Olá!

O resenhado de hoje é um livro que, se pudesse, penduraria no pescoço e sairia por aí, levando a "palavra de Larsson" para o mundo! Não posso fazer isso, mas posso falar pra vocês minhas impressões sobre o clássico Os Homens que Não Amavam as Mulheres, do jornalista sueco Stieg Larsson. Há algum tempo, eu fiz a resenha do filme, de mesmo nome. Lá eu contei a história do filme, a história de Larsson e pincelei sobre o imbróglio que se deu após sua (tosca e prematura) morte.
Então, farei um breve resumo da história pra depois eu explicar como me senti após ler o livro. Mikael Blomkvist é um jornalista que, após denunciar um empresário, sua vida vira de cabeça pra baixo, tudo porque o tal empresário provou sua inocência e Blomkvist acabou julgado e culpado por difamação.

Então aparece o milionário Henrik Vanger na vida do nosso Mikael. Ele quer que o jornalista investigue um crime que aconteceu há quase quarenta anos: o assassinato de sua sobrinha Harriet. Como o jornalista não tinha o que fazer - estava desempregado - resolveu assumir o caso.

Enquanto isso, Lisbeth Salander tinha seus próprios problemas: sob a tutela do Estado, tinha que se submeter a um tutor que a incomodava bastante. Tirando isso, tinha uma vida até interessante: trabalhava na Milton Security, investigando pessoas - uma hacker. E foi assim que ela conheceu Mikael. Mas, o que Mikael e Lisbeth não sabiam que o crime envolvendo Harriet Vanger era só a ponta do iceberg...

O filme - o sueco, claro - foi fiel ao livro. Em vários momentos durante a leitura, me vinha na mente vários flashes do filme. Mas ao mesmo tempo, é como se o filme tivesse deixado de lado a essência da trama. A verdadeira mensagem que Larsson queria transmitir. Alguns detalhes ou foram negligenciados pelo diretor ou eu não reparei no filme, mas isso é o de menos.

A leitura não é nenhuma onda, mas me bateu forte (perdão pelo trocadilho). Quando acabei, se eu pudesse, me jogaria do ônibus - sim, eu leio no transporte coletivo, não é muito recomendado por causa do balanço, mas se você sentar na janela, a luz é boa. A escrita do autor mexe com nossa mente de tal modo que você se pergunta: como isso aconteceu? Por quê? Qual o sentido da vida?

Stieg finalmente explicou porque Lisbeth vive sob tutela do Estado, é um pouco confuso, mas é como se o governo dissesse que ela é incapaz de tomar decisões, como ter uma conta no banco, por isso é necessário que alguém faça isso por ela. Isso me intrigou no filme e o livro me tirou essa dúvida. Apesar de ter 522 páginas divididas em seis capítulos - todos com data - a leitura fluiu tranquilamente, ele escrevia de um jeito que te envolve e te ensina. Aprendi várias coisas sobre a Suécia, até.

Lisbeth é a pessoa mais antissocial que já vi na literatura mundial. Mas sabe que eu gostaria de ser amiga dela. Com ela é 8 ou 80. Ao mesmo tempo que não é compreendida pela sociedade, é um gênio da informática, mas gosta de viver à margem. Ainda não sei a motivação disso, mas com certeza tem a ver com a infância. Pela força que tem, Lisbeth Salander virou meu ideal de coragem e inteligência - eu gostaria de ser como ela, mas sem os traumas.

E o que dizer do Mikael: morro de amores! Eu não acho que o autor quisesse arrancar suspiros das leitoras ao criar o personagem - cujo apelido no livro é Micke e no filme é Kalle, vai entender... - mas mesmo assim, queria um desse pra mim. E já que não posso, pelo menos posso me espelhar profissionalmente. Ele é um bom profissional, apesar de ter cometido uma falha gravíssima - do ponto de vista investigativo, mas ainda assim é um exemplo de profissional.

Outra coisa que me chamou a atenção foi o alto número de casos de violência doméstica na Suécia: segundo o autor, em 2005, mais de 80% das mulheres sofreram algum tipo de agressão. Isso me assustou, partindo da premissa de que a Suécia é um dos países que praticamente beira a perfeição, no IDH tá ali, próximo do 1 (lembrando que o Índice de Desenvolviment Humano vai de 0 a 1). Um país de primeiro mundo não deveria ter um índice tão alto, mas, infelizmente, se nem as suecas estão livres da violência doméstica, imagine nós aqui na América ou as que vivem em regiões muito mais pobres...
Que lombadas lindas <3
Essa capa é mais bonita que a da nova edição - a nova provavelmente foi traduzida direto do sueco e tem a nova reforma ortográfica - ao passo que essa edição que tenho, que foi publicada em 2008, foi traduzida da edição francesa. Foi feito um ótimo trabalho de tradução, mas eu gosto mesmo é quando é traduzido do idioma original. Não localizei erros de ortografia, só que, se eu ler pensando na ortografia antiga, a revisão está impecável. Mas como eu li em 2016, então não posso exigir nada, mais fácil eu comprar o livro de novo, rs.

Não sei o que esperar dos demais volumes, mas, depois de ler fiquei pensando: e se a viúva de Larsson desse sequência na série? Sabe-se que o quarto volume, escrito pelo jornalista David Lagercrantz, foi escrito contra a vontade da viúva de Larsson, Eva Gabrielsson, que possui os originais de uma continuação - que foi concebida para ter 10 volumes. Não entendi muito bem os detalhes, mas de um lado da briga está a viúva, que detém os textos de Stieg e do outro estão o pai e o irmão do autor, herdeiros legais. Lembrando que Larsson não era casado legalmente, mesmo convivendo por quase três décadas com Eva, por isso a briga pela herança.

Como não saberemos se um dia a sequência deixada por Stieg Larsson verá a luz, fiquemos com o que tem: uma história de tirar o fôlego, com personagens muito inteligentes cujo objetivo é fazer tremer quem está no poder. Por ora vou dar uma pausa na série, pois tenho outras séries para encerrar hahaha

P.S.: Lá no início eu disse que a morte de Larsson foi tosca e prematura. Foi mesmo. Ele fumava cerca de três maços de cigarro por dia e adorava um McDonalds. Pois bem, no dia de sua morte, o elevador do prédio onde ficava seu escritório - no sétimo andar - não estava funcionando. Subiu os sete lances, teve um ataque cardíaco e morreu aos 50 anos, deixando uma série maravilhosa, mas um baita pepino para viúva e familiares.

Então, como nunca te pedi nada, por favor, leia essa resenha e corra pra ler os livros e ver os filmes. Foi o jeito que encontrei para disseminar a "palavra de Larsson" pelo mundo!!!


25 Comentários

  1. Oiii!

    Eu não conhecia esse livro até você falar sobre ele. Bom, o enredo parece ser bem rico e fiquei muito feliz em saber que curtiu a obra. Espero que isso aconteça com os demais livros :D

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Oiee

    Esse livro é sensacional!! Ou melhor todos. Eu parei no terceiro e sempre recomendo muito!!
    Senti tudo isso que você falou, foi uma grande perda a morte do autor.
    }Quanto a Lisbeth não tem nem o que falar, uma das minhas personagens favoritas!!!
    Amei sua resenha!

    Bjs
    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem?

    Eu assisti ao filme a um tempo atrás e gostei bastante.
    Fiquei com muita vontade de ler o livro depois dessa sua resenha, eu não sabia que tinha continuação e nem que o autor tinha morrido, quer dizer, nem sabia que o filme tinha sido baseado em um livro, gostei de saber!
    O que eu mais gostei no filme e pelo que vc disse, é mais explorado no livro, é a forma com que o autor aborda a violência e tal.
    Quanto as estatísticas do país... é, concordo com vc!
    E sobre o pai e irmão, na boa, as pessoas são odiosas quando se trata de dinheiro, se o cara viveu com a mulher por 30 anos, mas não legalizou e eu fosse a mãe dele, por exemplo, é tudo dela, oras, ela que esteve ao lado dele e construiu com ele. E não acho legal uma outra pessoa ter continuado a série, afinal, nem sabia o que o autor pensava... o.o

    Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Kamila! Tudo bem?
    Eu Li a trilogia tem anooos hahush Não me lembro muito bem dos detalhes, mas fiquei fascinada com a história e principalmente com a Lisbeth. Ao contrário de você, minha leitura não foi tão fluída. Particularmente, o autor tem uma escrita muito rebuscada e adulta, me deixava tensa hahahh Beijos,

    www.estranhoscomoeu.com

    ResponderExcluir
  5. Hey! Eu vejo direto essa série em destaque aqui na biblioteca da minha cidade, confesso que ainda não tive oportunidade para ler (preguiça de encarar mesmo rs), estou abismado com essa morte do Larsson, parece coisa de novela o cara sobe as escadas e cai duro no chão, super sinistro hein!

    ResponderExcluir
  6. Já li essa série, e adoro, não vou te contar spoilers mas uma coisa tenha certeza: a história da Lisbeth é muito maior e mais interessante que de qualquer outra pessoa nesse universo, ela é uma verdadeira heroína em todos os sentidos da palavra.

    Gostei muito da sua resenha, abraços.

    ResponderExcluir
  7. Oie, já li esse livro e sinceramente eu não vi toda a maravilha que todo mundo faz em torno dele. Eu acho um livro sensacional mas não está na listinha dos melhores livros que eu já li. Na verdade gosto muito desse primeiro, mas se tivesse ficado por aí talvez tivesse sido melhor. Gosto de todo aquele climinha da revista e das investigações, e também fiquei chocada com a quantidade de violência doméstica na suécia. EM fim, que bacana ver uma resenha desse livro depois de tanto tempo que li. e ainda não li o quarto livro escrito pelo outro autor.

    ResponderExcluir
  8. Olá, sua resenha me fez ter vontade de recomeçar a ler o primeiro livro de novo. Foi o único que cheguei quase até o final por ebook, dai vi a quantidade da série e me desanimei, acabei largando. Mas há muitas recomendações boas dele.
    Bjos


    EuVocê&oslivros

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  10. Minha nossa! Pelo entusiasmo da sua resenha é lógico que eu não tenho outra saída a não ser ler logo. Mas não faça isso! Não pendure no pescoço. ..vai ficar estranho. Hehe

    Eu juro que tento ler no ônibus, mas não dá. Nunca consegui!

    Sua resenha está maravilhosa, incrível mesmo! Nunca tinha lido uma resenha que explicasse tão bem a obra!

    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Oi.

    Estou com esse livro em casa para ler. Já ouvi muitos comentário bem positivos a respeito dele e quero muito poder ler. Sua resenha me fez querer le mais ainda, maravilhosa Dj resenha, perfeita!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Olá, que resenha maravilhosa e divertida, adorei.Sempre ouvi falar desse livro e o nome me atraia mas não sabia que o tema era esse, o nome me remetia mais a serial killers, mas eu tõ super curiosa do mesmo jeito, irei ler e assistir o filme depois, bjs

    ResponderExcluir
  13. Oioi! Tudo bem?
    SOu doida pra ler essa serie Millennium, mas so quero ler os 3 primeiros mesmos.
    Todo mundo ate agora so falou bem da trilogia e eu gosto mto do genero e sei que vou devorar os livros.
    Bacana demais que vc ja tem os 4, acho as ediçoes lindas, mas ainda está caro para eu comprar.
    Amei a dica e a resenha.
    Beijos

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  14. Olá! Eu só assisti ao filme, mas a versão americana e gostei bastante. Acho muito legal o tema abordado na história, tenho certeza que o livro é um milhão de vezes melhor...Mas, só o filme me impressionou, fico imaginando o livro, beijos!

    ResponderExcluir
  15. Olá
    sempre ouço falar da série e parece ser boa mas não sei é algo que leria por agora, apesar do enredo mega atraente acho que por enquanto vou deixar passar

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oie! Acho as capas - e as lombadas hehe - lindas. Fiquei conhecendo a história quando a Grazi lá do blog resenhou o quarto livro - A Garota na Teia de Aranha - e achei bem interessante e instigante, porém ainda não me aventurei na leitura.
    Foi bacana ver sua animação, o seu entusiamos por gostar tanto de Larsson.
    Acredito que o filme, mesmo sendo tão bom, não foi fiel ao livro, nunca são, né.
    Bjks
    www.viciadosemleitura.blog.br

    ResponderExcluir
  17. Oi Kamilla!
    Parabéns pela resenha, ficou incrível!
    Eu sempre ouço muito elogios a essa série e tenho muito vontade de ler, mas com os compromissos do blog o tempo está cada vez mais curto. Mas quero muito ler, até já comprei a série, e assim que possível mato minha curiosidade.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  18. Não li os os livros, assisti os 3 filmes e gostei muito. Quando soube que saiu o quarto livro, não decidi comprar por não ter lido os anteriores. Talvez façam o filme do quarto. Gostei muito de todos.

    ResponderExcluir
  19. Oi kamila, sua linda, tudo bem?
    Estou impressionada, não sabia desses dados sobre a violência doméstica lá. O bom é que o livro ajudou a denunciar a questão, espero que tenham mudado já essa realidade. Todo mundo elogia essa trilogia, eu fiquei super empolgada para ler e já comprei, mas para minha surpresa, olho sua foto e descubro que tem mais um livro, escrito por outro autor, já fui lá na Saraiva, risos... Ainda não tive a oportunidade de ler, mas não vejo a hora . Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
  20. Oi,
    Você gostou mesmo hein?
    Sua resenha está muito animada, percebe como você está entusiasmada com a leitura.
    Espero que essa história sirva para ajudar mudar a realidade.
    Parabéns pela resenha
    beijos

    ResponderExcluir
  21. Olá Kamilla, tudo bem?

    Eu vi quando essa coleção chegou às livrarias, pois trabalhava em uma na época. Para começar me apaixonei pela capa. Ela é muito foda! E depois me apaixonei pelo livro, mesmo sem ter o lido ainda. Não diferente da sua resenha, todas as outras que eu li sobre “Os Homens que Não Amavam as Mulheres”, só dão mais e mais vontade de lê-lo! Eu só tenho q terminar os outros tantos que faltam... (kkkkkkkk)

    Beijos,

    Gabriel Albuquerque

    ResponderExcluir
  22. Olá, adorei a resenha. Comprei o box com os 3 primeiros livros a algum tempo mas ainda não tive a oportunidade de ler por conta dos inúmeros livros de parcerias que estão atrasados...

    A trama parece ser bem envolvente.

    Abraços

    ResponderExcluir
  23. Olá,
    Esse livro é bem famosinho, mas nunca tive interesse em conhecer. Porém, hoje você e apresentou um enredo muito interessante e que agrega bastante ao leitor. Já foi para a lista de desejados.
    Ótima resenha!

    www.isaaczedecc.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Oi Kamilla! Menina do céu que babado esse negócio da viúva, não sabia que existiam mais volumes dessa série escrita v pelo próprio Stieg :o
    Sinceramente é uma sacanagem se não vierem a público, eu li os três volumes e são espetaculares, na verdade também amei a Lisbeth, mas tenho que dizer que não curti muito o Mikael pelo simples fato de achar ele um galinha kkkkk
    Enfim, a história por tras é muito bem elaborada, posso dizer que ouvi um boato que a morte do atritos não foi por causas naturais, cigarro e Mac Donald... Existe uma teoria que essas histórias da millennium não eram tão fantasiosas e alguém apagou de forma a que não levantasse suspeitas...
    Enfim.. Teorias da conspiração... Que é estranho é... Não duvido, não acredito, mão no fogo não ponho kkkkk

    Mas me recuso ler esse novo volume que não foi escrito pelo autor, acho que foi apenas v por dinheiro..


    Beijos.

    ResponderExcluir
  25. Olá!! Simplesmente, obrigada pela doutrinação kkkkk amei, estou deveras instigada a ler essa série, mais ainda!! Sua resenha está maravilhosa =) Espero realmente ler em breve esses livros !!! Vou correr para assistir ao filme (obrigada Netflix) kkkk Bjs
    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir

Olá!!

Fortaleça este humilde blog, deixe seu comentário e seu link para eu retribuir sua visita!

Se quiser, entre em contato através do email resenhaeoutrascoisas@gmail.com :)