Olá!

O resenhado de hoje é do meu autor de suspense favorito!! Eba, já havia algum tempo desde que li e resenhei Zoo (resenha aqui) e quando vi esse livro na biblioteca, não pensei duas vezes e peguei emprestado. Aliás, nem sabia que suspense era um dos meus gêneros favoritos, junto com os romances, as distopias e as biografias. Espero que gostem de Feliz Natal, Alex Cross, de James Patterson.


Como o nome já diz, a história se passa no dia de Natal. Enquanto a família Cross, encabeçada pela Nana, avó de Alex, preparava a ceia, nosso protagonista precisa resolver uma situação de stress. Um importante advogado, Henry Fowler mantinha como reféns a ex-esposa e seu atual marido, os três filhos e uma vizinha, esposa de um senador. Fowler viu sua carreira degringolar, aparentemente, quando descobriu que estava sendo traído. Como se isso não bastasse, ele sabia de vários segredos de clientes seus que não podia contar.

Com muita tensão no ar e sua inteligência, Cross consegue libertar os reféns. Fowler vai preso e Cross vai pra sua casa comemorar o bendito Natal. E então, volta para sua casa e família e vai curtir o Natal... Só que não.

Enquanto ele estava na santa paz de seu lar comendo bacon doce, panquecas, waffles e etc (não tinha arroz com uva passa, amém), ele recebe uma ligação. Precisava deter a médica jihadista Hala Al Dossari, que estava sendo rastreada, porque estava armando um ataque terrorista. Seria mais um ataque terrorista se não fosse por um detalhe: Cross, para descobrir um segredo da dra. Dossari, teria que ser conivente com um ato de tortura. Mas contra vítimas que sequer deveriam estar na história.

Em dois parágrafos contei o livro, certo? Errado, muito errado! Apesar de ter somente 170 páginas, o livro é muito bem escrito - exceto no final, pois achei meio corrido, mas como a história havia sido contada, então dá pra relevar - sempre deixando o leitor sem fôlego. O advogado Henry Fowler e a médica Hala Al Dossari só têm em comum o fato de acreditarem em algo - algo distorcido, mas algo - o que fazem com que se exponham e quem estiver ao redor, causando danos.

A escrita de Patterson é maravilhosa, flui naturalmente, sem falhas nem spoilers do livro anterior, Ameaça Mortal. Aliás, a série Alex Cross é composta por cinco livros. Hala Al Dossari apareceu primeiro em Ameaça Mortal, porém, os livros podem ser lidos fora da ordem, cada história é independente; o que Hala fez no outro livro não é citado neste. São 170 páginas divididas em 109 capítulos bem curtos. Ora narrado por Cross, ora narrado em terceira pessoa.

Mais um trabalho brilhante da Arqueiro quando o assunto é capa e edição. Trabalho impecável, encontrei apenas dois erros no livro todo. O ponto negativo fica por conta do início de cada capítulo, ora no início da folha, ora no meio, ora no rodapé. Achei confuso e feio (esteticamente falando) mas isso não atrapalhou durante a leitura.

Aproveito para ostentar meu Zoo, recebido em parceria com a editora. Zoo não tem nada a ver com Alex Cross, é volume único.





Se você gosta de um bom suspense, Feliz Natal, Alex Cross é uma ótima pedida. É curto, rápido de ser lido e ainda por cima te faz refletir sobre até onde uma pessoa pode ir para alcançar um objetivo, seja ele qual for.


19 Comentários

  1. Olá, Kamila!
    Suspense é um dos meus gêneros favoritos também. Embora ainda não tenha lido nada do Patterson, alguns livros dele estão na minha lista do skoob já há alguns anos. Talvez eu venha a iniciar minha leitura de seus livros por essa saga do Alex Cross, que até onde sei é a mais famosa do autor...
    Quanto à essa diagramação do livro - o fato de os capítulos se iniciarem ora no início da página, ora no meio dela -, já é tradicional da Arqueiro e não me incomoda tanto. Com certeza irei ler algum livro do Patterson, se acabar gostando, quem sabe todos? Hahaha

    http://discodivinil.blogspot.com.br/

    Parabéns pela resenha e grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Oie ...
    Adorei sua resenha !
    Gostei bastante da premissa do livro . Livros e filmes que trazem histórias em meio ao Natal sempre são bacanas .
    Já botei nos desejados .
    Beijos

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bom?
    De James Patterson, só li uma série de fantasia dele, mas nunca nada de suspense. Eu já conhecia o livro e adoro a premissa; espero poder ler logo.
    Sobre a edição: as edições da arqueiro são sempre ótimas, e é uma que outra que eles fazem isso de o capítulo começar uma hora em cada lugar (também acho feio).
    Adorei a resenha! Parabéns!
    http://www.quinzeinvernos.com/

    ResponderExcluir
  4. Ah que legal! Eu adoro um suspense e achei bacana você resenhar esse livro em dezembro, uma boa dica para o Natal. Apesar que o Natal desses personagens não ser nada divertido.

    ResponderExcluir
  5. Adorei a resenha e o livro!! Ainda não tive oportunidade de ler nenhum livro do autor, ja vi muita gente falando bem e quase comprei zoo... Achei bem interessante ele misturar o suspense com o tem ade natal, parece ser uma história bem envolvente mesmo... Ah e eu trabalho na biblioteca da minha escola e as etiquetas dos livros são iguais! Adoro zanzar e procurar livros interessantes aqui na da minha escola...

    Abraços, Miguel do Demasiadamente Lendo

    ResponderExcluir
  6. Ótima dica para quem quer ler algo com o tema envolvendo o Natal, mas que seja diferente. Adoro suspense e adorei o enredo, já está anotada a dica.

    Beijinhos,
    Andy!
    http://quotesperdidos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Resenha muito boa.
    Já ouvi falar maravilhas desse autor, mas como não gosto de suspense acaba que não me animo para ler nada dele.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Nunca li nada desse autor e acredito que esse livro pode ser uma boa forma de começar, achei a sinopse bem interessante.

    Beijos,
    whoisllara.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oee, tudo bem?
    Achei a capa linda mas a historia não me chamou a atenção :/

    Abraços!
    http://lendocomobiel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi, flor.
    Ainda não li nada da série de Alex Cross, mas sempre tive curiosidade em conhecer esse personagem. Mesmo assim, vou primeiro valorizar as obras independentes do autor (Zoo, que está na sua foto, é uma delas). Achei legal o enredo desse livro, mas me decepcionei por ver que o final foi meio corrido. Isso me frustra (rs).

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Sou muito curiosa para ler algum livro do James Paterson, ele escreve tantos tipos que eu fico doidinha, mas eu tenho interesse mesmo é nesses romances policiais com bastante suspense. Eu leio mais do Harlan Coben, que eu amo!
    Essa série do Alex Cross é gigante ne? Eu sou doida pra conhecer.
    Bacana que nao tem spoilers do livro anterior, animei de ler demais agora.
    Mas eu quero ler na ordem de lançamento, acho que vai ser melhor pra mim.
    Zoo to louca pra ler tb.
    Beijos

    ♥ Blog Livros e Sushi ♥
    https://livrosesushi.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  12. Oi Kamilla!
    Não tive boas experiências com James Patterson, mas sou curiosa com essa série Alex Cross, sempre vejo resenhas super positivas sobre ela e tenho vontade de ler. Quem sabe não muda minha má impressão do autor?

    Bjs!
    http://www.quemlesabeporque.com/

    ResponderExcluir
  13. Kamila, esse ano eu descobri que eu realmente gosto de um suspense por isso eu leria sim essa série que até então eu não conhecia. Aliás recentemente ando anotando umas indicações muito boas de série mas cadê tempo para ler?
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Saudações literárias! sendo um livro de suspense vou colocar na minha lista de natal, James Patterson é um excelente escritor e creio que nesse livro ele não vá decepcionar os leitores.

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Menina, eu estou lendo uma série do Patterson e estou viciada. Já li um livro dessa série, mas não foi aquela coisa entende, mas pretendo continuar lendo as aventuras de Cross. sua resenha me deixou bem curiosa já irei adicionar nas leituras do próximo ano rs'

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br//

    ResponderExcluir
  16. Oi Ká,
    Não sei se eu já disse antes por aqui em minhas visitas, mas não sou mais tão fã do suspense como já fui um dia... Eu costumava amar Agatha Christie, e eu amo ainda, porém ainda não consegui dar chance a outros autores e detetives ( amo Hercule Poirot )...
    Mas sempre ouço falar bem do James e do Harlan, estou pensando seriamente.
    Esse livro veio na época certa, natal :)
    MAS a história não é nada natalina não é mesmo hahahaha
    Pena que embora a história tenha sido bem escrita o final tenha ficado corrido :(
    No fim você gostou e isso que importa...

    Abraço e Bons Livros,
    Biblioteca do Coração ❤

    ResponderExcluir
  17. Olha até então eu só li um livro do autor
    e sinceramente eu não sei se pegaria esse gênero para ler agora, porque estou querendo livros mais calmos para fazer a leitura sabe? Ando bastante cansada e por isso estou evitando pegar livros assim que tenha muita coisa acontecendo rs

    Mas mesmo assim achei interessante a estória. Me parece um livro muito bom.
    Investigativo e ainda com pitada de mistério que eu adoro.
    Posso nào ler agora, mas eu vou anotar a dica com toda certeza, preciso ler outros
    livros do autor, porque gostei muito de Diário de Suzana. Até agora foi o unico que li dele hahahaah

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/12/nova-parceria-editora-generale-oba.html

    ResponderExcluir
  18. Oii!

    Acho que o mais legal desses estilos de livro com toda certeza é a forma como nos envolvemos com a leitura.
    São poucas páginas mesmo, ainda bem que foram bem trabalhadas, mas uma pena que esse final foi corrido. Espero que leia mais livros dele e que sejam sempre positivos!

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  19. Oi Kamila, tudo bem?
    O livro parece ser muito interessante, cheio de reviravoltas, como é do feitio do gênero. Apesar de eu gostar bastante do estilo do livro, não gosto do autor e por isso não leria esse livro. Mas tenho certeza de que vai agradar muitas pessoas.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir

Olá!!

Fortaleça este humilde blog, deixe seu comentário e seu link para eu retribuir sua visita!

Se quiser, entre em contato através do email resenhaeoutrascoisas@gmail.com :)