Olá!

Dando continuidade ao projeto Vida Literária - que consiste em que eu, a Ani do Entre Chocolates e Músicas e a Raíssa, do O Outro Lado da Raposa leiamos um mesmo livro e o resenhemos ao fim do mês - a leitura desse mês foi escolha da Ani, que é fã (ama/gosta/idolatra) da Meg Cabot. Espero que gostem da resenha de A Rainha da Fofoca, primeiro volume da trilogia de mesmo nome. 


A Rainha da Fofoca nos apresenta Elizabeth "Lizzie" Nichols. Ela acabou de se formar em História da Moda e está de malas prontas para viajar para a Inglaterra junto com seu namorado Andrew, que estão juntos há apenas três meses. Seus amigos Shari e Chaz (que são um casal) são totalmente contra a viagem. Eles querem que ela vá para Nova York com eles e não para a Inglaterra, onde ela ficará fazendo nada pelos seis meses seguintes enquanto Andrew vai terminar seu curso. 

Durante sua festa de formatura, Lizzie descobre (e não conta pra ninguém) que, pra se formar, precisa entregar uma monografia. Suas duas irmãs acham que Lizzie vai se dar mal e vai voltar pra casa com o rabo entre as pernas. E durante essa festa, Lizzie ganha três luzinhas de leitura, para usar durante a viagem.

Contrariando a todos, Lizzie vai para a Inglaterra. Mas nada será como ela imagina. Um dos grandes defeitos dela - senão o maior - é que ela tem a boca solta. Ela fala sem pensar (e quando pensa antes, ela fala logo depois) e imagina muito. Ela faz o que conhecemos como "contar com o ovo antes da galinha". Pois bem, sua estadia na Inglaterra dá muito errado. Shari e Chaz foram para a França, trabalhar em um chatêau (castelo) de um amigo.

Para não dar o gosto da vitória para as irmãs, Lizzie resolve ir para a França - depois de descobrir várias coisas sobre Andrew. Durante a viagem de trem, ela conhece Luke. Ela percebe que ele é um cara legal e conta tudo para ele - tudo mesmo, até os detalhes sórdidos, que ninguém precisava saber. Chegando em território francês, Lizzie se sente sozinha, pois não conseguiu avisar a Shari que estava a caminho.

Qual a surpresa de Lizzie (e minha) quando Shari chega à estação de trem para buscar Luke, que na verdade se chama Jean-Luc de Villers, apenas o filho do dono do castelo. LIZZIE CONTOU SUA VIDA PARA O FILHO DO DONO DO CASTELO ONDE ELA IA SE HOSPEDAR!! Claro que, dado o uso de maiúsculas, nossa protagonista ficou de cara no chão. Como se não bastasse, se preparem para rir bastante, porque Lizzie vai aprontar muitas - aprontar no bom sentido, mas vai aprontar!

Não sei como começar essa resenha. Bem, eu tive meu primeiro contato com Meg Cabot quando li Pegando Fogo. Essa história é tão horrível que só li duas páginas (e só lembro que um tipo de ostra e o time de futebol americano do lugar tinham o mesmo nome). Então, desisti de ler algo dela, mesmo a Ani falando todo dia (todo dia mesmo, acreditem) sobre como a Meg é incrível, linda, maravilhosa demais e etc. Aproveitando então o Vida Literária desse mês, ela sugeriu esse livro. 

"Essa foi uma releitura muito gostosa de se fazer. Depois de 3 anos, me peguei rindo com Lizzie e torcendo para ela. A Meg é incrível – não digo apenas como super fã – mas uma pessoa que consegue mudar de estilo completamente em suas obras sem perder a qualidade, merece aplausos. A leitura fluiu e foi super-rápida. Não vejo a hora de terminar a trilogia." Ani Lima

Já comecei rindo logo nas primeiras páginas! O jeito que a Meg escreve mais parece uma conversa entre mim e a personagem - o livro é narrado em primeira pessoa. Ela lança mão das maiúsculas de um jeito que não cansa a leitura. Já falei que o livro é engraçado? Pois é, o SLC (Sistema Lizzie de Comunicação) garante boas risadas ao longo da leitura. Pra eu virar fã da Meg ainda falta muito, mas eu aceitaria de bom grado a sequência desse livro - que parou em um ponto, digamos, interessante.

A parte ruim fica por conta da editora. Do Grupo Editorial Record eu só leio os da Bertrand Brasil por motivos de: Isabel Allende, então é a primeira vez que leio algo do selo Galera Record. O exemplar que li faz parte da quinta edição, publicada em 2012. A reforma ortográfica de nossa língua pátria entrou em vigor em janeiro de 2009. O que custava revisar o livro????? Gente, esse livro não passou pela reforma ortográfica!! E sabe o que é pior: o preço. Eu paguei acho que 22 (ou 28, não lembro agora) na Amazon, mas os livros da Cabot têm preços salgados. Tipo, quem é o corajoso que põe pra vender livros que não passaram pela revisão pós-reforma ortográfica (portanto estão repletos de erros de português) por mais de 40 reais??? Inadmissível.

Voltando às partes boas do livro, cada capítulo começa com um parágrafo da monografia de Lizzie (quero fazer uma monografia assim rs), seguido de uma epígrafe de grandes personalidades da literatura, sempre tendo como tema a fofoca. O livro tem 26 capítulos. A fonte virou detalhe irrelevante perto da não revisão ortográfica. Aliás, bem que a editora poderia usar uma tinta que fixe no papel, direto encontrei palavras impressas pela metade...

"Mais uma vez me diverti muito com a escrita da autora e as personagens que ela cria. Lizzie é muito engraçada e meio atrapalhada, sem falar em sua dramaticidade! Parece que tudo o que tiver para dar errado na vida dela, consequentemente acaba dando errado mesmo. E o leitor só consegue dar risada das situações que ela passa." Raíssa Martins

Apesar da futilidade que Lizzie transmite (ela fala muito de moda, de marcas, de grifes, me soa um tanto fútil), ela tem bom coração e uma língua que fala muito. Muito mesmo. Mas, ainda assim, o leitor torce para que ela se dê bem no final. Depois dessa leitura, me arriscaria a ler outros títulos da Meg, ela tem uma escrita leve. rápida e ágil, fazendo com que o leitor aprenda um pouco sobre a História da Moda e reze para que Lizzie entregue sua monografia.

PS: uma personagem que apareceu pouco, mas merece destaque, é a vovó Nichols. Sério, ela é a cara da sinceridade, fala sem medo! Queria ser neta dela! Quer ser amiga da Lizzie? Dê a ela litros e mais litros de Diet Coke e a afaste dos tomates!

E já temos a leitura de dezembro: a Raíssa escolheu "Como se Apaixonar", da Cecelia Ahern. Estou sem expectativas quanto à leitura, mas acho que vou gostar, ainda mais porque já conheço e gosto da escrita dela!

Postagem participante do



18 Comentários

  1. Oii!

    Como fanzoca que sou preciso corrigir uns pontos da sua resenha:

    Lizzie não ia morar na Inglaterra, ela foi pra lá nas férias e depois ia voltar pra cidade natal onde trabalharia até Andy se formar e ir de encontro a ela.
    Quem foi buscar os dois na estação de trem foi a namorada de Luke (esqueci o nome)
    Acho que só isso, a vó da Lizzie aparece nos demais livros ;) ;)

    Realmente os livros da Meg são caríssimos, mas sempre valem a pena pra mim, então... Hahahaha você esqueceu de dizer que a Meg é rainha soberana das nações.

    Fico feliz que tenha gostado do livro e espero que consiga os demais livros da trilogia pq só melhora e MUITA coisa muda! MUITA MESMO!!!!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca lí nada da Meg. Mas, aqui no RJ é fácil encontrar Meg por $R15 nos sebos.
      Bjs Tay do Let It Shine.

      Excluir
  2. Oieee, acredito que esse livro deve ser ótimo.
    Os personagens dela são sempre bem escritos. Ganhei esse livro uma vez numa promoção, mas nunca chegou ¬¬
    E o projeto de vocês achei bacana ♥ Ler o mesmo livro, cada um com opinião diferente, acho o máximo.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  3. Oii
    Eu gostei bastante da estória. Apesar de ter achado muitos erros na minha edição.
    Mas achei que a Meg soube direcionar bem o público do livro

    Beijos
    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi! Gostei da resenha e mais ainda dos detalhes negativos.
    Beijos
    Reinoliterariobr.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. MEG CABOT É VIDA, MEG CABOT É AMOR! *_*
    Ainda não li esse e nem sei se conseguirei ler um dia. Tenho outros dela como prioridade, e são muitos. =O hahaha Leio Meg desde muito novinha e continuo lendo no topo dos meus 21 anos. hahaha

    Beijos,
    http://postandotrechos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Que livro mais, Meg Cabot.
    Acho que as tramas dela tem um diferencial que você sabe que foi ela que escreveu e essa resenha me lembrou super aqueles filmes meio sessão da tarde sabe?
    Vou conferir logo

    Beijos

    Tem sorteio rolando no blog, participem:
    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Nunca li Meg Cabot, na verdade já li sim mas como Patrícia Cabot, gostei da leitura mas não foi nada extraordinário e até o momento ainda não li mais nada dela. Esse livro não parece que irá me agradar. Bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi Kamila, tudo bem? Nunca li nada da autora, acredita? Mas tenho aqui Diário de Uma princesa e pretendo ler em breve para ver o que eu acho. Fico feliz que você tenha curtido o livro.
    Mas sobre o que falou, até a capa eu achei desleixada :P Achei feia, sem graça, não chama a atenção :(
    E é uma pena ver uma editora tão grande pecando tanto assim.
    Enquanto lia a resenha pensava nos filmes da sessão da tarde, ahhaha, que por sinal adoro, então talvez gostaria da leitura :)
    beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi, Kamila.
    Definitivamente eu tenho que ler Meg Cabot.
    Esses livros bem humorados, que nos fazem, rir são muito bons para ler.
    São leves e divertidos.
    Esse especialmente parece ter alguma futilidade, mas as fofocas devem ser bem engraçadas.
    A personagem fala o que vem na sua cabeça e isso torna tudo muito mais interessante. haha
    Abraços.
    Diego || Diego Morais Viana

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bom?
    Gostei muito da resenha e do projeto!! Ainda não li nenhum livro da Meg, mas tenho Sorte ou Azar na minha estante. Rainha da fofoca pareceu-me um ótimo livro para, como tu mesma disse, dar boas risadas.
    Beijossss

    ResponderExcluir
  11. Oi Kamila, tudo bem?
    Achei bem legal esse projeto, estou tentando fazer um com minhas amigas também. Eu adoro a Meg, não sou tão fã quanto a Ani, mas eu adoro seus livros. Já li A Mediadora e super indico <3 Agora estou lendo a série Desaparecidos, que é muito bom também. Não tenho vontade de ler essa trilogia, mais pela temática mesmo, mas sei que a escrita é maravilhosa. Adorei.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
  12. Amiga eu tenho a trilogia desse livro em minha estante e sinceramente tenho bastante interesse em fazer a leitura, mas eu não sei quando irei fazer, provavelmente ano que vem, porque agora fim do ano eu estou meio que encerrando as leituras, pois ando mentalmente bastante cansada. Mas mesmo assim me disseram que esse livro é bem divertido e espero ler em breve.

    Sua resenha ficou ótima. Gostei do seu ponto de vista =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/11/cronica-vida-nao-e-como-gente-sonha-2.html

    ResponderExcluir
  13. Oee, tudo bem?
    Li uma resenha desse mesmo livro em outro blog e volto a repetir aqui.
    Não conheci o livro e nem a autora e me interessei bastante e mesmo esse não sendo um gênero que eu tenho costume de ler por esse eu sairia d minha zona de conforto.

    Abraços!
    http://lendocomobiel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oiiie,

    Acabei de ler uma resenha desse livro em outro blog, e ameeei, adoro chicklit e ainda mais o que me faz sorrir. Precisando sorri um pouco. Parabéns pela resenha e pelo projeto.

    Bjs

    ♡ Amantes da Leitura

    ResponderExcluir
  15. Oi Kami,
    Eu não sou fã de Meg Cabot por motivos de: não consigo achar graça nas situações "cômicas" que ela escreve. Acho tudo muito forçado e acabo sempre empacando no meio da leitura. Não é meu tipo de livro, então eu passaria longe. Mas adoro essa ideia de resenha tripla de vocês! Pena que eu e meus amigos blogueiros não temos gostos nada parecidos kkkk <3 Eu não costumo prestar atenção em erros ortográficos da N.O. por motivos de eu ser abertamente contra essa nova regra ridícula, então, não é algo que chegue a me incomodar, mas a Record é sim mais relaxada com suas edições.

    Beijos,
    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Nunca li nada da Meg. Mas, aqui no RJ é fácil encontrar Meg por $R15 nos sebos.

    Eu achei esse livro muito interessante, enredo sólido... como tudo que a Meg escreve.... Mas, não me interesso por nada disso, nunca.
    Chega a ser chato eu não QUERER LER NADA dela, mas, é isso, eu só não quero.

    Bjs Tay do Let It Shine.

    ResponderExcluir
  17. Olá Kamila!
    Eu adoro a escrita da Meg e eu li esse livro já tem um tempinho, lendo sua resenha pude relembrar as loucuras da Lizze, mas acho que irei reler e terminar a série no próximo ano. Realmente os livros da Meg são um absurdo de caro, mas sempre compro quando os vejo em promoção. Algumas partes são mesmo futeis, e acho que demorei a continuar lendo a série devido a essa futilidade rs' mas depois da sua resenha me bateu uma saudade.

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br//

    ResponderExcluir

Olá!!

Fortaleça este humilde blog, deixe seu comentário e seu link para eu retribuir sua visita!

Se quiser, entre em contato através do email resenhaeoutrascoisas@gmail.com :)