Olá!

Pela primeira vez no blog, uma resenha de livro com personagens LGBT. Apenas um Garoto é o primeiro livro de Bill Konigsberg publicado no Brasil. Eu recebi em parceria com a Arqueiro e simplesmente adorei. Vem conferir a resenha.

Apenas um Garoto começa com Rafe chegando à escola nova, longe de sua casa. Mas não é uma escola qualquer e sim um colégio interno para meninos. Até aí tudo bem, se ele fosse hétero. Pois é, nosso personagem é gay e decidiu frequentar essa escola para fugir dos rótulos. Ele estava cansado de ser "Rafe, o gay", queria ser apenas "Rafe".

Na escola nova, ele conhece Albie e Toby, que viriam a ser seus colegas de quarto. Ele sente lago novo quando um outro garoto o chama para jogar futebol americano. Tudo bem que o chamaram por ele ser parecido com um ex-aluno, mas ainda assim, para Rafe foi novo, não ser rotulado naquele primeiro dia foi bom.

Rafe, na verdade é Seamus Rafael (se lê xeimus), e tem pais muito doidos. Quando ele se assumiu gay, a família fez uma festa. Literalmente. O pai adorava filmar tudo o que ele fazia e a mãe vivia dando opinião (isso me irritou, mas mãe é mãe). Sua melhor amiga ficou em Boulder, cidade onde morava. Claire Olivia é uma garota legal, cheia de vida e sempre apoia Rafe em suas decisões.

Como ele passou a andar com os atletas, ficou cada vez mais difícil guardar o fato de que era gay. Ele era bom em futebol, por isso foi aceito. Mas, um determinado garoto chamou sua atenção. Ben. Na escola, somente o Sr. Scarborough, professor de literatura, sabia de seu segredo - e só sabia porque a mãe contou. O professor instigou Rafe a se abrir através de seus textos. Rafe escrevia muito bem, mas ainda se escondia nas palavras.

Enquanto ele escrevia, seus sentimentos por Ben cresciam. E ele não podia fazer nada, porque Ben era hétero. E ele, aparentemente, também. Mas, um bromance (romance entre brothers, brother no sentido de amigo) vai surgir e cada vez mais Rafe terá que pensar em suas decisões.
Pausa pra suspirar por esse marcador maravilhoso!
Bom, primeira vez que leio um romance LGBT e, ufa, que trama! A menos que você seja entusiasta da família tradicional brasileira, você vai amar essa história. A Arqueiro, que me cedeu um exemplar em parceria, acertou muito em trazer para o público brasileiro um gênero que vem crescendo, mas por diversos motivos, ainda não é consumido em sua plenitude.

Eu não sou gay, mas tentei me colocar no lugar de Rafe. Viver sob rótulos (não que eu não os tenha, mas digamos que no caso dele é bem mais difícil) é algo sufocante, ainda mais se você não é aquilo que dizem. Ele não sofria preconceitos na escola local, mas de tanto ser conhecido como "Rafe o gay", acabou se cansando e mudando de escola - e de estado. Principalmente porque a mãe dele era presidente da PPAGL (Pais, Parentes e Amigos de Gays e Lésbicas) de Boulder e não entendia porque ele queria mudar, sendo que estava bem adaptado e nem sofria homofobia na escola.

Infelizmente, segundo o site do autor, não há um segundo volume previsto para esta história, mas vai que ele está preparando algo, rs. Aliás, a capa da Arqueiro é tão linda, não só a capa, mas todo o kit que recebi. Como sempre, trabalho de revisão e edição impecáveis. O livro é em primeira pessoa, mesclado com textos escritos por Rafe e corrigidos pelo senhor Scarborough.
Agora quero ler tudo que Bill escreveu e vier a escrever. Sua escrita gostosa com toques de humor fez eu devorar o livro em dois dias. Por fim, esse é o tipo de livro que eu penduraria no pescoço e imploraria para todo mundo ler, porque é lindo! Inclusive, shippo o autor com seu marido, Chuck.

A propósito, eu li esse livro e continuo gostando de homem. Então se você é daqueles que tem preconceito quando vê beijo gay (na TV ou não), apenas pare. Homossexualismo não se transmite por osmose. Ela é e pronto. Você não "vira" gay porque leu um livro ou viu um beijo. Toda forma de amar é válida!



20 Comentários

  1. Oie

    Que bela resenha!
    É a primeira que leio do livro e como nunca li nada no estilo, estava curiosa. Com certeza, vou acrescentar entre minhas próximas leituras!
    O kit é maravilhoso!! Fiquei apaixonada pelo marcador.

    bjs
    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oii!!

    Gostei da temático do livro. Eu já li um assim do Levithan e acho bem legal que o personagem principal possa nos dar uma perspectiva diferente sobre a vida!

    Beeijos

    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Ainda não tinha lido nenhuma resenha desse livro. Gostei muito da sua e de sua opinião final. Concordo plenamente. Povo sem noção que continua com preconceito.
    Kit lindo esse, Hein :)
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Que kit lindo *_*
    Eu fiquei curiosa com o livro, só fico com 'medinho' é do tema adolescente, andei tendo uns atritos com livros adolescentes, e estou dando um tempo, quem sabe mais para frente.
    Um livro que li com protagonista LGBT foi As Horas, que é lindo e o romance feito apartir do filme Filadelphia, nossa esse é de partir o coração.

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Ótima resenha!
    Eu fiquei bem interessado nesse livro pois achei bem diferente do usual a forma como é tratado a sexualidade do garoto. Ele não é um livro sobre "se assumir gay" e sim um sobre não querer ser rotulado e o amor em geral. Com certeza eu vou ler, a temática LGBT é bem interessante e dá ótimos livros! =D
    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Os kits que a arqueiro tem enviados são incríveis né?
    Não é o tipo de leitura que eu curta, porque não gosto mesmo de dramas adolescentes hetero ou não não... rs... Fico feliz em saber que as editoras tem investido nesse tipo de literatura e saindo da zona de conforto.

    Raissa Nantes

    ResponderExcluir
  7. Oi Kamila!
    Que resenha, amei. Não conhecia o livro e fiquei bem interessada, eu já li alguns livros com o tema e gosto muito acho que podemos nos colocar no lugar nos personagens e sentir tudo que eles sentem. Fico muito curiosa com esses livros, sempre trazem algo novo,algo a nos acrescentar. Já estou muito interessada, e espero ler logo. Ótima resenha!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Oie!
    Eu ainda não li esse livro, mas estou bem curiosa com a essa história. Não será o primeiro que leio do genero, mas não me importo com isso. Quando a história é boa e bem escrita eu não ligo, rsrs
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Olá,
    Já vi ótimas resenhas sobre o livro e a sua não foi diferente. Adorei! Muito bem escrita.
    A capa é um mimo e estou bastante curiosa para me aventurar nessa leitura.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi, Kami!! Tudo bem??
    É a primeira vez que vejo falarem desse livro. Apesar da premissa e de tudo o que você resenhou, não é o tipo de história que desperta minha atenção. Não tenho preconceito algum, só para deixar claro rs Por fim, você está certíssima ao declarar que ninguém se torna uma coisa ou outra só porque assiste ou lê sobre. Bjs,

    www.estranhoscomoeu.com

    PROMOÇÃO NO BLOG: Ganhe um Livro da Jamie McGuire ---> http://estranhoscomoeu.com/2016/07/28/concurso-cultural-ganhe-um-livro-de-jamie-mcguire/

    ResponderExcluir
  12. Olá Kamilla.
    Esse livro me chamou a atenção quando vi o lançamento, não tenho o menor problema de ler um livro GLBT e acho que de fato essa história deve ser incrível pelo que li por ai.
    Adicionei esse livro a minha lista.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  13. Ooi! Tudo bem?
    Eu acho que já tinha ouvido falar sobre esse livro antes, mas não é algo que eu esteja procurando para ler agora. Não tenho preconceitos, pois acredito no amor para com todos (independentes de suas escolhas) e o respeito, que é essencial. Não me lembro de ter lido um livro em que o personagem principal fosse homossexual, mas quem sabe um dia eu leia, né?
    Bj

    ResponderExcluir
  14. Achei o máximo isso de quando ele se assumiu gay a família fez uma festa! Hahaha... Acho que ia gostar de conhecer o Rafe e os pais dele, mesmo que a mãe vivesse dando opinião e o pai filmando tudo o que ele fazia - ia achar as duas coisas bem irritantes se fosse comigo - pelo menos dão apoio ao filho. Ótima dica.

    ResponderExcluir
  15. Amei essa capa, o kit em si é lindo, a capa conversa muito com a estória. amei a resenha também (haha).

    Abç
    https://curaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Kamila, prefiro nem comentar da parte da população que acha que homossexualismo pega...
    Olha, li poucos livros com temática LGBT, mas os que li me agradaram muito e acho que esse também me agradaria.
    Que bacana a arqueiro apostar nesse tipo de livro.

    ResponderExcluir
  17. Oi kamila, sua linda, tudo bem?
    Achei esse livro diferente, pois nessa história os pais lhe apoiam, ele não sofre preconceito e mesmo assim ele não se sente bem de alguma forma. Só acho triste ele tentar esconder, quem vai sofrer é ele no final. Ótima dica de leitura. A editora arrasou mesmo com essa capa. Gostei muito da resenha.
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
  18. Olá Kamila,
    Confesso que esse tipo de leitura pouco me atrai, não consigo me conectar profundamente com os personagens, mas gostei muito da trama, e a visão que o autor dar ao personagem. É uma ótima dica para eu sair da zona de conforto e tentar uma leitura do gênero mais uma vez.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  19. Oie
    li o livro recentemente e adorei pois tratou o tema de uma forma não tão típica mas mesmo assim mostrando as dificuldades de homossexuais, muito legal sua resenha

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Olá, acho bacana o tema do livro, já li alguns e curti bastante. Já vou anotar essa dica para uma próxima leitura.

    Abraços

    ResponderExcluir

Olá!!

Fortaleça este humilde blog, deixe seu comentário e seu link para eu retribuir sua visita!

Se quiser, entre em contato através do email resenhaeoutrascoisas@gmail.com :)