Olá!

Finalmente trago a resenha do novo livro da nossa parceira, a autora e jornalista Valéria Martins. Esse livro foi uma grata surpresa para mim, nunca tinha lido nada parecido, e apesar de ser um livro curtinho, tem uma mensagem forte - sem falar das paisagens descritas. Valéria, mil perdões na demora em postar a resenha, mas ela está aqui e espero que você e os leitores gostem.

Sinopse: Jovem rica e mimada, Mariana sofre uma imensa decepção amorosa às vésperas do casamento e cai em depressão. Seu irmão aventureiro a incentiva a empreender uma viagem a Chapada Diamantina, na Bahia, a fim de espairecer e encontrar um novo rumo. Lá ela se depara com paisagens belíssimas, conhece um modo de vida bem diferente do que estava acostumava, envolve-se com o guia turístico Alex e desfruta a verdadeira amizade com Claudia, menina maluquinha a quem o destino a uniu para sempre.
A matéria dos sonhos é um romance sobre busca, amor, amizade e encontro.

A história começa com a jovem advogada Mariana de Almeida Ribeiro em uma prova de seu vestido de noiva. Ela está prestes a se casar, mas não está contente. Algo a incomoda. Seu noivo é o playboy Gustavo Motta, filho de um importante industrial. Gustavo tem fama de ser mulherengo, enquanto que Mariana é uma moça, digamos, tímida. O casamento era um acontecimento mais que esperado pela alta sociedade do Rio de Janeiro.
Após uma determinada foto vazar na imprensa, o noivado de Gustavo e Mariana acaba - faltando 15 dias para a cerimônia - e ela fica praticamente em depressão. Então, seu irmão Paulinho, um fotógrafo viajante, sugere que ela faça uma viagem. E sugere como destino a Chapada Diamantina, na Bahia. Porém, antes da foto vazar na imprensa - portanto, antes da viagem - Mariana vai a um chá de bebê de uma amiga e conhece Claudia, uma jovem aspirante a cineasta que está de passagem pelo Rio.
Chegando na Chapada Diamantina, Mariana encontra belas paisagens. O irmão Paulinho preparou tudo para que Mariana pudesse desfrutar da viagem. E qual sua surpresa ao chegar na região? Alex. Um rapaz negro, forte, lindo e maravilhoso. Ele será o guia de Mariana nessa viagem. Depois de um dia de passeios, Mariana reencontra Claudia com um grupo de amigos, entre eles está Bernardo, irmão de Alex.
Entre passeios e festas em que foi convidada por Claudia, Mariana e Alex ultrapassarão as barreiras do profissional e viverão uma linda história de amor. Nesse meio tempo, Mariana ainda terá que lidar com fantasmas do passado. A viagem também marcaria o reinício da vida da advogada, seu encontro com seu eu interior. Tudo isso tendo como plano de fundo a Chapada Diamantina!
Conheci a Valéria através da Ani, do Entre Chocolates e Músicas, que é parceira da autora há algum tempo. A Ani me mostrou (e me fez lembrar) o livro A Pausa do Tempo, que é de crônicas. Nesse livro, Valéria conta várias coisas, inclusive que conversou com William P. Gordon(!!!!), que não é famoso por aqui, mas nos EUA é relativamente conhecido por seus romances policiais e por ter sido casado com a escritora (e meu ídolo literário) Isabel Allende por 27 anos. Quando a Ani me disse que a autora estava em busca de parceiros, me inscrevi e fiquei feliz ao saber que fui aprovada! Ao ler A Matéria dos Sonhos, não me arrependi de ter solicitado a parceria, só me arrependi de ter demorado tanto pra ler...
A escrita da autora é maravilhosa! Com certeza ela viajou para a Chapada Diamantina, porque a autora descreve - é narrado em terceira pessoa - os lugares com muita precisão, tanto que imaginei todas as cenas na minha cabeça com uma facilidade incrível. Mariana é uma advogada que sempre teve tudo o que quis e, ao passar pela situação que passou com a tal foto, ela tinha tudo para se afogar na depressão. Mesmo sendo a mais nova do casal Almeida Ribeiro, teve que sofrer para entender as situações que a vida coloca no caminho.
Alex, o guia, é um cara superprofissional, que procura não se envolver com as moças que solicitam seus serviços, porque ele também tem suas feridas de amor. E é com Mariana que ele quebra todas essas barreiras, em nome de um amor difícil, mas muito verdadeiro. Alex mora com a mãe e os quatro irmãos e, além de seu trabalho como guia, ele ajuda na creperia da família.
Sobre Claudia: quero ser amiga dela! Ela é super decidida, mas que tem medo também. Foi criada pela avó, seu pai é falecido e a mãe a abandonou ainda pequena. Tem o sonho de ser cineasta, mas por ora, trabalha na França como continuísta. Sua vida nada tem de maravilhosa - mesmo vivendo na França - mas ela sempre está com um sorriso no rosto, vivendo um dia de cada vez.
Esse livro tem mensagens incríveis. Todas me fizeram refletir sobre os sonhos: o que são, por que tê-los. Nos faz pensar até em viagens: tantos querendo ir para fora do país, mas que esquece que o Brasil tem paisagens maravilhosas. Nada contra quem quer fazer viagens internacionais - inclusive, eu também quero - mas, é bom olharmos com carinho para o nosso país também, tem tanto a oferecer. Essa reflexão, inclusive, foi uma das primeiras que a Mariana fez ao desembarcar na Bahia!
A leitura é tão boa e você torce tanto por Mariana e Alex que você mal vê o tempo passar, aí quando vê, acabou o livro. O final foi um tanto inesperado, mas gostei, não conseguia ver outro jeito de acabar. Eu li em e-book, mas não pude deixar de notar alguns erros de digitação. Uma segunda revisão por parte da editora Jaguatirica será de grande valia.
Enfim, só me resta recomendar esse livro lindo, com uma história que nos prende do começo ao fim e com uma paisagem de tirar o fôlego! Ou vocês acham que só tem mato e planície na Chapada Diamantina? E o livro é super curto, você lê em horas, de uma vez só (são só cinco capítulos)! Ah, recomendo que você visite o blog da autora (clique aqui) e logo abaixo, tem o booktrailer!




40 Comentários

  1. Que romance delicioso de ler.
    Lendo a sua resenha, já senti que ele é muito bom. Me vi um pouco na personagem principal, acho que por isso achei interessante.
    Espero que Mariana e Alex tenham ficado juntos OMG

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha e amei mais ainda o fato de o livro ser passado em um lugar tão lindo como a Chapada Diamantina. Mas vou confessar que não gosto muito de livros onde tem uma moça tímida e um playboy mulherengo, mas mesmo assim parece um ótimo livro para quem curte romances assim.

    Abraços, www.meninoliterario.com.br

    ResponderExcluir
  3. gostei mt de conhecer esse titulo, interessante se passar na chapada!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  4. Oi
    Que bom que curtiu o livro. A autora parece ser bem legal.
    Não sei se leria, mas o cenário que ela escolheu para a estória é muito lindo mesmo!

    Beijos

    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oiii!

    Eu fico muito feliz em saber que gostou da obra! A minha resenha sai - finalmente - na quarta <3
    A Valéria tem algo na escrita que eu não sei explicar, me faz querer viajar, sair de lugar, ser totalmente diferente, não sei como ela consegue isso. Mas sempre quero estar lá.
    Pesquisei diversas imagens de lugares que ela cita e nossa *-* que lindo!
    Enfim, a resenha está ótima !!! E sempre que puder, te apresento novos autores ;)

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba, mal posso esperar para chegar logo a quarta feira... Beijos, querida Ana Paula!

      Excluir
  6. Olá.
    Que legal conhecer uma história que acontece na Chapada Diamantina. Acho as chapadas lindas é um lugar que gostaria muito de conhecer e saber que o livro tem descrições é bem legal.
    Beijos.

    www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi, adorei a resenha, o livro parece ser muito interessante.

    http://mysecretworldbells.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. OMG, aqui na Chapada? Preciso ler e saber como foi ter "minha casa" como cenário desse livro. Amei!! A capa e o título também estão ótimos!
    Beijos. Amei a resenha.

    http://dialetica-literaria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá

    Nossa que delicia de livro deve ser este, eu não o conhecia, mas espero reparar este erro em breve, sua resenha está otima, parabéns pelo trabalho.

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Querida Kamila, muito obrigada pela leitura e pela atenciosa resenha. Muito feliz com essa honra. Um beijo com muito carinho, espero que outros blogueiros queiram e possam ler! <3

    ResponderExcluir
  11. Olá,

    desconhecia o livro e a autora, não sou um profundo conhecedor de romance, particularmente gostei da resenha, mas não pretendo ler o livro, prefiro focar nas ficções históricas, ficções científicas, contos e crônicas. www.sagaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi moça perfeita!
    Primeiramente, gostaríamos de parabenizar pelo blog fantástico, amamos todas as postagens, nos servem de inspiração para nosso blog.
    Segundamente, será que poderia nos seguir para ajudar nosso blog, já que ele não chega nem perto de famoso, rsrs?
    Gratas pela atenção, muito sucesso e abraços! <3
    http://particulasinfinitas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Deve ser uma leitura muito gostosa. Fiquei super interessada principalmente pelo cenário da história, Chapada Diamantina é um lugar maravilhoso e o fato dela buscar se redescobrir e viver outra história após uma relação decepcionante me anima a ler e saber o desfecho da aventura dela e do Alex, claro. *-*

    Vou procurar o livro! ;)
    Beijão.

    www.escritacolorida.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oie. Achei a capa gostosa do livro e estou querendo ler mais livros nacionais esse ano e vou dar uma chance para esss livro mesmo não sendo fã de romance.
    Um bj
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  15. Fiquei encantada com a história e com sua Resenha!!! Parece ser uma leitura tão gostosa!! Vou buscar o livro para ler tbm!

    bjs
    www.livrosdabeta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oi kamila, sua linda, tudo bem
    Eu gosto muito de histórias em que os personagens possuem seus dramas e encontram no amor uma forma de se curarem. O romance deles parece ser muito bonito e fiquei interessada nessas mensagens incríveis que a autora irá transmitir ao leitor. Uma ótima dica de leitura. Gostei muito da sua resenha.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oie. Não conhecia nem o livro nem a autora, mas pela sua resenha o mesmo parece ser super legal. Nunca li nenhuma estória passada na chapada, nem nunca fui lá, então imagino que isso torne o livro ainda mais especial. O que mais me atraiu no livro foi o fato de não ser só um romance, mas também por ter esse lado da superação da personagem, adoro quando vemos um personagem evoluindo. Mas será que dá para mostrar esse processo em apenas 5 capítulos?

    Bjs.

    www.delirioselivros.com.br

    ResponderExcluir
  18. Adorei a proposta. Pelo titulo eu havia imagino outro tipo de história, mas o desenvolvimento da história conseguiu me interessar. reparei que tem surgido muito livros que pelo menos mencionam a depressão, isso tem uma grande relevância, é importante e ajuda a construir em cada um de nós visões não preconceituosas a cerca da condição sofregá e difícil de lidar que é a depressão. A literatura nacional está ganhando espaço, é bom ver nosso autores e seus trabalhos fantásticos sendo reconhecidos.

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  20. Oi! Que resenha mais fofa! Adorei! Não conhecia a autora, e fiquei super curiosa pra ler esse romance... Sua resenha me deixou super curiosa, sem falar que morro de vontade de conhecer a Chapada! Com certeza irei ler! E que música mais linda essa do booktrailer <3 Beijos!

    www.eicarolleia.com.br

    ResponderExcluir
  21. Oi, Kamila
    Não conhecia o livro, mas parece ser legal. Quando você citou o Bernardo, logo pensei que já seria um triângulo amoroso entre a protagonista e os dois irmãos, mas parece que não é isso, né? Enfim, se um dia surgir a oportunidade de lê-lo, com certeza o farei.

    Beijo,
    João Victor - De cabeça para baixo | All pop stuff

    ResponderExcluir
  22. Adorei a resenha! Por mais que eu não seja tããão fã de romances kkk a história parece envolvente (se o livro é, não sei, mas sua resenha foi bem envolvente rsrsrs). É bom saber que podemos recorrer a bons autores brasileiros mesmo pra ter boas histórias. E uma história que traz a Chapada Diamantina! *---* Achei lindo e original!

    ResponderExcluir
  23. Oi...

    nossa amei a tua resenha!!!! não conhecia o livro nem a autora, mas me agradei da sinopse, achei a capa linda e tua resenha me conquistou...

    boa dica, vou atrás desse livro!!!!

    bjs

    ResponderExcluir
  24. Olá linda,

    Gostei bastante desse fundo romântico e difícil entre Mariana e Alex. Gosto de tudo que é complicado e exige que tenhamos perseverança e amor para conquistamos e essa paisagem exuberante da Chapada Diamantina deve ser a cereja desse bolo maravilhoso.

    Beijos!
    http://poesiaqueencantavida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Kamila, curiosa para ver as descrições da Chapada Diamantina.
    A história parece ser muito linda e fiquei muito curiosa para ler.
    Já quero conhecer mais sobre a autora também.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  26. Olá!
    Sua resenha está ótima, tenho certeza que despertou interesse dos apreciadores do gênero, já eu não curto muito.
    Gosto quando os autores conseguem descrever o ambiente desta forma, que nos proporciona uma viagem até o cenário da história ♡
    Parabéns pela parceria!
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  27. Oi, tudo bem?
    Eu conhecia esse livro (acho que vi ele aqui no seu blog numa caixinha de correios, não me lembro direito), onde fiquei bastante interessada em ler esse livro e gostei da premissa.
    Legal saber que o livro tem mensagens incríveis, onde adoro livros que posso retirar mensagens importantes.
    Vou anotar a dica e espero poder ler em breve. Ótima resenha.

    Beijos
    Leitora Sempre

    ResponderExcluir
  28. Oie!
    Essa história deve ser linda! O começo um tanto triste com o que acontece com a jovem, mas deve trazer uma linda mensagem de superação. Gostei muito do enredo, e fiquei muito curiosa para ler. Com certeza, vou adorar essa história.
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  29. Hello! Tudo bem?

    Muito bom conhecer novos autores e foi legal saber mais do livro da Valéria Martins.
    Bacana demais a historia e os elgoios a escrita da autora com certeza me deixaram bem curiosa!
    Livro que traz mensagens incríveis sempre sao otimos ne?
    Beijos!

    LIVROS E SUSHI - https://livrosesushi.wordpress.com

    ResponderExcluir
  30. Oi Kamila, tudo bem? O que dizer dessa capa simplesmente perfeita? Gostei muito do enredo, e já me sinto íntima dos personagens :) É muito bom conhecer novos autores, descobrir novos olhares, novas percepções. Sua resenha está excelente. Beijos, Érika

    - www.queroseralice.com.br -

    ResponderExcluir
  31. Oi Kami,
    Parabéns pela parceria o/ Não conhecia a autora e agora vou ficar de olho.
    Realmente, muita gente não percebe o quanto nosso país é lindo e procura fora dele grandes belezas. Confesso que não tenho muita vontade de conhecer grande parte do país por conta do calor, mas existem sim lugares incríveis e que quero visitar - principalmente no Sul. Sua resenha me fez querer ler o livro e descobrir se minha xará vai se encontrar nessa aventura :D

    Beijos,
    Mari
    http://loveloversblog.blogspot.com <3

    ResponderExcluir
  32. Não conhecia a autora, mas o livro parece trazer um belo romance, senti-me muito motivada a fazer a leitura. A capa passa a ideia de suavidade, de algo etéreo, gostei muito. Acho que, em um mundo cada vez mais egoísta, precisamos falar mais sobre amor e amizade. Adorei a Cláudia! Certamente lerei o livro.

    Tatiana

    ResponderExcluir
  33. Olá :D
    Achei super bacana o livro se passar em determinados lugares do Brasil como a Chapada Diamantina. Não conhecia a autora nem o livro mas achei a estória bem interessante.
    Abraço
    http://interessantedeler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  34. Oiie
    Sua resenha está muito legal, eu não conhecia o livro mas parece ser bem interessante, gostei do tema, boa dica

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  35. Fiquei fascinada pela resenha, já estou com vontade de ler o livro e saber mais sobre essa história de uma protagonista que quano tudo estava perdido ela renasceu das cinzas.
    Beijos :*

    ResponderExcluir
  36. Olá, apesar de parecer uma história clichê eu gostei muito da sua resenha!!! Parabéns!!!


    Um super beijo
    Keyla Vilela - Blog Leituraterapia (http://blogleituraterapia.blogspot.com.br/)

    ResponderExcluir
  37. Olá

    Três coisas me chamaram atenção no livro,o final inesperado, a capa que achei linda e o trabalho de pesquisa sobre a Chapada Diamantina, acho bacana,quando você ler um livro e perceber isso claramente,gostei bastante,vou anotar na minha lista.


    Bjss

    ResponderExcluir
  38. Olá,
    Esta resenha me instigou bastante a ler! Adoro livros que exploram o máximo do cenários, livros em terceira pessoas sempre nos fazem ter essa visão sobre os fatos. A história parece ser bem interessante e tive um vontade enorme de ler!

    ResponderExcluir

Olá!!

Fortaleça este humilde blog, deixe seu comentário e seu link para eu retribuir sua visita!

Se quiser, entre em contato através do email resenhaeoutrascoisas@gmail.com :)