Olá!

Vamos de nacional! E de um nacional recebido em parceria com a Arqueiro! Quando li que a Thalita Rebouças tinha ido para a Arqueiro, pensei que ela escreveria para um público mais maduro, não sei porquê pensei isso, mas foi com esse pensamento que solicitei o livro à editora, para resenha. Que pena. Vamos falar de Confissões de uma Garota Excluída, Mal-Amada e (um pouco) Dramática.
A história começa com Tetê indo ao psiquiatra porque sua mãe recomendou, alegando que a menina estava de cara amarrada, de mal com a vida, não ria... (pelo amor, isso é raio de motivo pra alguém levar filho no psiquiatra?) Enfim, Tetê - cujo nome é Teanira, mistura de Tércio com Djanira, seus avós - começa contando sua saga na escola, o bullying que sofria, a falta de amigos, seu amor pela cozinha...

Porém, depois que o pai perde o emprego, Tetê e a família vão morar na casa dos avós, no bairro de Copacabana, logo, a menina precisará mudar de escola. Na nova escola, ela logo faz um amigo, Davi, o nerd. Depois ela conhece Erick, o lindo; e Zeca, o amigo gay que todo mundo deveria ter. Claro que, como estamos numa escola particular, tem que ter a patricinha (Valentina) e sua BFF (Laís); e a sonsa (Samantha).

Basicamente, o que vi nesse livro foi: uma menina que mais parecia Betty a feia que sofre bullying e depois dá a volta por cima. Nada que se diga "nossa, que maravilhoso, perfeito, delicado". Claro que tem mensagens a serem transmitidas (clichês sobre bullying e amor à família, por exemplo) e passagens engraçadas. Mas, no mais, é um festival de futilidades. Pelo que li, não é só um livro para adolescentes, é um livro para adolescentes de classe média/média alta, que leem Capricho e têm tudo na mão. Eu só me identifiquei com a Tetê na parte da sobrancelha (dói demais pra tirar, ok?). Eu estudei em escola pública a vida toda, então meio que aprendi a não ter paciência com garotas fúteis e mimizentas (na minha escola, a palavra mimizenta ainda não existia, rs).
volta Betty!
Voltando ao livro, percebi que (posso estar enganada) Tetê é um pouco da autora, como se fosse um relato autobiográfico, mas com toques de 2016. Tetê vai nos contando como estão sendo seus dias na escola nova, seus novos amigos, seu primeiro amor, sua primeira festa, sobre como é sua família, unida mas um pouco problemática (eu achei um bando de chatos). Em alguns momentos me vi no papel de Tetê, cheguei a me identificar com ela, mas diferente dela, eu não tenho um Zeca para me salvar.

Falando no Zeca, ele é praticamente o anjo da guarda da Tetê, mas é muito forçado em alguns momentos. Aliás, em vários momentos, percebi o quanto os dialógos da Thalita são forçados. Não sei, não é possível que alguém fale como a Tetê todo santo dia. Eu sei que não sou o público-alvo da autora, mas será mesmo que os adolescentes falem coisas como "ultramegablaster alguma coisa"? Pra mim, Thalita esqueceu de amadurecer. Não vou entrar no mérito de saber se é bom ou não.

Agora, falando da parte gráfica: como sempre, a Arqueiro fez um ótimo trabalho. Só não gostei do tamanho do livro: é menor em relação aos demais livros da editora. Mas a capa está bem bonita e adorei o presskit que a editora enviou. O legal desse livro (sim, eu achei um ponto positivo) é que tem várias receitas - e que são fáceis de fazer!

Então se você é adolescente ou até mesmo curte uma leitura mais leve, recomendo sim, apesar de tudo, você ri. A leitura flui, li bem rápido até, partindo da premissa que estava em semana de provas quando o li. Não é porque eu não gostei que você não vai gostar também, ué.



34 Comentários

  1. nossa, já me identiquei totalmente com esse titulo imenso, hahaha, adorei conhecer o livro por aqui

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  2. Oi, é uma pena que não tenha gostado do livro, ainda não li nada da autora, mas enho curiosidade. Achei a capa linda.

    ResponderExcluir
  3. Olá!!

    Eu tenho bastante curiosidade de ler algo da Thalita e fiquei mega feliz em saber que ela tinha mudado de casa, uma vez que a arqueiro tem muito mais visualização que a rocco.
    Gostei da sua sinceridade em relação ao livro e fiquei triste em saber que não te agradou a leitura :( uma pena.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Poxa, que pena que não gostou tanto quanto eu. Em um encontro organizado pela editora, a própria Thalita comentou que era um tanto autobiográfico sim. E eu não me incomodei tanto assim com a linguagem porque é algo bem característico da Thalita. As vezes eu me irritava com o jeito da Tetê, mas é nítido que ela amadurece aos poucos, sem perder a essência doidinha dela. E o Zeca... <3 Thalita disse que eu o amaria e estava completamente certa. Quem me dera ter um amigo assim. haha

    Ótima resenha. Uma pena não ter gostado tanto quanto eu, mas acho ótimo que ainda existam blogueiros sinceros em suas resenhas. Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Kamila! Tudo bem?
    Eu já tentei ler alguns livros da autora quando cursava ensino médio, mas eram apenas uma tentativas frustradas, pois nada dela batia com o que eu gostava. Sempre tive uma queda maior por livros mais darks, como thriller psicológico, policial... Pelo que eu pude perceber sobre a escrita da Thalita, ela é levezinha e bem "clichê". Ou seja, não vejo muitas coisas novas, que prendam a nossa atenção. Porém, acho superinteressante indicá-lo para pré-adolescentes, entre 12 a 15 anos. Creio ser uma linguagem mais adequada para esse tipo de público. Ah, e adorei a resenha! Bjs,

    www.estranhoscomoeu.com

    ResponderExcluir
  6. Olá
    Nunca li nada da Thalita, para falar a verdade sempre fugi dos livros dela, não sei sempre que vejo ela falando de seus livros ficava com uma impressão de superficialidade, como se ela pagasse temas da moda como bulling entre outros, só para chamar a atenção sem que realmente tivesse a pretensão de usa-los, é bem livros para pré-adolescentes bem leves e até mesmo gostoso de ler, mas é para eles, não para mim.
    Beijocas.

    www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. A Thalita escreve muito bem para o público alvo dela.
    Tô com o livro para ler e te confesso que nem criei muitas expectativas, já que o livro é bem teen,
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  8. Eu terminei de ler esse livro não tem nem uma semana e estou apaixonada por ele, ao contrário de você, eu já sabia que a Thalita continuaria escrevendo para o mesmo público, até porque isso e está bem claro na sinopse. Eu acho interessante a visão diferente que as pessoas tem da mesma obra, eu discordo completamente da sua opinião e com certeza você vai discordar da minha também kkk mas isso que é o bacana, a liberdade de gostar ou não, de falar o que pensa sobre uma obra.

    Eu não vi futilidade na Tetê, vi uma garota desesperada por atenção e isso acontece frequentemente nessa idade. Acho que ela precisa com urgência do tratamento e mesmo que tenha começado a melhorar, precisa entender muita coisa ainda, principalmente que o mundo não é um lugar cor de rosa onde o Zeca possa resolver todos os problemas dela (eu amei o Zeca). Na minha adolescência, eu era praticamente a cópia da tetê, exceto o fato da Tetê-do Cecê (affs, ninguém merce kkkk). Talvez tenha sido por isso que me identifiquei tanto com o livro e olha que também sempre estudei em colégio público onde muitas vezes não tínhamos nem o material básico para o estudo (mas quem faz a escola é o aluno e não o material).

    ResponderExcluir
  9. Desde que esse lançamento ja sabia que nao ia ser minha praia.
    Que a capa ficou linda e a diagramaçao incrivel, so pela titulo ja sabia que seria um daqueles livros que me mataria de raiva... acho que nao me enganei... rsrs

    Raissa Nantes

    ResponderExcluir
  10. Oiii Kamila, tudo bem?
    Realmente eu tenho uma grande vontade de realizar a leitura dessa obra, parece ser maravilhosa, e ainda mais sendo adolescente, isso desperta muito meu interesse.
    Gostei das fotos e da resenha.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem?!
    Apesar da capa ser super chamativa, tanto que despertou a minha atenção, eu não fiquei interessada na leitura da obra. Depois de ler a sua resenha, acho que não a curtiria muito, mas isso só pode ser confirmado se eu ler o livro, né?!
    Parabéns pela resenha e pala sinceridade, que pela que a história não te agradou!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Oi, Kamila
    Esse livro está dando o que falar. Todos querem haha Eu leria se tivesse oportunidade, mas não é uma prioridade. Só lendo para saber se concordaria com você. Não gosto quando as obras focam em adolescentes que têm tudo na mão. Que pena que o livro passou essa impressão.
    Bela resenha. É sempre muito bom ser sincera.

    ResponderExcluir
  13. Oi!
    Eu acompanhei muita coisa sobre esse livro, mas só agora pude ler uma resenha. Nunca li nada da autora, mas conheço muita coisa sobre o trabalho dela. Eu também não sou o público-alvo dela, talvez se eu ler, vou ter a mesma impressão que você. Tenho sim muita curiosidade de ler algo dela, mas quem sabe em um futuro...
    Adorei o post!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  14. Oi!
    Quando vi o lançamento desse livro fiquei empolgada porque adoro a Thalita e como você esperava algo mais maduro, sem motivo aparente. Uma pena que a história do livro traga nada de novo e seja, na sua opinião, mais do mesmo do que a autora já produziu. Pelo menos a capa é bonita e tem essas receitas que vão render boas comidinha, não?
    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Conheço a Thalita desde que ingressei no mundo da blogosfera literária, mas não me dispus a ler nenhuma de suas obras, justamente por serem mais voltadas ao universo adolescente e romântico. E sobre ser muito igual ao que ela costuma escrever, ela mesma já disse em uma entrevista que gosta dessa literatura comercial e que é difícil sair da zona de conforto na escrita. A capa não deixa de ser linda e a diagramação uma beleza, mas n leria pelo que já expus. ;)

    ResponderExcluir
  16. Oi,
    Nunca li nada dessa autora, sempre vejo as adolescentes louquinhas por ela hahaha
    Também nunca fiquei com vontade de ler, mesmo amando leituras leves.
    Se vc leu durante a prova e ainda rápido, então fluiu bastante.
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Oie! Adorei sua resenha sincera, mas acho mesmo que os livros da Thalita são para um público mais novo, para as adolescentes e olha, não duvide das bobeiras que elas falam rsrs.
    Adorei o kit e a capa é bem bonita, pena que não é pra gente rsrs.
    Bjks
    www.viciadosemleitura.blog.br

    ResponderExcluir
  18. Oi Kamila!
    Segunda resenha que leio desse livro e segunda opinião positiva!
    Ainda não li nada da Thalita, mas ainda mais agora por saber que essa história é meio biografica eu quero ler!
    Adorava a Bete a Feia kkkkkk
    Quando era criança tive problemas por ser gordinha e diferente do restante da turma, a falta de apoio da minha família que achava que realmente a culpa era minha que eu tinha que emagrecer para me adequar nos padrões me deixou uma adolescente com auto estima no pé.
    Espero que esse tipo de literatura ajude outros adolescentes que passarão por isso futuramente a serem mais seguros.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  19. Olá, adorei o título dessa obra...kkkk
    Sua resenha ficou show, gosto de sinceridade, doa a quem doer. Nunca li nada da autora, mas concordo quando você diz sobre o público alvo da autora.

    ResponderExcluir
  20. Oi,

    De cara, eu não gostei muito do título do livro, quando leio já fico pensando no drama e na chatice que deve ser essa história. Na minha época de adolescente eu li Paula Pimenta e desde então tenho um padrão de livros para esse alvo, eu até leio livros para esse publico, mas tem coisas que não da para aturar. Espero que ela consiga atingir o publico dela.
    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Olá Kamila. A capa do livro é linda e o Kit também. Nunca li nada da Thalita, pois as premissas dos livros dela nunca me atraíram, e lendo sua resenha tão sincera, só fez consolidar minha opinião. Não tenho paciência para histórias assim e com personagens nesse estilo. Já li sim, livros onde o mundo adolescente era o foco, mas as histórias e personagens não são tão chatos assim, beijos!

    ResponderExcluir
  22. Adooooro a Thalita. Com certeza lerei. É o tipo de livro menininha que eu gosto. Adorei a resenha, linda. Beijos

    ResponderExcluir
  23. oi

    está aí uma resenha ótima e sincera de um livro que eu não tenho vontade de ler, mas não tenho vontade de ler porque o estilo não me atrai, apesar de achar fofo, sei lá, é uma coisa minha....porém, sua resenha está ótima!

    bjs

    ResponderExcluir
  24. Sabe que eu pensei em solicitar esse livro. Fiquei super na dúvida e até achei que tinha cometido um erro ao trocar o pedido antes de mandar o formulário. Lendo sua resenha me sinto com sorte por ter feito isso.
    Acho que, mesmo quando não somos o público alvo do livro temos como perceber se o autor conseguiu o objetivo - e me parece que não foi o caso aqui. Adoro um clichê, mas ele tem que estar bem colocado e não junto com um festival de futilidades... Enfim...
    Adorei sua resenha. E adorei saber que não errei ao deixar o livro passar.
    (que coisa linda o kit *-*)
    Beijinhos,
    Lica

    ResponderExcluir
  25. Oi Ka, tudo bem??
    Que pena que o livro não te cativou e apesar de gostar de histórias adolescentes, pelo enredo apresentado aqui, não me senti cativada em ler não.. aliás desde o lançamento deste livro eu tenho pensando em como a capa e o marcador são lindos, mas só isso kkk. Mesmo a história sendo para adolescentes ela deve ser bem desenvolvida... tem que ter um cotexto geral, mas enfim... sou uma mera leitora... xero!

    ResponderExcluir
  26. Oooi Kamila!:)

    Que pena que não gostou tanto do livro! :( Tenho bastate vontade de ler ele, a premissa dele e bem boa. Espero que eu goste haha

    Beijoos

    http://estantemineira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Realmente as impressões de cada pessoa a respeito de uma leitura mudam muito, né? Terminei a leitura desse livro hoje e amei, me identifiquei demais, relembrei minha adolescência e cheguei a chorar umas duas vezes - e olha que já passei muito da idade do público-alvo. E sim, eu falava ultramegablaster... e acho que seria capaz de falar ainda hoje se não me controlasse... hehe...

    Beijo!

    ResponderExcluir
  28. Olá,
    Eu estou extremamente ansiosa para ler o novo livro da Thalita. Assim como você, imagino que também não acredito pertencer ao público alvo desse livro, mas como uma amiga minha fala, adoro livros que espremem o cérebro até virar uma ervilha. Pretendo ler em breve.
    Beijos

    ResponderExcluir
  29. O livro parece ser uma graça, pena que você não curtiu muito. Eu não conheço o trabalho de escritora da Thalita Rebouças, eu a conheço apenas como jornalista, mas acho que daria uma chance ao livro, pois gosto muito de literatura juvenil, quando o livro é bem escrito, claro.

    Tatiana

    ResponderExcluir
  30. Oioi! Tudo bem?
    Achei linda a capa e a diagramação do livro Confissões de uma Garota Excluída, Mal-Amada e (um pouco) Dramática, mas confesso que o tipo de historia nao é para mim nao.
    Acho que seria teen demais, hehe.
    Adorei conhecer mais do livro pela resenha, mas dessa vez eu passo a dica.
    Acho que vou gostar mto.
    Beijos

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  31. Ola Kamila minha filha está doida para ler esse livro, a capa está linda, e a maioria dos leitores da Thalita são adolescentes mesmo, mesmo com alguns clichês eu pretendo ler com minha filha. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  32. Oi Kamilla....
    Eu ri demais com o nome do livro hahaha
    Nunca li nada da Talita e para falar a verdade, não gosto muito de livros com essa pegada mais juvenil. Mas fiquei realmente curiosa com esse livro.
    Muito boa sua resenha como sempre e gostei das fotos tbm.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  33. Oi linda,

    A escrita da Thalita é ótima, mas não curto os livros dela.
    São para adolescentes e nunca consigo terminar o livro.
    Só indico para minha irmã caçula que é gamada em livros como esse.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  34. Olá Kamila!!!
    Os livros da Thalita não me chamam a atenção e por isso eu nem tento conhecer as obras dela.
    Esse livro na hora que vi já pensei que não teria a capacidade de gostar do estilo que a autora trabalha, então mesmo que tenha visto ele não me interessei.

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir

Olá!!

Fortaleça este humilde blog, deixe seu comentário e seu link para eu retribuir sua visita!

Se quiser, entre em contato através do email resenhaeoutrascoisas@gmail.com :)