Olá!

Mais um mês se encerrando e isso significa que agosto não durou três anos é dia de Vida Literária! Quem escolheu este mês foi a Ana (EC&M). Temporada de Acidentes é o primeiro livro da franco-irlandesa Moïra Fowley-Doyle. Eu o conhecia só de nome, se li duas resenhas foi muito. Por ter elementos fantásticos à la Neil Gaiman, não foi uma leitura tão proveitosa assim. Vem conferir a resenha!
Skoob | Intrínseca | Amazon | Saraiva | Blog da Autora

Temporada de Acidentes conta a história de Cara, uma jovem que, junto com sua família, está esperando começar a tão temida temporada de acidentes, que, como o nome diz, é o mês em que todos sofrem acidentes dos mais diversos graus, desde pequenos cortes até ossos quebrados. A temporada em questsempre acontece no mês de outubro.

Uma coisa que chama a atenção de Cara durante esse mês é que, em várias de suas fotos, aparece sua amiga Elsie. Quer dizer, sua antiga amiga, pois elas se afastaram com o passar do tempo. Praticamente em todas as fotos de Cara, Elsie aparece, sempre no canto. Na escola onde estudam, há a caixa de segredos, que como o nome diz, é uma caixa onde os alunos guardam seus segredos, depois de datilografados em uma máquina de escrever. Elsie era responsável. Até que, um certo dia, ela falta.

Cara e sua trupe, formada por sua irmã Alice, seu irmão postiço Sam (postiço porque o pai dele, Christopher, foi casado com Melanie, mãe dela, porém ele os abandonou), e sua melhor amiga Bea resolvem investigar o paradeiro de Bea, ao mesmo tempo que se cansam de passar por tantos apuros durante o mês de outubro.

Como eu disse lá em cima, a leitura não foi tão proveitosa. Já é sabido que eu não sou tão fã de livros de fantasia (e ainda assim os leio, rs), por diversos motivos, sendo um deles o fato de que nunca me concentro 100% na história. Sem falar nas coisas inverossímeis que acontecem (mas é fantasia, dããã). Enfim, para um primeiro romance, Moïra escreveu uma bela história, com detalhes que se encaixam perfeitamente, que apesar de não estar tão concentrada assim, consegui ir até o fim, pois a história instiga (quem inventou essa temporada?) o leitor a conhecer a história de Cara.
A photo posted by Blog Resenha e Outras Coisas (@blogresenha) on
Ao ler o ebook, me lembrei de outro livro que li, O Oceano no Fim do Caminho, do Neil Gaiman (resenha aqui). Guardadas as devidas proporções, são histórias parecidas. Crianças/jovens que pensam estar em uma história, quando estão em outra bem diferente (ainda acho que eles fumam um baseado quando escrevem, mas ok, rs). Se virasse um filme, acho que teria classificação livre, pois as crianças iriam amar acompanhar a Cara nessa aventura.

Eu li a edição digital, então não vou opinar sobre diagramação. Vi só um erro de revisão, nada grave. A capa da Intrínseca está muito bonita. Até onde pesquisei, só esse livro dela foi traduzido. Espero que ela continue, porque sua escrita, apesar de não ter me conquistado plenamente, é muito boa. Para os fãs de fantasia, a leitura é recomendadíssima!

Quando eu estava no evento da Intrínseca, esse livro me animou muito.. claro que depois de perceber o caminho escolhido da autora, pude ver que as expectativas foram altas demais. Entretanto, foi uma leitura proveitosa, por mais que seja uma fantasia, coisa que eu não sou fã, esse livro fluiu facilmente.
Então, eu acho que a leitura seria bem proveitosa até para quem não é tão fã assim do gênero. Ani Lima, Entre Chocolates e Músicas.


22 Comentários

  1. Olá linda,

    Eu desisti dessa leitura bem no meio do livro, porque achei tudo muito forçado e sem cabimento em alguns momentos e os personagens não me cativaram, mesmo eu amando fantasia.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oie

    Que pena que a leitura não foi tão proveitosa, mas eu entendo, também não sou muto fã de fantasias.
    O Oceano no fim do Caminho eu não consegui chegar no final, achei muito viajado kkkkk, creio que esse também pode acontecer a mesma coisa, mas vale a dica para os fãs de fantasia.

    bjs
    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Ka!
    Eu não sabia que esse livro era uma fantasia cre? Achei que era drama. Uma amiga leu e gostou muito, mas eu pessoalmente não me despertei a querer ler, apesar de amar o gênero. Não o livro do Gaiman, mas confesso que esse fato, de parecerem, já senti uma vontade de conhecer, já que quero ler o dele. Não sei ainda. A protagonista parece bem legal, mas o enredo ainda não me conquistou. Vou procurar mais resenhas.

    Abraços
    David
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Legal você não ser fã de fantasia e mesmo assim ler. Eu quando não curto, não consigo ler de jeito nenhum. Não gosto também de fantasia, mas de fantasia estilo Senhor dos anéis, e GOT. Já o estilo desse livro eu achei bem interessante.
    Vou anotar essa dica de leitura!!

    não curti muito o ultimo livro, mas o primeiro!!! Distopia com uma brasileira que carrega os poderes de tres grandes deusas celtas??Amei!! preciso desse livro para ontem!!!
    Adorei a postagem!!

    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  5. Bom, eu amo fantasia, mas esse livro ainda não conseguiu me prender pra ir atrás para ler, e lendo a sua resenha e conhecendo um pouco mais da hist´ria, sei que não iria amar a leitura, então vou deixar passar, quem sabe mais pra frente eu não me anime.

    bjs

    ResponderExcluir
  6. Oiii Kamila, como vai?
    Poxa que pena que não foi tudo isso menina, eu ganhei esse livro mês passado e confesso que ainda estou com bastante expectativa positiva referente a tantos comentários positivos de amigos, adorei a resenha.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Eu gostei muito da sua resenha, estou com esse livro aqui na lista para ler e mal posso esperar, porque amo fantasia hahaha mas gostei de saber que a história foi bem construída, que no final tudo fica se encaixando.
    Beijos.
    http://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Já faz um tempo que tô de olho nesse livro, acho a premissa interessante.
    Tenho começado a gostar mais de livros de fantasia e o gênero chama minha atenção.
    Gostei de saber que é uma história bem escrita e instigante, com detalhes que se encaixam perfeitamente.
    Espero ter oportunidade de conferir a obra em breve.
    Ótima resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. OI!

    Adoro fantasia, a sua foi a primeira resenha negativa que leio desse livro. Ele, particularmente, não me conquistou, entretanto possui uma sinopse bem diferente. Procuro não ler em e-book,mas não me vejo adquirindo a obra, enfim espero ler, mas não daria lugar para a mesma no momento. Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Olá;
    Ouvi muitos elogios da booktuber Paola sobre esse livro. A premissa já me conquistou assim como a capa, só uma pena que o livro não tenha te conquistado plenamente, não sou de ler muitos livros do gênero, mas curto bastante e tenho certeza que vou amar esse.

    ResponderExcluir
  11. Olá! Eu jurava que esse livro era tudo, menos fantasia. A capa não lembra em nada o gênero. Sou fã de fantasia, mas tem alguns livros de fantasia que os autores exageram demais. Bom, não sei se leria o livro pois a premissa não me chamou tanta atenção.Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Oie!
    Eu gosto de fantasia e esse é um livro que estou curiosa para conferir. Só espero que continuem a publicação, pois odeio começar uma série sem saber se terá um final para ela rsrs
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  13. Oi, Kamila. Eu já ouvi falar bastante desse livro. Mas apesar de tudo, apesar de amar fantasia, ele não me atraiu muito.

    ResponderExcluir
  14. Bom, fantasia é meu gênero preferido, então acho que curtiria a leitura muito mais do que você. Sem entrar no clima do gênero fica realmente mais difícil, quando me envolvo com uma fantasia a palavra inverossímil nem passa pela minha cabeça... Rs... Amei a capa e quero ler!

    ResponderExcluir
  15. Oi, Kamilla!
    Por coincidência acabei de ler a resenha da Raíssa, hahaha.
    Saí do blog dela para o seu e vi o mesmo livro, mas opiniões diferentes.
    Eu, ao contrário de você, sou bem fã de fantasia e gosto de coisas inverossímeis, desde que seja a premissa do livro, claro.
    Como eu disse no outro comentário, quero muito ler.
    Fiquei bem curiosa com a temática e o porquê dos acidentes.

    Beijooooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  16. Oi Kamilla,
    Apesar da leitura não ter lhe conquistado tanto, estou curiosa para saber mais dessa aventura. Gosto de fantasias, não é o meu gênero favorito, mas pelo menos me concentro na leitura, rs.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  17. Oi Kamilla!
    Série que você não gosta de fantasia? Eu amo! Justamente por acontecer coisas inverossímeis e bem distante da minha realidade, e justamente por isso me concentro mais na leitura.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  18. Oi Kamila, sua linda, tudo bem?
    Acabei de ler a resenha da Ani, que pena que você não curtiu tanto. Eu adoro fantasia e estou louca para descobrir como essa temporada começou, se acontece só com a família dela. E principalmente como sair dela, risos... Você me deixou curiosa quando disse que na verdade, eles estão em uma história totalmente diferente. Não vejo a hora de ler. Gostei muito da sua sinceridade e da resenha.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Ola´
    essa capa é linda e a história é bem diferente e estranha mas chamou muito a minha atenção, adorei sua resenha

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oi, Kami!!
    Tudo bem??
    Eu meio que já me cansei de livros de fantasia, sabe? Quando eu era mais novinha só queria ler isso, agora estou numa vibe de terror e suspense kkkk Mas claro que, assim como você, não dispenso os outros gêneros. Afinal, temos preferências, mas não significa que os demais sejam ruins rsrs Gosto de apostar em vários gêneros também. Temporada de Acidentes foi um livro que me deixou bastante curiosa para ler. Bjs,

    www.estranhoscomoeu.com

    ResponderExcluir
  21. Olá Kamilla!
    Eu conheci esse livro através da Turnê Intrinseca no começo do ano e confesso que tinha me esquecido dele.
    A história na época me chamou a atenção. Pena que o livro não tenha funcionado direito para você, acho legal isso de se esforçar a ler algo, mesmo que não seja o seu estilo. Quem sabe um dia você não acha uma fantasia que mude essa sua preferência :D

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  22. Olá! Eu não gosto muito de livros desses gêneros, uma pena que não tenha lhe agradado.

    Beijos!

    ResponderExcluir

Olá!!

Fortaleça este humilde blog, deixe seu comentário e seu link para eu retribuir sua visita!

Se quiser, entre em contato através do email resenhaeoutrascoisas@gmail.com :)