mesmo - pudesse escrever um livro. E, gente, é possível!! Só me resta rever as fotos, devorar todos os livros que comprei e esperar por 2018... Ah, as fotos que tirei na Bienal estão aqui, num álbum que montei na página do Resenha no facebook. E não rolou tirar foto de tudo o que comprei, mas conforme eu for lendo e resenhando, vou fotografando e trazendo para vocês.

Bienal do Livro de São Paulo, até 2018!


22 Comentários

  1. Olha eu gostaria muito de conhecer a Lucinda Riley.
    Eu ainda não li suas obras, mas agora com os livros sendo relançados pela Editora Arqueiro estou bastante curiosa, porque os livros são maravilhosos. Espero poder ter a chance de ter alguns dos meus livros autografados por ela.

    O engraçado é que realmente tem autores que fazem o que tem que fazer e vai embora sem dar muita bola para os leitores e as atitudes de alguns como o da Lucinda e até mesmo da autora Audrey Carlan são realmente admiraveis. Espero que com o tempo outros autores tenham mais atenção assim, porque isso deixa qualquer um feliz né? rs

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/09/reflexao-parte-6.html

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Essa autora deve ser realmente muito simpática, eu ainda não conhecia ela, mas com tanta simpatia já estou indo pesquisar mais sobre ela.
    Triste alguns preços de livros, é por isso que prefiro comprar em lojas virtuais, incluindo a Saraiva, um livro que eu queria tinha desconto de 30 reais de diferença para a loja fisica =/

    ResponderExcluir
  3. Oi, Kamila, tudo bem?
    Infelizmente não pude ter a chance de conhecer a Lucinda (apesar de ela sempre participar das Bienais, né?!), mas eu adoro os livros dela. Mesmo.
    Também comprei o novo livro da Babi e tirei foto. Eita mulher fofa, gente! Dá vontade de colocar ela dentro de um potinho e levar pra casa rs.

    Beijos,
    Amanda
    http://www.confissoesfemininas.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi kamila, legal foi seu dia na Bienal. Alem dos autógrafos e e encontrar suas amigas, pode ficar pertinho a fofa da Lucinda, muito bom a Arqueiro estar trazendo os livros dela, pretendo ter todos e autografar um dia, em uma nova bienal.Espero que não falte oportunidade para uma foto tamebm ;)

    ResponderExcluir
  5. Ola
    Que maratona, hein
    A Lucinda Riley parece ser bem acessível aos fãs. Vejo pelo que vc disse e pelas fotos que ela postou nas redes sociais :)
    Bj

    ResponderExcluir
  6. A Frini é ótima, super divertida e simpática. Adoro ir nos eventos dela.
    Enfim, muito legal você ter aproveitado a bienal. Fui num dia só pq sou do Rio, mas quando a bienal é aqui eu tb vou 4, 5 dias. Amo! Ano que vem é minha vez de aproveitar. ^^
    Bjo
    www.viciadosemleitura.blog.br

    ResponderExcluir
  7. Oie
    Que amor ver um pouquinho da Bienal pelos seus olhos muito legal que você gostou eu queria tanto ter ido acho que ficaria entusiasmada na mesma proporção
    É bom quando a gente encontra autores que a gente ama queria muito conhecer alguns deles e os nacionais eu nem falo.
    Mais enfim deixa para proxima.
    Bju
    Mary Reis

    ResponderExcluir
  8. Olá.
    Nunca li nada da Lucinda Riley, esse ano quase que me arrisquei kkkk, mas acho que ano que vem vai rolar. Deve ter sido maravilhoso vê-la de perto mesmo sem ter lido nada dela. Espero conseguir um dia ir a uma bienal, pois esse é um dos meus lindos sonhos.
    Amei o post.

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    Não pude ir à bienal, mas estou aqui babando com tudo que ando vendo pelos blogs e aqui não foi diferente.
    Achei super legal você ter participado da palestra da Lucinda e fico muito feliz que tenha sido bem mediada por uma pessoa que realmente parece ser muito simpática.
    Vou conferir as fotos e espero em breve saber mais sobre o que você comprou.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Deixei pra comprar Pollyanna e Pollyanna Moça no último dia e o Pollyanna estava esgotado! :( Pelo menos tive 50% de desconto no outro, mas fiquei arrasada... Hehe... A Lucinda é demais, já a vi em duas bienais mas só esse ano li algo dela, e quero ler muito mais. E coitada, que azar essa rotina de ter mala extraviada! Também estou esperando por 2018 já!

    ResponderExcluir
  11. Olá...adorei o post.
    A bienal esse ano estava incrível, eu fui apenas em um dia, mas aproveitei ao máximo, quase morri de tanto andar e sai com muita dos nas costas de carregar livros e brindes <3

    Super beijo

    ResponderExcluir
  12. Oii!!

    A Bienal é encantadora! Adoraria devorar os livros que comprei, mas tá difícil aqui hahaha você sabe.
    A Lucinda é amor e vou sempre falar isso! Foi surpreendente conhece-la. E a Karla é louquinha mas é um amor.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  13. Oieeeeee
    ah que delicia, você viu a Babi, ela é linda demais, já autografei um livro com ela e foi só amor, muuito legal sua experiência na bienal

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Toda vez que leio um post sobre a Bienal, eu fico com invejinha rsrs.. ainda não superei rs' A Lucinda parece ser uma fofa com os leitores e isso é maravilhoso,a Frini é uma flor, sempre que dá vou no clube do livro que ela organiza aqui no Rio. Essa Bienal foi muito linda e pelo que vejo bem organizada. Tomara que a do Rio siga o mesmo ritmo.

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br//

    ResponderExcluir
  15. Goste de ver que você aproveitou bastante a bienal, só não digo que aproveitou ao máximo pq não foi me ver! =P rsrs
    A Lucinda realmente pareceu muito simpática pelo seu relato e pelo vídeo. As pessoas são mesmo exageradas, às vezes se tem de botar um cadinho de ordem. Sobre os extravios de bagagem, sinto-me uma sortuda! Nunca aconteceu comigo, nem em viagens nacionais, nem internacionais. Que você possa vir à Bienal do Rio! bj!

    ResponderExcluir
  16. Oi, vou lar o da Babi em breve, estou ansiosa pela chegada dele. Quanto a Bienal e a palestra, claro que fiquei aqui babando lendo seu post, queria muito ter ido, mas a grana anda curta, quem sabe na próxima consigo ir.

    bjs

    ResponderExcluir
  17. Kamila, queria muito ir a Bienal, mas infelizmente ainda não consegui.
    Sei que muita gente queria muito conhecer a Lucinda, mas eu queria mais a Babi só pelo que vejo dela na internet já deu pra ver que ela é muita luz.
    Sou doida pra ler algo dela.

    ResponderExcluir
  18. Olá!!!
    Sempre que leio post sobre bienal fico deprimida, queria muito ir e torço pra que um dia eu consiga.
    Mesmo assim adoro ver o post de quem foi hahaha
    Queria conhecer a Babi e acho que o livro dela vai ser muito bom
    Que bom que aproveitou bastante
    Beijuh

    ResponderExcluir
  19. Hello! Tudo bem?
    Bienal de SP foi bem legal!
    Participei desses eventos tb e gostei demais da interação dos autores e da editora.
    A Babi sempre linda ne? Comprei o livro dela pela simpatia haha.
    Achei algumas coisas caras, mas ainda sim foi um evento e tanto.
    Agora é preparar para o Rio.
    Beijos

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  20. Oi Kamilla!
    Adorei essa sua série de posts sobre a bienal.
    Suas experiências foram incríveis, parabens!
    A Lucinda é simplesmente demais e eu concordo com você, essa bienal desde 10 a 0 na bienal de 2014 e espero e muito que a de 2019 seja ainda melhor!!

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  21. Oi Kamila!
    Bienal é tudo de muito bom, né?
    Vc viu a Lucinda Riley!!! Quem invejinha que estou sentindo! Eu a vi na Bienal de 2014 e a achei mega simpática, mas esse ano só fui no primeiro fim de semana.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  22. Ai que inveja. Eu fui na Bienal e não pude ir no dia dela, eu gosto dos livros dessa autora.
    Parabéns pelo post.
    O Vídeo eu vou ver pelo celular e deixo a resposta depois, pois meu PC não está funcionando de modo normal
    Bjs

    ResponderExcluir

Olá!!

Fortaleça este humilde blog, deixe seu comentário e seu link para eu retribuir sua visita!

Se quiser, entre em contato através do email resenhaeoutrascoisas@gmail.com :)